shaki
shaki

News

𝑪𝒐𝒏𝒒𝒖𝒊𝒔𝒕𝒂𝒔 ☇

Shakira é uma figura proeminente na música latina, comumente aclamada como a "Rainha da Música Latina" por seu crossover bem-sucedido para o mercado global. O New York Times a chamou de "Titã do Pop Latino" por sua posição única e de liderança na música latina, dizendo: "Mesmo quando uma nova geração de artistas de língua espanhola está entrando no mainstream da música americana, a produção de Shakira está sozinha". Uma perspectiva comparativa semelhante foi feita pelo The Independent, que nomeou Shakira um "Fenômeno Internacional" por seu apelo global e estatísticas de vendas, elaborando ainda mais com "Para colocá-la em perspectiva, outras exportações latinas como Ricky Martin e Jennifer Lopez são meros minnows ao lado de Shakira, ambos vendendo metade do número de discos que ela faz". A Forbes considerou Shakira como "fenômeno crossover" por seu sucesso incomparável de crossover e uma das latinas mais poderosas do mundo. A Forbes ainda listou Shakira como uma das celebridades femininas mais poderosas do mundo. O biógrafo da AllMusic, Steve Huey, a descreveu como uma "diva extremamente inventiva que criou um som pop transcultural enraizado em sua Colômbia natal, mas abrangendo quase todos os territórios do mundo. [...] ela escreveu ou co-escreveu quase todo o seu próprio material e, no processo, ganhou uma reputação como uma das letristas mais ambiciosamente poéticas da música latina." Seu crossover sem precedentes inspirou outros artistas latino-americanos a tentar o crossover, um exemplo é a estrela pop mexicana Paulina Rubio, tendo a MTV dizendo que "não há dúvida de que Shakira abriu portas neste país para artistas como Rubio terem sucesso". Da mesma forma, Spin credita a Shakira ter aberto o caminho para outros artistas latinos cruzarem, nomeando nomes como Maluma e J Balvin. Após o crossover, sua presença global e mainstream tornou-se grande o suficiente para a revista Time chamar Shakira de "lenda pop". Ela foi marcada como "uma das artistas mais influentes do século 21" por ET. Ao longo de sua carreira, Shakira ganhou vários títulos, incluindo "The Crossover Queen" pela The Economist, "The Queen of World Cup" pela Billboard, e "Latin America's Pop Queen" pela Pitchfork. A Billboard também observou que os videoclipes de Shakira "redefiniram o papel da dança em videoclipes", enquanto a listava como a melhor artista de videoclipes femininos latinos de todos os tempos. O jornal do Oriente Médio El Correo del Golfo credita a Shakira por "ter aberto o caminho" para vários cantores hispânicos hoje.

Os autores de Reggaeton, publicado pela Duke University Press, creditaram Shakira por popularizar o gênero (reggaeton) na América do Norte, Europa e Ásia, enquanto o Public Broadcasting Service a chamou de uma das três "artistas mais bem-sucedidas da chamada Era de Ouro da Música Latina, que remodelou a paisagem cultural da América para o século XXI". Ao lado de seu impacto na cultura pop latina e mainstream, Shakira também impactou a cultura popular no mundo árabe devido à sua popularidade na região. Em uma publicação intitulada Popular Culture in the Arab World: Arts, Politics, and the Media, o autor Andrew Hammond credita a Shakira por impactar e mudar as imagens de estrelas pop árabes como a marroquina Samira Said e a libanesa Nawal Al Zoghbi, dizendo que "[eles] mudaram sua imagem e som na tentativa de seguir seus passos (de Shakira)".

Em 1999, o MTV Unplugged de Shakira tornou-se o primeiro episódio do programa a ser transmitido inteiramente em espanhol. O concerto também é notado por ser a primeira vez que um ato pop latino tentou um Unplugged, bem como o primeiro ato solo latino a fazê-lo. Em 2001, o videoclipe de "Whenever Wherever" de Shakira foi ao ar na MTV com as versões em inglês e espanhol. De acordo com um porta-voz do canal, esta é apontada como "a primeira vez que a MTV dos EUA exibe um vídeo em espanhol". Após "Gasolina" de Daddy Yankee por cinco meses, "La Tortura" foi um dos primeiros videoclipes completos em espanhol a ir ao ar na MTV sem uma versão em inglês. Em 2005, Sanz e Shakira cantaram "La Tortura" no MTV Video Music Awards. Em 2006, "Hips Don't Lie" foi selecionada como uma das maiores canções de artistas femininas do século 21 pela National Public Radio, classificada no número 65. "Waka Waka (This Time for Africa)" foi nomeada pela Billboard a melhor e mais bem sucedida canção comercialmente da Copa do Mundo. Publicada pelo Bureau of International Information Programs, a revista Global Issues (2006) citou Shakira como um exemplo de celebridade "no mundo globalizado de hoje" que "fez grande ao compartilhar a singularidade de seu talento e cultura com a comunidade global". Em 2020, o The New Zealand Herald considerou a longevidade de Shakira na indústria "particularmente impressionante, dada sua capacidade de romper as linhas do crossover, um feito que muitos artistas não foram capazes de alcançar". Uma observação semelhante foi feita pela revista Paper, ao escrever sobre a longevidade de Shakira e ela ser uma das poucas artistas da era pré-digital a quebrar com sucesso a era digital da música, escrevendo "[Shakira] é uma titã na era digital da música, onde ela devora bilhões de streams com seu catálogo".

Em 2010, o Google revelou que Shakira era a artista feminina mais pesquisada do ano. Em 2020, Shakira foi a musicista mais pesquisada do ano.

Em dezembro de 2021, Shakira foi nomeada pela Kiss FM como uma das artistas femininas mais influentes do século 21, destacando suas conquistas no mercado internacional.

Muitos artistas citaram Shakira como uma influência, incluindo Beyoncé, Rihanna, Taylor Swift, Selena Gomez, Katy Perry, Will.i.am, Lauren Jauregui, Christina Aguilera, Justin Bieber, Fergie, Maluma, Karol G, Camilo, Nicky Jam, Brie Larson, Salma Hayek, María Becerra, Dulce Maria, Anuel AA, Tini Stoessel, Ozuna, Natti Natasha, Rosalía, Carla Morrison, Ibeyi, Flo Milli, Manuel Turizo, Elena Rose, Francisca Valenzuela, Paloma Mami, Natalia Lafourcade, Kali Uchis, Ed Sheeran, Farina, Jbalvin, Lele Pons, Andres Cuervo, Li Yuchun, Prince Royce, Romeo Santos, Greeicy Rendon, Wendy Sulca, Anitta, Nathy Peluso, Britney Spears, Cardi B, Rita Ora, Vaness Wu, Danna Paola, Emilia Mernes, Gale, Sofia Reyes, Camila Cabello, Sebastian Yatra, Paty Cantú, Simone & Simaria, Becky G, Sasha Keable, Lola Indigo, Young Miko, Nora Fatehi, Kris Kross Ámsterdam, Bad Gyal, Jackson Wang e Ayra Starr.

Shakira recebeu até a admiração de intelectuais e escritores, como o Prêmio Nobel Gabriel García Márquez, que disse: "Ninguém de qualquer idade pode cantar ou dançar com a sensualidade inocente que Shakira parece ter inventado". Márquez escreveu um ensaio exaltando o "talento musical fenomenal" de Shakira e a "maturidade extraordinária".

O jornal El Correo del Golfo escreveu que Shakira foi a maior expoente da música do Oriente Médio no Ocidente, citando seu interesse pela música e dança árabes.

Sua influência transcendeu os limites da cultura pop, que ela se tornou uma influenciadora sociopolítica, e foi nomeada como uma das "Maiores Líderes do Mundo" de 2017 pela revista Fortune. O The Guardian escreveu um extenso artigo sobre o impacto de Shakira na mudança social da Colômbia, especificamente na educação, e sua capacidade de discutir essa questão com líderes mundiais como Barack Obama e Gordon Brown. Da mesma forma, o The Independent descreveu Shakira como uma "prova viva de que o pop e a política se misturam", observando ainda que, através de seus esforços e influência, ela é capaz de ter "os ouvidos da elite política global".

▩━━━━━━ MONUMENTOS
Em 2006, uma estátua de seis toneladas (6,6 toneladas curtas), 5 metros de altura (16 pés) de Shakira foi instalada em sua cidade natal, Barranquilla, em um parque perto do Estádio Metropolitano Roberto Meléndez.

Em julho de 2018, Shakira visitou Tannourine no Líbano, que é a aldeia de sua avó paterna. Durante sua visita, ela visitou a Reserva de Cedros, em Tannourina, onde uma praça na floresta recebeu seu nome. A praça tem o nome de "Praça Shakira Isabel Mebarak".

Em dezembro de 2023, a cidade natal de Shakira, Barranquilla, homenageou a cantora com uma estátua de bronze de 21 pés em um parque às margens do rio Magdalena. A escultura mostra a cantora de cabelos longos e cacheados dançando o ventre com os braços acima da cabeça em uma saia pura com decoração de alumínio brilhante.

▩━━━━━━ LEGADO
Shakira é uma figura proeminente na música latina, e sua passagem para o mercado global está superando o que o The New York Times a chamou de "Titã do pop latino" por sua posição única e líder na música em espanhol dizendo "Shakira é um titã de Pop latino - Mesmo quando uma nova geração de artistas de língua espanhola está entrando no mainstream da música americana, a produção de Shakira fica sozinha". Além disso, a Forbes considerou Shakira como "fenômeno de crossover" por seu sucesso incomparável no crossover. e uma das latinas mais poderosas do mundo. Seu cruzamento sem precedentes inspirou outros artistas latino-americanos a tentarem atravessar o mercado anglófono, um exemplo é a estrela pop mexicana Paulina Rubio, tendo MTV dizendo "não há dúvida de que Shakira abriu portas neste país para artistas como Rubio para ter sucesso". Após o cruzamento, sua presença global e popular tornou-se grande o suficiente para a revista TIME chamar Shakira de "lenda pop".

Muitos artistas têm citado Shakira como seu ídolo ou inspiração e foram influenciados por ela em algum ponto da sua carreira, como Beyoncé, Rihanna, Lauren Jauregui, Rita Ora, Justin Bieber, Maluma, Karol G, Natti Natasha, Lele Pons, e Becky G.

▩━━━━━━ REALIZAÇÕES
Shakira recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento por seu trabalho. Ela recebeu três prêmios Grammy e quinze prêmios Grammy Latino – o maior número para uma artista feminina. Shakira vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo, tornando-se uma das artistas musicais mais vendidas do mundo. Quando ela lançou Laundry Service em 2001, ela já vendeu 10 milhões de álbuns na América Latina de acordo com a Billboard. Três de seus álbuns estão entre os álbuns latinos mais vendidos nos Estados Unidos: Fijación Oral, Vol. 1 (8º), Dónde Están los Ladrones? (9º) e Pies Descalzos (23º); Ela é a artista feminina com o maior número de álbuns latinos mais vendidos no país. Fijación Oral, Vol.1 tornou-se o álbum pop latino mais vendido e o segundo álbum latino mais vendido em geral dos anos 2000 nos EUA Dónde Están los Ladrones? é também um dos álbuns mais vendidos na Argentina, Chile, Colômbia e México; bem como Pies Descalzos é um dos álbuns mais vendidos no Brasil e na Colômbia.

A Nielsen Broadcast Data Systems disse que "Hips Don't Lie" foi a música pop mais tocada em uma única semana na história das rádios americanas, sendo tocada 9.637 vezes em uma semana. Esta canção faz de Shakira a primeira artista na história das paradas da Billboard a alcançar os primeiros lugares no Top 40 Mainstream e uma parada latina na mesma semana. Além disso, ela se tornou a única artista da América do Sul a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100, na Australian ARIA Chart e na UK Singles Chart. Shakira é a artista feminina com mais hits no top dez da Billboard Hot Latin Songs chart (35). Sua canção "La Tortura" ao mesmo tempo manteve o recorde da parada para a maioria das semanas aparecendo no número um, com um total de 25 semanas não consecutivas (este recorde é atualmente mantido pela canção de Luis Fonsi "Despacito" com 56 semanas). Ela também é o ato com mais músicas número um na parada Latin Digital Song Sales (16) e a artista feminina com mais hits número um na parada Latin Airplay (21).

A Nokia afirmou em 2010, que houve mais downloads de música de Shakira no ano anterior do que para qualquer outra artista latina nos últimos cinco anos, e She Wolf liderou o Top 10 de downloads latinos. Em 2010, ela foi classificada em quinto lugar no 'Online Video's Most Viral Artists of 2010' com 404.118.932 visualizações. Em 2011, Shakira foi homenageada no Grammy Latino como Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação, e pela Fundação Harvard como Artista de Ritmos Culturais do Ano. Ela também recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood localizada em 6270 Hollywood Blvd. Originalmente, ela deveria receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2004, mas ela recusou a oferta. Em 2012, ela recebeu a honra de Chevalier De L'Ordre des Arts et des Lettres. Em 2014, Shakira se tornou o primeiro ato musical a se apresentar três vezes na Copa do Mundo da FIFA. No mesmo ano, Aleiodes shakirae, uma nova espécie de vespa parasita foi nomeada em sua homenagem porque faz com que seu hospedeiro "trema e mexa". A Forbes classificou Shakira em sua lista das "Top 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo" no número 40 em 2012, em 52 em 2013, e em 58 em 2014. Em 2015, a Time reconheceu Shakira como uma das pessoas mais influentes nas redes sociais. Shakira e a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner foram as únicas influenciadoras latinas citadas na lista. Mais ainda, a Time observou que Shakira tem uma "plataforma incomparável" nas redes sociais onde promove sua filantropia. Em 2008, Shakira foi nomeada Presidente Honorária da Semana de Ação Global da Campanha pela Educação.

Em 2018, o Spotify incluiu Shakira na lista das 10 artistas femininas mais ouvidas da década na plataforma, tornando-a a artista latina mais transmitida. Em 2020, Shakira se tornou a primeira artista feminina a ter 4 músicas de décadas diferentes a ter mais de 100 milhões de streams no Spotify, também marcando-a como a única artista com músicas espanholas, a única artista latina e a terceira no geral depois de Michael Jackson e Eminem a atingir esse marco. No mesmo ano, ela quebrou o recorde do Vevo Certified Awards e o estabeleceu em 37, tornando-se a artista com mais vídeos com mais de 100 milhões de visualizações.

▩━━━━━━ LINKS EXTERNOS
Lista de prêmios e indicações recebidas por Shakira
Lista de recordes e conquistas de Shakira
Impacto cultural de Shakira
Bibliografia de obras sobre Shakira
Lista de álbuns tributo a Shakira
Lista de versões cover de músicas de Shakira