soucalypsera
soucalypsera
Visitors

Today: 0
Week: 5
Total: 102.784

News

★ « biografia »

A Banda Calypso surgiu através de um encontro inusitado nos bastidores do movimento Brega Pop em Belém no final da década de 90. Joelma havia acabado de deixar a Banda Fazendo Arte, e Chimbinha era o arranjador mais requisitado dos cantores paraenses. A Banda Calypso desde de sua formação em 1999 vem se destacando no cenário artístico brasileiro, com músicas dançantes e românticas, apresenta um novo ritmo quente do Brasil (o Calypso do Pará), que assim como a lambada (ritmo também do Pará) surgida no início dos anos 90, promete ser uma febre entre os brasileiros de todas as idades e classes sociais.


A Banda Calypso nos apresenta um ritmo envolvente e contagiante, conhecido em Belém como brega pop ou Calypso. Não se sabe, ao certo, como definir o estilo musical da banda, mas como a própria música diz, é "a nova dança do estado do Pará", a própria Banda define como sendo o Calypso do Pará e essa denominação vem sendo aceita por outros Bandas que divulgam esse ritmo em Belém e no Brasil. Da periferia de Belém para o Brasil a Banda Calypso é a responsável por um novo ritmo que já tomou conta do Nordeste e, agora, se espalha pelo resto do país. Seu CD estaria "vendendo mais do que água" se não estivesse sendo pirateado pelos aficionados.

Muitos confundem o ritmo calypso com o forró, no entanto as semelhanças estão apenas no teor alucinante e caliente da dança, pois o calypso é um ritmo totalmente diferente de tudo que já se viu, na verdade é uma mistura de vários ritmos de raízes bem paraenses como cúmbia, merengue e carimbó, mostrando a influência e fidelidade da Banda Calypso a cultura do estado do Pará.

A Banda Calypso atualmente está entre as maiores bandas do Brasil, chegando em menos de 6 anos de existência a impressionante marca de mais de 3 milhões de copias vendidas, o que nos dias atuais é uma marca incontestável. Isso sem estar na grande mídia, como ocorrem com outros grupos musicais. O grande diferencial da Banda foi ter saído cedo de sua terra natal para divulgar o ritmo e de ter acreditado neste trabalho de qualidade que se iniciou pelo nordeste.