old36790
News

- Biografia

Darren Criss é um apaixonado ator/músico/compositor que -em um ano- passou de sensação no YouTube a um músico e compositor presente quatro vezes nos quadros da Billboard e integrante do elenco da série da Fox ganhadora de um Emmy®, Glee. Ele atualmente estrela como Blaine Anderson, um carismático aluno gay assumido de um glee club rival, os Warbles da Dalton Academy. Sua apresentação revelação de Teenage Dream, de Katy Perry, em seu primeiro episódio, foi um marco para Glee, estreando em primeiro lugar na Billboard pela primeira vez na história da série e vendendo mais de 200.000 de faixas na primeira semana.

Emergendo rapidamente como um dos atores e músicos mais promissores de sua geração, Darren estreou na televisão em 2009, como Josh Burton na série Eastwick, na ABC, com Rebecca Romijn, Linsay Price e Jaime Ray Newman, e também apareceu em Cold Case, na CBS.

Crescendo em São Francisco, Darren tocou variados instrumentos, incluindo violino, violão, piano e bateria. Ele tocou bateria em uma pequena banda com seu irmão Chuck (atual membro de uma banda indie chamada Freelance Whales) antes de perseguir seu potencial como ator na Universidade de Michigan.

Em seu último ano da faculdade, Darren e seus amigos criaram um musical sobre Harry Potter, chamado A Very Potter Musical, como um projeto engraçado para seus colegas de turma, amigos e outros fãs de Harry Potter. Além de interpretar o bruxo, Darren também emprestou várias de suas músicas para serem usadas no show. Poucas semanas depois de ser postado, o musical tornou-se um hit no YouTube, ganhando milhões de visualizações e chamando a atenção do mundo do teatro musical.

Usando A Very Potter Musical como ponto de partida, Darren os amigos -com os quais escreveu o musical- começaram a StarKid Productions. Dentro de um ano, eles escreveram e produziram subsequentes hits online, Me and My Dick e A Very Potter Sequel, e, deste último, Darren compôs todas as letras e músicas. Como resultado, a marca StarKid cresceu e tornou-se tão popular quanto os shows, com um enorme exército de fãs pelo mundo.

Tendo se estabelecido recentemente em Chicago, a StarKid Productions vai lançar seu próximo musical de comédia em fevereiro. Chama-se Starship, e Darren será, de novo, totalmente responsável pelas músicas e letras.

Darren e StarKid Productions estrearam em três quadros separados da Billboard -através de três lançamentos separados-, tudo durante o ano passado, incluindo o 11º lugar no Top Cast Albums da Billboard, com a trilha sonora do musical "Me and My Dick"; 19ª posição no quadro Top Compilations, com "A Very StarKid Album", e o 30º lugar no quadro Heatseekers da Billboard, com o EP independente de Darren, "Human". Com o grande sucesso nos quadros musicais, Criss tem desafiado o que muitos tentam alcançar em vários gêneros musicais. "Human" foi lançando como uma coletânea acústica de cinco músicas próprias, diferindo muito das músicas estilo Broadway encontradas em "Me and My Dick" e as estilo pop-rock encontradas em "A Very StarKid Album".

Quando não está escrevendo para StarKid, ele continua escrevendo músicas para si como um artista, e, quando tiver tempo e disponibilidade, pretende começar a trabalhar em um muito esperado e extenso álbum de estúdio. Como compositor, Darren foi capaz de tirar inspiração de sua vida, relações, amores e peculiares perspectivas para escrever músicas sinceras, doces e sobre todos os assuntos, que têm suas raízes nos estilos soul, folk, rock, jazz e até musicais clássicos.