rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

27 de maio de 2017 às 08:37 18 views

Foto: Tribo dos Mursi, Etiópia



Julgar uma pessoa que você já não é mais

 

Ouso afirmar que culpas, mágoas e ressentimentos são os maiores responsáveis por criar doenças física, e psicológicas! Vale lembrar que o sentimento nada mais é do que a consequência da sua maneira de pensar. Muitas pessoas relutam em aceitar essa afirmação, porque ao aceitar que o único responsável pelos teus pensamentos é você mesmo, não poderia continuar na posição de vítima, que é muito cômoda para muitas pessoas. Vamos supor que tenha falecido alguém próximo. Uma pessoa pensa assim: “nossa, que horrível, nunca mais vou ver essa pessoa, o que será de mim sem ela?”

A outra: “Embora seja triste, pessoas morrem. Sinto dor, mas ela vai passar”.

Qual das duas aumenta em muito as chances de desenvolver uma depressão, principalmente se ela estiver ruminando os pensamentos?

 

Tem muitas pessoas que rejeitam o fato que o pensamento vem antes de algum sentimento: “não acredito nisso, porque eu sou muito intenso!” Tenho uma má notícia para você: o que chama de intenso, na realidade está muito mais neurótico do que para outra coisa! E olha que me sinto muito à vontade de afirmar isso, porque eu já fui assim. Pessoas “intensas” tem muitos picos de emoção, a sua vida é marcada por euforias e profundas tristezas, parece uma montanha russa. Um belo dia eu cheguei a conclusão que não queria mais isso para mim, porque esses picos de emoção são inimigos da paz de espírito.

 

Vamos focar um pouco mais a culpa, a coisa mais inútil do mundo que alguém pode sentir. Por dois motivos:

1) A culpa não muda e nem interfere no passado. O que foi feito, está feito. A única coisa que ela faz, é tirar a tua paz no presente!

2) Você está julgando uma pessoa que não é mais você. Você muda o tempo inteiro, hoje você não faria mais o que já fez, se tornou uma outra pessoa. Então você julga alguém que você já não é mais.

 

Ficou complicado para entender? Se você avançar um sinal, quantas vezes pode ser multado? Uma vez, certo? Existem pessoas que pagam essa multa todos os dias, durante anos da sua vida. Todas as vezes em que sentem culpa. O pior de tudo é, que somente você poderá rasgar essa multa e te auto-absolver. Tem gente que transformam algo que poderia ser uma simples multa numa prisão perpétua!
 
Vamos imaginar que você seria capaz de olhar para o passado através de um vidro inpenetrável. Você não pode interferir, somente assistir. O personsagem que te representa é muito diferente do que você é hoje. No entanto você o julga e condena, cada vez que você assiste a cena do passado. Mas você não é mais aquela pessoa que cometeu aquele ato. Você está julgando uma outra pessoa que você já não é mais! Além de não mudar o passado, você tira a oportunidade de fazer algo mais construtivo no presente e com isso impede de criar um futuro melhor!

 

Esse vidro poderia ser muito útil, porque ao observar o personagem, é possível tirar valiosas lições e mudar aquilo que não funcionou ou que não gostou. Você não é o erro que cometeu. Errar não é errado. Um erro nada mais é do que um feedback que a vida te dá! Se não gostou das consequências, mude o comportamento, o estilo de vida; tome decisões diferentes para obter resultados diferentes. Dificilmente crescemos sem errar. Dê-se essa permissão, você não está aqui para ser perfeito!

 

Ressentimentos (sentir de novo) somente servem para te paralisar no presente, tirar a qualidade de vida e roubar tua paz de espírito e consequemente te adoecer a longo prazo. E para finalizar: a mágoa é a raiva dos covardes! Como não teve coragem de agredir o outro, fica agredindo a si mesmo. Sabe o pior de tudo? Enquanto você está aí, todo magoadinho, o outro vive a sua vida tranquilamente e frequentemente nem sabe que está assim. Mágoa é feito um pedaço de carvão em brasa, que você segura na tua mão para tacar no outro. Além de ser totalmente inútil, a única pessoa que prejudica com isso é a você mesmo!

 

Não é por acaso que Jesus falou que devamos perdoar 70 x 7, inclusive e principalmente a si mesmo. Muitas pessoas adoram complicar os ensinamentos de Jesus, no fundo são muito simples: “Se quiser qualidade de vida, perdoe, caso contrário escolherá desnecessariamente uma vida de sofrimentos”.

 

 





Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd