orphanblack

News

›› 𝐬𝐲𝐧𝐨𝐩𝐬𝐢𝐬

Série canadense que acompanha a vida de Sarah, uma órfã que foi criada nas ruas. Após testemunhar o suicídio de uma mulher muito parecida com ela, Sarah decide assumir sua identidade. A falecida era uma detetive da polícia que atua no departamento de assuntos internos. Vivendo sua vida, Sarah descobre que ela e a falecida são, na verdade, clones que um assassino profissional está determinado a eliminar.

1˚ temporada

A primeira temporada contou com 10 episódios, sendo o primeiro lançado em 30 de março de 2013 e o último em 1 de junho de 2013, com cada episódio de em média 45 minutos. Após presenciar o suicídio de uma desconhecida com a aparência idêntica à sua, Sarah Manning, uma órfã britânica com um histórico de delitos criminais, resolve furtar seus pertences e assumir sua identidade, se passando pela detetive Elizabeth Childs. As intenções iniciais de Sarah eram simplesmente tomar posse do dinheiro contido na conta bancária de Childs e usá-lo para começar uma nova vida com seu irmão adotivo Felix Dawkins e sua filha de 7 anos, Kira. Sarah usa a morte de Beth para despistar seu ex-namorado, um traficante de drogas chamado Victor, assumindo a identidade da policial e, consequentemente, acaba se envolvendo em uma conspiração envolvendo clonagem humana. Sarah então tem de ao mesmo tempo impedir que a polícia descubra sua identidade verdadeira e ajudar suas recém-descobertas irmãs clones a descobrir sua verdadeira origem, além de se proteger de um grupo de fanáticos religiosos que desejam destruí-las.

2˚ temporada

A segunda temporada tem início em 19 de abril de 2014 e termina em 21 de junho de 2014 e continuará com o mesmo formato de episódios da primeira. Sarah está correndo contra o tempo para encontrar a sua filha Kira que está desaparecida. Suas atitudes desencadeiam uma guerra com a sua pró-clone Rachel, dividindo e colocando em perigo todos os clones. Sarah começa a descobrir coisas de seu passado, enquanto os novos personagens surgem misteriosamente.

3˚ temporada

A terceira temporada teve início em 18 de abril de 2015 e termionou em 20 de junho de 2015, contendo o mesmo formato de episódios das temporadas anteriores, 10 episódios. A história volta de onde parou, com Sarah descobrindo sobre os clones masculinos, e seus mais novos perigos. Ela também tem que correr contra o tempo, para resgatar sua irmã Helena, das mãos do exercito. Sarah e suas irmãs se unem para se proteger, e acabam descobrindo mais sobre suas origens.

4˚ temporada

estréia dia 14/04

r e c e p ç ã o

Após seu lançamento, Orphan Black recebeu comentários bastante positivos da crítica especializada. A primeira temporada obteve no Metacritic, um agregador de resenhas, uma classificação de 73 pontos em uma escala que vai até 100, indicando "análises geralmente favoráveis". No Rotten Tomatoes, outro agregador de resenhas, o primeiro ano da série conseguiu uma aprovação de 92%, com base em 26 críticas recolhidas. O consenso emitido pelo site diz o seguinte: "Orphan Black é um passeio pela ficção científica selvagem, que traz uma sensibilidade dramática [ao enredo] que pode se transformar em novos suspenses num piscar de olhos". Tatiana Maslany também recebeu muitos elogios por sua atuação na série. Tim Goodman, do The Hollywood Reporter, chamou sua performance de "fantástica".

A segunda temporada também recebeu elogios da crítica, recebendo uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, com base em 35 críticas. "Ancorado pela brilhante Tatiana Maslany, que interpreta múltiplos personagens, Orphan Black é densamente moldado, instigante e loucamente divertido como sempre foi", diz o consenso do site.