rbds
rbds

News

⭑⭑ 𝔹𝔸ℕ𝔻𝔸 ℝ𝔹𝔻

RBD é um grupo vocal mexicano de música pop criado a partir da telenovela mexicana Rebelde (2004–06). O grupo, composto originalmente por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni, é tido como o grupo de maior êxito do pop mexicano e da América Latina. O grupo deu início as suas atividades em 30 de setembro de 2004 com o lançamento do primeiro single de seu álbum de estreia, Rebelde, e encerrou suas atividades em 10 de março de 2009, após o lançamento de seu último álbum de estúdio, Para Olvidarte de Mí.

O grupo lançou seu álbum de estreia, Rebelde, em 2004, que ficou entre os 10 mais vendidos nas paradas musicais de cinco países, incluindo o México e os Estados Unidos, sendo que nesse último, estreou na posição número 1 da Latin Pop Albums da Billboard e foi certificado como platina quádruplo pela RIAA. Em 2005, é lançado o segundo álbum de estúdio, Nuestro Amor, repetindo o sucesso de seu antecessor no México – onde recebeu certificação de platina pelas 127 mil cópias vendidas em apenas 7 horas após o lançamento –, Estados Unidos e Europa, além de receber sua primeira indicação ao Grammy Latino. No ano de 2006, lançam o terceiro material discográfico, Celestial, onde o primeiro single do álbum, "Ser O Parecer", foi o número um na Hot Latin Songs da Billboard, e no mesmo ano lançaram o primeiro e único álbum em língua inglesa, Rebels. Em 2007, lançaram o quinto álbum de estúdio, Empezar Desde Cero, recebendo certificação de platina quádruplo pela AMPROFON em razão das 320 mil cópias vendidas no México e alcançando o topo da parada musical americana Top Latin Albums da Billboard onde permaneceu por 22 semanas e foram novamente indicados ao Grammy Latino. Em 15 de agosto de 2008, o grupo anunciou a separação e realizou sua turnê de despedida. A última apresentação aconteceu em 21 de dezembro de 2008, em Madrid, na Espanha. O último álbum de estúdio da carreira, Para Olvidarte de Mí, foi lançado em 2009.

Em 2020, doze anos após o último show, o grupo se reuniu pela primeira vez e lançou o single "Siempre He Estado Aquí" para promover o concerto virtual Ser O Parecer: The Global Virtual Union. Em 2021, foi lançado o álbum ao vivo que leva o mesmo nome do concerto.[15] Os integrantes Alfonso Herrera e Dulce María não participaram dos projetos por questões pessoais. Em 2023, eles se reuniram para uma turnê comemorativa, a Soy Rebelde Tour. Desta vez, apenas Herrera não participou do projeto.

A banda conseguiu múltiplos discos de platina, ouro e diamante, realizou turnês pela grande maioria dos lugares no mundo, visitou mais de 23 países e cantou em 116 cidades, incluindo em cenários de importância mundial como o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, o Estádio Memorial Coliseum em Los Angeles e o Madison Square Garden de Nova York, todos com ingressos esgotados. A marca RBD fabrica produtos como bonecas, cadernos, gomas de mascar, produtos para higiene e alimentos, além de uma revista editada no México, Romênia, Espanha e Brasil. O álbum Celestial (2006) estreou em décima-quinta posição na Billboard 200, marcando na primeira semana mais de 137 mil cópias nos Estados Unidos e mais de 9 milhões de ingressos em seus concertos, além de arrecadar mais de 30 milhões de dólares com merchandising de acordo com a EMI.

O RBD tornou-se um dos atos pop mais bem sucedido na história da música hispana e um dos acontecimentos musicais mais importantes na cultura popular mexicana contemporânea, sendo constantemente aclamados por serem um dos maiores grupos pop de todos os tempos, com mais de 15 milhões de álbuns vendidos mundialmente, entrando para a história da música como um dos mais exitosos grupo pop mexicano.