thewanted

News

◆ 2012-2013: Word of Mouth e The Wanted Life

O grupo começou a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio ainda em novembro de 2011, logo após o lançamento de seu segundo álbum, Battleground, em 4 de novembro. Originalmente, “Chasing The Sun” e “Satellite” seriam músicas do terceiro álbum da banda para território europeu, mas as músicas foram lançadas no álbum de estreia para o mercado americano. “Chasing The Sun”, entretanto, é considerada com o primeiro single do terceiro álbum da banda para o mercado europeu.

Em agosto de 2012, a banda filmou um clipe em Los Angeles para seu novo single, “I Found You”, entretanto foi gravado um novo vídeo, o qual foi lançado em outubro de 2012. A banda revelou mais tarde que o vídeo filmado não havia atingido as expectativas, mas ainda assim foi lançado no começo de 2013 como “I Found You (Fan Version).” Em setembro de 2012 a banda fez apresentações na Ásia e em seguida, sua segunda passagem pelo Brasil, apresentando-se no “Z Festival” no Rio de Janeiro e em São Paulo e fazendo a única apresentação solo no país em Porto Alegre. A seguir, a banda seguiu para outras apresentações na América Latina.

“I Found You” foi lançada em 5 de novembro de 2012 como o segundo single do álbum. A banda confirmou em setembro de 2012 que o álbum iria conter uma série de colaborações, incluindo faixas com Pitbull, LMFAO, Chris Brown, Rita Ora e Dappy. Em novembro de 2012, a banda revelou que o álbum foi adiado de seu lançamento original, que era em 3 de dezembro de 2012, para março de 2013, a seu pedido, para que pudessem trabalhar em novas faixas para o álbum, alegando que estavam inseguros quanto a algumas faixas presentes.

Em janeiro de 2013 a The Wanted confirmou que estrelariam o próprio reality show, chamado “The Wanted Life”, no canal E! e produzido por Ryan Seacrest. O reality show foi gravado em Los Angeles em uma casa alugada onde todos os integrantes moraram juntos por algumas semanas. O reality show estreou em 5 de junho nos Estados Unidos e mostrou a convivência dos rapazes, bastidores de shows e de gravações e os problemas vocais que obrigaram Nathan Sykes a se submeter a uma cirurgia nas cordas vocais. No Reino Unido o reality show estreou no dia 24 de junho e no Brasil, em 5 de agosto.

Com o lançamento do reality show, o terceiro álbum da banda sofreu um novo adiamento para setembro de 2013, pois não estavam satisfeitos com o trabalho. A primeira data anunciada para o lançamento do álbum foi 16 de setembro de 2013 e, algumas semanas depois, novamente adiado para o dia 23 de setembro com o nome de “Word of Mouth“.

“Walks Like Rihanna“, terceiro single do álbum, teve sua primeira execução nas rádios no dia 29 de abril de 2013, tendo seu clipe divulgado em 7 de maio. A música foi lançada no iTunes pelo mundo em 10 de maio e em 23 de junho no Reino Unido. O quarto single do álbum “Word of Mouth”, intitulado “We Own The Night”, teve sua primeira execução nas rádios no dia 5 de agosto de 2013. A música foi lançada no dia 11 de agosto no iTunes de todos os países – exceto o dos Estados Unidos. No dia seguinte ocorreu o lançamento do single no mercado americano e também o lançamento do clipe.

Em 9 de setembro, a banda anunciou através de um vídeo que o lançamento do terceiro álbum, “Word Of Mouth”, que seria lançado em 23 de setembro, sofrera um novo atraso. A nova data de lançamento anunciada foi 4 de novembro e, no mesmo vídeo, os rapazes aproveitaram para anunciar o lançamento de um novo single apenas para o mercado britânico: “Show Me Love (America)”.

Em 7 de outubro, o grupo anunciou sua primeira turnê mundial, a “Word Of Mouth World Tour”. A turnê contava com datas por toda a Europa, além de datas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. No dia seguinte, “Word Of Mouth” entrou em pré-venda no Brasil. Já no dia 10, o clipe de “Show Me Love (America)” foi lançado. O single foi lançado oficialmente em 25 de outubro, ficando em 8° lugar no Reino Unido e em 18° lugar na Irlanda.

No dia 27 de outubro, o quinteto se apresentou no The X Factor UK como parte da divulgação do novo single e na mesma noite embarcaram para o México, onde fizeram seu primeiro show no país. No dia 31, eles receberam, em terras mexicanas, disco de platina por “Word Of Mouth”, quatro dias antes do lançamento do álbum.

Em 4 de novembro, “Word Of Mouth” foi lançado mundialmente, seguindo-se apresentações para promoção do álbum, como no “Live On Letterman”, em 4 de novembro e no “The Ellen Degeneres Show”, em 6 de novembro. Em 15 de novembro, “Word Of Mouth”, o primeiro álbum da boy band com lançamento mundial simultâneo, estreou na Billboard Hot 100 em 17°lugar. “Word of Mouth” conseguiu a 9º posição no Reino Unido e seu melhor desempenho foi no México, conseguindo a 6ª posição.

Já em dezembro, a The Wanted se apresentou no Disney Christmas Day Parade em 6 de dezembro. Entretanto, em 9 de dezembro o grupo anunciou que cumpririam os shows agendados da banda sem Max George, que retornou ao Reino Unido por problemas familiares. Em 10 de dezembro foram canceladas todas as datas da parte europeia da turnê. No dia seguinte, o quinteto cancelou os dois shows que fariam no Japão. The Wanted encerrou o ano viajando para Hong Kong, onde fizeram um show numa festa de aniversário no dia 29 e para Cingapura, onde fizeram um show no dia 31.