shaki
shaki

News

𝑬𝒔𝒕𝒊𝒍𝒐 𝑴𝒖𝒔𝒊𝒄𝒂𝒍 ☇

Sobre sua música, Shakira disse que "minha música, eu acho, é uma fusão de muitos elementos diferentes. E estou sempre experimentando. Então eu tento não me limitar, ou me colocar em uma categoria, ou... ser o arquiteto da minha própria cadeia". Shakira tem frequentemente afirmado que ela é inspirada pela música oriental e música indiana, que influenciou muitos de seus trabalhos anteriores. Ela também foi influenciada por sua herança árabe, que foi uma grande inspiração para seu sucesso mundial "Ojos Así". Disse à televisão portuguesa: "Muitos dos meus movimentos pertencem à cultura árabe". Ela também cita seus pais como tendo sido grandes contribuintes para seu estilo musical. Ela também é fortemente influenciada pela música andina e música folclórica sul-americana, usando sua instrumentação nativa para suas canções dance-pop latinas.

Seus álbuns espanhóis anteriores, incluindo Pies Descalzos e Dónde Están los Ladrones?, eram uma mistura de música folk e rock latino. Seu álbum em inglês, Laundry Service e álbuns posteriores foram influenciados pelo pop rock e pop latino. "Laundry Service" é principalmente um álbum de pop rock, mas também atrai influências de uma variedade de gêneros musicais. A cantora creditou isso à sua etnia mista, dizendo: "Eu sou uma fusão. Essa é a minha persona. Sou uma fusão entre o preto e o branco, entre o pop e o rock, entre culturas – entre o meu pai libanês e o sangue espanhol da minha mãe, o folclore colombiano e a dança árabe que adoro e a música americana."

Os elementos da música árabe e do Oriente Médio que exerceram uma alta influência sobre Dónde Están los Ladrones? também estão presentes no Serviço de Lavanderia, com maior destaque em "Eyes Like Yours"/"Ojos Así". Estilos musicais de diferentes países da América do Sul aparecem no álbum. Tango, um estilo de dança de salão acelerado que se originou na Argentina, é evidente em "Objection (Tango)", que também combina elementos de rock and roll. A faixa uptempo apresenta um solo de guitarra e uma ponte em que Shakira entrega vocais semelhantes ao rap.

She Wolf é principalmente um álbum electropop que combina influências dos estilos musicais de vários países e regiões, como África, Colômbia, Índia e Oriente Médio. Shakira chamou o álbum de "viagem experimental sonora", e disse que ela pesquisou música folclórica de diferentes países, a fim de "combinar eletrônica com sons mundiais, pandeiros, clarinetes, música oriental e hindu, dancehall, etc." Seu álbum de 2010, Sale el Sol, é um retorno aos seus primórdios contendo baladas, canções de rock e canções de dança latina como "Loca". Em 2017, a jornalista Kate Müser, da Deutsche Welle, comentou sobre o "som globalizado" de Shakira: "[suas] batidas latinas, temperadas com elementos do Oriente Médio e de outros mundos e tornadas confortavelmente familiares por serem agitadas pela máquina pop, fazem você se sentir como um cidadão do mundo".

▩━━━━━━ INFLUÊNCIAS
Quando criança, Shakira foi influenciada pelo rock, ouvindo fortemente bandas de rock como Led Zeppelin, Beatles, Nirvana, The Police e U2, enquanto suas outras influências incluíam Gloria Estefan, Madonna, Sheryl Crow, Alanis Morissette, Marc Anthony, Meredith Brooks e o Cura. Ela citou "Enjoy the Silence" do Depeche Mode como a canção que primeiro despertou sua paixão pela música pop.

▩━━━━━━ DANÇA
Shakira é bem conhecida por sua dança em seus videoclipes e shows. Diz-se que seu estilo de dança distinto combina dança latina com dança do ventre do Oriente Médio, que é derivado de sua herança libanesa, e seu tremor de quadril é mencionado em canções, como "Brave Honest Beautiful" do Fifth Harmony. Ela é conhecida por geralmente empregar produção mínima, geralmente subindo ao palco com maquiagem mínima e cabelo natural, e sem dançarinos de fundo em suas performances, preferindo se concentrar em seus vocais, movimentos de dança e presença de palco. Ela frequentemente se apresenta descalça, uma forma de dança que ela aprendeu quando era adolescente para superar sua timidez. Ela também mencionou em uma entrevista à MTV que aprendeu a dançar o ventre tentando virar uma moeda com a barriga.

▩━━━━━━ VOCAL
Shakira é uma contralto e é conhecida por sua voz "única e hipnotizante" que inclui sua "marca registrada" yodeling.