pixielott

News

❐ Carreira

Início (2005–08)

Em 2005, Lott viu em um anúncio do jornal The Stage que haveria audições musicais e para que pudesse ingressar nas seleções, fingiu ter dezesseis anos, quando tinha apenas quatorze. Após sua interpretação de uma canção de Mariah Carey, ela impressionou o empresário David Sonenberg, que acabou por contratá-la, e passou os dois anos seguintes compondo canções com profissionais desta área ora na Inglaterra, ora nos Estados Unidos. O produtor L.A. Reid convidou a cantora para uma apresentação que resultou em um cargo na companhia Island Def Jam. A postagem de suas gravações de demonstração na sua página da rede social MySpace resultou em um interesse maior da indústria da música na artista e consequentemente em uma disputa de agentes. Portanto, saiu da então gravadora e ingressou na inglesa Mercury e na estado-unidense Interscope em 2008, começando a gravar seu álbum de estreia. Mesmo tendo de faltar períodos do seu local de educação, a Brentwood County High School, atingiu notas A nos exames da avaliação do Reino Unido de ensino secundário General Certificate of Secondary Education.

Turn It Up (2009–10)

A canção "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" foi lançada em 4 de junho de 2009 como seu primeiro single e estreou no topo da tabela britânica de composições, a UK Singles Chart. Além do sucesso no país de origem da cantora, a obra ficou entre as quarenta primeiras posições em outras dezessete nações, incluindo Portugal, onde manteve-se na décima terceira da listagem de vendas digitais através de telefones celulares da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP). Em agosto seguinte, foi certificada como disco de prata pela British Phonographic Industry (BPI) por mais de duzentas mil cópias vendidas. Em setembro, "Boys and Girls" foi sua segunda faixa distribuída comercialmente. Teve desempenho igual ao de sua antecessora com o maior salto na história da lista ao ir do número 73 até o primeiro, fato que mais tarde seria publicado na edição de 2011 do livro Guinness World Records. Ambas as músicas foram aclamadas, tornando a cantora em um nome onipresente no Reino Unido. Seu álbum de estreia, Turn It Up, foi distribuído em 11 de setembro de 2009. O trabalho combina gêneros como pop, soul e R&B e obteve em sua maioria críticas mistas pela sua produção de qualidade e diversão transmitida, mas que apontaram também uma falta de originalidade no conjunto. Atingiu a sexta colocação na UK Albums Chart e recebeu a autenticação de platina dupla pela BPI. Afora o êxito nacional, alcançou um resultado comercial médio, mas que deu popularidade à inglesa em outros territórios europeus e oceânicos. Até 2011, Turn It Up já vendeu cerca de um milhão de edições mundialmente. O terceiro single de Turn It Up, "Cry Me Out", atingiu o décimo segundo posto na UK Singles Chart e foi disco de prata pela BPI.

As duas últimas faixas de promoção do seu álbum, "Gravity" e "Turn It Up", foram distribuídas no primeiro semestre de 2010 e conseguiram ficar entre as vinte primeiras posições no Reino Unido, onde Lott fez concertos de abertura para a cantora Rihanna em sua excursão musical Last Girl on Earth em maio daquele ano. Em outubro seguinte, o disco da artista foi reeditado sob o título Turn It Up Louder com novas faixas, incluindo o single "Broken Arrow", número doze na UK Singles Chart. Durante dezenove datas do último bimestre de 2010, Lott embarcou na Crazy Cats Tour, sua turnê de debute, pelo Reino Unido em apoio ao seu trabalho. Apresentado a um total de quarenta mil pessoas, o evento teve seus ingressos esgotados e recebeu em sua maioria análises positivas, com críticos favorecendo a capacidade vocal de Lott, a postura da intérprete para uma iniciante e o espetáculo como um todo.

Young Foolish Happy e Pixie Lott (2011–atualmente)

Seu segundo álbum de estúdio, Young Foolish Happy, foi lançado em 11 de novembro de 2011 e possui uma sonoridade mais de soul e calma em relação ao primeiro, que de acordo com a artista, resultou por ela ter amadurecido desde quando começou a fazer música. Os membros da crítica especializada ficaram dividos com o produto: alguns apoiaram sua direção musical e a habilidade da compositora demonstrada no conjunto, enquanto outros notaram um declínio em comparação ao Turn It Up e a falta de espaço no cenário musical que a intérprete enfrentaria com a nova fase da sua profissão. O disco veio a ter um pico de número dezoito na UK Albums Chart. Sua canção de divulgação inicial, "All About Tonight", marcara o terceiro topo de Lott na UK Singles Chart com o maior registro de vendas iniciais da sua carreira: 88.893 edições na sua semana de estreia. A segunda, "What Do You Take Me For?", ficou no décimo lugar da lista e a imprensa notou que seu vídeo acompanhante mostra uma imagem mais sexual e madura da cantora por seu vestuário revelador acompanhado de uma coreografia insinuada. "Kiss the Stars", outra canção do material fonográfico, tornou-se notória por ter um desempenho melhor do que o segundo single ao alcançar a oitava posição da tabela. Aparições notáveis de Lott naquele ano incluem sua apresentação no Michael Forever: The Tribute Concert e na 99.ª edição do evento de gala Royal Variety Performance, onde cantou "All About Tonight" na presença de Ana, Princesa Real do Reino Unido.

Em fevereiro de 2012, Young Foolish Happy recebeu a certificação de ouro pela BPI. Em março seguinte, Lott fez sua estreia como artista convidada em um single através de "Bright Lights", do rapper compatriota Tinchy Stryder, que rendeu a ambos a sétima colocação na UK Singles Chart. Nos meses que sucederam-se, a cantora focou-se em propagar o álbum em países do leste e sudeste da Ásia através de uma série de aparições, a qual incluiu uma turnê promocional, a Young Foolish Happy Tour. Uma versão especial do disco foi distribuída no continente, alcançando o número dez na edição internacional e o 39 na geral da Gaon, compilação da Coreia do Sul. No Japão, o trabalho atingiu a 75.ª colocação da Oricon e a artista obteve sucesso com "All About Tonight", que ficou no quarto lugar da Japan Hot 100.

O terceiro álbum de estúdio de Lott, o autointitulado Pixie Lott, foi lançado oficialmente em 1° de agosto de 2014 pela Virgin EMI, união das Mercury e Virgin Records após a aquisição delas pela Universal Music UK.