thalia
thalia

News

Carreira Musical

1981–1989: Início de carreira e Timbiriche

Em 1981, quando tinha nove anos de idade, Thalía foi incorporada como vocalista em um grupo infantil chamado Pac Man, que foi formado para participar de um festival de música popular conhecido como Juguemos a cantar, um programa de TV da Televisa. Mais tarde, Pac Man mudou o nome da banda para "Din-Din". Thalía se apresentou várias vezes junto com Din-Din em eventos ocasionais e festas, excursionando por todo o México. A banda gravou um total de 4 álbuns de estúdio entre 1982 e 1983 (En acción, Recordando el Rock and Roll, Somos alguien muy especial e Pitubailando).Com o crescimento de seus integrantes,o grupo acabou sendo dissolvido.

Depois que Din-Din se separou em 1984, Thalía participou como artista solo em dois festivais anuais de música de Juguemos a cantar. Em 1984, ela ficou em segundo lugar com sua interpretação de "Moderna niña del rock"; isso lhe proporcionou a oportunidade de participar do coro do popular musical Vaselina, uma versão infantil do musical Grease, no qual a banda Timbiriche estava atuando e cantando. A formação da banda consistia em Sasha Sökol, Benny Ibarra, Erik Rubín, Diego Schoening, Mariana Garza e Paulina Rubio. Timbiriche foi altamente promovido na época pela Televisa, uma das empresas de mídia mais massivas do mundo e a mais importante da língua espanhola. Algum tempo depois, Thalia obteve o papel protagonista de Sandy Dee no musical, e atuou em 500 apresentações teatrais do Vaselina junto com Timbiriche .

Em 1986, após a saída de Sasha Sökol do Timbiriche, Thalia tornou-se membro da banda. Naquela época, Timbiriche já havia gravado cinco álbuns. No ano seguinte, Thalia foi convidada a participar da telenovela Pobre señorita Limantour; Esta produção foi na verdade a estréia de Thalía como atriz de TV. No entanto, ela apareceu em apenas um episódio. No mesmo ano, ela gravou com Timbiriche o tema principal da telenovela juvenil Quinceañera, na qual Thalia foi o co-protagonista com o papel de Beatriz. A série de TV foi premiada como a "Melhor telenovela" no "Premios TVyNovelas" em 1988 e sendo premiada como "a atriz revelação de 1988".

Com Timbiriche, Thalía gravou quatro álbuns de estúdio: Timbiriche VII (1987), o álbum duplo Timbiriche VIII y IX (1988) e Los Clásicos de Timbiriche (1989). A última é uma compilação dos maiores sucessos da banda, gravada originalmente em 1987, com novos arranjos sinfônicos, que incluíam a participação da orquestra filarmônica do México. Em 1989, Thalia saiu de Timbiriche. Nesse ano, ela também estrelou em outra série de TV, Luz y sombra, que foi seu primeiro papel de protagonista.[68] Algum tempo depois, ela foi a Los Angeles, a fim de fazer cursos de inglês na Universidade da Califórnia e participou de aulas de música, canto, atuação e dança antes de iniciar sua carreira solo.

1990–93: Thalía, Mundo de Cristal e Love

Em 1990, Thalía retornou ao México e lançou seu primeiro álbum de estúdio como artista solo, auto-intitulado Thalía, produzido por Alfredo Díaz Ordaz e lançado pela Fonovisa, gravadora da Televisa. A partir desse álbum, ela lançou um total de quatro singles que se tornaram grandes sucessos de rádio: "Amarillo Azul", "Pienso en Ti", "Un Pacto Entre Los Dos" e "Saliva". As duas últimas faixas foram co-escritas por ela e Díaz Ordaz e foram consideradas provocativas na época ("Un Pacto Entre Los Dos" foi rotulado como uma canção com letras ocultas de adoração a Satã em várias festas de extrema-direita).

Em setembro de 1991, Thalía lançou seu segundo álbum de estúdio, Mundo de Cristal, que marcou o último projeto de Thalía em colaboração com Alfredo Díaz Ordaz. Quatro músicas se tornaram singles de rádio do álbum, e todos eles tiveram grande impacto nas rádios do México. Devido ao sucesso dos singles, o álbum foi certificado como ouro duplo no país natal de Thalia, o México. No mesmo ano, Thalía foi co-apresentadora do falecido show espanhol VIP Noche, junto com o apresentador espanhol Emilio Aragón, produzido pela Telecinco.

Em outubro de 1992, ela lançou seu terceiro álbum de estúdio e seu último sob o mesmo selo, intitulado Love, que foi gravado na Espanha e foi produzido por Luis Carlos Esteban. Do álbum foram extraídos seis singles, que teve grande impacto de rádio: "Sangre", "Love", "No Trates de Engañarme", "Flor de Juventud", "María Mercedes" (tema oficial da novela), e "La Vida en Rosa", sendo a última cover hispano-francês da clássica canção francesa originalmente interpretada por Edith Piaf. Thalía escreveu a canção "Sangre" inspirada em Díaz Ordaz, com quem ela rompeu sua relação sentimental. O álbum foi elogiado pelos críticos, como uma evolução artística para Thalía, especialmente música eletrônica. O álbum alcançou a 15ª posição no Latin Pop Albums da Billboard em 1993. No México, vendeu mais de 200.000 cópias no primeiro mês após seu lançamento e logo alcançou a certificação platina e ouro, enquanto foi um sucesso comercial em todo o mundo.

1994–99: En Éxtasis, Nandito Ako, Amor a la Mexicana e internacionalização

Em 1994, durante a transmissão bem-sucedida de Marimar, Thalía assinou um contrato com a gravadora EMI para preparar seu quarto álbum de estúdio intitulado En Éxtasis, lançado em outubro de 1995. En Éxtasis foi produzido com a ajuda de produtores célebres como Emilio Estefan Jr. (marido da famosa cantora cubana Gloria Estefan ) e Óscar López. O álbum gerou um total de sete singles, incluindo "Piel morena", "Amándote", "Gracias a Dios", "Quiero hacerte el amor", "Me faltas tú", "Lágrimas", "María la del barrio". "Piel morena" se tornou um grande sucesso internacional além de ter sido votada como a melhor música espanhola nos Estados Unidos a partir de uma pesquisa divulgada pela empresa de mídia Univision. Foi mais orientado para o pop latino gênero musical em que o álbum, apesar de ter sido influenciado por vários gêneros musicais. "Amándote" se tornou um hit número 1 em várias estações de rádio nas Filipinas em 1996, junto com seu estrelato fenomenal acompanhada por seu histórico turnê Manila. Foi descrito pela mídia filipina como equivalente a visita do Papa João Paulo II em 1995. A transmissão das telenovelas María Mercedes, Marimar e María la del barrio já havia convertido Thalía a um fenômeno global de televisão até o final de 1996. Em janeiro de 1997, ela lançou seu primeiro álbum de compilação intitulada Nandito Ako, que contém quatro canções gravadas em filipino, cinco versões em inglês de várias faixas do álbum En éxtasis e um remix espanhol da música "Amándote". O único single que foi lançado deste álbum foi "Nandito Ako". O álbum se tornou um sucesso comercial nas Filipinas, como resultado da crescente popularidade de Thalía, alcançando certificação de platina estabelecido pela Philippine Association of the Record Industry. En éxtasis foi seu primeiro álbum que foi lançado mundialmente, alcançando certificação de ouro, platina e multi-platina em mais de 20 países.

Em julho de 1997, o quinto álbum de estúdio de Thalía foi lançado, sob o título Amor a la mexicana, produzido novamente por Emilio Estefan, incluindo canções que se tornaram clássicas ao longo dos anos como "Mujer latina", "De dónde soy", "Por amor", "Noches sin luna" e "Amor a la mexicana". O álbum se tornou um puro sucesso comercial, enquanto o primeiro single do álbum ("Amor a la mexicana") se tornou número 1 em 14 países. Com Amor a la mexicana, Thalía pôde trazer sua música e estabelecer seus projetos em mercados difíceis como os da França, Grécia, Hungria, Turquia, Polônia, Portugal, Itália e todos os países de língua espanhola.

Após o sucesso do álbum, Thalía gravou as versões em espanhol e português da música "Journey to the Past", produzida pela Atlantic Records, como parte da trilha sonora do filme Anastasia (1997), da Fox Animation Studios.

No ano seguinte, ela estrelou pela primeira vez em um filme em inglês, chamado "Mambo Café", escrito e dirigido por Reuben González. Mambo Café estreou em janeiro de 2000 no México, Grécia e Rússia, distribuído pela Kushner Locke Entertainment.

Em 1999, depois do Mambo Café, Thalia voltou na televisão com a telenovela Rosalinda. "Rosalinda" foi considerada a produção mais cara da Televisa até então, bem como a mais exportada em países estrangeiros, já que foi vendida em mais de 180 países. Em uma entrevista daquele período Thalía comentou: "As telenovelas são as que abriram as portas do mundo para mim, porque o público das telenovelas é muito mais apaixonado do que o público do cinema. Além disso, a televisão é gratuita".

2000–03: Arrasando, Thalía con banda, Thalía, Hits Remixed, álbum em Inglês e sucesso nos EUA

Depois de completar sua participação em Rosalinda, em abril de 2000 seu sexto álbum de inéditas foi lançado, Arrasando, novamente produzido por Emilio Estefan. Ele contém doze canções, oito das quais Thalia escreveu as letras. Deste álbum vieram singles como "Arrasando", "Entre el mar y una estrella", "Regresa a mí" e "Reencarnación". "Entre el mar y una estrella" tornou-se a primeira música da cantora a liderar três paradas da Billboard: Top Latin Songs, Latin Pop Airplay y Latin Tropical/Salsa Airplay. De acordo com a revisão de Jason Birchmeier , publicado no site Allmusic:

[..] Arrasando consolidou [Thalía] como uma superstar completa em 2000, quando seus cinco principais singles começaram a se desenvolver. O álbum é moderno, muito típico do seu tempo; isto é, logo no começo do milênio, quando a música de grande intensidade e trance se tornou moda nos lugares. A maior parte de Arrasando brinca com esse estilo, com sua abundância de sintetizadores e ritmos dance, bem como seus refrões em êxtase que parecem alcançar as estrelas canção após canção. [...] colocando Arrasando em perspectiva, ela difere claramente de seu antecessor (Amor a la mexicana) e seu sucessor (Thalía). Todos estão entre seus melhores trabalhos, sendo Arrasando provavelmente o mais artificial. Ele é mais aventureiro do que o racional Thalia, embora não tão livre quanto Amor a la mexicana.
Em julho de 2000, o álbum obteve duas certificações de platina e um certificado de ouro para suas vendas nos EUA; também recebeu certificação de platina na Argentina, Eslováquia, México e Espanha, enquanto no Chile, Grécia, Filipinas, Uruguai, Venezuela e na América Central foi premiado com um disco de ouro. Um ano depois, Arrasando tinha conseguido a vender cerca de dois milhões de unidades em todo o mundo.[85] Na cerimônia do Grammy Latino de 2001, o álbum recebeu duas indicações nas categorias Álbum Vocal Pop Feminino e Melhor Engenharia de Gravação para um Álbum, sendo o vencedor na última categoria.

Em agosto de 2001, foi lançada a segunda compilação de Thalía, Thalía con banda: Grandes éxitos, que basicamente é uma nova versão de seus sucessos anteriores orientados ao gênero banda. A produção foi gravada em Los Mochis e teve a produção de Guillermo Gil. Após sua estréia, em 17 de outubro de 2001, a Recording Industry Association of America (RIAA), certificou-o com um disco de platina e ouro por suas vendas nos EUA. O álbum foi número um na Grécia e na Espanha[88] e na Hungria alcançou sua posição máxima no quarto. A PROMUSICAE o certificou com um disco de ouro, vendendo mais de 80.000 na Espanha, tornando-se o primeiro álbum do gênero a obter uma gravadora naquele país. O álbum também alcançou um sucesso notável em países como Israel, Turquia, Bulgária, entre outros países. Em maio de 2002, chega às lojas seu sétimo álbum de estúdio, o homônimo Thalía, Mais uma vez a produção foi assinada por Emilio Estefan "Jr.", bem como o colombiano Estéfano. Nesse novo álbum ela lançou três singles em inglês; "Dance, Dance (The Mexican)", "¿A quién le importa?" (Versão da canção do grupo espanhol Alaska e Dinarama), "Tú y yo" e "No me enseñaste". Após a sua estreia, foi certificado com disco de ouro na Argentina e México, platina em Porto Rico e dupla platina nos EUA. Em 22 de setembro de 2002, em plena promoção do disco, Laura Zapata e Ernestina Sodi (irmãs da cantora) foram raptadas. Finalmente, em 10 de outubro, seus sequestradores as libertaram, assim que receberam dinheiro em troca de suas vidas. De acordo com Ernestina em seu livro Líbranos del mal, Thalia foi responsável por pagar o resgate. Este fato foi controverso na imprensa, dadas as circunstâncias em que foi realizado e o litígio subseqüente que surgiu entre as três irmãs.

No início de 2003, a terceira compilação da artista e o primeiro no estilo crossover apareceu sob o título de Hits Remixed, que contém doze remixes de suas canções mais bem sucedidas. Este trabalho tornou-se um dos álbuns de remixes mais vendidos de todos os tempos por vender mais de dois milhões de unidades em todo o mundo. Mais tarde, em julho do mesmo ano, é liberado o seu oitavo álbum de estúdio, o homônimo Thalía, o terceiro com o mesmo a ter seu próprio nome, isto de acordo com Thalia: "porque eu não gosto de me complicar e para que eles não me confundam, que eles saibam que eu sou". Este álbum diferiu-se de seus predecessores por ser destinado ao mercado anglófono, já que a maioria de suas canções são em inglês. Sendo lançado pela Virgin Records, subsidiária da EMI, produzidos por Cory Rooney e Steve Morales e mistura vários gêneros musicais, incluindo pop, pop rock e R&B. O álbum foi gravado no momento em que o sequestro de suas irmãs ocorreu, a cantora teve de suspender as gravações porque ela sentiu "muita confusão" no momento. No final do seqüestro, a cantora continuou com a gravação do álbum e comentou: "[...] Quando voltei para o estúdio foi como uma explosão de ar fresco e de repente todas as músicas se tornaram positivas e agradáveis". Duas das músicas foram escritas por Thalia, enquanto a música "Save the Day" foi inspirada nos ataques de 11 de setembro de 2001 e a música "I Want You" foi gravada em dueto com o rapper Fat Joe. As críticas do álbum foram em sua maioria ruins. O disco obteve uma modesta recepção comercial; De acordo com a Nielsen SoundScan em sua primeira semana de venda, vendeu mais de 50.000 cópias nos EUA e ficou em 11º lugar na Billboard 200, enquanto no resto do mundo conseguiu vender apenas cerca de 20.000 cópias durante sua primeira semana. Até 2005, sabia-se que o disco havia vendido apenas 200.000 unidades nos EUA, de acordo com o Nielsen SoundScan. No entanto, no Japão, a RIAJ o certificou com um disco de ouro, E foi o único álbum de uma cantora mexicana a ter uma certificação nesse país até hoje.

2004–08: Greatest Hits, High Voltage Tour, El Sexto Sentido e Lunada

Em fevereiro de 2004, chega às lojas seu o álbum de compilação Greatest Hits, um novo disco que compilou as músicas mais bem sucedidas de seus álbuns anteriores lançados pela EMI. A partir daí vieram os singles "Cerca de ti" e "Toda la felicidad", sendo este último sobre sua relação com o marido Tommy Mottola. Com o propósito de promover a compilação, a cantora embarcou em uma turnê chamada High Voltage Tour, que percorreu várias cidades dos Estados Unidos e do México. No entanto, a digressão teve uma má recepção comercial e crítica. Segundo o repórter Alejandro Rera do Chicago Tribune, um dos problemas apontados foram os poucos bailarinos no palco durante as apresentações e, em contraste, os inúmeros trajes escolhidos pela cantora entre cada apresentação.

Em julho de 2005, é lançado o seu nono álbum de estúdio El sexto sentido, do qual a cantora também atuou como produtora executiva. Este álbum foi inspirado por sua busca espiritual pelos eventos paranormais que experimentou quando criança, e, naquele momento, Thalia o definiu como seu disco mais honesto. Desta produção surgiram os singles "Amar sin ser Amada", "Un alma Sentenciada" e "Seducción". Para Joey Guerra, o disco significava um "retorno à forma [sic]", que ele elogiou, dadas as versões anteriores da intérprete.[116] álbum recebeu críticas em sua maioria favoráveis. Em novembro daquele ano, o álbum conseguiu ser certificado com duas vezes platina pelas vendas nos EUA. Logo após o lançamento do álbum, Thalía anunciou que não iria mais trabalhar em uma telenovela, rescindindo o contrato que a ligava à Televisa. Em janeiro de 2006, a cantora adquiriu a cidadania americana após completar oito anos de residência naquele país. Esse fato causou algumas controvérsias no México, o que levou Thalia a esclarecer que ela não renunciaria à nacionalidade mexicana. Dias antes da anterior, participou no programa Cantando por un sueño, da Televisa, como "madrina" da mesma na sua estreia. Logo após seu álbum anterior foi re-lançado sob o título El sexto sentido: Re+Loaded. A nova edição incluiu faixas não anteriormente lançadas como “No, No, No", gravando em dueto com o grupo Aventura, e novas versões das músicas que aparecem no material original.

Em março de 2007, foi anunciado um acordo entre a ABC Radio e Thalía para produzir um programa de rádio chamado Conexión Thalía Radio Show, com duração de duas horas cada sábado. No programa, apresentado pela própria artista, foram abordados pautas informativas e entrevistas com outras celebridades latinas, dirigidas a público de 18 a 34 anos. Neste novo projeto, ela mencionou que "representa uma oportunidade adorável de conhecer outras pessoas, alcançar lugares limitados na televisão ou na imprensa". Em sua estréia, foi transmitido em Nova York, Los Angeles, Miami e Chicago. Até 15 de janeiro de 2009, o programa contava com mais de doze milhões de ouvintes nos EUA. Seu décimo álbum de estúdio, intitulado Lunada, foi produzido por Emilio Estefan e chegou às lojas em junho de 2008. O primeiro single promocional do álbum foi "Ten Paciencia", e tem um total de onze músicas. A produção incluiu a canção "Blessed", uma canção que a cantora escreveu para sua filha, Sabrina Sakaë. Um mês após sua estréia, Lunada estreou no número dez na Top Latin Albums da Billboard. No entanto, ele não conseguiu ser tão bem sucedido como os antecessores trabalhos da cantora, devido às baixas vendas e a promoção pobre que recebeu, por isso foi considerado como um enorme "fracasso" comercial, Inclusive pela própria Thalia; No total, Lunada vendeu apenas 300.000 unidades no mundo, o que torna o álbum menos vendido de toda a sua carreira. Ao mesmo tempo, em outubro, Thalia revelou que sofria de doença de Lyme, causada pela picada de um carrapato, enquanto se exercitava nas proximidades de sua casa. No final, depois de um longo tratamento e antibióticos fortes, ela recuperou-se com sucesso da infecção. Em novembro, Thalía anunciou sua saída da gravadora da EMI, depois de ter gravado doze álbuns por mais de uma década com esse selo. Em todo esse tempo, foi revelado que 10 milhões de cópias dos dez álbuns da artista haviam sido vendidas. No início de 2009, a minissérie educacional As Aventuras de Eebee e Thalia estreou em e Thalía na V-me, atuando como apresentadora e aborda questões sobre parentalidade de crianças pequenas pelos pais. Durante este período, foi revelado que Thalía arrecadou dois milhões de dólares para cada anúncio comercial em que participou.

2009–11: Sony Music e Primera Fila

Em julho de 2009, foi anunciado que o primeiro álbum ao vivo de Thalía, Primera Fila, gravado em formato acústico, produzido pela gravadora Sony Music, estaria à venda em dezembro do mesmo ano. De acordo com o cantora: "Eu fiz esse álbum para abordar as pessoas de uma maneira diferente, eu não fiz isso para ser premiada, eu fiz isso para me aproximar dos meus fãs e também para me aproximar daqueles que nunca gostaram da minha música". Em outubro daquele ano, Thalia se apresentou em um concerto oferecido na Casa Branca para comemorar a herança musical hispânica; pouco depois, no mesmo mês, o primeiro single de Primera Fila, a canção intitulada "Equivocada", que foi seguido por "Qué Será De Ti", " Eu estou no amor ", "Estoy Enamorado" e "El próximo viernes". O disco é caracterizado por ter sido gravado ao vivo em um pequeno auditório em Miami, na Flórida, no meio daquele ano, sem troca de figurinos ou muita maquiagem. O álbum inclui dois duetos, um com o cantor mexicano Joan Sebastian (intitulado "Con la duda") e outro com o porto-riquenho Pedro Capo ("Estoy enamorado"). A produção recebeu em sua maioria críticas positivas; entre os primeiros a revisá-lo, Jason Birchmeier, chamou o álbum de "um dos melhores lançamentos [de Thalía] até hoje, e o mais surpreendente"; por sua vez, Thalia considerou o álbum "o melhor de sua carreira e o mais pessoal", chamando-o de "legado musical".

Quanto à recepção comercial, Primera fila alcançou certificado de platina tripla no México pelas vendas de mais de 180.000 cópias, ficando mais de seis meses no topo das cem melhores - vendas de álbuns do ano, de acordo com o AMPROFON. Em julho de 2010, Primera fila obteve um disco de diamante, que posteriormente foi complementado com mais discos de ouro e platina até alcançar a certificação de diamante e disco de platina triplo. Ao longo de 2010, Primera fila tornou-se o álbum mais vendido no México e permaneceu em primeiro lugar por 55 semanas não consecutivas; na Grécia e na Espanha alcançaram a posição seis e trinta e dois respectivamente. Até outubro de 2012, Primera fila havia vendido cerca de 1,5 milhão de cópias em todo o mundo. Em setembro de 2010, uma nova edição do álbum acústico intitulado Primera fila... Un año después foi lançado e contém oito músicas do material original junto com duas faixas inéditas e um remix para dueto com o grupo Aventura.

"É uma grande alegria poder dizer que fiz tudo o que veio do meu coração e como me pareceu. Eu nunca quis nada. Eu coloquei tudo que eu queria colocar, eu cantei todos os gêneros que existem, fiz shows em todos os lugares e acho que é disso que a vida é, agarrar oportunidades e ser teimoso. Eu sou uma mulher teimosa e gosto de cristalizar meus sonhos."

- Thalía, em relação ao o sucesso do Primera Fila em 2011.

Em Outubro de 2010, Michael Bublé convidou-a para o seu álbum de Natal Christmas com a música bilingue "My wishes/Merry Christmas". Em novembro do mesmo ano, ela regravou a canção "Love Me Tender" de Elvis Presley, acompanhado pela voz de Presley, para o álbum tributo Viva Elvis. Além de ser a única Latina a aparecer nesse álbum, Thalia se tornou a primeira artista latina a cantar com Elvis.

2012–13: Habítame Siempre, The VIVA! Tour

Em fevereiro de 2012, Thalia participou da homenagem a Roberto Gómez Bolaños e cantou a música "Gracias", composta pelo peruano Gian Marco para aquela ocasião. Um mês depois, ela foi convidada para colaborar na série de desenhos animados, Dora the Explorer no episódio "Rescue em Mermaid Kingdom", onde a voz de uma sirene chamar Maribel jogado, em Além de emprestar sua voz em música bilingue "Sing, sing, sing". Em setembro do mesmo ano, ela ofereceu um concerto privado no Hammerstein Ballroom, em Nova York, e tornou público o nome de seu décimo primeiro álbum de estúdio, Habitame Siempre onde inclui a participação de vários artistas, entre eles Robbie Williams e Michael Bublé, cujo produtor executivo é seu marido, Tommy Mottola. O álbum é uma homenagem a sua mãe e o primeiro single é "Manias", cujo lançamento foi em outubro 8. Um dia depois, em 9 de Outubro, Thalía foi apresentada por Tony Bennett no programa americano Today Show, onde cantaram a música "The Way You Look Tonight" de Bennett, que faz parte de seu álbum Viva Duets; álbum onde Bennett faz colaborações com outros artistas latinos como Vicente Fernández, Marc Anthony e Juan Luis Guerra entre outros, interpretando seus maiores sucessos.

Em 27 de outubro de 2012, ela se apresentou na celebração do 50º aniversário do programa Sábado Gigante e cantou o primeiro single de Habítame siempre, "Manías". Poucos dias depois, Thalía serviu como porta-voz da iniciativa da Pampers, chamada "Mi música, mi herencia", que visa preservar a cultura latina nos Estados Unidos através da música. Até 2013, a produção no México alcançou um total de 3 discos de platina, juntamente com um ouro.

Em 2013, Thalia voltou ao palco para apresentar sua turnê musical Viva! Tour. Turnê de concertos que percorreu pelos Estados Unidos e México, sendo sete apresentações no total, que foram gravadas em alta qualidade para posteriormente ser lançado em DVD. O CD/DVD Viva! Tour foi lançado em 12 de novembro de 2013 no México, seu primeiro single foi "La apuesta" gravado com o cantor mexicano Erik Rubín. Em 18 de novembro, "Y si fueran ellas?", Foi lançado, uma produção em homenagem a Alejandro Sanz, que reuniu os artistas com mais destaques na cena musical para regravar o sucesso do cantor espanhol; no qual Thalia foi convidada para a música "Cuando nadie me ve". Em dezembro de 2013, a cantora recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, por sua carreira musical e contribuições para a cena de entretenimento.

2014–presente: Amore Mio, Latina e Valiente

Em 2014, a cantora lançou o Viva Kids Vol. I, seu primeiro CD/DVD infantil, que acompanha o lançamento de "Chupie, o binky". Para a apresentação do álbum, Thalía se apresentou no México durante o mês de abril de 2014 e gravou uma série de vídeos nos estúdios da Televisa. Em 26 de agosto de 2014, Laura Pausini lança uma nova versão de "Sino a ti", um dueto com Thalía, como um single promocional do re-lançamento do álbum 20 - Greatest Hits da italiana, a data coincidiu com o aniversário de Thalia. Em 9 de setembro de 2014, a artista lança "Por lo que reste de vida", uma canção escrita por Ricardo Montaner, como o primeiro single do que seria seu próximo álbum de estúdio, Amore Mio. Foi colocado à venda em 4 de novembro de 2014, lançando também "Amore mio", música que dá o nome ao álbum. Pouco depois de sua estreia, conseguiu se colocar no topo da lista do Monitor Latino permanecendo nessa posição por quatro semanas consecutivas.

Em julho de 2015, estreia o filme de animação Minions, sequência de filmes de animação Despicable Me 1 e 2. Thalía retorna como uma atriz, mas desta vez como dubladora, dando voz a vilã flamboyant Scarlett Overkill, que é acompanhado pelos asseclas e por seu marido Herb Okervill, a quem o cantor porto-riquenho Ricky Martin emprestou sua voz. Dois meses depois, Thalía retorna às telenovelas, mas cantando o tema musical da telenovela Antes muerta que Lichita, intitulada "Si nunca vez", sob a produção de Rosy Ocampo. Em 2016 lançou, junto com Maluma, a música "Desde esa noche". Em 26 de fevereiro de 2016, ela revelou em suas contas de mídia social a capa de seu álbum de estúdio, Latina, lançado em 21 de abril de 2016. O primeiro single do álbum, "Desde esa noche" com Maluma, chegou ao número 16 na parada Hot Latin Songs e número 4 na tabela Latin Pop Airplay. O segundo single do álbum, "Vuélveme a querer" foi lançado em 29 de abril. Thalía anunciou que vai embarcar em uma nova turnê, sua terceira no geral, chamada Latina Love Tour.

Thalía lançou seu décimo quarto álbum de estúdio, Valiente, em 9 de novembro de 2018.