milestailsprower
milestailsprower
News

♔Sonic O Filme♔

Sonic the Hedgehog (no Brasil e em Portugal, Sonic - O Filme) é um filme nipo-estadunidense de ação, aventura, comédia e ficção científica distribuído pela Paramount Pictures e com base na franquia de jogos eletrônicos publicado pela Sega. O filme é dirigido por Jeff Fowler (em sua estréia na direção de longas-metragens), com um roteiro escrito por Pat Casey e Josh Miller. O filme é estrelado por Ben Schwartz como a voz de Sonic, O Ouriço e Jim Carrey como o Dr. Robotnik, o inimigo de Sonic, ao lado de James Marsden e Tika Sumpter. No filme, Sonic se une a um xerife da cidade chamado Tom para escapar do governo e derrotar o desprezível Dr. Robotnik, que quer roubar os poderes de Sonic por sua robótica.

Em 2013, a Sony Pictures adquiriu os direitos de filmagem da franquia Sonic da Sega e, em 2014, teve uma adaptação em desenvolvimento. Fowler foi contratado para dirigir em 2016 e fará sua estréia na direção do longa com o filme. A Paramount adquiriu os direitos do filme em 2017 depois que a Sony colocou o projeto em turnaround, e a maioria do elenco assinou em agosto de 2018. As filmagens ocorreram entre setembro e outubro de 2018 em Ladysmith e Parksville, ambas na ilha de Vancouver e em Vancouver, British Columbia, Canadá. Inicialmente, ele estava programado para ser lançado nos Estados Unidos em 8 de novembro de 2019, mas após uma reação extremamente negativa ao primeiro trailer, a Paramount atrasou o filme para redesenhar Sonic, cujo design original foi muito criticado. O redesign foi mostrado em um novo trailer, com a nova aparência do Sonic recebendo elogios.

Sonic the Hedgehog estreou no Paramount Theatre em 25 de janeiro de 2020 e foi lançado nos Estados Unidos em 14 de fevereiro de 2020. O filme recebeu elogios pelas performances do elenco (particularmente Carrey), design de Sonic e fidelidade ao material original, mas críticas por seu enredo e falta de originalidade. O filme arrecadou US$ 272 milhões em todo o mundo, tornando-se o segundo filme com maior bilheteria de 2020, e estabeleceu o recorde de maior abertura de final de semana com um filme baseado em videogame nos EUA e Canadá. Junto à Pokémon: Detective Pikachu, e The Angry Birds Movie 2, é o terceiro filme baseado em games mais bem recebidos pela crítica especializada.

Enredo
Em São Francisco, Califórnia, Sonic, um ouriço antropomórfico azul que pode correr em velocidades supersônicas, está sendo perseguido. O filme então faz uma pausa quando Sonic começa a narrar o que está acontecendo no momento e, em seguida, passa a retroceder o filme de volta ao início.

Nos seus primeiros anos, Sonic veio de uma ilha com um padrão quadriculado na borda de suas paredes, além de características ambientais como palmeiras, loops verticais e cascatas. Além disso, Sonic é criado por sua zeladora, Garra Longa, que o encoraja a esconder seus poderes, mas Sonic não escuta. Os dois são então atacados por uma tribo de equidnas; depois que uma equidna golpeia e fere Garra Longa, ela dá a Sonic um saco de anéis que ele pode usar para viajar para outros locais. Garra Longa usa um anel para enviar Sonic para a Terra antes que ela tente afastar os equidnas sozinha, deixando Sonic com o coração partido e sozinho.

Dez anos depois, na Terra, Sonic vive em segredo na cidade de Green Hills, Montana, onde apelidou os habitantes locais de itens alimentares aos quais estão associados. Ele idolatra o xerife local, Tom Wachowski (que ele chama de "Lord Donut"), e sua esposa veterinária Maddie (que ele chama de "Lady Pretzel"). Tom foi recentemente contratado pelo Departamento de Polícia de São Francisco e está se preparando para mudar. Embora ele goste de sua vida, Sonic anseia por verdadeiros amigos. Uma noite, jogando beisebol sozinho, e depois de perceber sua solidão, Sonic fica chateado e começa a correr pelo campo. A energia que Sonic emite cria um pulso eletromagnético que destrói a energia no noroeste Pacífico.

As notícias do que aconteceu logo chegam ao Pentágono em Arlington, Virgínia. Confuso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos convoca o roboticista e gênio científico Ivo Robotnik para ajudar a descobrir a causa da interrupção. Os robôs de alta tecnologia de Robotnik descobrem Sonic, e ele se esconde no galpão dos Wachowski para evitá-los e as tropas americanas procurando por ele, onde ele é descoberto por Tom. Tom atira em Sonic com um dardo tranquilizante, fazendo com que Sonic largue seus anéis em um portal para São Francisco. Depois que Sonic acorda, Tom relutantemente concorda em ajudar Sonic a recuperar os anéis. No entanto, Robotnik invade a casa, mas Sonic e Tom escapam. Robotnik se depara com um dos espinhos de Sonic que Tom encontrou anteriormente. Isso declara Tom como um terrorista doméstico devido a suas ações na proteção de Sonic contra Robotnik e as forças armadas dos EUA.

Tom e Sonic escapam por pouco do Robotnik em várias ocasiões e se aproximam enquanto viajam para São Francisco. Tom percebe que a única coisa que Sonic quer é ter um amigo de verdade. Enquanto isso, Robotnik lentamente perde sua sanidade mental enquanto sua busca por Sonic se torna mais obsessiva. Sonic desaprova a decisão de Tom de deixar Green Hills, argumentando que ele está deixando seus verdadeiros amigos. Sonic é ferido em uma explosão causada por um dos robôs de Robotnik pouco antes de os dois chegarem a São Francisco, onde Tom se reúne com Maddie, que ajuda a curar Sonic, e os três viajam para a Transamerica Pyramid em que Sonic soltou seus anéis. Robotnik e seus robôs os enfrentam no topo do prédio, onde Sonic apelida Robotnik de "Eggman", depois de ver seus robôs em forma de ovo. Sonic usa os anéis para teletransportar Tom e Maddie de volta para Green Hills antes de enfrentar Robotnik. Usando o poder do espinho de Sonic, Robotnik é capaz de atingir a velocidade supersônica, e ele e Sonic lutam em todo o mundo.

A luta de Robotnik e Sonic finalmente volta a Green Hills, onde Robotnik consegue ferir gravemente Sonic. Enquanto Robotnik se prepara para dar o golpe final, Tom intervém usando os anéis de Sonic e pula no hovercraft de Robotnik e tenta lutar com ele em combate corpo a corpo, mas é derrubado. No entanto, isso não impede Tom de proteger seu amigo. Enquanto ele diz isso em voz alta, Sonic o ouve e recupera sua força e consegue recuperar a energia que Robotnik está usando e, com a ajuda de Tom, usa um anel para enviar Robotnik a um planeta feito de cogumelos. Com Robotnik derrotado, Tom e Maddie decidem ficar em Green Hills e deixar Sonic morar em sua casa com eles, fazendo Sonic feliz por agora ter uma família novamente. O governo dos EUA também apaga todas as evidências do incidente, incluindo registros da existência de Robotnik. No entanto, Robotnik sobrevive ao seu teletransporte e fica preso no Planeta Cogumelo, ficando louco. Ele ainda está na posse do espinho de Sonic e começa a planejar vingança, dizendo que estará em casa no Natal.

Na cena pós-créditos, Tails, uma raposa de duas caudas, emerge de um portal de anéis procurando por Sonic.

Elenco




Da esquerda para a direita; em cima: James Marsden (Tom Wachowski) e Ben Schwartz (Sonic); em baixo: Tika Sumpter (Maddie Wachowski) e Jim Carrey (Doutor Robotnik).
James Marsden como Tom Wachowski: Um recém-nomeado xerife de Green Hills, que sonha ser um policial do Departamento de Polícia de São Francisco. Ele faz amizade com Sonic e ajuda-lo em sua missão de parar o Dr. Robotnik. Sonic se refere a ele como "O Lord Donut".[5][10]
Ben Schwartz como Sonic, O Ouriço: Um ouriço azul antropomórfico "delinquente juvenil" de outro planeta que pode correr a velocidades supersônicas e está fugindo do governo.[5] Além da voz, Schwartz também faz a captura de movimento facial do personagem.[11][12] Benjamin L. Valic dá a voz para o Sonic bebê.
Tika Sumpter como a Dra. Maddie Wachowski: A esposa de Tom, que o ajuda e Sonic a fugirem de Robotnik. Ela é veterinária e é conhecida como "A Lady Pretzel", por Sonic.[5][13]
Jim Carrey como Dr. Ivo "Eggman" Robotnik: Um cientista brilhante e insano e inventor do governo dos Estados Unidos que traça a dominação do mundo através do poder de velocidade de Sonic.[5][14] Sonic o apelidou de "Eggman" (seu apelido da série de videogames) em referência aos seus drones de robô em forma de ovo. Carrey descreveu o personagem como "um louco" e acrescentou dizendo; "Ele tem um QI de 300, então demorou uma semana e meia para me preparar" e disse mais tarde; "Robotnik quer controlar a humanidade com as máquinas. Sonic tem o poder que ele precisa para controlar o mundo."[15]
Dentre o elenco de apoio, estão, respectivamente: Adam Pally como Wade Whipple, um policial de Green Hills e amigo de Tom Wachowski; Neal McDonough como Major Bennington, um soldado que detesta o Robotnik;[14] Frank C. Turner como Carl Maluco, um conspirador em Green Hills que se refere a Sonic como "O Demônio Azul";[16] Tom Butler como Comandante Walters, O vice-presidente dos Chefes de Estado-Maior Conjunto que ordena que o Robotnik investigue os distúrbios causados ​​pelo Sonic; e Lee Majdoub como Rocha, um agente que trabalha em estreita colaboração com o Dr. Robotnik.[17] Melody Niemann e Natasha Rothwell interpretam, respectivamente: JoJo, a sobrinha de Tom e Maddie;[18] e Rachel, a irmã de Maddie e mãe de JoJo.[19]

Adicionalmente, Colleen Villard, a voz atual de Miles "Tails" Prower na série de videogames, reprisa seu papel em uma cena pós-créditos.[20] Donna Jay Fulks dubla Garra Longa, uma coruja antropomórfica e mentora de Sonic. Garry Chalk, que já dublou Grounder e Robotnik em Adventures of Sonic the Hedgehog e Sonic Underground, respectivamente, aparece como um oficial militar dos EUA. Debs Howard, Elfina Luk,[21] Riff Raff e Shannon Chan-Kent foram escalados para papéis não revelados.[22][23]

Produção
Desenvolvimento
O desenvolvimento de uma adaptação cinematográfica baseada na série de videogames Sonic the Hedgehog começou no início de 1993 durante a produção do programa de televisão da DIC Entertainment Adventures of Sonic the Hedgehog. Michealene Risley, a recém-nomeada diretora de produtos de consumo que ajudou a dar luz verde à Adventures, foi designada para negociar com vários produtores de Hollywood para encontrar suporte para um filme do Sonic. O CEO da Sega, Tom Kalinske, no entanto, não tinha certeza de ter um filme baseado no videogame porque não queria prejudicar a marca, citando Super Mario Bros. e Street Fighter como falhas comerciais e críticas que danificaram a reputação do vídeo homônimo. franquias de jogos. Apesar das preocupações de Kalinske, a empresa ficou muito entusiasmada com a adaptação para o cinema e, um ano depois, a Sega firmou um acordo de desenvolvimento em agosto de 1994 com a MGM e o Trilogy Entertainment Group, com Pen Densham como produtor executivo do filme.[24]

Com um acordo garantido, a MGM e a Sega contrataram Richard Jefferies, associado de Risley de seus dias na Marvel Comics, para escrever um roteiro para o filme. Enquanto trabalhava no filme, a Sega tinha o Sonic X-treme em desenvolvimento para o próximo Sega Saturn, então eles pediram a Jefferies que apresentasse o console ainda não lançado com destaque em seu roteiro para se relacionar com o filme. A história de Jefferies envolveu um garoto de 12 anos chamado Josh Pinski acidentalmente trazendo Sonic the Hedgehog para a vida a partir de sua Sega Saturn, mas inadvertidamente permitindo que Doctor Eggman escapasse para o mundo real, disposto a transformar todas as crianças da Terra em badniks e planejando roubar pontos de referência do mundo para criar experiências de realidade virtual das quais ele pode lucrar. O tratamento de Jefferies, intitulado Sonic the Hedgehog: Maravilhas do Mundo, foi submetido em maio de 1995. Enquanto o rascunho recebeu uma resposta positiva entre os executivos da MGM e da Sega, Shinobu Toyoda sugeriu a Kalinske remover Doctor Eggman do script em favor de um "forte / vilão mau" para dar uma nova ideia à série. No entanto, no final, a MGM repentinamente desistiu do acordo de desenvolvimento e cancelou o projeto após uma tentativa fracassada de reviver o filme na DreamWorks, embora Jeffries tenha sugerido que o filme fosse descartado, pois a Sega e a MGM queriam uma parte maior dos projetos do filme enquanto Densham afirmou que foi por causa das diferenças criativas entre Sega e Trilogy.[24]

A Sony Pictures Entertainment adquiriu os direitos para produzir e distribuir um filme baseado em Sonic the Hedgehog em 2013.[25] Em 10 de junho de 2014, um filme de animação de ação ao vivo baseado no Sonic the Hedgehog foi anunciado como um empreendimento conjunto entre a Sony Pictures e a Marza Animation Planet.[26] Ele seria produzido por Neal H. Moritz por seu banner da Original Film ao lado de Takeshi Ito, Mie Onishi e Toru Nakahara, e escrito por Evan Susser e Van Robichaux.[26] Em fevereiro de 2016, o CEO da Sega, Hajime Satomi, declarou que o filme estava agendado para 2018.[27] Tim Miller do Blur Studio e Jeff Fowler foram contratados em 2016 para desenvolver o filme; Fowler faria sua estréia na direção, e tanto Miller quanto Fowler seriam produtores executivos.[28] Patrick Casey, Josh Miller e Oren Uziel estavam escrevendo o roteiro.[28]

Em 2 de outubro de 2017, a Paramount Pictures anunciou que adquiriu os direitos depois que a Columbia Pictures da Sony Pictures colocou o filme em turnaround. No entanto, a maior parte da equipe de produção permaneceu inalterada.[29] Em fevereiro de 2018, foi anunciado que o filme seria lançado em novembro de 2019.[30][31]

Escolha de elenco
Em 29 de maio de 2018, foi relatado que Paul Rudd estava em negociações para um papel principal como Tom, "um policial que faz amizade com Sonic e provavelmente se unirá para derrotar o Dr. Eggman", mas foi negado mais tarde.[32] Um dia depois, foi anunciado que James Marsden foi escalado em um papel não revelado, mas depois revelou ser Tom Wachowski.[10] Em junho de 2018, Tika Sumpter foi escalada. Jim Carrey foi escalado para interpretar o vilão, Dr. Robotnik.[14] Em agosto de 2018, Ben Schwartz se juntou ao elenco do filme expressando o personagem-título.[33] Alguns dias depois, Adam Pally e Neal McDonough foram escalados.[34] Debs Howard e Elfina Luk já se juntaram ao elenco.[21]

Filmagens
A fotografia principal ocorreu em 24 de julho de 2018 e terminou em Vancouver, Ladysmith e Vancouver Island em 16 de outubro de 2018. A pós-produção e a fotografia adicional começaram e terminaram em outubro, em Nova York, onde Jim Carrey filmou suas cenas.[35]

Efeitos visuais e design
Os efeitos visuais são fornecidos pelo Blur Studio, Digital Domain e pela Moving Picture Company (MPC).[36] A equipe de produção criou uma versão realista do Sonic, adicionando pelos, novos tênis de corrida, dois olhos separados,[37] e um físico mais humano.[38] Eles usaram Ted, o urso de pelúcia vivo dos filmes de Ted, como uma referência para inserir um personagem de CG em um cenário do mundo real. O produtor executivo Tim Miller disse: "Seria estranho e seria como se ele estivesse correndo nu se fosse uma espécie de coisa de lontra. Sempre foi, para nós, pele, e nunca consideramos nada diferente. É parte do que o integra no mundo real e faz dele uma criatura real ". De acordo com Miller, a Sega não ficou "totalmente feliz" com o design dos olhos de Sonic.[37]

Em 2 de maio de 2019, após uma reação negativa, Fowler anunciou no Twitter que Sonic seria redesenhado.[39] A data de lançamento de novembro foi adiada para 14 de fevereiro de 2020.[40] O artista Tyson Hesse, que trabalhou na mídia anterior de Sonic the Hedgehog, foi escolhido para liderar o redesenho. Para o redesenho, o personagem recebeu olhos maiores e de cores diferentes, novos tênis de corrida (que se assemelham aos dos jogos com uma marca da PUMA), luvas e um corpo menos humano para se assemelhar ao design do personagem nos videogames.[41] Estima-se que o atraso do filme e o redesenho da Sonic coloquem o filme em US$ 5 milhões ou menos em relação ao orçamento original de US$ 90 milhões, totalizando US$ 95 milhões.[8]

Música
Em fevereiro de 2019, Junkie XL assinou contrato para compor a trilha sonora de Sonic the Hedgehog.[42] Riff Raff, que já tem um papel no filme, também aparecerá na trilha sonora.[43] Uma música original intitulada "Speed ​​Me Up" de Wiz Khalifa, Ty Dolla $ ign, Lil Yachty e Sueco The Child aparecerá na trilha sonora do filme, que foi lançada publicamente em 24 de janeiro de 2020 pela Atlantic Records, embora tenha sido divulgada antecipadamente no dia anterior.

Marketing
As imagens de teste foram exibidas na Comic Con Experience no Brasil em 6 de dezembro de 2018.[44] Um cartaz-prévia foi lançado em 10 de dezembro de 2018, revelando o Sonic redesenhado.[37] O design recebeu uma resposta principalmente negativa dos críticos e fãs,[45] e foi comparado a outra adaptação cinematográfica de 2019, Pokémon: Detetive Pikachu, que adicionou texturas de pele e pelo aos personagens Pokémon.[38] Ex-membros do Sonic Team, que criaram os jogos originais do Sonic the Hedgehog, expressaram surpresa pela aparência.[46]

Um segundo cartaz para o filme vazou online logo após o lançamento do primeiro. Os fãs reclamaram da falta de semelhança com os jogos e criticaram o posicionamento das pernas de Sonic, gerando um meme da internet no qual os usuários recriaram a posição.[47][48] A conta oficial do Twitter para o filme postou uma imagem de Sonic por trás de uma placa dizendo: "Um cara não consegue se exercitar?"[49] Imagens do projeto Sonic vazaram em março de 2019 para mais críticas de fãs. O ex-presidente da Sonic Team, Yuji Naka, ficou "chocado" com o projeto e sentiu que a relação entre a cabeça e o abdome de Sonic estava desequilibrada.[50]

O primeiro trailer estreou em 4 de abril de 2019 no CinemaCon em Las Vegas,[51] e foi lançado on-line em 30 de abril. O trailer recebeu uma recepção negativa,[52][53][54] com Kotaku chamando de "horrível" e "uma praga nesta terra cansada".[52] Os comentaristas discordaram do design de Sonic em particular, com foco em seus dentes semelhantes aos humanos e afirmando que ele se assemelha mais a um humano em uma fantasia de Sonic do que o próprio Sonic. No entanto, muitos elogiaram os momentos de Carrey no trailer como o Dr. Robotnik.[52][54] O uso do "Gangsta's Paradise" de Coolio como música de fundo também foi questionado e considerado inadequado.[55][56] Por outro lado, CNET elogiou o humor e referências próximas aos jogos.[57] Em 24 horas, os fãs já começaram a lançar reedições do trailer, que várias publicações notaram serem melhores que as originais.[58] Dentro de um dia do lançamento do trailer, ele foi visto mais de 15 milhões de vezes no YouTube.[59]

Após fortes críticas, o diretor Jeff Fowler revelou que o design do Sonic seria retrabalhado.[60][61]

O segundo trailer com um Sonic "redesenhado" foi lançado em 12 de novembro de 2019.[62] As respostas dos fãs e espectadores foram mais positivas que o primeiro, com muitos elogiando o novo design do Sonic, bem como o tom e o humor presentes no trailer.[63]

Como uma ligação promocional para o lançamento do filme, a versão cinematográfica de Sonic foi adicionada como personagem jogável ao jogo para celular Sonic Dash, e à versão móvel de Sonic Forces, "Sonic Forces: Speed Battle".[64]

Lançamento
Sonic - O Filme foi inicialmente agendado para um lançamento de 2018 pela Columbia Pictures; no entanto, a Paramount Pictures remarcou para 15 de novembro de 2019.[27][65] O filme estava previsto para ser lançado nos Estados Unidos em 8 de novembro de 2019.[66] No Brasil, o filme foi lançado em 13 de fevereiro de 2020.[67] Em 24 de maio de 2019, Jeff Fowler anunciou via Twitter que o filme seria adiado para 14 de fevereiro de 2020 para "tornar o Sonic o mais adequado".[68] após o retrocesso sobre a aparência visual do Sonic. A premiere mundial do filme ocorreu no Paramount Theatre, em Los Angeles, no dia 25 de janeiro de 2020.[69][70]

Recepção
Bilheteria
Desde o dia 18 de fevereiro de 2020, Sonic - O Filme arrecadou nos Estados Unidos e no Canadá mais de 128 milhões de dólares e mais de 137 milhões em outros territórios, totalizando mais de 265 milhões de dólares mundialmente.[9]

Sonic - O Filme foi lançado ao lado de Fantasy Island e The Photograph, e deve arrecadar US$ 40–50 milhões em seu fim de semana de abertura de quatro dias de 4.130 cinemas do Dia dos Presidentes.[71][7] Depois de faturar US$ 21 milhões em seu primeiro dia (incluindo US$ 3 milhões nas visualizações de quinta à noite), as estimativas foram aumentadas para US$ 64 milhões.[72] O filme estreou com US$ 57 milhões (e cerca de US$ 68 milhões nos quatro dias), quebrando o recorde de Detetive Pikachu de maior abertura no fim de semana de um filme baseado em videogame.[73] É também o segundo maior fim de semana de abertura de Jim Carrey de todos os tempos, depois de Bruce Almighty (2003).[74]

Em outros lugares, o filme foi lançado em 40 países durante o fim de semana de abertura de três dias, superando as bilheterias internacionais com US$ 43 milhões. Suas regiões internacionais mais fortes foram a América Latina e a Europa, com suas maiores bilheterias sendo US$ 6,7 milhões no México, US$ 6,2 milhões no Reino Unido, US$ 4,3 milhões na França, US$ 3,3 milhões na Alemanha e US$ 3 milhões no Brasil. Em mercados like-for-like (excluindo pré-visualizações), Sonic superou outros filmes de ação/animação ao vivo, incluindo Alvin and the Chipmunks: The Road Chip, Peter Rabbit, Teenage Mutant Ninja Turtles e Detective Pikachu. No entanto, a Sonic ainda não foi lançado em grandes mercados como Rússia, Japão e China (devido a pandemia de coronavírus).[75]

Crítica
No Rotten Tomatoes, o filme possui uma taxa de aprovação de 64% com base em 208 avaliações, com uma classificação média de 5,85 / 10. O consenso dos críticos do site diz: "Fracamente adequado e frequentemente divertido, Sonic the Hedgehog é uma aventura inspirada em videogames que toda a família pode desfrutar - e uma boa desculpa para Jim Carrey aproveitar a energia maníaca que iniciou sua carreira".[76] No Metacritic, o filme tem uma pontuação média ponderada de 47 em 100, com base em 42 críticos, indicando "críticas mistas ou médias".[77] O público entrevistado pela CinemaScore atribuiu ao filme uma nota média de "A" na escala A + a F. O PostTrak relatou que recebeu uma média de 4 em 5 estrelas, com 70% das pessoas dizendo que definitivamente o recomendariam.[74]

Akeem Lawanson, da IGN, deu ao filme uma pontuação de sete em dez, elogiando as performances e a nostalgia, afirmando: "Embora esta comédia de ação familiar sofra de uma história simplista e se incline muito a clichês visuais cansados, Sonic the Hedgehog é, no entanto, impulsionado por performances sólidas de Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como Dr. Robotnik. Seu jogo de gato e rato é divertido, e os fãs apaixonados da franquia Sega devem apreciar todos os acenos da história do Sonic."[78] Dami Lee, do The Verge, deu uma crítica positiva ao filme, elogiando os elementos nostálgicos vistos no filme, escrevendo que "brilha quando se lembra de que é baseado em um videogame e há algumas coisas genuinamente divertidas - como quando Sonic usa seu tempo - poderes de parada ou a montagem elaborada de "trama maligna" de Robotnik que faz você se perguntar por que mais filmes não apresentam bandidos com sequências de dança coreografadas. Carrey interpreta Robotnik como o vilão dos desenhos animados que ele é, e é um verdadeiro prazer vê-lo em sua performance."[79] O site Inverse chamou de "filme de super-heróis de viagem" e "o melhor filme de super-heróis de 2020" até agora.[80] Amon Warrman, do Empire, deu ao filme duas das cinco estrelas, escrevendo: "Um Jim Carrey em forma não pode impedir que a estréia de Sonic em live-action pareça uma oportunidade perdida. Se as sequelas provocadas se materializarem, esperamos que os níveis de narrativa acima."[81]

Owen Gleiberman, da Variety, criticou a comercialização do filme, afirmando: "Uma crítica como essa provavelmente deveria vir com um aviso: por todo o tédio limítrofe que senti no Sonic the Hedgehog, percebo que essa é uma foto feita por 8 anos - e provavelmente gostarão muito bem. No entanto, eu também chamaria o tom excessivamente infantil do filme de um erro."[82] Ao escrever para The Guardian, Steve Rose atribuiu ao filme uma pontuação de dois em cinco, criticando os efeitos visuais sem brilho e afirmando que "existem cenas de ação e efeitos floresce, mas mesmo esses parecem emprestados de outros filmes. A capacidade de Sonic de congelar o tempo Por exemplo, arriscar reorganizar as coisas antes de recomeçar, por exemplo, está claramente em dívida com as palhaçadas do QuickSilver nos filmes dos X-Men. E que mensagens esse exercício pode se dar ao trabalho de ser banal e familiar: o verdadeiro significado da amizade, seja feliz com o que você tem máquinas ruins, pessoas (e ouriços espaciais) boas".[83] Simon Abrams, do RogerEbert.com, deu ao filme uma em cada quatro estrelas, escrevendo: "Sonic the Hedgehog é tão bem-sucedido quanto a quantidade de tempo que você deseja passar assistindo seu protagonista animado em aventuras instantaneamente esquecíveis