skamx
skamx

News

◆ Skam

— 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖𝗔𝗢 𝗚𝗘𝗥𝗔𝗟
Formato: Série
Gênero: Drama adolescente
Duração: 15–59 minutos
Criadora: Julie Andem
Desenvolvedora: Julie Andem
País de origem: Noruega
Idioma original: Norueguês
Produtor(es): Marianne Furevold-Boland
Cinematografia:: Daniel McStay, Maja Holand, Ragnar Molstad
Elenco: Lisa Teige, Josefine Frida Pettersen, Tarjei Sandvik Moe, Iman Meskini
Compositor da música-tema: Christian Wibe
Localização: Oslo, Noruega
Emissora de televisão original: NRK
Transmissão original: 25 de setembro de 2015 – 24 de junho de 2017
N.º de temporadas: 4
N.º de episódios: 43

Skam é uma série de televisão norueguesa que retrata a vida cotidiana dos adolescentes da Hartvig Nissen (Hartvig Nissens Skole), uma escola elegante no bairro rico de Frogner, em Oslo, Noruega. É produzida pela NRK P3, que faz parte da emissora NRK. A série foi exibida originalmente apenas no site da NRK. A primeira prévia da série foi publicada em 22 de setembro de 2015 e o primeiro episódio foi disponibilizado online em 25 de setembro.

No final de 2016, uma produtora de entretenimento de Simon Fuller assinou uma carta de intenção com a NRK, para uma versão americana da série para os Estados Unidos e para o Canadá, com produção prevista para ser iniciada em 2017.

Em 7 de abril de 2017, a NRK divulgou que a personagem principal da quarta temporada seria Sana Bakkoush, e a criadora, Julie Andem, publicou uma foto em seu Instagram dizendo que a quarta temporada seria a última da série.

O episódio final da série, exibido em 24 de junho de 2017, tem como foco uma variedade de pequenas histórias através de clipes individuais, possuindo como temas depressão dos pais, amor não correspondido e apoio mútuo. Em relação à decisão de encerrar a série, o chefe editorial da NRK P3, Håkon Moslet, afirmou que a criação de Skam havia sido "um esporte extremo" e em uma postagem em sua conta pessoal no Instagram, a criadora, escritora e diretora Julie Andem escreveu: "Skam foi um trabalho 24/7. Também foi incrivelmente divertido trabalhar [na série], eu realmente acredito que possui uma energia única e garanto que Skam continuará a surpreendendo e divertindo. Nós decidimos recentemente que não vamos fazer uma nova temporada neste outono. Eu sei que muitos de vocês estarão chateados e desapontados por ouvir isso, mas estou confiante de que esta é a decisão certa".

Skam recebeu aclamação da crítica e reconhecimento significativo por retratar temas como abuso sexual na segunda temporada e homossexualidade na terceira. A quarta temporada recebeu elogios na Noruega por debater sobre religião. A série foi elogiada por suas contribuições para promover a língua e a cultura norueguesas.

A série foi adaptada para uma peça de teatro dinamarquesa e tem adaptações de televisão em produção para os Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Espanha, Holanda e Bélgica.