No ano de 2000, a SM Entertainment realizou suas primeiras audiΓ§Γ΅es internacionais, em Pequim, recrutando Han Geng, que fora escolhido entre 3,000 competidores. No mesmo ano, Leeteuk, Yesung e Eunhyuk foram escolhidos apΓ³s participarem das audiΓ§Γ΅es anuais da SM Entertainment, em Seul. Sungmin e Donghae tornaram-se trainees apΓ³s ganharem, juntos, em primeiro lugar, um concurso patrocinado pela SM Entertainment em 2001. Em 2002, Heechul e Kangin foram escolhidos junto a Kibum, que fora descoberto por um agente de talentos em Los Angeles, na CalifΓ³rnia. Siwon tornou-se trainee em 2003, apΓ³s ser recrutado por agentes da empresa, e Ryeowook em 2004, depois de ganhar a ediΓ§Γ£o anual do Chin Chin Youth Festival, concurso de canto realizado na Coreia do Sul para jovens artistas, trabalhando como trainee por apenas dois meses antes de sua estreia. Shindong e Kyuhyun, este ganhando o terceiro lugar na ediΓ§Γ£o de anual do Chin Chin Youth Festival, foram descobertos em 2005. Entretanto, Kyuhyun juntou-se ao grupo somente em 2006
As notΓcias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um grande novo grupo espalhou-se pela internet em 2004. No inΓcio de 2005, o produtor da companhia, Lee Soo-man, confirmou os rumores e anunciou que estava preparando uma boy band com doze integrantes, que seria lanΓ§ada perto do final do ano. O produtor chamou o grupo de "O PortΓ£o para o Estrelato na Γsia",jΓ‘ que a maioria dos integrantes foram atores, MCs, modelos ou DJs de rΓ‘dio antes da estreia com o grupo. Heechul, Siwon e Kibum comeΓ§aram a carreira atuando em dramas e filmes; Leeteuk, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin e Eunhyuk apresentaram-se na televisΓ£o e tornaram-se DJs e MCs ativos, antes e depois de estrearem como cantores; Han Geng fez sua primeira apariΓ§Γ£o como modelo. Lee Soo-man tambΓ©m disse que o grupo sofreria alteraΓ§Γ΅es na formaΓ§Γ£o, com novos integrantes substituindo as geraΓ§Γ΅es anteriores a cada ano, formato inΓ©dito no mercado do K-pop. Este conceito de formaΓ§Γ£o rotativo seria inspirado no girl group japonΓͺs Morning Musume.
Super Junior 05 fez sua primeira apariΓ§Γ£o, antes de sua estreia oficial, no canal de televisΓ£o sul-coreano Mnet, em 11 de setembro de 2005. Durante a apresentaΓ§Γ£o, eles performaram vΓ‘rios estilos de danΓ§a hip hop, onde o grupo danΓ§ou "Take It To The Floor" da banda B2K. Han Geng, Eunhyuk e Donghae fizeram uma performance especial separados do grupo, danΓ§ando "Caugh Up" do cantor estadunidense Usher. Entretanto, a performance sΓ³ foi ao ar em 16 de maio de 2006, como segmento no Super Junior Show, o primeiro documentΓ‘rio do grupo na televisΓ£o.