theleighton
News

⥇ 𝙱𝚕𝚊𝚒𝚛 𝚆𝚊𝚕𝚍𝚘𝚛𝚏

Blair Cornelia Waldorf Bass é a personagem protagonista da série literária Gossip Girl escrita por Cecily von Ziegesar, bem como das adaptações para a série de televisão homônima produzida pelo canal The CW Television Network e da série em mangá publicada pela editora Yen Press. Descrita como "uma garota de extremos" por von Ziegesar, Blair é uma garota engraçada e superdotada que possui tanto um lado esnobe quanto um sensível. Devido a sua condição de "abelha-rainha" na sociedade de Manhattan, o seu comportamento e os seus relacionamentos estão sob constante vigilância de uma popular blogueira anônima denominada Gossip Girl.

Leighton Meester, a intérprete da personagem na série de televisão, descreveu Blair como uma garota insegura acerca da sua condição social, e que essa sua constante preocupação gera falhas e complexidades que contribuem para o desenvolvimento da personagem. Ainda na opinião de Leighton , Blair é uma boa garota, divertida de interpretar, pois "ela diz e faz coisas que ninguém teria coragem de fazer na vida real".

Blair foi comparada com personagens vintages de filmes e livros como Becky Sharp e Lizzie Eustace. A atuação de Leighton Meester também atraiu comparações com personagens interpretadas por Joan Collins e Audrey Hepburn. Blair é a personagem que recebeu as melhores críticas na série de livros, assim como a personagem da televisão também atraiu bastante atenção devido aos seus relacionamentos e o seu vestuário, sendo considerada um ícone de estilo e elegância.

Enredo
Blair é filha do famoso advogado Harold Waldorf III e da anfitriã Eleanor Waldorf. Ela nasceu e cresceu na alta sociedade do Upper East Side, em Manhattan,bonde vive em uma cobertura na Quinta Avenida com sua mãe, e seu padrasto, Cyrus Rose. Blair estuda no Constance Billard School, um colégio particular para garotas situado no centro nova iorquino e sonha em cursar o ensino superior na prestigiada Universidade de Yale. No decorrer da série literária, Blair sofre com as inúmeras mudanças na sua família como o divórcio de seus pais após seu pai, Harold, assumir sua homossexualidade e mudar-se para a França para viver com o namorado, Giles, bem como o novo casamento de sua mãe e sua dificuldade em aceitar o seu padrasto, Cyrus. Apesar de todos os acontecimentos, Blair mantém uma relação próxima com o seu pai, Harold, a quem procura quando busca conforto, ao contrário de sua mãe, Eleanor, com quem mantém uma relação tensa.

Blair tem como sua melhor amiga e maior rival Serena van der Woodsen, e é apaixonada por Nate Archibald, seu namorado e amigo desde a infância. Quando Serena volta de um internato, Blair descobre que ela transou com Nate. Este é o inicio do primeiro triângulo amoroso que ocorre na série, e se faz importante pois a vida romântica de Blair influencia diretamente no desenvolvimento da personagem. Além do conflito por causa de Nate, é relatado que Blair se sente muito competitiva em relação à Serena em quesitos como beleza e popularidade, o que acarreta inveja por parte de Blair. Não fica claro o quanto da descrição de Blair sobre Serena é real, pois nos livros é descrito que as duas "são as garotas mais gatas do Upper East Side, talvez de toda a Manhattan ou até mesmo do mundo todo".

Após Nate magoá-la repetidamente, Blair se recusa a aceitá-lo de volta até que tenha certeza de que ele queira se comprometer seriamente. Entretanto, nesse intervalo, Blair começa a namorar um rapaz chamado Pete, e, ao ir atrás de Nate, acaba perdendo ambos. Com a ajuda de seu pai, acaba reconhecendo os erros que cometeu. Em seguida, fica próxima de Chuck Bass (o que ocorreu primeiramente na série de televisão), a quem conhece há anos e namora brevemente.

Blair encontra-se em meio a um contratempo durante sua entrevista para a Universidade de Yale ao revelar para o entrevistador todo o estresse que tem ocorrido em sua vida, além de beijá-lo na bochecha ao se despedir. Então, seu pai faz uma doação para a universidade, embora Blair ainda esteja na lista de espera. No décimo segundo livro, I Will Always Love You, é revelado que ela foi admitida na universidade.