rodrigosantoro
rodrigosantoro

News

❏ Biografia.

Estudante de jornalismo da PUC, Rodrigo Santoro é um dos mais famosos atores no Rio de Janeiro, cursava a Oficina de Atores da Rede Globo quando foi reprovado num teste para a minissérie Sex Appeal. Mas não deixou-se abater e, naquele ano mesmo, conseguiu um pequeno papel na novela Olho no Olho. Depois, entrou no elenco de Pátria Minha. Em 1995 ganhou seu primeiro grande papel na televisão, o Serginho, de Explode Coração. Na trama, seu personagem envolvia-se amorosamente com uma mulher mais velha, interpretada por Renée de Vielmond. Em 1997 viveu um dos personagens centrais da novela O Amor Está no Ar. Repetindo o que acontecera em sua última atuação em novelas, seu personagem, Léo, envolve-se com uma mulher mais velha, Sofia, de Betty Lago. No entanto, diferentemente do outro folhetim, dessa vez, ele fica balançado também por sua filha, a jovem Luísa, de Natália Lage. No ano seguinte, interpretou um frei que apaixona-se por uma prostituta na minissérie Hilda Furacão. Em 1999 viveu o problemático pintor Eliseu na novela Suave Veneno. Mais uma vez seu personagem envolveria-se em um triângulo amoroso entre mãe e filha. Enquanto tentava o suicídio, Eliseu conhece Eleonor, de Irene Ravache, mulher rica e que vive uma má fase em sua vida. Ela então se aproxima do rapaz, o incentiva e o apoia na carreira de pintor.

Posteriormente, ele também conhece sua filha mais nova, Maria Eduarda, de Luana Piovani, com quem termina a novela. Em 2001 integrou o elenco da novela Estrela-Guia, onde viveu o charmoso e sedutor Carlos Charles, que a pedido da mãe, seduz a protagonista da história, Cristal, vivida pela cantora Sandy, a fim de casar-se com ela e apoderar-se das terras que a moça herdou após a morte de seus pais.

Nesse mesmo ano, no papel de um jovem internado à força num manicômio pela própria família, no filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, faturou os prêmios de melhor ator em várias premiações ocorridas nos festivais de cinema de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e de vários países sul-americanos.Simultaneamente, atuou também no longa-metragem Abril Despedaçado, de Walter Salles, indicado ao Globo de Ouro, em 2002, como melhor filme estrangeiro, onde interpretou Tonho, um homem quieto do sertão, sujo de lama dos pés à cabeça. Interpretou a travesti Lady Di, do filme Carandiru, de Hector Babenco, em 2003. Nesse mesmo ano, integrou o elenco da novela Mulheres Apaixonadas, onde viveu o boa-vida Diogo. Casado com a histérica Marina, de Paloma Duarte, é pela prima Luciana, de Camila Pitanga, que ele nutre uma paixão avassaladora. Durante esse trabalho, pediu o afastamento temporário da novela, a fim de lançar-se na carreira internacional. Nesse período, filmou uma participação na produção americana Charlie's Angels: Full Throttle, onde apareceu por poucos minutos num papel sem texto. Também nesse ano, esteve presente no filme inglês Love Actually, no qual atual ao lado de grandes celebridades incluindo a estrela Elisha Cuthbert, em que fez par romântico com Laura Linney.


Rodrigo Santoro em 2004.
Em 2005, ao lado da atriz Nicole Kidman, gravou um comercial milionário para um perfume da Chanel. Nesse mesmo ano, após recusar o convite para protagonizar a novela Bang Bang, protagonizou as duas jornadas da minissérie Hoje é Dia de Maria. Em 2006 estreou na televisão internacional ao interpretar Paulo, personagem da terceira temporada da série Lost, que estreou no Brasil, em março de 2007, no canal a cabo AXN. No fim de 2006 foi indicado, à frente de Brad Pitt, para o ranking dos homens mais sensuais do planeta, promovido pela revista estadunidense People.

Em 2007 apareceu como vilão na produção canadense 300, do diretor Zack Snyder. Na história, adaptada dos quadrinhos de Frank Miller e Lynn Varley, despontou como o rei persa Xerxes I, papel para o qual teve que raspar completamente o cabelo e cobrir o rosto com dezenas de piercings. Pela sua atuação, foi indicado, ao lado dos premiados Jack Nicholson e Meryl Streep, para o prêmio MTV Movie Award de melhor vilão.


Santoro com equipe do filme Che em Cannes, em 2008.
Mesmo com uma carreira já estável fora do Brasil, afirmou que não pretende abandonar o cinema e a televisão brasileiros. Em 2008, para viver um dos protagonistas do longa Os Desafinados, aprendeu a tocar piano, e, em 2009, retornou à televisão ao fazer uma participação especial na minissérie Som & Fúria, na pele do publicitário Sanjay. Em 2010, no longa-metragem Meu País, interpretou Marcos, um executivo, casado e bem-sucedido homem que viveu fora do país por anos devido ao desafeto com a família, mas se vê obrigado a retornar, após um derrame sofrido pelo pai. Foi confirmado em Black Oasis, filme biográfico que conta a história da falecida atriz Susan Cabot, assassinada pelo próprio filho. A produção tem a direção de Stephan Elliott e traz Rose McGowan no papel de Cabot, esposa do personagem de Rodrigo.

Em fevereiro de 2015, iniciou as filmagens do remake de Ben-Hur no papel de Jesus[5], e em outubro do mesmo ano, é confirmado que o ator fará sua volta às novelas após 12 anos em Velho Chico, escrita com a autoria de Benedito Ruy Barbosa sendo a nova novela das 21h da Rede Globo substituta de A Regra do Jogo, fazendo o papel do protagonista Afrânio, ao lado de Carol Castro.