soniathehedgehog
soniathehedgehog
News

★SonicUNDER★

Sonic Underground foi um desenho animado franco-estadunidense produzido pela DiC Entertainment, Les Studios Tex e TF1 e exibida pelo bloco Bohbot Kids Network. Ao contrário das demais animações do Sonic, esta série não tem quaisquer ligação com qualquer outro universo criado em base na franquia.

Na história apenas Sonic, Knuckles (que aparece poucas vezes) e Dr. Robotnik (Eggman) retornaram, tendo a inclusão de novos personagens como os irmãos Sônia e Manic como aliados de Sonic, além dos vilões Sleet e Dingo como os novos capangas de Robotnik. A série ainda possui semelhanças com Sonic SatAM e as primeiras publicações da revista publicada pela Archie Comics, por apresentar temas como os Lutadores da Liberdade e os robotizadores, tal como o fato da história se passar em um clima mais sombrio e maduro. Cada episódio sempre possui uma música única.

A série teve apenas uma temporada com 40 episódios e marcou sua estreia na França antes dos Estados Unidos. No entanto a principal saga da história nunca foi concluída, de forma que a série acabou sem ter um final.

No Brasil a série foi transmitida pelo programa Bom Dia & Cia. juntamente com Sonic SatAM até 2003. Também foi exibida pela Ulbra TV no Rio Grande do Sul e também já foi exibida pela Disney Channel por um curto tempo.

Em Portugal a série foi transmitida em 1999 pela TVI no Batatoon, com dobragem em português, de 2008 a 2009 pelo Panda, mas na versão original com legendas, e mais tarde em 2012 no KidsCo, com uma nova dobragem em português.

A série esteve disponível na Netflix em 2015 em Portugal com versão dobrada e legendada, mas foi removida mais tarde em 2018.

Enredo
A história segue um cânon e continuidade separado de quaisquer mídia do Sonic the Hedgehog. No passado a Rainha Aleena, antiga governadora de Móbius foi conspirada a perder seu trono quando o maléfico Robotnik a ameaçou de dominar seu posto com seu exército de máquinas e robotizadores transformando o mundo em um lugar caótico e sombrio coberto sobre a tecnologia. Antes disso tudo acontecer, Aleena recebeu uma profecia direta do Oráculo de Delphius, que a mandou se afastar de seus filhos (Sonic, Sônia e Manic) os abandonando em três lares, e em seguida fugir para que um dia futuramente reencontrar os filhos já amadurecidos e unirem forças formando o "Conselho dos Quatro", para juntos derrotarem Robotnik e trazer a liberdade para Móbius outra vez.

Muitos anos depois os três crescem em diferentes formas de vida e costumes, Sônia se torna uma dama rica em meio a aristocracia, Manic cresce como um criminoso nas ruas, e Sonic cresce com uma família humilde, até um dia Sonic receber um chamado do Oráculo e seu Tio Chuck, para que ele uni-se forças com Sônia e Manic e assim dar início a sua jornada, depois de terem seus lares e famílias perdidos no primeiro ataque de Robotnik. O Oráculo convoca três poderosos medalhões para os irmãos, com poderes de invocar instrumentos de rock mágicos para lutarem.

Desde então o trio forma a banda de heróis roqueiros "Sonic Underground", sendo liderados por Sonic e viajando ao redor de Móbius em busca de se reencontrarem novamente com a mãe Aleena, ao mesmo tempo que entre cada destino fazem missões ajudando os habitantes de Móbius a escaparem dos ataques e planos de Robotnik e seus capangas Sleet e Dingo, que querem capturá-los e robotizá-los.

Personagens
Heróis
Sonic, o líder e guitarrista da banda. Ele lidera a banda Sonic Underground na jornada em busca de derrotar Robotnik e encontrar sua mãe, Rainha Aleena, ao lado de seus irmãos Sônia e Manic. Na infância foi criado por um casal amigo de sua mãe, até que quando ficou mais velho conheceu seu tio "Chuck" que lhe ordenou a seguir sua missão de se unir a Sônia e Manic para juntos derrotarem Robotnik e reencontrar Aleena. É impaciente, convencido e tem o dom da super velocidade, frequentemente a usando para escapar dos inimigos, raramente para lutar. Com sua guitarra ele é capaz de disparar raios laser conta os inimigos. Sua maior fraqueza é que ele não sabe nadar (coisa que também foi vista posteriormente em Sonic X e Sonic Boom). Tal como nas animações anteriores da DiC ele também tem obsessão por comer chili-dogs (chamados de "cachorros-quentes" ou "cachorros com pimenta" na dublagem brasileira). Em Portugal, foi dublado por: Carlos Alberto Macedo.
Sônia, a tecladista e a única garota da banda. Na infância, foi criada em meio a riqueza pela Lady Windimere, porém após os ataques de Robotnik ela foi forçada a se aventurar junto de seus irmãos formando a banda. Por ter sido criada em meio ao luxo e à riqueza, muitas vezes Sônia mostra-se uma garota fresca que apenas se importa com sua aparência e postura, e por isso sempre é vítima de piadinhas de seus irmãos. Ao longo da série ela é vista namorando vários rapazes, a princípio era noiva de Bartleby, mas o abandonou depois que o viu com outras garotas. Sua principal habilidade é dar um giro super-sônico, mas também é capaz de usar seu teclado para disparar lasers e também fumaça. Normalmente é vista pilotando uma moto, quando está de viagem por Mobius. Ela possui a pele rosa escuro com longos cabelos e espinhos rosa claro, além de vestir uma camisa vermelha, saia roxa, cinto amarelo, com botas e luvas roxas. Ela também gosta de cachorros-quentes assim como Sonic, porém com tofu.
Manic, o baterista da banda. Na infância foi criado como um criminoso pelo ladrão Farrell, mas após os ataque de Robotnik ele foi forçado a se aliar com seus irmãos na banda para derrotar Robotnik. Ao contrário de Sônia, ele é o mais despreocupado e bem humorado do trio, mesmo assim ainda se importa em querer achar a mãe. Mesmo após ser movido para o lado da justiça ele ainda continua com um pouco de seus antigos hábitos das ruas, como sua cleptomania. Ao contrário de Sonic e Sônia, ele é o único que não tem poderes próprios, porém quando está com sua bateria ele tem a capacidade de criar terremotos e manipular a terra. Ele também possui habilidade surfando com uma prancha voadora pelos céus, e para alcançar a velocidade do Sonic. Ele possui a pele verde, veste uma jaqueta vermelha, braceletes com espinho, brincos e possui longos espinhos espetados remetendo a um visual punk.
Vilões
Dr. Robotnik, o principal vilão da história. Dominou Móbius no passado com seu império do mal, transformando inúmeros habitantes em robôs e expulsou a Rainha Aleena de seu trono fazendo-a fugir e esconder seus filhos. Sua personalidade e aparência nesta série são idênticas as do Robotnik mostrado em Sonic SatAM. Tal como na outra série ele passa mais tempo em sua base do que fora lutando contra o Sonic, apesar de ser bem mais irritado e rabugento. Sempre manipula seus robôs Swatbots e a sua dupla de capangas Sleet e Dingo fazerem o serviço de capturarem Sonic e sua banda. Muitas vezes ameaça robotizar Sleet e Dingo por cada falha que eles fazem nas missões, mas ele acaba nunca fazendo isso em toda a série. Sonic e os irmãos frequentemente o chamam de "Robuchotnik" (Robuttnik, na versão original) ou simplesmente "Buchotnik", como uma maneira ofensiva de insultá-lo. Também chega a ser tão arrogante e convencido que até Sleet e Dingo se irritam com ele.
Sleet - O principal capanga de Robotnik, que está sempre acompanhado de seu parceiro Dingo. Ele é um lobo criminoso que foi forçado a servir as ordens de Robotnik juntamente de seu comparsa como meta capturarem Sonic e sua banda. Ele mostra-se sendo o mais inteligente e racional da dupla sendo assim o líder, mas ainda assim é incompetente e covarde. Sleet sempre carrega consigo um controle capaz de transformar Dingo em qualquer coisa útil (ou inútil) que ele precisar nas missões. Ele normalmente se mostra sendo um lobo ganancioso, estressado e muito azarado. Ele sempre aparece vestindo uma armadura cor-de-vinho, com luvas roxas, ombreiras com caveiras e uma capa roxa, além de ser narigudo e possuir os cabelos azuis. Dubrado por: Carlos Alberto Macedo
Dingo - O outro capanga de Robotnik, que está sempre ao lado de Sleet. Como o nome sugere ele é um dingo brutamontes que está frequentemente ajudando Sleet nos seus planos para capturar Sonic e a banda, apesar de ser o mais ingênuo e infantil da dupla sempre submisso as ordens de Sleet. Ele tem a habilidade de se transformar em qualquer objeto que Sleet queira através de um controle especial, embora sempre mantenha o rosto e a cor de sua pele inalteráveis, que embora sendo bem visíveis e constantes nunca é reconhecido por Sonic e os irmãos. Por ser estúpido sempre faz besteiras e é visto esmagando Sleet acidentalmente. Em algumas episódios demonstra um amor pela Sônia, apesar dela ter muito nojo dele. Ele sempre aparece vestindo uma calça verde rasgada, luvas marrons, pequenos óculos roxos e usa uma bota metálica em um dos pés, tem a pele laranja e um cabelo moicano loiro.
Recorrentes
Rainha Aleena - A mãe do grupo Sonic Underground e antiga governadora de Mobius antes de Robotnik tomar seu lugar. Ela recebeu a profecia do Oráculo e abandonou seus três filhos longe dos dominíos de Robotnik para que um dia eles crescessem e se reunissem com ela novamente. Muitas vezes ela é vista fazendo pequenas aparições em alguns episódios ajudando seus filhos em algumas missões, no entanto ainda permanecendo escondida de Robotnik. A maioria dos episódios sempre iniciam narrados pela sua voz. Seu marido nunca foi mencionado. Ela tem vários aliados como o Oráculo de Delphius e Knuckles. Dublada por Barbara Lourenço em Portugal
Knuckles - É um equidna (erroneamente chamado de "equidino" na dublagem brasileira) guardião da Esmeralda Caos da Ilha Flutuante de Móbius. A princípio foi enganado por Sleet e Dingo e forçado a lutar contra Sonic e os irmãos quando recebeu a falsa mensagem de que eles queriam roubar sua esmeralda, semelhante aos acontecimentos ocorridos no jogo Sonic the Hedgehog 3. Depois que fez as pazes com Sonic ele se aliou a equipe ao descobriu que foi profetizado para ser um dos ajudantes do Sonic Underground na luta contra Robotnik. Ele sempre está na Ilha Flutuante a protegendo de invasores e muito raramente sai de lá. É guiado pelo seu bisavô Athair, que é um ermitão sábio que mora numa área montanhosa em Móbius. É apaixonado por Sonia. Ele tem o poder de girar seus braços como hélices e escavar o solo em alta velocidade.
Sir Bartleby Montclair - Um cavalheiro e covarde vison que é um dos aristocratas mais ricos de Robotrópolis. Ele foi noivo da Sônia nos primeiros episódios, até a mesma deixá-lo quando o viu saindo com outras garotas. Como muitos habitantes de Móbius ele também foi forçado a servir as ordens de Robotnik, apesar de secretamente ainda apoiar a Rainha Aleena, pois continua a falar com Sônia ocasionalmente. Ele detesta Sonic e Manic, julgando-os por achá-los cidadões pobres e sem caráter. Ele frequentemente fala com um sotaque Britânico.
Oráculo de Delphius - Um estranho e sombrio feiticeiro reptiliano aliado da resistência. Ele foi o responsável por profetizar a invasão de Robotnik em Móbius e mandar Aleena escapar juntamente de seus filhos, para futuramente se unirem formando um conselho para derrotar Robotnik e libertarem Móbius. Ele mora numa região gelada em Móbius e algumas vezes ajuda a banda a passarem por desafios em busca de aprenderem a trabalhar em equipe nas missões.
Cyrus - Um jovem leão velho amigo de infância do Sonic e técnico dos Lutadores da Liberdade. A princípio ele trabalhava como um espião de Robotnik, até ser traído pelo vilão ao descobrir que teve seu pai robotizado por ele. Desde então passou a ajudar Sonic e seus irmãos na resistência.
Trevor - É um jovem rato amigo dos irmãos ouriços e Cyrus. Ele se veste igual a um hippie. Ele tem habilidade pilotando naves e também ajudando com equipamentos mecânicos.
Elementos da série
Medalhões - Objetos sagrados da profecia que foram distribuídos a Sonic, Sônia e Manic a fim de usá-los como armas na luta contra o mal. Todos os três representam instrumentos de rock, podendo servir tanto como armas quanto como os próprios instrumentos musicais da banda Sonic Underground.
Robotizador - Foram instrumentos criados por Robotnik para transformar os habitantes de Móbius em robôs, tal como também visto em Sonic SatAM. No entanto ao contrário das outras encarnações de robotizadores (SatAM e Archie Comics), nesta série eles apenas transformam as vítimas em parcial (com parte do rosto original), semelhante a um ciborgue.
Esmeralda Caos (Chaos Emerald) - Esmeraldas de supremo poder, capazes de fornecerem grandes poderes a seus usuários, porém também capazes de trazerem o caos e a destruição do mundo. Ao contrário dos jogos, apenas duas esmeraldas foram vistas em toda a série. A primeira delas com Knuckles na Ilha Flutuante, usada para fornecer poder para a ilha flutuar. A segunda foi encontrada por Robotnik em uma parte da história, numa mini-saga de 3 episódios. Dingo foi o único personagem a ser visto usando o poder de uma Esmeralda Caos em toda a série.
Episódios
Assim como nos outros desenhos, os episódios são longos, de aproximadamente 20 minutos cada. Além disso, assim como em Sonic SatAM, eles possuem ligação entre si. Por isso, é necessário vê-los em ordem, para compreender o desenho. São ao todo 40 desenhos de uma única temporada. Abaixo segue a relação de episódios:

1 - O Início (Música: Todos Juntos Verei)

2 - Conhecendo Você (Música: Um Grupo Unido)

3 - Harmonia Ou Alguma Coisa (Música: Unidos Venceremos)

4 - Para Pegar Uma Rainha (Música: Busco Alguem Que Tem)

5 - Mobodoon (Música: Achei Meu Lar)

6 - O Preço Da Liberdade (Música: Grana Não Pode Comprar)

7 - Baile De Máscaras Underground (Música: Deixe Bons Tempos Rolarem)

8 - Teias Entrelaçadas (Música: As Crianças Iluminam o Caminho)

9 - O Medo Mais Profundo (Música: Encare Seu Medo)

10 - Quem Você Pensa Que é? (Música: Ser Livre é Vital)

11 - O Último Refúgio (Música: Ouça Seu Coração)

12 - Saia De Onde Estiver (Música: Chique Demais)

13 - Os Vencedores Fingem Tudo (Música: Feito De Velocidade)

14 - O Lar De Um Ouriço é o Seu Castelo (Música: Vamos Para a Galera

15 - Artefato (Música: Não Se Tem Tudo o Que Se Vê)

16 - Inseto (Música: Não Abra Mão De Lutar)

17 - Tônico Sonic (Música: Quero Ser a Coisa Mais Veloz Que Há)

18 - Amigo ou Inimigo?* (Música: Nem Tudo é o Que Parece Ser) *Primeira Aparição de Knuckles

19 - Os Guardiões (Música: Correr Os Riscos é Legal)

20 - Em Roma (Música: Se Há Querer Há Poder)

21 - Jóia Da Coroa (Música: Todos Com Os Cosmos Vão Dançar)

22 - Três Ouriços e Um Bebê (Música: Ser Criança é Bom)

23 - Dia Das Dunas (Música: Bons Amigos Dão As Mãos)

24 - Querida Mamãs (Música: Somos o SU)

25 - O Ouriço Na Máscara De Ferro (Música: Não Vá Ser Um Problema)

26 - Seis é Multidão (Música: Por Você Eu Farei)

27 - Fortaleza Voadora (Música: Não Se Pode Ser Alheio)

28 - Ouriço Algum Está Na Ilha (Música: Para Se Superar)

29 - Novo Équidna Na Cidade (Música: A Potência Do Som)

30 - Casamento Enganoso (Música: O Amanhã Vou Ver)

31 - Crise o Campo (Música: Não é Quem Perde Ou Ganha Que Importa No Final)

32 - Cabeleira No Espaço (Música: Não Faça o Mal)

33 - O Imunizador (Música: Este é o Nosso Som)

34 - A Escolha De Sonia (Música: Por Que é Tudo Difícil Para Nós)

35 - Derretendo (Música: Férias Ao Sol)

36 - Adormecedores (Música: Um Dia Tudo Vai Mudar)

37 - Bartleby, o Prisioneiro (Música: Tá Na Hora De Cair Fora)

38 - A Arte Da Destruição (Música: Nosso Som é Livre)

39 - O Pendente (Música: Quero a Liberdade Para Nós)

40 - Perigo Virtual (Música: Não Baixe a Guarda)

SEGA Factory Games - 2014 Episodes Sonic Undergrond ligação externa