thejacksons
thejacksons
News

♔SobreTheJackson

A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas quatro primeiras músicas ("I Want You Back", "ABC", "Stop The Love you Save" e "I'll Be There") e alcançaram o topo das paradas norte-americanas de muitos países do mundo. O Jackson Five fazia grandes performances e encantavam o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas músicas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Foi no grupo que Michael Jackson começou a se destacar como dançarino e cantor. As vendas do grupo em singles e álbuns, incluindo coletâneas, podem chegar a 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Joseph organizou Jackie, Tito, Jermaine e dois outros jovens vizinhos, Milford Hite (na bateria) e Reynaud Jones (nos teclados) em um número chamado The Jackson Brothers (Os Irmãos Jackson) em 1964. Em dois anos, Michael e Marlon começaram a tocar atabaque e pandeiro, respectivamente. Em 1966, Michael tornou-se o vocalista principal do grupo. Ele tinha então oito anos de idade.

O sucesso na Motown[editar | editar código-fonte]
Com Michael à frente, o grupo começou a excursionar fazendo apresentações e venceu um concurso para amadores no Harlem, em Nova York. Os Jackson assinaram seu primeiro contrato de gravação com a Steeltown, uma gravadora local, em 1967, e tiveram seu primeiro sucesso regional com a canção Big Boy em 1968. Em seguida fizeram o single "We Don't Have to Be Over 21".[1]

Os Jackson 5 foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & the Pips e Bobby Taylor & the Vancouvers, que os levaram para a gravadora Motown em 1968. Berry Gordy, chefe da Motown, comprou o contrato da gravadora Steeltown e assinou com os Jackson em março de 1969. Berry Gordy levou os Jackson para a cidade de Los Angeles e os transformou em astros mundiais. Ainda em 1969 os Jackson Five foram apresentados ao grande público por Diana Ross, e foram oficialmente lançados como a próxima grande atração da Motown.

Os primeiros quatro singles do grupo, "I Want You Back" e "ABC", de 1969, e "Stop The Love You Save" e "I'll Be There" de 1970, todos tornaram-se primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Outros sucessos incluem "Mama's Pearl" e "Never Can Say Goodbye" de 1971, "Lookin' Through the Windows" de 1972, "Get It Together" de 1973 e "Dancing Machine", de 1974.

Os Jackson 5 gravaram quinze álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns solo como parte da "franquia" Jackson Five. Muitos dos sucessos dos Jackson Five foram produzidos por produtores da Motown – Berry Gordy, Freddie Perren, Alphonzo Mizell, Deke Richards e Hal Davis.
A saída para a Epic[editar | editar código-fonte]
A banda teve um sucesso muito grande, mas a falta de interesse e liberdade para o grupo fazer suas próprias musícas por parte da Motown fez o grupo, com exceção de Jermaine, sair da gravadora e assinar um contrato com a EPIC. Depois disso o grupo passou a se chamar The Jacksons.
Em 1976 os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records, onde seriam contratados da subsidiária Epic Records. O novo negócio com a CBS rendeu bons lucros e liberdade de criação, coisas que eles não tinham muito na Motown. Ao saber que os Jackson Five haviam assinado um contrato com outra gravadora, a Motown rescindiu o contrato ficando com os direitos sobre o nome e o logotipo do grupo. Além disso, Jermaine, que havia casado com Hazel, filha de Berry Gordy, optou por permanecer na Motown para seguir carreira solo.
Agora como The Jacksons e o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram sua carreira de sucesso, fazendo turnês internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984. Hits desse período incluem "Enjoy Yourself" e "Show You The Way To Go", de 1976, "Blame It on the Boogie", de 1977, "Shake Your Body (Down to the Ground)", de 1978 e "Can You Feel It" e "This Place Hotel", de 1980.
O grupo The Jacksons gravaria o álbum "The Jacksons Live", em 1981, e depois fez um intervalo. Jermaine regressou para a gravação e turnê do álbum Victory de 1984. Michael e Mick Jagger participam na música "State Of Shock", que foi o maior êxito desse disco.

Fim da banda[editar | editar código-fonte]
Em 1984, fizeram uma turnê de encerramento da banda, já que Michael Jackson havia começado a seguir carreira solo. A turnê Victory Tour, que passou por vários países e cidades, foi a última e mais famosa turnê dos The Jacksons, marcando o fim da banda. Anos mais tarde, porém, eles se reuniram e fizeram algumas apresentações junto com Michael Jackson.