rebeldex
rebeldex

News

Dulce María

Dulce María Espinosa Saviñón (Cidade do México, 6 de dezembro de 1985) é uma cantora e atriz de origem mexicana. Também desenvolve trabalhos paralelos na área da literatura, da filantropia e ocasionalmente, como modelo e apresentadora.

Sua carreira teve início em 1990, quando, ao cinco anos de idade, ingressou em comerciais de televisão e, três anos depois entrou no elenco da série de televisão infantil Plaza Sésamo, tornando-se internacionalmente conhecida apenas a partir do ano de 2004, quando atuou como a protagonista Roberta Pardo na telenovela Rebelde, baseada na série argentina Rebelde Way, e paralelamente integrou o grupo musical mexicano RBD. Antes, no ano de 2000, havia começado a fazer parte da agrupação feminina Jeans, porém saiu dela dois anos depois para atuar na telenovela Clase 406.

Em agosto de 2008, o RBD anunciou seu fim na carreira em grupo. Assim, os integrantes que o compunham, passaram a seguir em carreiras artísticas individuais. Com a desintegração do grupo musical, a artista seguiu em carreira solo e, no ano seguinte, protagonizou a trama tele novelística Verano de amor, cuja atuação lhe concedeu o prêmio de "Melhor Atriz Juvenil", realizado pela revista People en Español. Entre 2010 e 2011, fez uma participação na terceira temporada da série Mujeres asesinas e estrelou a produção cinematográfica ¿Alguien ha visto a Lupita?. Em 2013, participou da novela Mentir para Vivir, em 2014 foi a protagonista da versão mexicana do musical da Broadway Rock of Ages - La Era del Rock e em 2016 antagonizou a novela Corazón que Miente.

Em sua carreira musical, atuando como solista, lançou seu álbum de estreia, Extranjera (2011), que gerou os singles "Inevitable", "Ya No" e "Ingenua". O disco debutou na primeira posição do Mexican Albums Chart, permanecendo por quatro semanas, além de adquirir um certificado de platina no Brasil. Sin Fronteras (2014), seu segundo álbum, teve quatro singles, "Lágrimas", "Antes Que Ver El Sol" e "O Lo Haces Tú O Lo Hago Yo" e seu terceiro álbum de estúdio, DM (2017), gerou os singles "No sé llorar", "Volvamos" e "Rompecorazones".

Dulce María já foi indicada e vencedora de diversos prêmios internacionais como MTV Europe Music Awards, Prêmio TVyNovelas, Prêmio People en Español, Premios Juventud e nas edições americana, mexicana e brasileira dos Nickelodeon Kids' Choice Awards. Foi eleita entre "Os 50 Mais Belos" da revista People en Español nos anos de 2007, 2010, 2011, 2016 e 2017. Dulce é uma das latinas mais populares nas redes sociais, em 2015 o site The Huffington Post do Reino Unido a colocou em 16ª entre as 100 Mulheres Mais Influentes no Twitter e em 2016 foi a terceira celebridade mais comentada no Twitter.