seyfriedamanda
seyfriedamanda

News

Biografia

Amanda nasceu em Allentown, Pensilvânia, em 3 de dezembro de 1985. Sua mãe, Ann (nascida Sander), é terapeuta ocupacional, e seu pai, Jack Seyfried, é farmacêutico. Ela é de ascendência principalmente alemã, com quantidades menores de ascendência inglesa, escocesa-irlandesa e galesa. Seyfried se formou na William Allen High School de Allentown em 2003.

Durante o tempo de modelagem de Seyfried, ela apareceu nos anúncios impressos para empresas de roupas, incluindo Limited Too com Leighton Meester, e foi destaque em três capas da série de romances Sweet Valley High. Ela parou de modelar quando tinha 17 anos e trabalhou como garçonete em uma comunidade de aposentados. Amanda teve aulas de canto, estudou ópera e treinou com um treinador da Broadway ainda adolescente.

Em 2003, Amanda fez o teste para interpretar o papel de Regina George em Meninas Malvadas ; o papel acabou indo para Rachel McAdams. Embora ela tenha sido inicialmente considerada para interpretar o papel principal de Cady Heron, interpretada por Lindsay Lohan, os produtores do filme decidiram que Amanda deveria interpretar Karen Smith, a estúpida amiga e ajudante de “Plastic” de Regina. O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 129 milhões em sua exibição teatral. A atuação de Amanda no filme lhe rendeu, junto com Lohan, Lacey Chabert e McAdams, um MTV Movie Award na categoria de “Melhor Equipe On-Screen”. Ela adiou sua educação universitária para completar o filme. Mais trabalhos na televisão se seguiram, incluindo Veronica Mars , aumentando seu perfil em toda a América,

O perfil de Amanda ganhou destaque devido ao seu papel na aclamada série dramática da HBO Big Love . A série gira em torno de uma família mórmon fundamentalista fictícia, na qual ela interpreta Sarah Henrickson, a primeira filha de Bill e Barb, que luta com a fé polígama de sua família. Big Love estreou nos Estados Unidos em 12 de março de 2006. Em dezembro de 2009, a HBO confirmou que Amanda retornaria para a quarta temporada do programa, mas que seria a última, pois desejava se concentrar em sua carreira cinematográfica e projetos futuros.

Em 2008, Amanda co-estrelou ao lado de Meryl Streep em Mamma Mia! , uma adaptação cinematográfica de comédia romântica do musical de 1999 com o mesmo nome. Mamãe Mia! foi o primeiro papel principal de Amanda. O filme foi o quinto filme de maior bilheteria de 2008, e em janeiro de 2013 foi o 73º filme de maior bilheteria de todos os tempos. Sua performance musical em Mamma Mia! foi lançado na trilha sonora do filme, para o qual ela gravou cinco músicas. Como parte da promoção do filme e da trilha sonora, Amanda gravou um videoclipe da música “Gimme! Me dê! Me dê! (Um Homem Depois da Meia-Noite)”.

Dear John , Chloe , Letters to Juliet e In Time também ajudaram a estabelecer sua fama internacional.

Em 2012, ela interpretou Cosette na adaptação cinematográfica do musical Les Misérables . O filme e sua atuação foram aclamados pela crítica e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e arrecadou um total de US$ 440 milhões em todo o mundo.

Em 2013, Amanda interpretou Linda Lovelace no filme biográfico Lovelace . Seu desempenho lhe rendeu elogios da crítica de críticos de cinema. Mais tarde naquele ano, ela começou a modelar para a Givenchy.

Em 2018, ela estrelou como Anon, um hacker visual futurista, no filme original da Netflix Anon , com Clive Owen; e reprisou seu papel como Sophie Sheridan no Mamma Mia! continuação, Mamma Mia! Here We Go Again , que foi lançado em julho.

Em 2019, ela estrelou como Eve em The Art of Racing in the Rain , um drama de comédia baseado no livro best-seller do The New York Times com o mesmo nome.

Ela também fez ocasionalmente trabalhos de locução em animação como Epic (2013) e Scoob! (2020). Por sua performance como Marion Davies em Mank (2020), recebeu aclamação da crítica e foi indicada ao Oscar, Globo de Ouro e Critics' Choice de melhor atriz coadjuvante.