rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

3 de dezembro de 2020 às 11:28 1 view

..."Imprensa alternativa não é confiável"... 

 

Por esses dias escutei uma pérola de uma daquelas pessoas que eu chamo de morno. "As fontes que você usa, não são confiáveis". 

Nem me dei o trabalho, não tenho mais saco de debater com ignorante. Isso é pura perda de tempo que é precioso.

Ele já fez sua escolha e qualquer argumentação seria inútil, porque é uma pessoa do estilo Amanda Klein do programa do Lacombe. Ao invés disso, eu prefiro escrever um texto para explicar algumas coisas para todos aqueles que realmente querem ouvir e aprender. 

A maioria não sabe que eu já trabalhei como fotógrafo no Globo nos anos 90, cobrindo as férias de um amigo, e recusei a proposta para ficar em definitivo. Naquela época a imprensa ainda havia jornalismo, um correspondente realmente pesquisava por conta própria o que acontecia em determinado país. Hoje em dia praticamente tudo vem de agência de notícia, que há pouco tempo atrás fizeram algo muito grave, que incentiva manipulação. 

 

As caméras profissionais geram um arquivo original "nef" (raw). Muitos concursos exigem esse arquivo para se certificar que a foto não sofreu nenhuma manipulação.

 

O que as agências fizeram? Não aceitam mais arquivos em raw, ou seja, não tem mais como auditar uma foto. Qualquer imagem que roda o mundo, pode ter sofrido manipulação. 

 

A cada dia que passa, a velha mídia perde audiência. Claro, ela se tornou uma militância descarada, que não hesita em mentir, omitir e distorcer os fatos. A resposta do audiência - que é menos idiota do eles pensam - é imediata. 

 

A imprensa alternativa ganha inscrições e outro tipo de ajuda voluntária de pessoas comuns porque estes confiam. No dia em que deixa de fazer jornalismo verdadeiro, vão falir, porque quem lhes financia é a própria audiência. O seu capital se chama credibilidade.

A velha mídia não. Ela acha que a audiência não importa, porque recebe dinheiro que é frequentemente oriundo de corrupção.

Os mornos nunca vão compreender isso.

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd