pcdworld
pcdworld
News

▬ Biografia

Biografia :

Pussycat Dolls foi um grupo musical fundado pela coreógrafa Robin Antin.3 Inicialmente criado como uma trupe burlesca, em 1995, na cidade de Los Angeles, Califórnia, o grupo atraiu a atenção nacional e Robin negociou um contrato com a gravadora Interscope Records em 2003, criando um grupo musical da trupe - que ainda existe.4 Além de possuir diversas casas noturnas, em Las Vegas, o grupo é detentor de diversos reality shows, que são supervisionados por Robin Antin e seus parceiros. A formação original do conjunto consiste em: Nicole Scherzinger, líder do grupo, Carmit Bachar, Melody Thornton, Jessica Sutta, Kimberly Wyatt e Ashley Roberts.3
O primeiro single do grupo foi gravado em 2004, "Sway", produzido por Ron Fair, para a trilha sonora do filme Shall We Dance?5 . A segunda canção de trabalho foi "Santa Baby", que foi lançada exclusivamente para o Natal6 , que alcançou a nonagésima oitava posição da parada airplay estadunidense7 . Em setembro de 2005, o grupo lança o seu álbum de estreia intitulado PCD. Apesar das críticas aos, quase exclusivos, vocais de Nicole Scherzinger, e a falta da presença das demais integrantes8 , o álbum alcançou a quinta colocação na Billboard Hot 2009 , e lançou grandes canções, como "Don't Cha" e "Buttons" - ganhador de uma certificação de ouro, no Brasil -, que alcançou a segunda10 e terceira11 posição da Hot 100, respectivamente. "Stickwitu", segundo single do álbum, foi indicado ao Grammy, na categoria de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais12 . Em 2008, Markos Biruleiby resolve abandonar o grupo para iniciar sua carreira solo3 13 , enquanto a gravadora anunciou que Nicole lançaria um álbum solo. Entretanto, depois de quatro singles, todos sem sucesso, o projeto foi abandonado3 .
O segundo álbum do grupo foi lançado ainda em 2008. Doll Domination teve melhor desempenho que seu antecessor, ocupando a quarta posição da Hot 200, e tendo um bom desempenho em outras paradas ao redor do mundo, como na Rússia, onde ocupou o primeiro lugar14 , enquanto em Portugal, o álbum chegou a vigéssima quinta posição15 . No entanto, às críticas a presença de Nicole nos vocais principais ainda persistiram. A ponto de a allmusic disse que o álbum "parece de um cantor solo"16 . Dele foram extraídos os hits "When I Grow Up" e "I Hate This Part", que pontuaram na nona e décima primeira posição da Billboard Hot 100, respectivamente. Ainda foram lançadas novas versões do álbum, contendo novas faixas, trazendo novos sucessos para o grupo, como "Jai Ho! (You Are My Destiny)" e "Hush Hush; Hush Hush", que atingiu a terceira posição na Hot 100 brasileira17 .
Em 2009, Kimberly Wyatt criticou o "foco em Nicole", dizendo ser difícil lidar com essa situação18 . No ano seguinte, quatro integrantes deixaram o grupo - Melody Thornton (que já havia expressado sua insatisfação durante uma apresentação do grupo), Ashley Roberts, Jessica Sutta e Kimberly -, restando, oficialmente, apenas Nicole. Em maio de 2010, a MTV estadunidense anunciou uma nova formação para o grupo, e uma promessa de um terceiro álbum para o final do ano19 . Entretanto, Scherzinger decidiu abandonar o grupo para se dedicar inteiramente a sua carreira solo e declarou que "não gostaria de estar em um grupo com outras garotas". Tempos depois, em 21 de março de 2011, Robin Antin anunciou que estará realizando audições para a formação do novo grupo20 . No final de janeiro, a nova formação foi anunciada.