shaki
shaki

News

𝑻𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍 ☇

Em 1997, Shakira fundou a Fundação Pies Descalzos, uma instituição de caridade colombiana com escolas especiais para crianças pobres em toda a Colômbia. Foi financiado por Shakira e outros grupos e indivíduos internacionais. O nome da fundação foi tirado do terceiro álbum de estúdio de Shakira, Pies Descalzos, que ela lançou em 1995. O foco principal da fundação é a ajuda por meio da educação, e a organização tem cinco escolas em toda a Colômbia que fornecem educação e refeições para 4.000 crianças. Em 27 de abril de 2014, Shakira foi homenageada com o Hero Award no Radio Disney Music Awards por seu trabalho na Fundación Pies Descalzos.

Em 2005, Shakira tornou-se membro fundador da Latin America in Solidarity Action, uma coalizão de artistas e líderes empresariais que busca promover políticas públicas integradas para a primeira infância. Em 2008, ela atuou como Presidente Honorária da Semana de Ação Global da Campanha pela Educação. Mais tarde, em 2010, ela colaborou com o Banco Mundial e a Fundação Pés Descalços para estabelecer uma iniciativa que distribui programas educacionais e de desenvolvimento para crianças em toda a América Latina.

Shakira é Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF e é uma de suas representantes globais. Em 3 de abril de 2006, Shakira foi homenageada em uma cerimônia da ONU pela criação da Fundação Pies Descalzos. Em março de 2010, ela foi premiada com uma medalha pela Organização Internacional do Trabalho da ONU em reconhecimento por ser, como disse o chefe do Trabalho da ONU, Juan Somavía, uma "verdadeira embaixadora para crianças e jovens, para a educação de qualidade e justiça social". Em novembro de 2010, depois de se apresentar como o ato de abertura do MTV European Music Awards, a cantora colombiana também recebeu o prêmio MTV Free Your Mind por sua dedicação contínua para melhorar o acesso à educação para todas as crianças ao redor do mundo.

Na edição espanhola da revista GQ, Shakira dirigiu algumas palavras a Sarkozy: "Somos todos ciganos". Na entrevista, ela deixou bem claro seu ponto de vista: "O que está acontecendo agora com eles (os ciganos) vai acontecer com nossos filhos e com os filhos de nossos filhos. Devemos recorrer aos nossos cidadãos para agir pelos direitos fundamentais dos seres humanos e condenar tudo o que nos parece indiciável", declarou.

Em fevereiro de 2011, a Fundação FC Barcelona e a Pies descalzos chegaram a um acordo para a educação das crianças através do esporte. Shakira foi homenageada no Grammy Latino como a Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação em 9 de novembro de 2011, por sua filantropia e contribuições para a música latina. Também em 2011, ela foi nomeada pelo presidente Barack Obama para a Comissão Consultiva do Presidente sobre Excelência Educacional para Hispânicos. A World Literacy Foundation anunciou Shakira como a vencedora do Prêmio Global de Alfabetização de 2020 por "sua contribuição significativa para a melhoria da alfabetização de crianças desfavorecidas em todo o mundo".

Em 2 de novembro de 2018, durante uma visita à sua terra natal, Barranquilla, para a construção de uma escola por meio de sua Fundação Pés Descalços (Fundação Pies Descalzos), Shakira falou sobre as políticas educacionais do governo de Iván Duque (Presidente da Colômbia, 2018-2022). Manifestando-se contra as intenções do governo de reduzir o orçamento da educação de 13% para 7%, ela disse: "Isso é inaceitável. Mostra que, em vez de avançarmos, estamos a andar para trás. Precisamos investir mais em educação e precisamos construir mais escolas em lugares onde não há". Ela também falou sobre desigualdade social e desescolarização. Em 2020, Shakira foi nomeada pelo príncipe William, duque de Cambridge, como membro do conselho eleitoral para o prêmio Earthshot, que fornece a 50 pioneiros ambientais os fundos necessários para promover seu trabalho na resolução de grandes problemas que afetam o meio ambiente. Em maio de 2020, Shakira doou mais de 50.000 máscaras faciais e dez respiradores para combater a pandemia de COVID-19 em sua cidade natal, Barranquilla. Durante os protestos colombianos de 2021, Shakira condenou a violência e pediu ao presidente Iván Duque Márquez que "pare imediatamente as violações dos direitos humanos" e "restitua o valor da vida humana acima de qualquer interesse político".