onlygaga
News

❑ Lady Gaga fala sobre performance no Oscar e "AHS" em entrevista a rádio Z100 por telefone

Na manhã desta sexta-feira (4), Lady Gaga foi entrevistada pela rádio Z100, de Nova Iorque, por telefone. A cantora falou sobre a sua performance na premiação do Oscar e o que significou para ela, além da sua possível volta à série American Horror Story, que lhe rendeu um Globo de Ouro.

Quando perguntada se voltaria a atuar na série American Horror Story, a cantora confirmou, mas não disse em qual temporada.

Confira a entrevista completa, traduzida:

Elvis Duran: Hoje é sexta-feira, estou procurando a pessoa mais legal do mundo pra conversar e começar o meu fim de semana.

Bethany: E quem seria essa?

Elvis Duran: Você, Bethany!

Bethany: Eu não acho que isso seja verdade.

Elvis Duran: Mas eu achei a segunda mais legal. Por favor, deem as boas-vindas a Lady Gaga.

Lady Gaga: Eu sou a segunda mais legal?

Elvis Duran: Você é a segunda mais legal. Você devia conhecer a Bethany, ela é bem legal. Você está em Chicago. Como está Chicago?

Lady Gaga: Chicago está bem.

Elvis Duran: Gaga, nós sentimos muito sua falta mas eu sinto que te vemos toda hora. Você está em todo lugar. Você teve uma época ótima com o Tony Bennett, Super Bowl, American Horror Story mas a música que você cantou no Oscar é o que está ganhando muita atenção agora. Você deve estar tão orgulhosa da música.

Lady Gaga: Obrigada. Eu estou tão, tão orgulhosa em ver a música ser ouvida e ver o efeito nas pessoas. O que eu testemunhei desde a performance é a coisa mais impressionante que eu já vi. Há tantas pessoas no mundo que se sentem sozinhas e esta música as cura e as une e também lembra as pessoas de não ser contrário ao sentimento de empatia pelo outro.

Elvis Duran: Sabe o que eu amo nessa música e na performance com os sobreviventes de violência sexual que estavam no palco? Mesmo que seja sobre um assunto muito sério e profundo, é uma ótima música sobre cura e celebração. Há tantos componentes diferentes na música e não precisa ser tão pra baixo. Você entende o que eu quero dizer?

Lady Gaga: Com certeza! Definitivamente há um estigma sobre a música, eu acho, e além disso, há o estigma sobre a violência sexual e as pessoas começam a se fechar quando você começa a falar disso e eles não sabem o que dizer. Isso é na verdade o que acontece com pessoas que passaram por experiências traumáticas, nós nos fechamos também, sabe, então a conversa não acontece mesmo. O coração dessa música é sobre qualquer pessoa que sofreu qualquer experiência traumática que sabe o que é sentir alienado e você não se identifica mais com o mundo, e esse é o porquê de eu e Diane termos feito essa música, porque nós queríamos ajudar a falar pelas pessoas que não podiam falar por elas mesmas durante essa dor.

Elvis Duran: Certo, Diane Warren é uma velha amiga. Eu a conheço desde antes de todo mundo nascer e tivemos ela [aqui] falando da música também.

Lady Gaga: Ela não é maravilhosa? Eu a amo.

Elvis Duran: Você sabe o que nós amamos nela? Você deve saber isso. Ela escreve as músicas mais bonitas sobre amor que te fazem chorar, mas quando você tem uma conversa com ela, é a maior boca suja do planeta.

Lady Gaga: Ela é a maior esquisitona.

Daniele: Depois da performance no Oscar, você foi com os sobreviventes fazer tatuagens combinando? Essa é uma das histórias que lemos.

Lady Gaga: Bem, na verdade o que aconteceu foi que nos ensaios a gente estava passando o tempo nos bastidores e eles me disseram que queriam fazer tatuagens combinando e eu não tive tempo de ir antes da performance mas eu queria fazer uma assim como eles, então fiz a minha depois da performance e nós todos temos essa tatuagem de sobrevivente combinando. Eu tenho que dizer um grande olá e obrigada para todas as pessoas que vieram comigo porque eu... Daniele, vocês me conhecem por quase uma década; eu nunca estive tão destruída quanto eu estava na semana anterior a essa performance.

Elvis Duran: Você já esteve em situações grandiosas para performar. Por que essa foi diferente pra você?

Lady Gaga: Porque eu experienciei violência sexual dez anos atrás e fui violada sendo uma jovem e eu nunca tinha contado pra ninguém. Eu disse para pessoas em entrevistas, eu meio que tentei dizer mas sempre é deixado pra lá ou ninguém diz nada e então eles seguem para uma fofoca diferente e você começa a sentir que as pessoas não se importam e eu não pensei que qualquer pessoa fosse se importar, é a coisa que eu tenho mais vergonha na minha vida e eu sempre senti que era minha culpa. E até essa semana... isso é algo que vi acontecer, pessoas melhores, sobreviventes de todos os tipos de traumas, não apenas este problema. Quando algo traumático acontece, seu cérebro se desconecta pra lidar com isso, meio que arquivar como “eu cuido de você depois” e você coloca esse arquivo no seu cérebro para que você não tenha que fechá-lo, mas fica no corpo, nos seus tecidos, fica fisicamente em você. Então, eu sinto dor física e há várias outras pessoas que sofrem de dor crônica e que passaram por experiências traumáticas. E as pessoas não sabem disso sobre mim porque eu não compartilho e eu sei que eles me veem como uma celebridade que tem sucesso, dinheiro, o mundo assistindo e eu não devo ter problemas, mas eu sofro de dor crônica o tempo todo e é desse medo paralisante que eu experienciei por quase dez anos.

Elvis Duran: Agora que a música está fazendo o que está fazendo, você sente que a dor está diminuindo um pouco ou você está lidando de um outro jeito?

Lady Gaga: Sim, eu sinto. Minha mãe e eu fazemos muita pesquisa com a Born This Way Foundation em como ajudar as pessoas e o que nós encontramos é que a conexão humana ajuda a curar as pessoas que passaram por transtorno de estresse pós-traumático ou qualquer tipo de problema mental ou problemas de dor que tem a ver com uma experiência traumática e, sabe, só de fazer amigos entre os sobreviventes e contar minha história para eles e ter o apoio deles... eu fui para aquele ensaio sem maquiagem, sem cabelo feito, eu estava de calça de moletom, meu cabelo estava molhado, eu estava chorando, eu não me sentia bem. Sabe, tem pessoas o dia inteiro para mim como celebridade e aquele dia foi o primeiro em dez anos que me olharam como um ser humano.

Elvis Duran: Meu Deus, isso deve ter sido incrível. Deve ter sido uma experiência fantástica pra você. Por mais dolorosa que foi, será algo que nunca esquecerá. Jamais.

Lady Gaga: Foi. Eu nunca irei esquecer porque estou mudada para sempre porque eu não tenho mais que me esconder, eu não tenho que sentir vergonha pelo que aconteceu e posso usar minha tatuagem com orgulho como toda coisa rock ‘n roll que eu faço e eu apenas posso dizer que passei por isso mas estou mais forte agora; não estou sozinha e não sou nojenta, não tenho que me sentir envergonhada e não sou a sujeira embaixo de seus sapatos por ter passado por isso. Eu ainda sou a mulher talentosa, inteligente, educada que eu sei que sou.

Elvis Duran: Isso que te define. E o que todo mundo tem que levar disso é: Sobre o que é que vocês não estão falando? Comecem a falar. Não é tão simples assim mas é um exercício que você tem que fazer por si só, mas você deve saber daquela única coisa que você nunca, nunca quer conversar com alguém – isso é sobre o que você precisa conversar e então começará a sentir livre.

Lady Gaga: Você nem mesmo sabe se superou. Aí é que está, há coisas que podem te incomodar que você pode pensar ‘Eu já superei isso’. Você não consegue imaginar como é para mim todo mundo falando ‘Por que você está chateada? Você está prestes a se apresentar no Oscar, talvez possa ganhar um Oscar’ e eu falo que nada disso é o bastante para pagar pelo que eu senti nos últimos dez anos, não há moeda pra isso. E isso é algo que eu realmente quero expressar para o mundo porque penso que as pessoas acham que eu não sei que elas estão sozinhas e não há ninguém sentindo o que estão sentindo, mas eu estou sentindo e eu tenho todos os recursos no mundo pra me ajudar a passar por isso e eu ainda não superei.

Bethany: Lady Gaga, há algo que você disse bem no começo dessa entrevista que é tão importante e eu quero ter certeza que as pessoas ouçam isso. Mesmo que você não tenha experienciado isso, não precisa dizer ‘desliga essa mensagem’; isso deveria te dar empatia pelo que as pessoas ao seu redor estão passando e se você ouve uma música com uma mensagem poderosa, mesmo que essa mensagem não seja sobre você, essa deveria ser a chance de ver uma janela na vida de outras pessoas.

Lady Gaga: Com certeza. Você não pode ter empatia sem tentar entender a dor de alguém e é muito difícil hoje em dia com a internet e como ficamos online, sabe, todas as fofocas que lemos... me desculpe mas eu estou aborrecida; acho que é superficial e mesmo assim assistindo alguns desses debates eu penso ‘Vamos tirar sarro um do outro agora ou vamos falar de alguns problemas?’. Eu quero que os jovens – pessoas jovens e mais velhas – vejam que você não tem que se esconder dos tópicos difíceis, sabe? Tudo bem falar sobre isso e tudo bem se sentir desconfortável por um momento para que você possa ajudar outra pessoa.

Elvis Duran: Eu digo o contrário. Vocês tem que falar sobre esse tópico e mais nada. Consegue imaginar isso? Encontrem um jeito de ter essas conversas. Ponto final.

Lady Gaga: Esse é definitivamente o meu jeito de ser, sabe, eu tenho compaixão pelo mundo que muitas pessoas estão crescendo agora; tem muitas distrações, as coisas são muito rápidas, até mesmo ter uma conversa como essa, que dura de 15 a 20 minutos, é muito longa para algumas pessoas, elas querem passar direto mas a verdade é que nós não conversamos sobre esses problemas de uma maneira profunda, não vamos resolver nenhum desses problemas e eu achei que o Oscar foi um ponto de mudança para o mundo ver não apenas minha performance mas também tantas outras pessoas que destacaram assuntos importantes: Leonardo DiCaprio destacou um assunto importante, o controle climático; tivemos o filme ‘Spotlight’ que lidou um assunto importante, e o Chris Rock se posicionando pelos seus assuntos também e nas coisas que ele acredita. Assim que deveria ser, assim que deveria ser em Hollywood. É por isso que essas pessoas e eu estamos todas aqui. Estamos aqui não apenas para contar histórias, mas também para fazer a diferença e ter uma voz, e sou grata pelo Oscar me deixar usar sua grande audiência que estava assistindo para expressar essa mensagem mais dolorosa que eu sei que talvez não seja tendência fazer isso, mas é nisso em que eu acredito que vai nos sustentar como Universo.

Elvis Duran: Então, o Oscar nos deu uma importante mensagem e também deu alguns prêmios. Não é engraçado, temos a parte que realmente fez diferença no mundo e então tem a parte dos prêmios. Adoro isso. Lady Gaga, muito obrigado. Nós sentimos sua falta em Nova York, estamos morrendo pra você vir passar um tempo com a gente, você tem que vir, temos surpresas pra você e acredito que temos outro álbum chegando?! Em breve, talvez?

Lady Gaga: Bem, sim! Definitivamente, sim.

Daniele: E sobre American Horror Story? Você está de volta à série?

Elvis Duran: Vamos lá!

Lady Gaga: Sim.

Daniele: Estou tão animada!

Elvis Duran: Eu sinto que coloquei meus pés pra cima e dei à luz. Lady Gaga, nós te amamos.

Lady Gaga: Não posso prometer como ou quando e nada desse tipo. E o mais importante, quero dizer obrigada a você do fundo do meu coração por conversar comigo sobre este assunto hoje no seu programa matinal. Eu sei que não é algo que todo mundo quer pensar enquanto dirige até o trabalho mas vai significar muito para tantas pessoas que não foram ouvidas por tanto tempo, quer dizer, eu não consigo te dizer quantas pessoas que conheço minha vida inteira vieram me falar que eles tiveram uma experiência traumática e que isso os ajuda. Obrigada por fazer isso por mim.

Elvis Duran: Uau. É um prazer ouvir o que você tem a dizer e em suas palavras faz toda a diferença no mundo. Lady Gaga, tenha o fim de semana mais lindo e abençoado e nos vemos aqui no estúdio quando você voltar a Nova York em breve, espero.

Lady Gaga: Sim, eu estarei aí.

Elvis Duran: Lady Gaga, obrigado!