rihannaf.
News

➦ Videografia

George Epaminondas da revista InStyle considera os videoclipes "cinemáticos", misturando ritmos e géneros musicais, com "toques sensuais". O primeiro vídeo da cantora, "Pon de Replay", num cenário de discoteca, misturava a música caribenha com o R&B, com ritmos dançantes, a canção ilustrava o comportamento numa discoteca ou em bares. "If It's Lovin' that You Want", segundo, mostrava o ambiente das praias havaianas, novamente com ritmos dançantes, a cantora no vídeo veste-se a rigor do Hawai. Continuando com as misturas musicais, neste caso, reggea com R&B, "SOS", novamente um vídeo muito dançante em que a cantora dança sozinha e acompanhada. Existindo outra versão, patrocinada pela Nike, em que a cantora dança num ginásio com bailarinas, em que algumas cenas se transforma numa discoteca, cheia de luzes. "Unfaithful" o primeiro ritmo balada, como o género de música exige, o cenário é mais variado e de acordo com o estilo. Voltando ao estilo caribenho e dançante, "We Ride", alterna novamente o cenário, para paisagens ambientais, de bares e discotecas.
Em 2007 o estilo dos vídeos mudaram com "Umbrella", que passou a misturar o R&B com Hip hop, alternando cenários dentro de uma casa e num estúdio, sem deixar a dança de lado. Seguindo a inovação, "Shut Up And Drive", altera o estilo para rock mostrando uma face desconhecida até então da cantora, alternando os cenários para garagens com carros e até a aparência da banda da cantora. "Don't Stop The Music" recorda a música dançante de Rihanna, num cenário total de discoteca, a cantora dança novamente sozinha e acompanhada, mostrando totalmente o ambiente de uma discoteca. "Hate That I Love You" relembra o vídeo de "Unfaithful", misturado com R&B, o cenário alterna entre as ruas e um hotel. No mesmo seguimento, "Take A Bow", onde os cenários da suposta casa da cantora e a rua se alteram, mostrando partes da cantora a conduzir um carro, como em "Shut Up And Drive". Em seguida é lançado o sexto single "If I Never See Your Face Again", música colaborativa os Maroon 5, que alinhou como bónus no relançamento do Good Girl Gone Bad, originalmente lançada no álbum It Won't Be Soon Before Long do grupo, no vídeo a banda faz uma actuação num estúdio, enquanto que a cantora posa sensualmente e canta. No seguimento de mudança, "Disturbia" mostra um cenário totalmente contorbado e sinistro, envolvendo aranhas e cenários de jogos mortais. O vídeo alcançou a posição número cinco na lista "Top Five Most Paranoid Music Videos" elaborada pelo canal televisivo MTV. Por fim na fase do terceiro disco de estúdio, "Rehab", que volta a misturar o R&B com balada, num cenário de um deserto com caravanas, em que a cantora e o cantor Justin Timberlake, que teve uma participação especial no vídeo.
Em 2009, participou no vídeo da música de Kanye West, "Paranoid, apenas com um papel de actriz do vídeo, desempenhando o papel de uma namorada paranóica" e, junto de West e Jay-Z, do vídeo de "Run This Town", num ambiente de guerra e revolução numa cidade. Foi gravado em Nova Iorque e a cantora demonstrou um aspecto alternativo e diferente dos seus vídeos musicais anteriores, num estilo videográfico mais solto e muito mais urbano.