tinafey
Visitors

Today: 0
Week: 0
Total: 800

News

Biografia

Elizabeth Stamatina "Tina" Fey (Upper Darby, 18 de Maio de 1970) é uma multi-premiada argumentista, comediante e actriz norte-americana, mais conhecida por seu trabalho no programa de televisão humorístico Saturday Night Live (SNL), na série cómica transmitida pela National Broadcasting Company (NBC) 30 Rock, e em filmes como Mean Girls (2004) e Baby Mama (2008).
Fey começou a trabalhar com humor como uma artista convidada no The Second City, um grupo de comédia de improvisação baseado em Chicago. Ela, então, juntou-se ao SNL como argumentista, tornando-se mais tarde na argumentista-chefe e numa artista conhecida por sua posição como co-apresentadora do segmento Weekend Update. Em 2004, ela adaptou o argumento de Mean Girls, no qual também co-estrelou.
Depois de deixar o SNL em 2006, criou a sua própria série de televisão, 30 Rock, uma comédia de situação vagamente baseada em suas experiências como guionista-chefe do SNL.
Na série, Fey interpreta a guionista principal de uma série fictícia de comédia, intitulada The Girlie Show with Tracy Jordan (TGS). Em 2008, a actriz estrelou a comédia Baby Mama ao lado da ex-co-estrela do SNL Amy Poehler. De seguida, apareceu nos filmes de comédia de 2010 Date Night e Megamind.
Durante a sua carreira, Fey recebeu sete Emmy Awards, três Globos de Ouro, quatro Screen Actors Guild Awards e quatro Writers Guild of America Awards. Além disso, recebeu uma nomeação para um Grammy Award em 2012 pelo livro Bossypants.
Ela foi apontada como a artista que teve o maior impacto na cultura e no entretenimento em 2008 pela Associated Press, que a atribuiu o prémio "Animadora do Ano" por seu retrato satírico da candidata vice-presidencial republicana Sarah Palin em várias aparições no SNL.
Em 2010, Fey foi a vencedora do Prémio Mark Twain para Humor Americano, sendo a mais jovem vencedora do prémio até então. Em Janeiro de 2013, juntamente com Poehler, Fey apresentou a cerimónia dos Globos de Ouro, marcando assim a primeira vez que a entrega de prémios foi apresentada por pessoas do sexo feminino.
Tina Fey é casada com Jeff Richmond, compositor de várias músicas para a série de televisão criada pela actriz, 30 Rock.
Eles se conheceram no The Second City de Chicago e namoraram por sete anos antes de se casarem em uma cerimónia Ortodoxa Grega em 3 de Junho de 2001. Desde o casamento, o casal teve duas filhas: Alice Zenobia Richmond (nascida em 10 de Setembro de 2005) e Penelope Athena Richmond (nascida em 10 de Agosto de 2011).
Em Abril de 2009, Fey e Richmond compraram um apartamento de 3,4 milhões de dólares no Upper West Side em Nova Iorque. Tina tem uma cicatriz de poucos centímetros do lado esquerdo do seu queixo e na bochecha. Em uma entrevista com o casal na edição de Janeiro de 2009 da revista Vanity Fair, Richmond revelou que a cicatriz resultou de um incidente de corte que aconteceu quando ela tinha somente cinco anos.