rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

15 de novembro de 2017 às 04:23 5 views

Foto: Semana que vem chega meu calendário 2018...



Equanimidade - Se ninguém é perfeito, porque se envergonha tanto dos teus defeitos?

O ser humano é um composto de ações, pensamentos e palavras. Muitas das vezes o pensamento ou a fala não estão de acordo com a ação. Se um ser humano conseguisse alinhar integralmente o pensamento e a ação, ele seria 100% coerente. Claro que isso seria o ideal: fazer, pensar e falar exatamente a mesma coisa. Mas infelizmente essa condição não existe na prática; não há um única pessoa na face da terra, que eventualmente não tenha ações incoerentes, é justamente a imperfeição que nos torna humanos.

Por outro lado porém, uma pessoa hipócrita vive uma discrepância muito grande, o que ela fala (ou quer aparentar) e o que ela faz não estão em sintonia. Algumas pessoas que tem um grau de psicopatia ou sociopatia podem agir intencionalmente de maneira fria e calculista para manipular os outros ou obter algum lucro. Mas há maioria age por ignorância: a pessoa sequer percebe a descrepância, porque está muito mais focado nos erros dos outros, do que em si próprio. Um outro possível motivo é o medo da rejeição: a pessoa acredita que ela passa a ser banida, se os outros descobrem a sua verdadeira vontade ou personalidade.

Quanto maior a discrepância entre o que se diz, pensa e faz, menor a possibilidade de ser feliz. Se a hipocrisia é percebido como algo muito negativo no outro, é pior ainda para si mesmo, porque no fundo é justamente o hipócrita que mais sofre com a sua falta de sintonia. Isso é uma fonte inesgotável de dores e sofrimentos. Quem não conhece a história de Dr. Jeckyll and Mr. Hyde? Ela retrata bem esse conflito!

Mais cedo ou mais tarde, vai acabar entrando em contato com a tua verdadeira essência. Se por um lado afirma que ninguém é perfeito, do outro lado não age de acordo com isso. Se realmente acredita que não é possível ser perfeito, porque tenta tão desesperadamente encobrir teus erros e defeitos? Ora, se você oficialmente aceita que todos estão imperfeitos, porque não consegue admitir e aceitar a própria imperfeição? 

Porque os nossos defeitos tem que estar numa lista negra, se a única coisa que realmente te destingue dos outros, é o fato, de possuir defeitos diferentes dos outros? Como você - ou qualquer outra pessoa do mundo - ousa julgar qual defeito é pior e qual seria mais aceitável? Não há defeito melhor ou pior, ele é apenas diferente. Goste ou não, você é sombra e luz ao mesmo tempo. Se você refuta essa realidade, automaticamente estará rejeitando uma parte daquilo que (ainda) é.

É melhor ser odiado pelo que é, do que amado pelo que não é. (André Gidé)

Buscar coerência é muito mais do que uma virtude, é a única forma de encontrar paz de espírito. Você é feito um grupo de 3 músicos que se chamam pensamento, palavra e ação: Se eles não tiverem um mínimo de harmonia e sintonia, o resultado será um desastre e a melodia muito desagradável.

É paradoxal, mas ao mesmo tempo que rejeita a hipocrisia alheia e respeita as pessoas autênticas, você tem medo de ser quem é! A hipocrisia é de certo forma uma auto-rejeição. Saiba portanto que você não precisa ser perfeito para ser amado e aceito. Antes de se preocupar com a hipocrisia alheia, trate da própria autenticidade...

 

continua....



Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd