ryan
ryan

badge badge

News

⋮ [ℝ𝗬𝔸𝗡] ─ 𝖡𝖨𝖮𝖦𝖱𝖠𝖥𝖨𝖠 ❙←⊰

Ryan Thomas Gosling (London, Ontário, 12 de novembro de 1980) é um ator, músico, produtor e diretor de cinema canadense.

Ele começou sua carreira como um ator mirim no programa da Disney Channel, Clube do Mickey (1993–95), e passou a aparecer em outros programas de entretenimento familiar, incluindo as séries de terror infantil Você Tem Medo do Escuro? (1995) e Goosebumps (1996). Ele também estrelou séries como Breaker High (1997–98) e Young Hercules, interpretando o papel principal. Ele construiu uma reputação em Hollywood por estrelar filmes independentes como no seu primeiro papel em Tolerância Zero (2001), interpretando um judeu neo-nazista, e Calculo Mortal (2002).

Gosling recebeu aclamação do público por seu desempenho em Diário de Uma Paixão (2004), pelo qual ele recebeu quatro Teen Choice Award e um MTV Movie Award. Ele também se tornou um dos atores mais elogiados criticamente, depois de seu desempenho como um professor viciado em drogas em Half Nelson (2006), pelo qual venceu o Independent Spirit Award e o National Board of Review Award e recebeu sua primeira indicação ao Óscar.

Foi três vezes indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia ou Musical) pelos seus desempenhos na comédia A Garota Ideal (2007), na comédia romântica Amor a Toda Prova (2012) e vencendo pelo musical La La Land - Cantando Estações (2017). Foi ainda indicado por A Garota Ideal e La La Land - Cantando Estações ao Prêmio Sindicato de Atores - Melhor Ator Principal (Cinema), ao BAFTA de Melhor Ator e recebeu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo musical.

Gosling é também conhecido por sua facilidade em interpretar personagens dramáticos, pelo qual foi indicado duas vezes ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Drama) por seu desempenho em Namorados Para Sempre (2011) e The Ides of March (2012), além de elogios da crítica especializada por seu desempenho em Drive (2012).

Em 2014, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Lost River, uma fantasia neo-noir estrelando Christina Hendricks, Saoirse Ronan e Iain De Caestecker.
Special