thelavigne
thelavigne

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

18 de setembro de 2023 às 15:16 1 view

Alice

Uma canção interpretada pela cantora e compositora canadense Avril Lavigne como tema musical para Alice no País das Maravilhas (2010), adaptação cinematográfica do romance homônimo dirigida por Tim Burton. Composta pela intérprete e produzida por Butch Walker, a faixa foi lançada em 29 de janeiro de 2010 pela Buena Vista Records, gravadora da Disney, como o primeiro single da coletânea Almost Alice. Musicalmente, trata-se de uma balada de rock alternativo cantada a partir da perspectiva de Alice, protagonista da obra. Lavigne compôs "Alice" após perguntar aos executivos da Disney e Burton se ela poderia escrever um tema para o filme. Uma versão estendida da faixa foi incluída em seu quarto álbum de estúdio, Goodbye Lullaby (2011).

"Alice" dividiu opiniões críticas, com comentários considerando a canção "adequada para a publicidade do filme", ao passo que outros a tacharam de "genérica". Os vocais de Lavigne também foram um fator polarizador, sendo citados por alguns analistas como uma evolução para a artista, enquanto outros se incomodaram e os descreveram como gritantes. No campo comercial, teve apenas resultados medianos, mas se mostrou exitosa no Japão, onde alcançou a quarta posição da Japan Hot 100, parada compilada pela Billboard, e recebeu certificação de ouro da Associação da Indústria de Gravação do Japão (RIAJ). Seu videoclipe foi dirigido por Dave Meyers e foi parcialmente filmado no Arboreto e Jardim Botânico do Condado de Los Angeles. Estreado em 17 de fevereiro de 2010 no canal de Youtube da Disney, o material intercala trechos do filme com cenas de Lavigne. Posteriormente, foi lançada uma versão do vídeo onde somente a cantora aparece. "Alice" foi incluída no repertório da The Black Star Tour (2011–12), quarta turnê mundial da artista.

"Alice" é uma balada de rock alternativo cuja sonoridade foi notada como reminiscente ao segundo álbum de estúdio de Lavigne, Under My Skin (2004), que foi coproduzido por Walker. A faixa abre com sintetizadores "ondulados" e notas "sinitras" de piano, acompanhados dos vocais, agora suaves, da intérprete. Conforme a música progride, sua atmosfera minimalista é rompida por vocais gritados. Durante a ponte, o acompanhamento musical é cortado, com a voz de Lavigne sendo acompanhada apenas por piano e efeitos de eco.De acordo com a partituta publicada em Musicnotes.com pela editora da Walt Disney Music, "Alice" está composta no tom de sol maior, com um andamento moderamente rápido cujo metrônomo é de 140 batidas por minuto. O alcance vocal na faixa varia entre sol3 e 5. O conteúdo lírico de "Alice" aborda a jornada emocional de Alice para a autoconsciência. Apesar disso, suas letras se relacionam com as dificuldades da vida contemporânea, aconselhando o não aborrecimento em meio uma situação ruim.

Videoclipe

Produção e lançamento

O videoclipe de "Alice" retrata uma versão gótica de Alice no País das Maravilhas

O videoclipe de "Alice" foi filmado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2010 no Arboreto e Jardim Botânico do Condado de Los Angeles sob a direção de Dave Meyers. Nem o diretor tampouco a artista viram o filme de Tim Burton antes de iniciarem as filmagens, então eles tiveram que usar sua imaginação para o conceito do vídeo. Com isso, decidiram criar uma "Avril" no País das Maravilhas com "alguns acenos para o filme". Meyers acrescentou que seu objetivo era transmitir a sensação "assustadora" do tema musical para o vídeo, dizendo: "De várias maneiras, o que eu queria fazer era um anúncio de perfume de uma forma gótica com uma história suficiente para que não fosse um monte de aleatoriedade. E isso fez um visual surreal que era moderno, mas gótico." Embora não tenha feito parte da criação do material, Burton aprovou o resultado final.

O vídeo foi lançado em 17 de fevereiro do mesmo ano no canal de Youtube da Disney. Dando mais ênfase a Lavigne, uma versão sem trechos do filme foi posteriormente divulgada.

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd