rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

17 de junho de 2021 às 09:39 2 views

Janela do mundo

Ontem liguei para minha tia que está num asilo da Suiça. Ela tem 96 anos, não levanta mais da cama, portanto está lúcida. A sua janela para o mundo é a televisão. 
Ela é daquela geração antiga: "Tudo que é falado na televisão, é verdade!"

Eu contei para ela que fiz um documentário nas favelas, é que os lockdowns causaram miséria e fome. Mas ela me contestou: "Isso não é verdade, eles estão fazendo muitas coisas para os pobres!"
Ainda insinuei uma pequena reação: "Tia, eu vi com meus próprios olhos, eu estive lá!"
Mas ela estava irredutível e disse que nunca antes fizeram mais pelos pobres e que agora vai ter um salário mínimo na Suiça. 

Eu me calei por respeito, por amor e por sabedoria. Não adiantaria tentar explicar, para ela a televisão só fala verdade.

Mas será que ela é tão diferente de tantas outras pessoas com quais eu conversei ao longo dos últimos anos? Será que alguém que imediatamente entra na negação quando alguém lhe apresenta dados que estão fora do seu - já estabelecido - sistema de crenças, é tão diferente da minha tia de 96 anos, cuja fonte é uma narrativa única?

Eu tenho certeza de que todas as tias inglesas que assistem a BBC, as tias americanas que assistem a CNN, as tias alemães que assistem o ARD e as tias brasileiras que assistem a Globo tem a mesma visão sobre o que aconteceu em 2020, embora sejam aparentemente canais diferentes, o discurso foi ÚNICO! 

Quem ousa questionar as narrativas, é rotulado de "Conspiracy theorist" na Inglaterra, de "negacionista" no Brasil e de "Querdenker" na Alemanha. As palavras mudam, mas a tática é idêntica!

Eu não tenho a pretensão de ter razão, mas quando eu sou censurado na internet pelo uso de palavras "proibidas", a minha certeza cresce. Porque essa tentativa desesperada de calar pessoas? Eles não tem medo das mentiras (eles mesmo as espalham), eles tem medo da verdade. 

Sabe quem não questiona nada?
Animais adestradas.
Quando olho ao meu redor é o que vejo: Pessoas adestradas!

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd