rupaul
rupaul
News

▲ RuPaul's Drag Race

INFORMAÇÃO GERAL
» Formato: Talent show
» Duração: 45 min aprox.
» Criador(es):< a> RuPaul
»
País de origem: Estados Unidos
» Idioma original:Inglês
» Diretor(es): Nick Murray
» Produtor(es) executivo(s): Fenton Bailey, Randy Barbato, Tom Campbell, Steven Corfe, RuPaul Charles, Pamela Post, Mandy Salangsang
» Apresentador(es): RuPaul
» Jurados: RuPaul, Merle Ginsberg (2009–10), Santino Rice (2009–14), Billy Brasfield (2011–12), Michelle Visage (2011–), Carson Kressley (2015–), Ross Matthews (2015–), Todrick Hall (2016–)
» Tema de abertura: "Drag Race Theme"
» Tema de encerramento: "Be Someone & Kitty Girl"
(9ª temporada)
» Compositor da música tema: RuPaul, Lucian Piane
» Emissora de televisão original: Logo TV (2009–16)
VH1 (2017–)
» Formato de exibição: 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
» Transmissão original:2 de Fevereiro de 2009 – Presente
» N.º de temporadas: 10
» N.º de episódios: 132

RuPaul's Drag Race é um talent show estadunidense realizado pela produtora World of Wonder originalmente para o canal pago Logo. A partir da nona temporada, o programa começa a ser exibido nos Estados Unidos pelo canal VH1. Idealizado e apresentado pela drag queen RuPaul, o programa procura o carisma, singularidade, coragem e talento de uma drag queen, para suceder ao título de "America's Next Drag Superstar".

Inicialmente desenvolvido para a MTV norte-americana, estreou no canal Logo no dia 2 de fevereiro de 2009, conseguindo o título de programa mais assistido do canal nos Estados Unidos. A recepção positiva do público fez com que acumulasse nove temporadas. Durante os episódios, que ocorrem semanalmente, as competidoras participam de gincanas e provas onde são testadas suas habilidades em canto, dança, costura, talento, humor e personalidade.

O programa teve dois spin-offs: RuPaul's Drag U, cancelado em 2013, e o RuPaul's Drag Race: All Stars, no qual competidoras de temporadas passadas retornam para competir novamente, na luta para entrar no "Drag Race Hall of Fame". RuPaul ganhou um Emmy em 2016 na categoria "Anfitrião Excepcional para um Talent Show", enquanto que o programa em si foi premiado como um "Talent Show Excepcional" no 21.º GLAAD Media Awards. Foi nomeado ao Critics' Choice Television Award em quatro categorias, além de ter sido nomeado para um Prêmio Emmy de Artes Criativas para "Maquiagem Excepcional para uma Série Multi-Câmera ou Especial". Em abril de 2017, RuPaul's Drag Race foi renovado por uma décima temporada.