nibyeu
nibyeu
News

Imagem x Fotos

Hora de saber:
A fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa. A palavra fotografia deriva das palavras gregas phótos (luz), e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).
O fotógrafo pode especializar-se em um tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são: a moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato, a arte e a fotografia de objetos em estúdio.
E tudo isso é possível porque há muito tempo atrás, em Paris, no dia 19 de agosto do ano de 1839, foi anunciada e apresentada ao mundo a tal Fotografia, desenvolvida pelo francês Louis M. Daguérre.
O uso de diversas fotos para resultar em uma única imagem, depende da autorização de cada fotógrafo/autor, isoladamente. Mais: alterações só podem ser feitas pelo próprio fotógrafo/autor.Caso contrário, estaremos diante de uma violação moral aos direitos do criador.
Finalizando, vale lembrar que o crédito da foto é obrigatório, não importa a mídia em que for veiculada.O uso jornalístico aliás, e o único que isenta de autorização em qualquer caso.
E deve ser dado em nome do autor/fotógrafo, pessoa física, mais o do titular dos direitos de reprodução e comercialização. E não é correto deixar de informar por questão estética e muito menos ética! Fotografia não é obra coletiva é arte,trabalho em conjunto.
Assegura a proteção quanto ao uso inautorizado de suas imagens: fazer delas uso com fins publicitários resulta na violação do direito constitucional. A não obediência ao principio, dá ensejo ao dano indenizável.