natportman
natportman

News

❭❱ Filmografia

Lista-se, aqui, a filmografia de Natalie Portman, uma atriz, produtora e diretora norte-americana, nascida em Israel, estreou no cinema com o longa-metragem Léon: The Professional (1994), de Luc Besson, no qual interpretou uma assassina vingativa. Seguindo-se a esse trabalho, integrou o elenco do thriller criminal Heat (1995), de Michael Mann; da comédia romântica Beautiful Girls (1996), de Ted Demme; e da comédia de ficção científica Mars Attacks! (1996), de Tim Burton. Três anos depois, seu papel coadjuvante no drama Anywhere but Here (1999), como a precoce e responsável filha de uma mulher narcisista, interpretada por Susan Sarandon, levou a atriz a ser indicada pela primeira vez ao Globo de Ouro.[3][4] Ainda em 1999, Natalie viveu Padmé Amidala no primeiro capítulo da trilogia de prequência de Star Wars, Star Wars Episode I: The Phantom Menace, trabalho pelo qual a artista recebeu reconhecimento internacional,[5][6] tornando a interpretar tal personagem nas sequências Star Wars Episode II: Attack of the Clones (2002) e Star Wars Episode III: Revenge of the Sith (2005).

Pela atuação como uma stripper no drama romântico Closer (2004), Portman recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema, bem como uma nomeação ao Óscar de melhor atriz secundária. Dois anos depois, assumiu o papel da justiceira Evey Hammond no thriller político V for Vendetta, pelo qual recebeu o Prêmio Saturno de Melhor Atriz em cinema. Ainda em 2006, Natalie apresentou-se no programa Saturday Night Live. Em 2009, interpretou uma adúltera em The Other Woman, filme no qual também trabalhou como produtora executiva. Em 2010, sua atuação como uma bailarina mentalmente atormentada no thriller psicológico Black Swan, de Darren Aronofsky, foi reconhecida com a conquista do Oscar de melhor atriz, além dos prêmios Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático e BAFTA de melhor atriz em cinema.

Em 2011, Portman integrou o elenco das comédias No Strings Attached e Your Highness. No mesmo ano, interpretou Jane Foster, uma cientista e par romântico do protagonista de Thor. A atriz voltou a viver tal personagem na sequência Thor: The Dark World (2013) e Vingadores: Ultimato em forma de Flash back. Em 2015, estrelou o drama romântico Knight of Cups, de Terrence Malick, e fez sua estreia como diretora de cinema com o longa A Tale of Love and Darkness, adaptação da novela autobiográfica de mesmo nome escrita por Amos Oz.

Em 2021, Natalie irá interpretar a versão feminina de Thor em Thor: Love and Thunder . As informações foram confirmadas durante a San Diego Comic Con em 2019.

─ Clique abaixo para ver a lista completa de trabalhos no Cinema e na TV de Natalie Portman.
Cinema ❭❱ Televisão