thelavigne
thelavigne

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

13 de setembro de 2023 às 23:02 1 view

 

"Losing Grip"

Uma canção gravada pela cantora e compositora canadense Avril Lavigne para seu álbum de estreia Let Go (2002). Foi composta e produzida por Clif Magness, com a artista participando de sua composição. Inspirada num relacionamento amoroso que fazia a intérprete sentir-se ignorada, a faixa, assim como as demais colaborações com Magness presentes no disco, teve sua gravação decorrida nos estúdios Blue Iron Gate, em Santa Mônica, e Signet Soundelux, em Los Angeles, ambos situados na Califórnia. Escolhida como o quarto single do álbum contra a vontade da Arista Records, "Losing Grip" foi enviada às rádios dos Estados Unidos em 24 de março de 2003. Lavigne revelou que a escolha da canção para última música de trabalho se refletiria na sonoridade de seu próximo projeto de estúdio.

"Losing Grip" trata-se de um tema derivado de pós-grunge com incorporação de nu metal e pop no qual os vocais de Lavigne são ressaltados em meio a um refrão "explosivo e cheio de raiva". A maioria dos críticos musicais teceram elogios à canção, notando-a como um dos destaques do álbum, e elogiaram o desempenho vocal da cantora. Por outro lado, no campo comercial, não repetiu os bons números dos singles anteriores, obtendo resultados medianos nas paradas em que teve entrada. Seu videoclipe foi dirigido por Liz Friedlander e estreou no Total Request Live em 2 de abril de 2003, com cenas da cantora interpretando a faixa em frente a um grande número de pessoas. "Losing Grip" foi apresentada ao vivo em premiações como o Juno Awards de 2003, nas três primeiras turnês mundiais da artista e em datas selecionadas durante a The Avril Lavigne Tour (2014). Ademais, "Losing Grip" recebeu indicação para Melhor Performance Vocal Feminina de Rock na 46.ª cerimônia anual do Grammy.

Composição

"Losing Grip" é uma canção de pós-grunge cujo andamento possui elementos pop e de nu metal, de acordo com Jamieson Cox da Pitchfork.[11] Segundo a partitura publicada por EMI Music Publishing no website Musicnotes.com, foi composta no tom de dó maior, com um ritmo moderado cujo metrônomo é de 116 batidas por minuto. O alcance vocal de Lavigne varia entre sol3 e ré5.

 

Infundida por sons eletrônicos, a faixa abre com a pergunta "Você está ciente do que me faz sentir, querido?", com a narrativa tornando-se, em seguida, mais orientada à primeira pessoa, o que é demonstrado pelos versos "No momento, sinto-me invisível para você, como se eu não fosse real". As letras seguem construídas com linhas que discutem sobre os problemas presentes num relacionamento, enquanto é tocada a bateria momentaneamente, antes que o resto da instrumentação se eleve e novamente desapareça.[13] Em meio a acordes de guitarra, o refrão, descrito como "explosivo e cheio de raiva" por Christina Saraceno da AllMusic, eleva-se como a parte mais "pesada" da canção. Durante a ponte, Lavigne revela seu sofrimento em "Chorando em voz alta, estou chorando em voz alta"; depois, diz "Abra os olhos, abra-os bem!" Com uma instrumentação mais suave, ela proclama "Por que eu deveria me importar?",[nota 6] como se essa pergunta tivesse sido feita retoricamente. Então, pela última vez, surge o refrão. "Losing Grip" foi descrita por Bob Waliszewski, em análise na Plugged In, como um tema para dispensar "namorados desrespeitosos e descompromissados".

Prêmios e indicações

Por meio de uma indicação para "Losing Grip", Lavigne ganhou o prêmio de Melhor Artista Solo de Rock pela Canadian Association of Broadcasters em 2003. Em 2004, a canção foi indicada à categoria de Melhor Performance Vocal Feminina de Rock na 46.ª cerimônia anual do Grammy, mas perdeu para "Trouble" de Pink.

Videoclipe

 

O videoclipe de "Losing Grip" simula uma apresentação ao vivo da canção

O videoclipe de "Losing Grip" foi filmado na fundação Angel Orensanz, em Nova Iorque, sob a direção de Liz Friedlander. Foi estreado em 2 de abril de 2003 no Total Request Live, onde debutou na nona posição, permanecendo em sua programação por um total de 37 dias. A sua disponibilização também se deu em formato de DVD, juntamente com o videoclipe de "Complicated", bem como nos CDs single da faixa como conteúdo bônus.

Com uma sinopse simples, o material gira em torno de uma apresentação ao vivo que simula um concerto de turnê. Lavigne é exibida interpretando o tema com os quatro então membros de sua banda de apoio, Jesse Colburn, Evan Taubenfeld, Matt Brann e Charlie Moniz, em frente a um grande número de pessoas. Em algumas cenas, a cantora abre caminho em meio à plateia e por vezes é empurrada pelas pessoas. Há também uma cena em que Lavigne pula na multidão e realiza crowd surfing. A fim de evitar incidentes, o público teve que praticar esse feito com outras pessoas antes que a artista fosse autorizada a fazê-lo. Nas tomadas finais, ela vê um suposto ex-namorado entre o grupo de pessoas e lhe dá um soco.

 

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd