shaki
shaki

News

𝑪𝒂𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 ☇

1990–1995: Início
O álbum de estreia de Shakira, Magia, foi gravado com a Sony Music Colombia em 1990, quando ela tinha apenas 13 anos de idade. As canções são uma coleção feita por ela desde que ela tinha oito anos, baladas pop-rock misturadas e disco uptempo canções com acompanhamento eletrônico. O álbum foi lançado em junho de 1991 e contou com "Magia" e três outros singles. Embora tenha se saído bem nas rádios colombianas e dado à jovem Shakira muita exposição, o álbum não se saiu bem comercialmente, já que apenas 1.200 cópias foram vendidas em todo o mundo. Após o fraco desempenho de Magia, a gravadora de Shakira a incentivou a retornar ao estúdio para lançar um álbum de continuação. Embora fosse pouco conhecida fora de sua Colômbia natal na época, Shakira foi convidada para se apresentar no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile, em fevereiro de 1993. O festival deu aos aspirantes a cantores latino-americanos a chance de cantar suas músicas, e o vencedor foi escolhido por um painel de jurados. Shakira cantou a balada "Eres" ("Você É") e ganhou o troféu de terceiro lugar. Um dos jurados que votou para que ela vencesse foi Ricky Martin, então com 20 anos, cujo destaque inicial veio de sua participação no Menudo.

O segundo álbum de estúdio de Shakira, intitulado Peligro, foi lançado em março, mas Shakira não ficou satisfeita com o resultado final, principalmente criticando a produção. O álbum foi melhor recebido do que Magia tinha sido, embora também tenha sido considerado um fracasso comercial devido à recusa de Shakira em anunciá-lo ou promovê-lo. Shakira, então, decidiu fazer um hiato das gravações para poder se formar no ensino médio. No mesmo ano, Shakira estrelou a série de TV colombiana The Oasis, vagamente baseada na tragédia de Armero em 1985. Desde então, os álbuns foram retirados do lançamento e não são considerados álbuns oficiais de Shakira, mas sim álbuns promocionais.

1995–2000: Avanço latino
Shakira gravou originalmente a música "¿Dónde Estás Corazón?" (mais tarde lançado em seu álbum Pies Descalzos) para a coletânea Nuestro Rock em 1994, lançado exclusivamente na Colômbia. A canção foi um sucesso instantâneo em estações de rádio na Colômbia e a Sony decidiu financiar seu terceiro álbum, dando-lhe a última chance devido a fracassos comerciais anteriores.

Shakira voltou a gravar música sob a Sony Music junto com a Columbia Records em 1995 com Luis F. Ochoa, usando influências musicais de vários países e uma persona orientada por Alanis Morissette que afetou dois de seus próximos álbuns. Essas gravações geraram seu terceiro álbum de estúdio, e seu álbum de estreia internacional, intitulado Pies Descalzos. As gravações do álbum começaram em fevereiro de 1995, após o sucesso de seu single "¿Dónde Estás Corazón?".

O álbum, Pies Descalzos, foi lançado em outubro de 1995 em países da América Latina e em fevereiro de 1996 nos EUA. Alcançou a quinta posição na parada Billboard Top Latin Albums. O álbum gerou seis singles de sucesso, "Estoy Aquí", que alcançou o número dois na parada latina dos EUA, "¿Dónde Estás Corazón?", que alcançou o número cinco na parada latina dos EUA, "Pies Descalzos, Sueños Blancos", que alcançou o número 11 na parada latina dos EUA, "Un Poco de Amor", que alcançou o número seis na parada latina dos EUA, "Antología", que alcançou o número 15 na parada latina dos EUA, e "Se Quiere, Se Mata", que alcançou a oitava posição na parada latina dos EUA. Em agosto de 1996, a RIAA certificou o status de platina do álbum.

Em março de 1996, Shakira fez sua primeira turnê internacional, chamada simplesmente de Tour Pies Descalzos. A turnê consistiu em 20 shows e terminou em 1997. Também naquele ano, Shakira recebeu três Billboard Latin Music Awards de Álbum do Ano por Pies Descalzos, Vídeo do Ano por "Estoy Aqui" e Melhor Artista Revelação. Pies Descalzos mais tarde vendeu mais de 5 milhões de cópias, levando ao lançamento de um álbum de remixes, simplesmente intitulado The Remixes. Os Remixes também incluíram versões em português de algumas de suas canções mais conhecidas, que foram gravadas como resultado de seu sucesso no mercado brasileiro, onde Pies Descalzos vendeu quase um milhão de cópias.

Seu quarto álbum de estúdio foi intitulado Dónde Están los Ladrones? Produzido por Shakira com Emilio Estefan, Jr. como produtor executivo, foi lançado em setembro de 1998. O álbum, inspirado em um incidente em um aeroporto em que uma mala cheia de suas letras escritas foi roubada, tornou-se um sucesso maior do que Pies Descalzos. O álbum alcançou uma posição de pico de número 131 na Billboard 200 dos EUA e manteve o primeiro lugar na parada de álbuns latinos dos EUA por 11 semanas. Desde então, vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo e 1,5 milhão de cópias apenas nos EUA, tornando-se um dos álbuns espanhóis mais vendidos nos EUA Oito singles foram retirados do álbum, incluindo "Ciega, Sordomuda", "Moscas En La Casa", "No Creo", "Inevitable", "Tú", "Si Te Vas", "Octavo día" e "Ojos Así".

Shakira também recebeu sua primeira indicação ao Grammy Award em 1999 para o Grammy Award de Melhor Álbum de Rock Latino ou Alternativo. O primeiro álbum ao vivo de Shakira, MTV Unplugged, foi gravado em Nova York em 12 de agosto de 1999. Altamente aclamada pela crítica americana, é classificada como uma de suas melhores performances ao vivo. Em março de 2000, Shakira embarcou em sua Tour Anfibio, uma turnê de dois meses pela América Latina e Estados Unidos. Em agosto de 2000, ela ganhou um MTV Video Music Award na categoria de People's Choice – Artista Internacional Favorito por "Ojos Así". Em setembro de 2000, Shakira cantou "Ojos Así" na cerimônia inaugural do Grammy Latino, onde foi indicada em cinco categorias: Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop para MTV Unplugged, Melhor Performance Vocal Rock Feminina para "Octavo Día", Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Melhor Vídeo Musical Curto para o vídeo de "Ojos Así".

2001–2004: Transição do inglês com o Laundry Service
Após o sucesso de Dónde Están los Ladrones e MTV Unplugged, Shakira começou a trabalhar em um álbum crossover em inglês. Ela aprendeu inglês com a ajuda de Gloria Estefan. Ela trabalhou por mais de um ano em novo material para o álbum. "Whenever, Wherever", chamada de "Suerte" nos países de língua espanhola, foi lançada como o primeiro e primeiro single de seu primeiro álbum em inglês e quinto álbum de estúdio durante o período entre agosto de 2001 e fevereiro de 2002. A canção teve forte influência da música andina, incluindo o charango e panpipes em sua instrumentação. Tornou-se um sucesso internacional ao alcançar o número um na maioria dos países. Foi também seu primeiro sucesso nos EUA, alcançando o número seis na Hot 100.

O quinto álbum de estúdio de Shakira e primeiro álbum em inglês, intitulado Laundry Service in países de língua inglesa and Servicio De Lavanderia na América Latina e Espanha, foi lançado em 13 de novembro de 2001. O álbum estreou em terceiro lugar na parada Billboard 200, vendendo mais de 200.000 discos em sua primeira semana. O álbum foi mais tarde certificado platina tripla pela RIAA em junho de 2004 também. Isso ajudou a estabelecer a presença musical de Shakira no mercado norte-americano. Sete singles foram retirados do álbum, como "Whenever, Wherever"/"Suerte", "Underneath Your Clothes", "Objection (Tango)"/"Te Aviso, Te Anuncio (Tango)", "The One", "Te Dejo Madrid", "Que Me Quedes Tú" e "Poem to a Horse".

Como o álbum foi criado para o mercado de língua inglesa, o álbum influenciado pelo rock e dança espanhola ganhou um leve sucesso de crítica, com alguns críticos alegando que suas habilidades em inglês eram muito fracas para que ela escrevesse músicas no idioma. A Rolling Stone, por exemplo, afirmou que "ela soa francamente boba" ou "a magia de Shakira está perdida na tradução". Uma opinião semelhante foi expressa por Elizabeth Mendez Berry no Vibe: "Enquanto seus álbuns em espanhol brilharam com um elegante jogo de palavras, este disco é repleto de clichês, tanto musicalmente quanto liricamente. [...] Para os amantes do latim anglófono, as letras de Shakira são melhor deixadas para a imaginação." Apesar deste fato, o álbum se tornou o álbum mais vendido de 2002, vendendo mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. e se tornou o álbum de maior sucesso de sua carreira até hoje. O álbum lhe rendeu o título de maior artista latina de crossover feminino do mundo. Nessa época, Shakira também lançou quatro músicas para a Pepsi para sua promoção nos mercados ingleses: "Ask for More", "Pide Más", "Knock on My Door" e "Pídeme el Sol". No Chicago Tribune, o jornalista Joshua Klein definiu sua ascensão internacional "como multilateral, multicultural e cooperativa".

Em 2002, no Aerosmith's MTV Icon em abril de 2002, Shakira cantou "Dude (Looks Like a Lady)". Ela também se juntou a Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Mary J. Blige, Anastacia e Dixie Chicks para o VH1 Divas Live Las Vegas. Em agosto, ela cantou "Objection (Tango)" no MTV Video Music Awards de 2002, e ganhou o International Viewer's Choice Award com "Whenever, Wherever". Ela também ganhou o Grammy Latino na categoria de Melhor Vídeo Musical Curto para a versão espanhola do vídeo. Em outubro, ela ganhou cinco MTV Video Music Awards Latin America de Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Pop, Melhor Artista – Norte (Região), Vídeo do Ano (por "Suerte") e Artista do Ano. Em novembro, ela embarcou na Tour of the Mongoose com 61 shows ocorrendo até maio de 2003. A turnê também foi sua primeira turnê mundial, com shows na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. A gravadora de Shakira, Sony BMG, também lançou sua coletânea espanhola de grandes sucessos, Grandes Éxitos. Um DVD e um álbum ao vivo de 10 faixas, intitulado Live & Off the Record, também foi lançado em 2004, comemorando a turnê do Mongoose.

2005–2007: Fijación Oral Vol. 1 e Fixação Oral Vol. 2
O sexto álbum de estúdio de Shakira, Fijación Oral, Volumen Uno, foi lançado em junho de 2005. O primeiro single do álbum, "La Tortura", alcançou o top 40 na Hot 100. A canção também contou com a participação do espanhol Alejandro Sanz. Shakira; Sanz e Daddy Yankee ("Gasolina") foram os primeiros artistas a apresentar canções em espanhol no MTV Video Music Awards de 2005. O álbum foi extremamente bem recebido. Ele estreou no número quatro na parada Billboard 200, vendendo 157.000 cópias em sua primeira semana. Desde então, vendeu mais de dois milhões de cópias nos EUA, ganhando uma certificação de platina (campo latino) de 11× da RIAA. Devido às suas vendas na primeira semana, o álbum tornou-se a maior estreia de todos os tempos para um álbum em espanhol. Após apenas um dia de lançamento na América Latina, o álbum ganhou certificações. Na Venezuela, ganhou uma certificação de Platina, na Colômbia, uma certificação de Platina tripla, enquanto no México a demanda excedeu as remessas e o álbum ficou indisponível após apenas um dia de lançamento. Quatro outros singles também foram lançados do álbum: "No", "Día de Enero", "La Pared" e "Las de la Intuición". Fijación Oral, Vol.1 já vendeu mais de quatro milhões de cópias em todo o mundo. Em 8 de fevereiro de 2006, Shakira ganhou seu segundo Grammy Award com a vitória de Melhor Álbum Latino de Rock/Alternativo por Fijación Oral, Vol. 1. Ela recebeu quatro prêmios Grammy Latino em novembro de 2006, ganhando os prêmios de Gravação do Ano, Canção do Ano por "La Tortura", Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop por Fijación Oral, Vol.

O primeiro single do sétimo álbum de Shakira, Oral Fixation, Vol.2, "Don't Bother", não conseguiu alcançar o sucesso nas paradas nos EUA ao perder o top 40 na Hot 100. No entanto, chegou ao top 20 na maioria dos países do mundo. O segundo álbum de estúdio em inglês de Shakira e sétimo álbum de estúdio, Oral Fixation, Vol.2, foi lançado em 29 de novembro de 2005. O álbum estreou no número cinco na Billboard 200, vendendo 128.000 cópias em sua primeira semana. O álbum vendeu 1,8 milhão de discos nos EUA e mais de oito milhões de cópias em todo o mundo.

Apesar do fracasso comercial do primeiro single do álbum nos EUA, ele passou a gerar mais dois singles. "Hips Don't Lie", que contou com a participação de Wyclef Jean, foi lançado como o segundo single do álbum em fevereiro de 2006. Ele se tornaria o primeiro single número um de Shakira na Billboard Hot 100, além de alcançar o número um em mais de 55 países. Shakira e Wyclef Jean também gravaram uma versão em bambu da canção para servir como a canção da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo FIFA de 2006. Shakira mais tarde lançou o terceiro e último single do álbum, "Illegal", que contou com a participação de Carlos Santana, em novembro de 2006. Ela então embarcou na Oral Fixation Tour, que começou em junho de 2006. A turnê consistiu em 125 shows entre junho de 2006 e julho de 2007 e visitou seis continentes. Em fevereiro de 2007, Shakira se apresentou pela primeira vez no 49º Grammy Awards e ganhou a indicação para Melhor Colaboração Pop com Vocais por "Hips Don't Lie" com Wyclef Jean. Shakira lançou seu terceiro álbum ao vivo Oral Fixation Tour em novembro de 2007.

No final de 2006, Shakira e Alejandro Sanz colaboraram para o dueto "Te lo Agradezco, Pero No", que é destaque no álbum de Sanz "El Tren de los Momentos". A canção foi um hit top dez na América Latina, e liderou a parada Billboard Hot Latin Tracks. Shakira também colaborou com Miguel Bosé no dueto "Si Tú No Vuelves", que foi lançado no álbum Papito, de Bosé. No início de 2007, Shakira trabalhou com a cantora americana de R&B Beyoncé para a faixa "Beautiful Liar", que foi lançada como o segundo single da edição de luxo do álbum B'Day de Beyoncé. Em abril de 2007, o single saltou 91 posições, de 94 para três, na parada Billboard Hot 100, estabelecendo o recorde para o maior movimento ascendente na história da parada na época. Foi também número um no UK Singles Chart oficial. A canção lhes rendeu uma indicação ao Grammy Award de Melhor Colaboração Pop com Vocais. Shakira também foi destaque na música "Sing", de Annie Lennox, do álbum Songs of Mass Destruction, que também conta com outras 23 cantoras. No final de 2007, Shakira e Wyclef Jean gravaram seu segundo dueto, "King and Queen". A canção foi apresentada no álbum de 2007 de Wyclef Jean, Carnival Vol.

Shakira escreveu a letra, e compôs em conjunto a música, para duas novas canções que são apresentadas no filme Amor nos Tempos do Cólera, baseado no aclamado romance escrito pelo autor colombiano Gabriel García Márquez. O próprio García Márquez pediu a Shakira que escrevesse as canções. As canções que Shakira forneceu para a trilha sonora foram "Pienso en ti", uma canção do álbum Pies Descalzos, "Hay Amores" e "Despedida". "Despedida" foi indicada a Melhor Canção Original no 65º Globo de Ouro.

2008–2010: She Wolf
No início de 2008, a Forbes nomeou Shakira a quarta artista feminina mais bem paga na indústria da música. Em julho daquele ano, Shakira assinou um contrato de US$ 300 milhões com a Live Nation, que permaneceria em vigor por dez anos. O grupo de turnê também funciona como uma gravadora que promove, mas não controla, a música que seus artistas lançam. O contrato de Shakira com a Epic Records também previa mais três álbuns – um em inglês, um em espanhol e uma compilação, mas a turnê e outros direitos do acordo com a Live Nation foram confirmados para começar imediatamente.

Em janeiro de 2009, Shakira se apresentou no Lincoln Memorial "We Are One" festividades em homenagem à posse do presidente Barack Obama. Ela cantou "Higher Ground" com Stevie Wonder e Usher. Em junho de 2009, Shakira foi destaque no álbum Cantora de Mercedes Sosa em seu cover da canção "La Maza" de Silvio Rodríguez.

Em julho de 2009, Shakira lançou "She Wolf" como o primeiro single de um próximo álbum com o mesmo título. O single foi um sucesso comercial, recebendo certificações em 17 países. Shakira lançou seu oitavo álbum de estúdio She Wolf em outubro de 2009 internacionalmente e em 23 de novembro de 2009 nos EUA. O álbum recebeu principalmente críticas positivas dos críticos, e foi incluído nas listas de fim de ano do AllMusic "Favorite Albums", "Favorite Latin Albums", e "Favorite Pop Albums". She Wolf alcançou o número um nas paradas da Argentina, Irlanda, Itália, México e Suíça. Também ficou entre os cinco primeiros na Espanha, Alemanha e Reino Unido. Estreou no número quinze na Billboard 200. Foi certificada platina dupla na Colômbia e no México, platina na Itália e na Espanha, e ouro em vários países, incluindo França e Reino Unido. O álbum vendeu 2 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se um dos álbuns de estúdio menos bem sucedidos de Shakira até hoje em termos de vendas. Quatro singles foram lançados fora do álbum, incluindo "She Wolf", "Did It Again", "Give It Up to Me" e "Gypsy". "Good Stuff" foi lançado como o único single promocional do álbum.

Em maio, Shakira colaborou com o grupo sul-africano Freshlyground para criar a música oficial da Copa do Mundo FIFA de 2010 na África do Sul. "Waka Waka (This Time for Africa)", que é baseado em uma canção tradicional dos soldados camaroneses intitulada "Zangalewa" pelo grupo Zangalewa ou Golden Sounds. O single mais tarde alcançou o top 20 na Europa, América do Sul e África e o top 40 nos EUA e foi apresentado por Shakira na abertura e encerramento da Copa do Mundo. Tornou-se a música de Copa do Mundo mais vendida de todos os tempos.

2010–2015: Sale el Sol
Em outubro de 2010, Shakira lançou seu nono álbum de estúdio, intitulado Sale el Sol. O álbum recebeu aclamação da crítica e foi incluído nas listas de fim de ano "Favorite Albums of 2010" e "Favorite Latin Albums of 2010" da AllMusic. Na cerimônia do Grammy Latino de 2011, Sale el Sol foi indicado para "Álbum do Ano" e "Melhor Álbum Vocal Pop Feminino", ganhando o prêmio na última categoria. Comercialmente o álbum foi um sucesso em toda a Europa e América Latina, Sale el Sol chegou ao topo das paradas de países Bélgica, Croácia, França, México, Portugal e Espanha. Nos Estados Unidos, estreou no número sete na parada Billboard 200 dos Estados Unidos, marcando a maior estreia de um álbum latino para o ano e foi o quinto álbum de Shakira a atingir o número um. De acordo com a Billboard, 35% de suas vendas na primeira semana foram creditadas a fortes vendas digitais. O álbum também alcançou o número um nas paradas Top Latin Albums e Latin Pop Albums, alcançando fortes vendas digitais na região. O primeiro single, "Loca", foi o número um em muitos países. O álbum também foi promovido através do lançamento de "Sale el Sol", "Rabiosa", "Antes de las Seis" e "Addicted to You" como singles. O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo em 6 semanas, e mais de 4 milhões desde o seu lançamento.

Em agosto de 2011, Shakira foi destaque em um episódio de Dora the Explorer, e uma música do episódio intitulado "Todos Juntos" por Dora com Shakira foi lançada com um videoclipe. Em setembro, Shakira embarcou na The Sun Comes Out World Tour, em apoio aos seus dois álbuns mais recentes. A turnê visitou países da América do Norte, Europa, América do Sul, Ásia e África com 107 shows ao todo. A turnê foi recebida com reações positivas dos críticos, que elogiaram a presença de palco e energia de Shakira durante suas apresentações. Em dezembro de 2011, Shakira lançou seu quarto álbum ao vivo Live from Paris. O álbum ao vivo foi promovido com o lançamento de "Je L'Aime à Mourir" como single.

Em 9 de novembro de 2011, Shakira foi homenageada como Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação e cantou um cover da música "En Barranquilla Me Quedo" de Joe Arroyo no Mandalay Bay Events Center como um tributo à cantora, que havia morrido no início daquele ano. Em 2010, Shakira colaborou com o rapper Pitbull para a canção "Get It Started", que estava programada para ser o primeiro single do álbum de 2012 de Pitbull, Global Warming. O single foi lançado em 28 de junho de 2012. Ela também assinou contrato com a Roc Nation sob propósitos de gerenciamento para seu próximo álbum de estúdio. Em janeiro de 2013, Ivete Sangalo lançou um single intitulado "Dançando" com Shakira de seu álbum Real Fantasia.

Em 17 de setembro de 2012, foi anunciado que Shakira e Usher substituiriam Christina Aguilera e CeeLo Green como treinadores, para a quarta temporada do programa de TV norte-americano The Voice, ao lado de Adam Levine e Blake Shelton em março de 2013. Shakira não participou da quinta temporada em setembro de 2013, anunciando que ela se concentraria em seu novo álbum no outono e eventualmente retornaria para a sexta temporada da série em fevereiro de 2014.

Shakira originalmente planejava lançar seu novo álbum em 2012, mas devido à sua gravidez, os planos de lançar o single e o vídeo foram adiados. Em dezembro de 2013, foi anunciado que o novo single de Shakira havia sido adiado para janeiro de 2014. O décimo álbum de estúdio autointitulado de Shakira foi lançado mais tarde em 25 de março de 2014. Comercialmente, o álbum estreou em segundo lugar na parada Billboard 200 dos EUA com vendas na primeira semana de 85.000 cópias. Ao fazer isso, Shakira se tornou o álbum mais bem sucedido da cantora na parada, embora também tenha alcançado seu menor número de vendas na primeira semana (para um álbum em inglês). O álbum gerou três singles. Depois de lançar os dois primeiros singles do álbum, "Can't Remember to Forget You" (com a participação da cantora Rihanna) e "Empire". RCA escolheu "Dare (La La La)" como terceiro single. A canção "Medicine" foi lançada como um single promocional do álbum. A versão da Copa do Mundo foi lançada oficialmente no dia 27 de maio para impactar as rádios, e conta com a participação do músico brasileiro Carlinhos Brown. Em 13 de julho de 2014, Shakira cantou "La La La (Brasil 2014)" com Carlinhos Brown na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Estádio do Maracanã. Esta performance tornou-se sua terceira aparição consecutiva na Copa do Mundo da FIFA.

2016-2020: El Dorado e Super Bowl LIV
Shakira estrelou como dubladora no filme de animação de 2016 Zootopia, dublando uma personagem chamada Gazelle e cantando uma música intitulada "Try Everything". Ela começou a trabalhar em seu décimo primeiro álbum de estúdio no início de 2016. Em maio de 2016, ela colaborou com o cantor colombiano Carlos Vives na faixa "La Bicicleta", que ganhou o Grammy Latino de Gravação do Ano e Canção do Ano. Em 28 de outubro de 2016, Shakira lançou o single "Chantaje" com o cantor colombiano Maluma. Embora a canção fosse uma faixa do décimo primeiro álbum de estúdio, não tinha a intenção de ser o primeiro single. A canção se tornou o vídeo mais visto de Shakira no YouTube, com mais de 2,1 bilhões de visualizações em 1º de junho de 2018. Em 7 de abril de 2017, Shakira lançou a música "Me Enamoré" como o segundo single oficial retirado de seu décimo primeiro álbum de estúdio El Dorado, que foi lançado em 26 de maio de 2017. Ela também lançou a música "Perro Fiel" com Nicky Jam como single promocional para o álbum em 25 de maio de 2017. Seu lançamento oficial como terceiro single ocorreu em 15 de setembro de 2017, na mesma data em que seu videoclipe, que foi filmado em Barcelona em 27 de julho de 2017, foi lançado. Antes de ser lançado como single, "Perro Fiel" já foi certificado como ouro na Espanha por vender mais de 20.000 cópias em 30 de agosto de 2017.

Em janeiro de 2018, Shakira ganhou seu terceiro Grammy de Melhor Álbum Pop Latino por El Dorado, tornando-se a única artista latina feminina a fazê-lo. Ela então lançou "Trap", o quarto single do álbum e sua segunda colaboração com Maluma.

O El Dorado World Tour foi anunciado em 27 de junho de 2017, através da conta oficial de Shakira no Twitter, e estava programado para ser patrocinado pela Rakuten. Outros parceiros anunciados da turnê foram a Live Nation Entertainment's Global Touring Division (que já havia colaborado com Shakira em sua The Sun Comes Out World Tour) e o Citi, que o comunicado de imprensa nomeou como, respectivamente, o produtor e o cartão de crédito para a etapa norte-americana da turnê.

A turnê, foi anunciado, começaria no dia 8 de novembro, em Colônia, na Alemanha. Mas devido a problemas relacionados à tensão vocal que a cantora experimentou durante seus ensaios de turnê, a data foi cancelada um dia antes da programação original da turnê, e foi anunciado que seria remarcada para uma data posterior. Em 9 de novembro, pela mesma razão, ela também anunciou os adiamentos para datas posteriores, a serem determinadas e anunciadas, para ambos os shows em Paris, bem como os seguintes em Antuérpia e Amsterdã. Em 14 de novembro, Shakira fez um anúncio, através de suas redes sociais, no qual revelou que sofreu uma hemorragia na corda vocal direita no final de outubro, em sua última série de ensaios, e que, portanto, precisava descansar a voz por algum tempo para se recuperar; isso forçou o adiamento de todo o itinerário europeu da turnê para 2018. Shakira se recuperou totalmente da hemorragia que sofreu e retomou sua turnê, apresentando-se em Hamburgo, Alemanha, em 3 de junho de 2018.

Em janeiro de 2018, ela anunciou as datas de sua turnê mundial El Dorado. Ela começou a primeira etapa de sua turnê na Europa, começando em Hamburgo, Alemanha, em 3 de junho. No mesmo mês, ela lançou uma colaboração com Maluma intitulada "Clandestino" como um single independente A etapa europeia da turnê terminou em Barcelona, Espanha, em 7 de julho. Ela então passou um curto período na Ásia em 11 e 13 de julho, após o que ela foi para a América do Norte. Ela começou seu tempo lá em 3 de agosto em Chicago e terminou em San Francisco em 7 de setembro. Suas datas de turnê pela América Latina começaram na Cidade do México em 11 de outubro. No mesmo mês, Shakira participou de um remix do single "Tutu", de Camilo e Pedro Capó. A El Dorado World Tour terminou em Bogotá, Colômbia em 3 de novembro, e no mesmo dia "Nada" foi lançado como o quinto e último single de El Dorado. Ela lançou seu quinto álbum ao vivo Shakira in Concert: El Dorado World Tour em novembro de 2019. A Forbes a classificou entre as mulheres mais bem pagas do mundo na música em 2019, na 10ª posição. Em janeiro de 2020, ela lançou "Me Gusta", uma colaboração com Anuel AA.

Em fevereiro de 2020, ela e Jennifer Lopez se apresentaram para o show do intervalo do Super Bowl LIV. De acordo com a Billboard, o show do intervalo teve uma audiência de 103 milhões de pessoas. No YouTube, tornou-se o show do intervalo mais visto naquele momento. Shakira apareceu em dois especiais de televisão cantando suas músicas durante a pandemia de COVID-19, incluindo Global Goal: Unite for Our Future (com "Sale el Sol") e The Disney Family Singalong: Volume II (com "Try Everything"). Em dezembro de 2020, ela foi destaque no single "Girl Like Me" do Black Eyed Peas.

2021–presente: Las Mujeres Ya No Lloran e Dancing with Myself
Em 16 de julho de 2021, Shakira lançou um single intitulado "Don't Wait Up", sua primeira música em inglês desde "Try Everything" (2016).

Em 21 de abril de 2022, ela lançou a música "Te Felicito" com o cantor Rauw Alejandro, como o primeiro single de seu décimo segundo álbum de estúdio. Em maio, ela foi homenageada pela Ivors Academy no Reino Unido com o Ivor Novello Awards' Special Award for Songwriting celebrando suas composições em inglês e espanhol e abrindo caminho para artistas latinos. No final daquele mês, o show de competição de dança, Dancing with Myself, no qual Shakira atuou como produtora executiva e jurada, ao lado de Liza Koshy e Nick Jonas, estreou na NBC. A série foi cancelada após uma temporada. Em junho, Shakira e Black Eyed Peas lançaram "Don't You Worry" com David Guetta. Em outubro, ela lançou "Monotonía", uma colaboração com Ozuna, como o segundo single de seu próximo álbum.

Em 11 de janeiro de 2023, Shakira lançou o single "Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53", uma colaboração com o DJ argentino Bizarrap. O single alcançou o número um em 16 países, e alcançou sucesso recorde no Spotify e YouTube. Em 24 de fevereiro de 2023, Shakira foi destaque no single "TQG" de Karol G, que se tornou o maior single de estreia de Shakira na Hot 100, no número 7, enquanto também estreou no número 1 na Billboard Global 200, tornando-se o primeiro número um dela e de Karol G.

Em 15 de fevereiro de 2024, ela anunciou seu décimo segundo álbum de estúdio Las Mujeres Ya No Lloran'.