michaelfassbender
Photos

News

❚ 𝐂𝐀𝐑𝐑𝐄𝐈𝐑𝐀

Nos Estados Unidos, conseguiu o primeiro papel na televisão em 2001, na minissérie Band of Brothers, produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks. Mas nunca pensou em morar fora da Europa. "Não tenho a menor intenção de me mudar para os Estados Unidos. Vou para lá a trabalho e só. Gosto de Londres e, quando passo muito tempo longe, sinto falta. Sou muito europeu."

De volta a Europa depois da participação na série americana, fez séries e filmes para TV britânica e canadense, tais como Hex, A Bear Named Winnie e Sherlock Holmes and the Case of the Silk Stocking. Em 2006 estreou-se no cinema com o papel de Stelios no filme 300 de Zack Snyder.

Michael Fassbender no Festival de Cannes em 2009.
Porém, foi só em 2008 que viu seu nome ganhar certa projeção ao participar do filme de estreia do diretor Steve McQueen, Hunger. O filme, que teve estréia no Festival de Cinema de Cannes, baseia-se na história de real de Bobby Sands, um militante do Exército Republicano Irlandês Provisório que liderou uma greve de fome na Maze Prison. Entre outros, Hunger venceu o prémio Caméra d'Ór do Festival de Cannes, atribuído ao melhor filme de estreia em exibição no festival e um BAFTA de cineasta mais promissor, recebendo ainda uma indicação para Melhor Filme Britânico. Michael venceu os prêmios de Melhor Ator nos British Independent Film Awards e nos Irish Film and Television Awards, por este papel.

A partir de 2009, Michael Fassbender começou a participar regularmente em projetos de grande relevância. Nesse ano interpretou o papel de Conor, o namorado da mãe da personagem principal, uma adolescente de 15 anos socialmente isolada e que acaba por ter um relacionamento com ela no filme britânico, Fish Tank. O filme foi bastante elogiado pela crítica e, entre outros, venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e o BAFTA de Melhor Filme Britânico.

Ainda nesse ano, Michael participou do filme de Quentin Tarantino, Inglourious Basterds no papel de um crítico de cinema britânico com um gosto particular por filmes alemães e que se faz passar por um oficial alemão por saber falar fluentemente a língua. Teve ainda um papel secundário no filme de terror protagonizado por Henry Cavill e dirigido por Joel Schumacher, Town Creek. Neste ano foi nomeado para um EE Rising Star Award na cerimónia dos BAFTA, mas perdeu para Noel Clarke.

Depois de um ano de 2010 mais ameno com participações no fraco Jonah Hex e no mediano Centurião, Michael regressou com destaque em 2011 ao protagonizar cinco filmes de grande sucesso. O primeiro a estrear foi Jane Eyre, baseado no romance homónimo de Charlotte Brontë e onde interpreta o papel icónico de Edward Rochester, enquanto Mia Wasikowska interpreta o papel de Jane Eyre. No verão protagonizou o blockbuster X-Men: First Class, um reboot do famoso franchise da Marvel. No filme interpreta o papel de Magneto jovem, papel que foi de Ian McKellen na versão mais velha.

Ainda antes do final do ano, Michael protagonizou o filme A Dangerous Method do diretor David Cronenberg com Viggo Mortensen e Keira Knightley. Michael interpreta o papel do psiquiatra e psicólogo suíço Carl Jung. Porém, o filme que lhe valeu maior aclamação da crítica foi Shame, onde interpreta o papel de Brandon, um homem viciado em sexo. O filme reuniu-o com o diretor Steve McQueen e rendeu-lhe indicações para vários prêmios, incluindo os Globos de Ouro e os BAFTA. Vários jornalistas ficaram surpreendidos por o ator não ter sido indicado para o Oscar nesse ano e alguns afirmaram que o facto de ele ter aparecido completamente nu no filme o tenha prejudicado.

Em 2012, Michael teve um papel de destaque no thriller de ação Haywire do diretor Steven Soderbergh e protagonizou o filme de ficção científica Prometheus de Ridley Scott no papel do andróide David. Michael voltou a colaborar com Ridley Scott no ano seguinte no filme The Counselor. Apesar de ter um elenco forte, com Javier Bardem, Penélope Cruz, Cameron Diaz e Brad Pitt, o projeto recebeu críticas ruins e foi um desastre de bilheteira. Ainda em 2013, Michael trabalhou no seu terceiro projeto com Steve McQueen. Em 12 Years a Slave, Michael interpreta o papel do escravagista cruel Edwin Epps. Este papel valeu a primeira indicação de Michael para o Oscar e indicações para os principais prêmios da indústria do cinema, incluindo os Globos de Ouro, Screen Actors Guild Awards e BAFTA, todos na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Michael Fassbender no Festival de Cannes de 2015.
Em 2014, Michael protagonizou o filme independente cômico irlandês Frank. O filme baseia-se em parte na personagem de Frank Sidebottom criada pelo comediante britânico Chris Sievery, o vocalista de uma banda de rock que se esconde atrás de uma máscara de papel marchê. Voltou a viver, nesse mesmo ano, a versão jovem do vilão Magneto em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, onde dividiu o personagem com Ian McKellen.

Recentemente, atuou em Macbeth, dividindo cena com Marion Cotillard, no filme sobre o criador da Apple, Steve Jobs. Este último valeu-lhe, mais uma vez, indicações para os principais prémios do cinema, incluindo a sua segunda indicação para o Oscar, dessa vez na categoria de Melhor Ator.

Para estrear em 2016 estão os filmes X-Men: Apocalipse, o terceiro filme sobre os mutantes jovens em que vive o vilão Magneto, The Light Between Oceans, ao lado de Alicia Vikander e Rachel Weisz, o filme Assassin's Creed, da série de videogames e Trespass Against Us, em que ele interpreta um personagem que tenta escapar de suas origens.

Fassbender tem filmes previstos para estrear até 2017: Alien: Covenant, a sequela de Prometheus onde retoma o papel do andróide David; The Snowman, como um homem que investiga o sumiço de mulher durante uma nevasca e Weightless do famoso diretor Terrence Malick, que esta guardado desde 2014.