parkjiminx
parkjiminx
News

Vidα e cαrreirα

• 1995–2015: Primeiros anos e início de carreira com BTS

Jimin nasceu em Busan, Coreia do Sul,em 13 de outubro de 1995. Sua família é constituída por seus pais e seu irmão mais novo, Park Ji-hyun. Durante sua 8ª série começou a dançar popping. Jimin tornou-se ativo na cena de dança em Busan desde o ensino médio, juntando-se a muitos grupos de dança de rua, vencendo várias competições de talento com suas habilidades de canto também.Depois de assistir as apresentações de Rain, ficou interessado em se tornar um performer, sendo ativo como um dançarino em muitos lugares por algum tempo. Estudou na Busan Arts High School onde praticou dança moderna. Juntou-se a Big Hit Entertainment após uma audição bem sucedida em Busan como parte da Big Hit's "Hit It", em 2011, interpretando a canção "I Have a Lover", depois que seu professor de dança de sua escola o recomendou para fazer uma audição em uma empresa de entretenimento. Após ser aceito na Big Hit, se transferiu para a Korea Arts High School. Em julho de 2012, apareceu no vídeo musical de "Party (XXO)" do grupo GLAM.
Em 12 de junho 2013, Jimin fez sua estreia como membro do grupo BTS (também conhecido como Bangtan Boys) com o lançamento do single álbum 2 Cool 4 Skool, a primeira parte de sua série "trilogia escolar", simultaneamente com seu lead single "No More Dream", que alcançou o número 124 na Coreia antes de cair rapidamente nas paradas. Enquanto o single álbum estreou na 19ª posição no Gaon Music Chart, e alcançando a 5ª posição semanas depois. A primeira apresentação televisiva do grupo ocorreu no dia seguinte no M Countdown da Mnet com a faixa "No More Dream" de seu single de estreia. Apesar de polidas, essas primeiras performances ao vivo demonstraram o potencial do BTS com sua presença intensa e carismática no palco.

Em setembro de 2013, o BTS lançou a segunda parte de sua "trilogia escolar", o extended play O!RUL8,2?, junto com o single "N.O", que chegou ao número 92 na Coreia. O EP alcançou o número quatro na Coreia do Sul e vendeu mais de 34 mil cópias em seu ano de lançamento. Em termos líricos, o EP expandiu o tema dos sonhos e da felicidade, revelando sua frustração sob o severo sistema educacional coreano e sua determinação em enfrentar a luta de provar a si mesmos. No mesmo mês, o BTS estrelou seu próprio programa de variedades, o Rookie King Channel Bangtan da SBS MTV, baseado em uma estação de transmissão falsa, "Channel Bangtan", através da qual os membros parodiaram programas de variedades como VJ Special Forces e MasterChef Korea. No final do ano, o BTS foi reconhecido com vários prêmios de Novo Artista do Ano, incluindo o 5th Melon Music Awards, 28th Golden Disc Awards e o 23rd Seoul Music Awards.

O último ato de sua "trilogia escolar", o EP Skool Luv Affair, foi lançado em janeiro de 2014 e liderou o Gaon Album Chart, vendendo 100 mil cópias em 2014.Em fevereiro de 2014, Jimin comemorou sua formatura do ensino médio com o lançamento da canção "95 Graduation", em parceria com V. Em agosto do mesmo ano, o BTS lançou seu primeiro álbum de estúdio, Dark & Wild, que alcançou o número dois na Coreia.O álbum foi apoiado por dois singles: "Danger" e "War of Hormone", que atingiram o número 58 e o número 173 na Gaon Digital Chart, respectivamente. O álbum serviu como uma extensão narrativa da "trilogia escolar" e uma transição para a próxima série, e o tema central das letras do álbum se concentrava em expressar sentimentos de amadurecimento, desejos juvenis e impaciência pelo romance. O primeiro álbum de estúdio em japonês do grupo, Wake Up, lançado em dezembro, alcançou o número três no Oricon Albums Chart. Em 25 de dezembro de 2014, foi divulgado um vídeo contendo apenas o áudio no canal oficial do Bangtan Boys no YouTube com Jimin e Jungkook cantando "Christmas Day", uma versão de "Mistletoe" de Justin Bieber. A canção foi escrita por Jimin, e arranja por Slow Rabbit.
Para o terceiro EP do grupo, The Most Beautiful Moment in Life, Part 1, lançado em abril de 2015, Jimin co-escreveu a canção "Boyz with Fun". Com esse EP o BTS deu início a uma nova série, onde quis expressar a beleza e a ansiedade de "juventude", definindo a "juventude" como "o momento mais bonito da vida". O canal Fuse incluiu-o como o único álbum coreano em sua lista dos "27 melhores álbuns de 2015 até agora". O single "I Need U" foi o primeiro hit top 5 do BTS na Coreia e deu ao BTS sua primeira vitória em um programa musical no The Show. Enquanto seu segundo single, "Dope", alcançou o número 44 na Coreia,alcançou o número três no World Digital Songs Chart da Billboard. A série foi seguida pelo quarto EP The Most Beautiful Moment in Life, Part 2, lançado em novembro de 2015, juntamente com o lead single "Run".O EP liderou as paradas semanais da Gaon Album e Billboard World Albums, fazendo do BTS o primeiro ato de K-pop a permanecer no topo por várias semanas.

• 2016–presente: Aparições na televisão e estrelato mundial com BTS

Em 19 de fevereiro de 2016, o diretor do Human Condition anunciou que Jimin, juntamente com J-Hope, participaria do programa.[50] O produtor comentou: "Nós vamos estar gravando o show centrado em torno de Jimin e J-Hope. V também vai se juntar a eles, eventualmente." Ele acrescentou: "A primeira gravação do show com eles acontecerá no final de fevereiro e irá ao ar no início de março." Um meio de comunicação informou que Jimin e J-Hope, participariam do programa agindo como netos para uma avó que só tem netas. Com o cancelamento do programa no mês seguinte, devido a baixa audiência, sua participação foi cancelada. O primeiro álbum compilatório em coreano do BTS e o final de sua "série juvenil", The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever, foi lançado em maio de 2016. O álbum contou com três singles: o hit top 40 "Epilogue: Young Forever", o hit top 10 "Fire", e o hit top 20 "Save Me". O álbum liderou o Gaon Weekly Chart na Coreia por duas semanas consecutivas e alcançou o número 107 na Billboard 200 dos Estados Unidos. Em julho de 2016, fez uma aparição no programa da MBig TV Celebrity Bromance. Em 30 de julho, apareceu como MC especial do programa Show! Music Core, juntamente com Jeon Jung-kook. Em agosto do mesmo ano, apareceu no show de variedades God's Workplace, juntamente com J-Hope. O programa traz o lema "vamos vender tudo e qualquer coisa" e gira em torno de celebridades que se transformam em trabalhadores de escritório.

Em setembro de 2016, o BTS lançou seu segundo álbum de estúdio em japonês Youth. Co-escreveu a canção "Lie", seu primeiro solo para o segundo álbum de estúdio em coreano do BTS, Wings, lançado em 10 de outubro de 2016. A canção foi descrita como impressionante e dramática, transmitindo tons escuros e emoções que ajudaram a refletir o conceito geral do álbum, que combinou os temas da juventude apresentados em suas "séries juvenis" anteriores com tentação e adversidade e, pela primeira vez como um grande esforço do grupo, incluindo sete faixas solo que demonstraram o potencial e a individualidade de cada membro como músicos independentes. O álbum foi geralmente bem recebido pela crítica, com a Rolling Stone nomeando-o como "um dos álbuns pop mais conceitualmente e sonoramente ambiciosos de 2016". O single principal "Blood Sweat & Tears" alcançou um "all-kill" nas paradas musicais na Coreia do Sul e se tornou seu primeiro hit número um no Gaon Digital Chart.O BTS se tornou o primeiro grupo coreano a liderar o ranking Social 50 da Billboard naquele mês. Enquanto o álbum vendeu mais de 1,5 milhão de cópias na Coreia do Sul naquele ano e se tornou o álbum mais vendido na história do Gaon Album Chart na época. Em novembro de 2016, estrelou ao lado dos outros membros do BTS o mini drama Flower Boys Bangtan High School. Em dezembro do mesmo ano, apresentou um número de dança ao lado de Lee Tae-min no 2016 KBS Song Festival.A KBS declarou: "Será um estágio em que o bromance de Taemin e Jimin brilhará".


Jimin no tapete vermelho do 31st Golden Disc Awards. (janeiro de 2017)
Em janeiro de 2017, participou do painel de celebridades do programa King of Mask Singer.No mês seguinte, o BTS lançou a versão reeditada de Wings (2016), intitulado You Never Walk Alone. As pré-vendas do álbum atingiram mais de 700 mil cópias, quebrando o recorde para a maior número des álbuns vendidos em um mês. O lead single do álbum, "Spring Day" recebeu elogios da crítica como "um estudo inteligente, convincente e elegantemente contido sobre perdas e desejos" pela Dazed Digital. Após o lançamento, "Spring Day" alcançou oito das principais paradas musicais sul-coreanas, além da Gaon, e travou o gráfico digital do Melon devido ao alto fluxo de tráfego de usuários. Também entrou na parada de singles da Billboard Bubbling Under Hot 100 no número 15 com "zero promoções". "Spring Day" mais tarde ganhou o prêmio de "Melhor Canção do Ano" no 9th Melon Music Awards. Em 13 de março de 2017, apareceu no programa da KBS World Hello Counselor. O programa é um show em que um painel de apresentadores e celebridades convidadas dão conselhos às pessoas que apresentam histórias sobre coisas que os preocupam em suas vidas diárias. Os convidados também tem a oportunidade de compartilhar suas próprias preocupações e histórias. Em junho do mesmo ano, lançou um cover de "We Don't Talk Anymore" de Charlie Puth, em colaboração com Jungkook, como parte da cerimônia BTS Festa. Em 28 de setembro, apareceu como MC especial do programa M Countdown. Nos dias 23 e 30 de outubro de 2017, apareceu no programa da JTBC Please Take Care of My Refrigerator.
De janeiro a maio de 2018, Jimin ganhou o prêmio mensal Peeper x Billboard de "Top K-Pop Artist - Individual". Peeper x Billboard é uma colaboração entre o aplicativo de mídia social Peeper e a Billboard Korea, onde coleta votos de fãs para seus artistas favoritos de K-pop e anuncia os vencedores mensais. Ambos os solos de Jimin, "Lie" e "Serendipity", foram as únicas músicas solo de um membro do BTS nas 20 músicas mais divulgadas do Official Chart no Reino Unido até outubro de 2018. Jimin lançou sua primeira música solo fora dos lançamentos do BTS, "Promise", em 30 de dezembro de 2018, gratuitamente na página do BTS no SoundCloud. A música, descrita pela Billboard como uma "balada pop suave", foi composta por Jimin e Slow Rabbit, produtor da Big Hit Entertainment, com este último também produzindo a faixa. "Promise" apresenta letras escritas por Jimin e RM e capa de arte fotografada por V.


Jimin no set do vídeo musical de "Boy with Luv". (março de 2019)
Em janeiro de 2019, "Lie" (2016) alcançou 60 milhões de streams no Spotify, tornando-se a primeira música solo do BTS a superar esse marco. Em agosto de 2019, sete meses após "Lie" e "Intro: Serendipity" (2017) atingirem 50 milhões de streams no Spotify, Jimin estendeu seu recorde e estabeleceu uma nova marca para cantores coreanos com "Serendipity (Full Length Edition)" (2018). Nenhum outro ato coreano alcançou duas músicas com 50 milhões de streams desde Psy com "Gangnam Style" (2012) e "Gentleman" (2013), até aquele momento.O World Music Awards comemorou o feito no Twitter, dizendo: "Jimin do BTS se torna o primeiro ato coreano da história a ter três músicas solo que ultrapassam 50 milhões de streams cada no Spotify!".A revista alemã Bravo nomeou Jimin como o "artista de K-pop de maior sucesso", considerando que o jornal alemão Myheimat aclamou Jimin como uma figura que está "fazendo história". A Billboard disse que as performances solo de Jimin, "levaram as coisas a outro nível com sua entrega expressiva da coreografia dramática das músicas, contando uma mensagem tanto com o corpo quanto com os vocais..."

O quarto álbum de estúdio em coreano (sétimo no geral) do BTS, Map of the Soul: 7, foi lançado em 21 de fevereiro de 2020. O álbum estreou no topo da Billboard 200 com uma contagem de 422 mil unidades equivalentes a álbuns na primeira semana, incluindo 347 mil vendas puras, tornando o quarto número consecutivo nos Estados Unidos do BTS e tornando-os o grupo mais rápido desde Os Beatles a ganhar quatro álbuns número um. Também marcou as vendas mais altas da semana de abertura de um álbum em 2020 e, de longe, a maior estreia de um grupo na Billboard 200. O álbum contou com os singles "Black Swan" e "On". "Black Swan" foi lançado junto com um filme de coreografia realizado pela MN Dance Company, com sede na Eslovênia, como o primeiro single do álbum. A canção estreou no número 57 na Billboard Hot 100 e no número 46 na parada oficial de singles do Reino Unido. Após o lançamento do single, o BTS se apresentou ao lado de Lil Nas X, Billy Ray Cyrus, Diplo e mais em um segmento especial do 62nd Annual Grammy Awards, fazendo do BTS o primeiro ato coreano a se apresentar no Grammy. Já "On" foi lançado como single juntamente com o álbum, em fevereiro, e um lançamento digital alternativo com a cantora australiana Sia. A canção estreou no número 4 do Billboard Hot 100 com 86 mil downloads, tornando-se o primeiro top cinco do BTS e sua maior semana de vendas para uma música. "On" se tornou o terceiro single do grupo entre os dez melhores e mais altos da parada, tornando-os o grupo coreano com os 10 melhores hits do Hot 100. Em 20 de novembro o BTS lançou seu quinto álbum de estúdio, chamado Be. O lead single "Life Goes On" no número um na Billboard Hot 100. Em 24 de dezembro de 2020, Jimin lançou a faixa solo "Christmas Love" para celebrar suas memórias de infância dos feriados.
2016–2019: Aparições na televisão e reconhecimento solo
Em 19 de fevereiro de 2016, o diretor do Human Condition anunciou que Jimin, juntamente com J-Hope, participaria do programa.[50] O produtor comentou: "Nós vamos estar gravando o show centrado em torno de Jimin e J-Hope. V também vai se juntar a eles, eventualmente." Ele acrescentou: "A primeira gravação do show com eles acontecerá no final de fevereiro e irá ao ar no início de março." Um meio de comunicação informou que Jimin e J-Hope, participariam do programa agindo como netos para uma avó que só tem netas.[51] Com o cancelamento do programa no mês seguinte, devido a baixa audiência, sua participação foi cancelada.[52] O primeiro álbum compilatório em coreano do BTS e o final de sua "série juvenil", The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever, foi lançado em maio de 2016.[53] O álbum contou com três singles: o hit top 40 "Epilogue: Young Forever", o hit top 10 "Fire", e o hit top 20 "Save Me".[54] O álbum liderou o Gaon Weekly Chart na Coreia por duas semanas consecutivas[55][56] e alcançou o número 107 na Billboard 200 dos Estados Unidos.[57] Em julho de 2016, fez uma aparição no programa da MBig TV Celebrity Bromance.[58] Em 30 de julho, apareceu como MC especial do programa Show! Music Core, juntamente com Jeon Jung-kook.[59] Em agosto do mesmo ano, apareceu no show de variedades God's Workplace, juntamente com J-Hope.[60] O programa traz o lema "vamos vender tudo e qualquer coisa" e gira em torno de celebridades que se transformam em trabalhadores de escritório.[61]

Em setembro de 2016, o BTS lançou seu segundo álbum de estúdio em japonês Youth.[62] Jimin co-escreveu a canção "Lie", seu primeiro solo para o segundo álbum de estúdio em coreano do BTS, Wings, lançado em 10 de outubro de 2016.[63] A canção foi descrita como impressionante e dramática, transmitindo tons escuros e emoções que ajudaram a refletir o conceito geral do álbum, que combinou os temas da juventude apresentados em suas "séries juvenis" anteriores com tentação e adversidade e, pela primeira vez como um grande esforço do grupo, incluindo sete faixas solo que demonstraram o potencial e a individualidade de cada membro como músicos independentes.[64] O álbum foi geralmente bem recebido pela crítica, com a Rolling Stone nomeando-o como "um dos álbuns pop mais conceitualmente e sonoramente ambiciosos de 2016".[65] O single principal "Blood Sweat & Tears" alcançou um "all-kill" nas paradas musicais na Coreia do Sul[66] e se tornou seu primeiro hit número um no Gaon Digital Chart.[67] O BTS se tornou o primeiro grupo coreano a liderar o ranking Social 50 da Billboard naquele mês.[68] Enquanto o álbum vendeu mais de 1,5 milhão de cópias na Coreia do Sul naquele ano e se tornou o álbum mais vendido na história do Gaon Album Chart na época.[69] Em novembro de 2016, estrelou ao lado dos outros membros do BTS o mini drama Flower Boys Bangtan High School.[70] Em dezembro do mesmo ano, apresentou um número de dança ao lado de Lee Tae-min no 2016 KBS Song Festival.[71] A KBS declarou: "Será um estágio em que o bromance de Taemin e Jimin brilhará".[72]


Jimin no tapete vermelho do 31st Golden Disc Awards. (janeiro de 2017)
Em janeiro de 2017, participou do painel de celebridades do programa King of Mask Singer.[73] No mês seguinte, o BTS lançou a versão reeditada de Wings (2016), intitulado You Never Walk Alone. As pré-vendas do álbum atingiram mais de 700 mil cópias, quebrando o recorde para a maior número des álbuns vendidos em um mês.[74] O lead single do álbum, "Spring Day" recebeu elogios da crítica como "um estudo inteligente, convincente e elegantemente contido sobre perdas e desejos" pela Dazed Digital.[75] Após o lançamento, "Spring Day" alcançou oito das principais paradas musicais sul-coreanas, além da Gaon,[76] e travou o gráfico digital do Melon devido ao alto fluxo de tráfego de usuários.[77] Também entrou na parada de singles da Billboard Bubbling Under Hot 100 no número 15 com "zero promoções".[78] "Spring Day" mais tarde ganhou o prêmio de "Melhor Canção do Ano" no 9th Melon Music Awards.[79] Em 13 de março de 2017, apareceu no programa da KBS World Hello Counselor.[80] O programa é um show em que um painel de apresentadores e celebridades convidadas dão conselhos às pessoas que apresentam histórias sobre coisas que os preocupam em suas vidas diárias.[81] Os convidados também tem a oportunidade de compartilhar suas próprias preocupações e histórias.[82] Em junho do mesmo ano, lançou um cover de "We Don't Talk Anymore" de Charlie Puth, em colaboração com Jungkook, como parte da cerimônia BTS Festa.[83] Em 28 de setembro, apareceu como MC especial do programa M Countdown.[84] Nos dias 23 e 30 de outubro de 2017, apareceu no programa da JTBC Please Take Care of My Refrigerator.[85][86]

De janeiro a maio de 2018, Jimin ganhou o prêmio mensal Peeper x Billboard de "Top K-Pop Artist - Individual". Peeper x Billboard é uma colaboração entre o aplicativo de mídia social Peeper e a Billboard Korea, onde coleta votos de fãs para seus artistas favoritos de K-pop e anuncia os vencedores mensais.[87] Em maio de 2018, o BTS lançou seu terceiro álbum de estúdio em coreano, Love Yourself: Tear, juntamente com uma aparição no 25th Billboard Music Awards.[88] Ambos os solos de Jimin, "Lie" e "Serendipity", foram as únicas músicas solo de um membro do BTS nas 20 músicas mais divulgadas do Official Chart no Reino Unido até outubro de 2018.[89] Jimin lançou sua primeira música solo fora dos lançamentos do BTS, "Promise", em 30 de dezembro de 2018, gratuitamente na página do BTS no SoundCloud.[90] A música, descrita pela Billboard como uma "balada pop suave",[91] foi composta por Jimin e Slow Rabbit, produtor da Big Hit Entertainment, com este último também produzindo a faixa.[92] "Promise" apresenta letras escritas por Jimin e RM e capa de arte fotografada por V.[91]

Em janeiro de 2019, "Lie" (2016) alcançou 60 milhões de streams no Spotify, tornando-se a primeira música solo do BTS a superar esse marco.[93] Em agosto de 2019, sete meses após "Lie" e "Intro: Serendipity" (2017) atingirem 50 milhões de streams no Spotify, Jimin estendeu seu recorde e estabeleceu uma nova marca para cantores coreanos com "Serendipity (Full Length Edition)" (2018).[94] Nenhum outro ato coreano alcançou duas músicas com 50 milhões de streams desde Psy com "Gangnam Style" (2012) e "Gentleman" (2013), até aquele momento.[14] O World Music Awards comemorou o feito no Twitter, dizendo: "Jimin do BTS se torna o primeiro ato coreano da história a ter três músicas solo que ultrapassam 50 milhões de streams cada no Spotify!".[14] A revista alemã Bravo nomeou Jimin como o "artista de K-pop de maior sucesso", considerando que o jornal alemão Myheimat aclamou Jimin como uma figura que está "fazendo história". A Billboard disse que as performances solo de Jimin, "levaram as coisas a outro nível com sua entrega expressiva da coreografia dramática das músicas, contando uma mensagem tanto com o corpo quanto com os vocais..."[14]

2020–presente: Estrelato mundial com BTS
O quarto álbum de estúdio em coreano (sétimo no geral) do BTS, Map of the Soul: 7, foi lançado em 21 de fevereiro de 2020.[95] O álbum estreou no topo da Billboard 200 com uma contagem de 422 mil unidades equivalentes a álbuns na primeira semana, incluindo 347 mil vendas puras, tornando o quarto número consecutivo nos Estados Unidos do BTS e tornando-os o grupo mais rápido desde Os Beatles a ganhar quatro álbuns número um.[96] Também marcou as vendas mais altas da semana de abertura de um álbum em 2020 e, de longe, a maior estreia de um grupo na Billboard 200.[97] Após o lançamento do primeiro single do álbum, "Black Swan", o BTS se apresentou ao lado de Lil Nas X, Billy Ray Cyrus, Diplo e mais em um segmento especial do 62nd Annual Grammy Awards, fazendo do BTS o primeiro ato coreano a se apresentar no Grammy.[98][99]

O grupo lançou Map of the Soul: 7 – The Journey, como quarto álbum em japonês, em 14 de julho,[100] estreando como número um no Oricon Daily Albums Chart, tendo vendido mais de 447 mil cópias em 24 horas após o lançamento.[101] No final de sua primeira semana, a Oricon relatou em 21 de julho que o álbum estreou como número um na edição Weekly Album Chart de 27 de julho para o período de 13–19 de julho com mais de 564 mil cópias vendidas, quebrando o recorde de vendas mais altas na primeira semana de 2020 e se tornando o álbum mais vendido do ano na época.[102] Em 20 de novembro de 2020, o BTS lançou seu quinto álbum de estúdio, chamado Be.[103] O lead single "Life Goes On" estreou no número um na Billboard Hot 100.[104] Com isso, o BTS alcançou seu terceiro número um consecutivo no Hot 100 em apenas três meses – o mais rápido de qualquer banda desde Os Beatles em 1964 – e se tornou o primeiro grupo na história da parada a ter duas estreias em primeiro lugar, bem como sete canções que aparecem simultaneamente no gráfico.[105] "Life Goes On" também se tornou a primeira música tocada principalmente em coreano a estrear no primeiro lugar.[106] Em 24 de dezembro de 2020, Jimin lançou a faixa solo "Christmas Love" para celebrar suas memórias de infância dos feriados.[107]

Em 2022, Jimin participou da trilha sonora do drama da tvN Our Blues, com a canção "With You", a primeira OST televisiva de sua carreira.[108] O single é um dueto com Ha Sung-woon e foi lançado em 24 de abril.[108]