thaliabarbiegirl
thaliabarbiegirl

News

Carreira musical

1984 — 89: Início de carreira e Timbiriche
María Mercedes, a primeira telenovela da Trilogía de las Marías.
Em 1984, juntou-se a versão adolescente do filme "Grease", com alguns membros do grupo Timbiriche, obtendo o papel principal, Sandy Dee. Finalmente, em 1986, entrou para a banda Timbiriche, substituíndo Sasha Sokol. Ficou no grupo juntamente com Eduardo Capetillo, Erick Rubín, Diego Schoening, Mariana Garza, Edith Márquez, Alix Bauer, Bibi Gaytán e Paulina Rubio, e foi substituída por Patricia Tanús. Ele gravou três álbuns de estúdio com o grupo, destacando as canções "Mas que un amigo", "Si no es ahora", de Timbiriche VII, "No sé si es Amor" e "Todo o Nada" de Timbiriche VIII y IX. Em 1988, gravou com seus companheiros de grupo o tema da novela Quinceañera em 1987, que foi co-estrelada pela cantora e em um período de quatro anos visitou o México e América Central, fazendo várias apresentações com o grupo.
Em 1989, foi lançado o que seria seu último álbum com o grupo, Los Clásicos de Timbiriche, uma compilação de sucesso com sinfonia nova. Nesse mesmo ano, Thalía deixou o Timbiriche e logo depois viajou para Los Angeles, Califórnia, para começar a preparar a sua carreira solo. Já instalada na cidade norte-americana, começou a ter aulas de canto e música.
1990 — 93: Thalía, Mundo de Cristal e Love
Ver artigo principal: Thalía, Mundo de Cristal e Love
Em 1990, Thalia voltou para o México e lançou seu primeiro álbum solo pela Fonovisa Records, Thalía, e foi produzido por seu então namorado Alfredo Díaz Ordaz, e publicado pela Fonovisa. Deste álbum saíram singles como "Amarillo Azul", "Pienso en Ti", "Un Pacto Entre los Dois" e "Saliva", os dois últimos co-escritos pela cantora e considerado o mais controverso, especialmente pelo single "Saliva" que foi censurado pelas rádios mexicanas devido ao conteúdo explícito e "Un Pacto Entre los Dos" foi considerado um tema "sadomasoquista", e os grupos de direita a considerando "satânica". O álbum foi muito mal visto e criticado por seu conteúdo sexual tão explícito, e conteúdo satânico em "Amarillo Azul", mas mesmo assim, o álbum se esgotou em 15 dias de pré-venda, e no mesmo ano vendeu quatrocentos e cinquenta mil cópias. Além disso, seu visual foi considerado "agressivo", com shorts minúsculos.
Em Setembro de 1991, ela lançou seu segundo álbum, Mundo de Cristal, este álbum é o último se juntou com o produtor Alfredo Díaz Ordaz e publicado sob a Fonovisa. Mais uma vez a cantora causou polêmica com seu visual, que consistia em vestidos repletos de flores, chamado pela própria de flower power, inspirado no movimento hippie. Os singles deste álbum foram "Sudor", "En la Intimidad", "Te Necesito" e "Fuego Cruzado", provocando polêmica novamente com letras explícitas, como "Sudor" e "En la Intimidad". Mundo de Cristal teve grande popularidade nas paradas de sucesso e teve grandes vendas. Com um novo olhar para o rock alternativo em todo o conceito do disco. Mais tarde, naquele mesmo ano, Thalia viajou para a Espanha para apresentar o programa Noche VIP, ao lado de Emilio Aragon.
A cruz egípcia ankh, símbolo que Thalía utilizou para seu álbum Love.
Em Outubro de 1992 ela lançou seu terceiro álbum de estúdio e último sob a Fonovisa, intitulado Love, que foi gravado na Espanha e produzido por Luis Carlos Esteban. Teve singles como "Sangre", "El Bronceador", "Love", bem como uma versão da cantora francesa Édith Piaf, intitulada "La vie en rose", e foi interpretada metade em espanhol e metade em francês. O álbum traz uma evolução de Thalía, tanto quanto a gêneros musicais, que trazia agora sons eletrônicos mais profundos, quanto a cruz egípcia, que foi o centro da produção, e também seu vestuário que incluia tops de corpo todo em forma de corset, meias e luvas longas. O single "Sangre", que foi escrito sobre o relacionamento entre ela e produtor Alfredo Díaz Ordaz, que seria seu futuro marido, mas, infelizmente, morreu de insuficiência renal. Foi seu primeiro álbum a entrar Billboard, alcançando a posição número 15, e sendo certificado em países da América Central, Filipinas e México, este último, estreou na primeira posição, e conseguiu vender 200.000 mil cópias em um mês, e, atualmente, já vendeu um milhão de cópias e apenas no México, tornando-o seu álbum mais vendido no país.
1994 — 99: En Éxtasis, Nandito Ako, Amor a la Mexicana e internacionalização
Em 1994, Thalía deixa a Fonovisa, e une-se a mulinacional EMI, e lança seu quarto álbum de estúdio, En Éxtasis, de gênero pop latino, foi produzido por Emilio Estefan, é considerado seu primeiro álbum internacional, por foi lançado em vários países da Ásia, América e Europa, até porque contém seu primeiro êxito internacional nas tabelas musicais, "Piel Morena", que alcançou a posição 7 da Hot Latin Tracks, e as primeiras posições de vários países como Japão, Filipinas, e alguns países da Europa e América Latina. Deste álbum, também foram lançados os singles "Amándote", "Gracias a Dios", "Quiero Hacerte al Amor", "María la del Barrio", no qual este último foi tema principal da telenovela protagonizada pela cantora, María la del Barrio. O álbum foi certificado Ouro e Platina a nível internacional. Enquanto a sua imagem a mostra como um símbolo sexual, caracterizada pelo uso de sutiãs, vários estilos como metal, e a cantora também mostra uma cintura fina em vários vídeos usando roupas de couro.
Em Janeiro de 1997, foi lançada sua primeira compilação, Nandito Ako, contendo quatro canções em Tagalo, o idioma oficial das Filipinas, assim como cinco versões em Inglês do álbum En Éxtasis e um remix. O único single a ser lançado foi "Nandito Ako". Este álbum foi um presente que Thalía deu a seus fãs asiáticos, principalmente para as Filipinas, devido ao êxito e reconhecimento que teve com a "trilogia das Marias". O álbum recebeu disco de platina em sua primeira semana, e é um de seus álbuns mais vendidos neste país, alcançando um milhão de cópias a nível mundial.
Em Julho de 1997, Thalía lançou seu quinto álbum de estúdio, intitulado Amor a la Mexicana, novamente produzido por Emilio Estefan, aparecendo em músicas como "Mujer Latina", "De Dónde Soy", "Por Amor", "Noches sin Luna" e "Amor a la Mexicana", que a levou a alcançar as primeiras posições na Europa, Ásia e América, a estabelecendo como uma das exponentes máximas do pop latino, é seu álbum mais vendido até hoje, somando 10 milhões de cópias desde seu lançamento, e algumas canções foram interperetadas em português para a edição brasileira. Neste mesmo ano, a Atlantic Records lançou uma trilha sonora para a animação Anastasia, a qual inclui a versão espanhola da canção "Journey to the Past" ("Viaje tiempo atrás") e a versão em português ("Viagem Ao Passado"), ambas interpretadas por Thalía. As quais foram nominadas ao Golden Globe e Óscar, como "Melhor canção original".
2000 — 03: Arrasando, Thalía con banda, Thalía, Hits Remixed, álbum em Inglês e sucesso nos EUA
Em 2000, Thalía lançou seu sexto álbum de estúdio, intitulado Arrasando, também produzido por Emilio Estefan, que contém doze canções, sendo oito delas produzidas por Thalía. Inclui canções como "Arrasando", "Entre el Mar y una Estrella", "Regresa a Mí" e "Reencarnación". O álbum foi nominado para um Grammy Latino e ganhou na categoria "Álbum de Melhor Engenharia de Som". "Entre el Mar y una Estrella" foi a primeira canção de Thalía que chegou a primeira posição da Billboard Hot Latin Tracks. Arrasando foi o primeiro álbum da mexicana a entrar na Billboard 200. O álbum estreou na posição #98 e marcou o início do sucesso de Thalía nos EUA. Arrasando vendeu cinco milhões de cópias pelo mundo.
Em 2001, foi lançada a compilação Thalía con Banda - Grandes Éxitos, com as regravações de "Cuco Peña" e "La Revancha", com uma banda sinaloense, pouco comum entre os cantores pop mexicanos. O álbum contém grandes sucessos da cantora, como "Arrasando", "Amor a la Mexicana" e "Entre el Mar y una Estrella". Os arranjos musicais da banda foram feitas pelos irmãos Adolfo e Omar Valenzuela. Mesmo que o gênero fosse desconhecido em todo o mundo, o álbum quase conseguiu a alcançar um milhão de cópias no primeiro ano de publicação, e hoje já superou um milhão de cópias, e foi o primeiro na história do estilo "banda" que conseguiu disco de ouro na Espanha, Grécia e Hungria.
Em 2002, a cantora juntou-se ao produtor e compositor Estéfano e fizeram o seu sétimo álbum de estúdio, Thalía, com treze canções, três em língua inglesa, tendo a cantora escrito duas das treze. Do álbum, foram lançados os singles "Tú y Yo", "No Me Enseñaste", "Dance, Dance (Tha Mexican)", e um cover do grupo Alasca y Dinarama, "A Quién le Importa?". O álbum, que suponhava a volta da cantora a suas origens musicais, experimentando novamente com pop rock, teve um sucesso de vendas a vender cinco milhões de cópias, e foi reconhecido com nominações e prêmios nos prêmios Grammy, Billboard, Dance Music Awards, Premio Lo Nuestro, entre outros. Além dos singles "Tú y Yo" e "No me Enseñaste", conseguiram chegar na primeira posição da Billboard Hot Latin Tracks, o álbum alcançou a décima-primeira posição da Billboard 200.
No início de 2003, Thalía lança sua terceira compilação e a primeira em versões de remixes, que contém 12 de seus maiores sucessos, sendo certificado com Ouro no México, Argentina, e Brasil, chegando a vender mais de um milhão de cópias, sendo um dos álbuns de remixes mais vendidos de todos os tempos. No mesmo ano, lançou seu primeiro álbum em Inglês, Thalía, com dez canções em língua inglesa e quatro em língua espanhola. "Closer to You" e "Save the Day" esta última inspirada nos ataques de 11 de Setembro de 2001. O primeiro single do álbum, com a participação do rapper americano Fat Joe, chamado "I Want You", chegou a vigésima-segunda posição da Billboard Hot 100. I Want You é a única canção de Thalía que entrou na Hot 100. Com I Want You, Thalía conseguiu um grande sucesso nos EUA, tornando-se uma das artistas mexicanas mais populares no país norte-americano. O álbum foi sua entrada em mercados de países como Austrália, Inglaterra, Irlanda e Escócia, e no Japão, vendendo vinte mil cópias em uma semana, mais tarde certificado com Platina por sua venda de trezentos mil cópias no país. O álbum estreou na posição #11 da parada americana Billboard 200.
2004 — 08: Greatest Hits, High Voltage Tour, El Sexto Sentido e Lunada
Em 2004, a cantora lançou Greatest Hits, no qual contém seus maiores sucessos, lançados pela gravadora EMI. Deste álbum, foram lançados os singles "Cerca de Ti" e "Acción y Reacción". Durante Abril e Maio deste ano, a cantora realizou sua primeira turnê mundial, a High Voltage Tour, pelo México e Estados Unidos. Essa turnê fez com que Thalía conseguisse mais fama pelos EUA. "Cerca de Ti" foi o quarto single de Thalía que chegou a primeira posição da Billboard Hot Latin Tracks.
Em 2005, a cantora lançou seu nono álbum de estúdio, El Sexto Sentido, seu segundo álbum com Estéfano como produtor. Deste, se destacam canções com fusão de rock e tango, "Amar sin ser Amada", "Un alma Sentenciada" e "Seducción". No mesmo ano, lançou uma coleção de doces com a Hershey's. Em 2006, amadrinhou musicalmente, o reality show mexicano Cantando por un Sueño, e relançou seu nono álbum, com o título El Sexto Sentido: Re+Loaded, no qual foram incluídas novas canções, como "No, No, No", com o grupo Aventura, que foi lançado como o quarto single do álbum, e "Olvídame", que foi dirigido e produzido por Thalía. El Sexto Sentido é o quarto álbum de Thalía que entrou na parada americana Billboard 200, ele estreou na posição #63.
Em Maio de 2008, foi lançado "Ten Paciencia", o primeiro single do décimo álbum da cantora, Lunada, que seria lançado no mês segunte, e contou com a produção de Emílio Estefan. A cantora disse:
O sabor do disco é de liberdade, de praia, de diversão, de dançar, [...] Estava tão acalorada com tantos desejos de estar de biquini, no mar, que isso determinou o conceito.
— Thalía sobre o conceito do álbum para o Terra Networks.
Lunada debutou na décima posição na Billboard Top Latin Albums, dos discos latinos mais vendidos nos Estados Unidos, e tanto o single "Ten Paciencia", quando o álbum, foram um "fracasso" nas vendas, o convertendo no álbum menos vendido da cantora. A cantora aceitou que Lunada não teve a promoção necessária, principalmente por causa no nascimento de sua primeira filha, e porque havia ficado doente, por ter sido picada por um carrapato, causando a doença de Lyme na cantora. E no mesmo ano, anunciaria a saída de sua gravadora, EMI Music, devido a escassa promoção e apoio do seu álbum Lunada, que vinha de seus álbuns anteriores, como El Sexto Sentido.
2009 — presente: Sony Music, Primera Fila e Habítame Siempre
Em 2009, Thalía firma contrato com a gravadora multinacional Sony Music, lançando como seu primeiro trabalho na gravadora, seu também primeiro álbum ao vivo, Primera Fila, em 1 de Dezembro do mesmo ano.[51] O primeiro single do álbum, "Equivocada", uma balada escrita pelo grupo mexicano Camila e Mario Domm, atingiu as primeiras posições como México, Argentina e Estados Unidos. Antes do lançamento do álbum, três singles foram lançados pela loja online iTunes: "Enséñame a Vivir", "Estoy Enamorado", com a participação de Pedro Capó, e "Com la Duda", com Joan Sebastian.
Depois de seu lançamento, o álbum atingiu rapidamente a primeira posição no México e nos Estados Unidos, Primera Fila entrou na posição #168 da Billboard 200. Em 15 de Outubro de 2010, a Sony Music México anunciou que o álbum conseguiu disco de Diamante por suas vendas neste país, que é a certificação máxima dada pela AMPROFON, feito conseguido por poucos artistas. Thalía disse que não esperava nada de Primera Fila, e que já conseguiu "discos de Ouro ou 'números um' nas rádios", mas que se encontrou com a surpresa de seus mais duros críticos, dizendo:
Os que criticavam minha música e me categorizavam como um 'produto de marketing' me escrevem agora para me diezer que tiveram chorado com este disco. É o maior prêmio que já poderam me dar.
— A cantora fala sobre o álbum ao La Prensa.
Em 21 de setembro de 2012, Thalía realiza um concerto privado em Nova York em divulgação do seu mais recente álbum Habitame Siempre. No dia 8 de outubro de 2012, é lançado o primeiro single do álbum, Manías, chegando ao topo em downloads pagos em alguns países. O lançamento do disco é previsto para o dia 19 de novembro de 2012, contando com duetos com Prince Royce, Michael Bublé, Érik Rubin, Robbie Williams, Gilberto Santa Rosa, Leonel García, Samo e Jesús Navarro. Segundo a própria cantora, o álbum terá uma versão brasileira com músicas em português e será realizada uma turnê que passará pelo Brasil.
Habitame Siempre foi disco de ouro no primeiro dia do seu lançamento, dia 19 de novembro de 2012. Ficando em primeiro lugar de vendas no Amazon.com. Debutou também em primeiro lugar no Billboard no Top Latin Albums. No dia 1 de dezembro de 2012 Thalía esteve no México para um dia de autógrafos em Cuicuilco. Lá ela recebeu 01 disco de ouro e 01 disco de platina pelas vendas de 30 mil e 60 mil cópias vendidas, respectivamente.