mephilesthedark
mephilesthedark
News

✧SobreMephiles✧

Mephiles, o Escuro (闇のメフィレス Yami no Mefiresu? "Mephiles of Darkness") é um dos principais antagonistas em Sonic the Hedgehog (2006). Ele é a consciência malévola, a mente e a vontade do deus solar Solaris. Mephiles nasceu durante o Projeto Solaris quando os experimentos em Solaris o dividiram em Mephiles e Iblis. Após seu nascimento, Mephiles foi selado dentro do Cetro das Trevas por Shadow the Hedgehog (que viajou de volta no tempo usando o Controle do Caos), mas foi libertado dez anos depois durante uma escaramuça entre Shadow, Rouge e Dr. Eggman.

Após sua libertação, Mephiles orquestrou um plano de séculos para libertar Iblis da Princesa Elise e voltar com ele, que conseguiu quando ele matou Sonic, o Ouriço. Ele então se ressurgiu com Iblis, refazendo Solaris, mas foi derrotado por Sonic, Shadow e Silver, e posteriormente apagado da existência.

Conteúdo[show]
Aparência

A forma base dos mephiles.

Expand slideshow1 de 3Adicionar foto
Mephiles tem três formas. Sua forma original era uma massa amorfa de escuridão, que emitia uma aura e se comportava de forma semelhante ao líquido. Em sua segunda forma, Mephiles parecia quase idêntico a Shadow the Hedgehog, além de ter olhos verdes com pupilas cortadas, uma focinheira de pele pálida com boca (embora sua focinheira se move quando ele fala, como se ele tivesse um), e o fato de que tudo o que está vermelho na Sombra é um azul-acinzentado em Mephiles. Assim como Shadow, ele tinha anéis nos pulsos e tornozelos. Sua terceira e mais icônica forma era um ouriço cristalino antropomórfico sem boca, nariz ou mesmo pés, em vez disso suas pernas terminaram em uma névoa arroxeada. Seus olhos também mudam de cor nesta forma, ganhando esclerae vermelha e íris verdes mais claras, e suas penas são mais espessas e terminadas em pontas brancas. Por último, suas mãos, luvas e tudo mais, tornam-se cristalinos como seus braços, com os dedos terminando agora em garras de ponta branca.

História
Passado
Os mefiliados foram acidentalmente criados durante o Projeto Solaris,sob a supervisão do Duque de Soleanna. Em um dos experimentos do Projeto, Solaris foi dividido em duas entidades separadas: Iblis, seu poder bruto, e Mephiles, sua mente astuta. Enquanto Mephiles tentava escapar da instalação, ele foi selado no Cetro das Trevas por Shadow the Hedgehog, que havia viajado no tempo por dez anos antes dos eventos do jogo. Como Mephiles foi selado dentro do cetro, ele jurou que não esqueceria Shadow e que um dia, ele iria matá-lo.

Sonic the Hedgehog (2006)
Nos anos seguintes, o Dr. Eggman de alguma forma adquiriu o Cetro das Trevas. Nos dias atuais, o Cetro foi quebrado durante uma luta entre Eggman, Shadow, e Rouge the Bat, e Mephiles foi lançado. Mephiles absorveu sombra de Sombra, e se transformou em uma cópia de Sombra; ao fazê-lo, ele absorveu os poderes de Shadow também. Ao ganhar sua nova forma, ele então riu de diversão com a ironia sobre como ele foi ressuscitado pela sombra da pessoa que o selou antes de agradecer sarcasticamente Shadow por libertá-lo. Percebendo que Shadow não sabia quem era Mephiles (como Shadow ainda não tinha viajado de volta no tempo para enfrentar Mephiles no passado), Mephiles transportou Shadow e Rouge para o futuro.

Os mefiliados então procuraram encontrar as Esmeraldas do Caos, a fim de trazer dor e desespero à Princesa Elise e libertar as "Chamas do Desastre" (também conhecidas como Iblis),que haviam sido seladas dentro da alma de Elise até ela chorar. Os mefilos pretendiam fundir-se com Iblis, reunindo-os em uma única entidade, Solaris, sua persona original.

Para isso, ele viajou para o futuro e insinuou a Silver the Hedgehog e Blaze the Cat que Sonic the Hedgehog foi a causa da libertação de Iblis, o que levou à destruição de seu mundo. Portanto, Sonic foi referido como o "Gatilho Iblis" por Silver e Blaze. Ele enviou os dois de volta no tempo, tendo revelado sua habilidade para eles mais cedo quando ele lhes disse que eles precisavam voltar ao passado para evitar o despertar de Iblis, fazendo-os acreditar que matar Sonic no presente salvaria seu futuro.

Ao longo do caminho, à medida que as três histórias avançam, os três personagens principais descobrem como Mephiles estava de alguma forma envolvido no incidente que criou as "Chamas do Desastre", empunhadas pela Princesa Elise. Mephiles tem um papel muito crucial em todas as linhas de história, ao longo do jogo. Ele tem o papel mais direto na história de Shadow. Ele também tem um papel importante na história de Silver, enquanto ele manipula Silver e Blaze para tentar matar Sonic para que ele possa finalmente se fundir com Iblis. Embora ele próprio tenha um papel muito pequeno na história de Sonic, onde ele só é visto quando Sonic, Knuckles the Echidna e Miles "Tails" Prower estão escutando em sua conversa com Silver e Blaze que termina com eles viajando no tempo de volta para soleanna atual, suas ações ainda são muito prevalentes para a história de Sonic, especialmente com seus encontros com Silver.

Ao encontrar Shadow novamente, Mephiles tentou quebrar a vontade de Shadow de lutar e se juntar a ele (assim como Black Doom já havia tentado) revelando que no futuro atual, o mundo e um E-123 Omega não dispostos se virariam contra Shadow e o prenderiam em animação suspensa (enquanto mantinha seu ódio por Sombra em segredo). Assim, ele tentou convencer Shadow a se juntar a ele, dizendo que ambos se vingariam do mundo. No entanto, Shadow mostrou-se imune às táticas de Mephiles, dizendo que ele determinaria seu próprio destino, levando a uma batalha entre os dois. Embora Shadow tenha levado a vantagem, Mephiles o derrubou em uma parede com uma explosão de energia e o incapacitou quando baixou a guarda, mas Omega interveio e expulsou Mephiles. Quando Shadow (juntamente com Silver depois de frustrar seu segundo atentado contra a vida de Sonic) viajou de volta ao passado naquele momento, ele soube da verdadeira origem de Mephiles (enquanto Silver aprendeu que Mephiles mentiu sobre Sonic ser o Gatilho Iblis). Omega, enquanto isso, perseguiu Mephiles. Enquanto ele estava sendo filmado, entidade negra revelou a Omega que este último era um que iria aprisionar Shadow no futuro, levando o robô a atirar nele com artilharia mais pesada. Apesar de atordoado, Mephiles ri e escapa de Omega antes de Shadow e Rouge chegarem.

Shadow, Omega e Rouge mais tarde encontraram Mephiles em um templo do deserto,embora fossem tarde demais para impedi-lo de levar a Esmeralda do Caos para lá. Mais uma vez, Mephiles ofereceu a Shadow uma chance de se juntar a ele, mas Shadow, sabendo das verdadeiras intenções de Mephiles, recusou a oferta. Mephiles foi lutado novamente e perdido. Depois de sua aparente derrota, no entanto, Mephiles mostrou-se imune a ser preso em um novo Cetro das Trevas que Shadow tentou usar nele, dizendo que não funcionaria mais nele (ele implica que a razão pela qual ele estava imune foi devido à sua viagem no tempo há dez anos para absorver a sombra de Shadow durante o momento em que ele estava sendo selado na linha do tempo atual [versão em inglês], ou simplesmente porque ele absorveu a sombra de Shadow e copiou seu poder completamente [versão japonesa]). Mephiles então usa duas Esmeraldas do Caos para criar um exército de clones de si mesmo. Ele então se gaba de Shadow que ele não pode derrotá-lo, e pergunta por que ele está mesmo se preocupando em proteger um mundo que eventualmente se voltará contra ele. Shadow responde: "Se o mundo inteiro decidir se tornar meu inimigo, então lutarei como sempre lutei!"

Mephiles87
Mefilias vendo Iblis se libertando.

In the Last Story, Mephiles, having either escaped or simply survived the fight with Shadow, finds the purple Chaos Emerald. Possibly this point, he (rather than progressing to the next scene) traveled to the future to deceive Silver (this is not specified, but it would explain how he had the purple Chaos Emerald and the knowledge of Sonic at this point). Eventually, after Silver abandoned his mission, he uses it to warp to Sonic and Elise's location shortly after they escape Dr. Eggman's exploding Egg Carrier. He blinds them with the Emerald's powers, and projects an energy spear that impales Sonic from behind, killing him instantly.

This act reveals that Mephiles' lie to Silver and Blaze about Sonic being the Iblis Trigger was actually partially true. Sonic's death would not stop Iblis's resurrection; instead, it would be the very event that would release Iblis from Elise's soul. The key to Iblis's freedom was an event that would cause Elise to become so consumed with despair that she would cry, as she had formed a very close friendship with Sonic. The princess cries over his death and, as a result, Iblis is released, allowing Mephiles to fuse with him and transform into Solaris. Solaris is soon defeated in the final battle against Shadow, Silver and a revived Sonic in Super States before Elise goes back in time and extinguishes him when he was a mere flame.

Other game appearances
Sonic Rivals 2
MephilesCard
Mephiles in Sonic Rivals 2.

Mephiles made a small appearance in Sonic Rivals 2, as one of the collectible cards in the game. It can be acquired by getting an S Rank in Knock Out.

Sonic Generations
In the console/PC version of Sonic Generations, Mephiles made a cameo appearance during the ending credits where a screenshot of him from Sonic the Hedgehog (2006) was shown.

Sonic Runners
In Sonic Runners, Mephiles is a playable Speed Type character. In gameplay, he can perform a triple jump, boost the Score Bonus score by 37% and cut the game speed by 5%.

Personality
Ao contrário da maioria dos vilões da série Sonic, que são impulsionados por uma sede de poder ou vingança, Mephiles (de acordo com Shadow) só parece desejar nada mais ou menos do que violência e destruição. Ele é retratado como um assassino, sem coração, malévolo, cruel e implacável sádico sem senso de compaixão ou empatia, e faria qualquer coisa para alcançar seus objetivos, mesmo que isso signifique tirar vidas inocentes. Os mefiliados têm grande prazer sádico e prazer em machucar os outros e tem demonstrado ter um senso de humor muito distorcido e distorcido, tornando-o um ser muito impiedoso e antipático. Por exemplo, ele fez de sua única missão causar dor a Elise durante todo o jogo, e até eclodiu em uma risada maníaca depois de acabar com a vida de Sonic. Isso também é visto quando ele maliciosamente provoca Omega dizendo-lhe que ele seria reprogramado para capturar Shadow. Mephiles também é altamente inteligente, persuasivo, enganador e manipulador, capaz de usar e manipular pessoas para promover seus planos malignos. Isso é mostrado quando ele se aproveita da frustração e do desejo de Silver de salvar o mundo, enganando-o a pensar que Sonic era responsável pela devastação de seu futuro, sabendo que matar Sonic teria feito exatamente o oposto do que Silver estava tentando alcançar. Além disso, sua inteligência era tal que ele poderia criar planos de recuo no caso de seus planos iniciais não funcionarem. Isso ficou especialmente evidente na Última História, onde Mephiles começou a matar Sonic, depois que Silver evidentemente parou de tentar matar Sonic.

Talvez o mais perturbador sobre ele é que ele é completamente calmo, frio, sem emoções, estoico, paciente, composto, charmoso, enganoso, sofisticado e falsamente afável, tudo isso especialmente ajuda com sua natureza manipuladora. Ele não é conhecido por perder a paciência ou mesmo levantar a voz, mesmo quando irritado, ferido, ou mesmo quando em perigo iminente. Embora não seja conhecido por perder a paciência, ele pode ficar enfurecido, mostrado quando Shadow se recusou a se juntar aos seus objetivos destrutivos pela segunda vez, mas mesmo assim, não perdeu completamente a paciência.

Mephiles também tem tendências misantropas e até niilistas, como evidenciado em sua luta final contra Shadow, onde ele pergunta por que Shadow se incomoda em lutar, e por que Shadow até se incomoda em defender a humanidade quando eles inevitavelmente o perseguirão mais tarde. No entanto, parece que ele tem algumas maneiras, como ele se curvou a Shadow depois de tomar sua forma, embora isso foi provavelmente feito como um gesto de zombaria do que polidez real.

Mephiles1
Mephiles matando Sonic.

Também foi especulado que Mephiles também pode ser um pouco covarde, a julgar por várias ações que ele exibiu ao longo do jogo:

Em vez de lutar cara a cara com Sonic, ele aparece atrás dele sem Sonic ou Elise saber, e começa a empalá-lo por trás. Em batalha, a ação de atacar por trás é geralmente um ato de covardia, e, portanto, é considerado desonroso.
Além disso, ele cria uma distração para evitar que qualquer um deles o note enquanto ele começou a matar Sonic.
Durante ambas as lutas de chefe, Mephiles dificilmente ataca por conta própria sem ajuda, seja invocando sombras, ou clonando-se para usar como distrações. Ele usa as sombras na primeira luta de chefe como escudos, e aumenta o número delas quando você chega muito perto.
Durante as lutas do chefe, ele espera para atacar Shadow até que suas costas estão viradas.
Ele também não luta diretamente com Shadow até que o jogador o expulse da sombra de Shadow.
Na segunda luta de chefe, você não pode enfrentá-lo até que você limpe o chão da sombra fervente cobrindo-a, tendo que usar Chaos Boost para expulsá-lo.
Ele conseguiu convencer Silver e Blaze a tentar matar Sonic antes de realmente fazê-lo ele mesmo, o que por sua vez libertaria Iblis, embora houvesse uma forma muito mais forte de Iblis já livre em seu tempo enquanto ele tinha uma Esmeralda do Caos em mãos.
Dez anos antes da história se passar, quando Shadow encurrala os mephiles recém-criados antes de selá-lo, a voz de Mephiles soa assustada se não assustada antes de rapidamente mudar para seu tom mais reconhecível enquanto ele faz uma ameaça a Sombra.
Apesar de tudo isso, no entanto, ele demonstrou alguma força, como quando ele voluntariamente deixou Omega vencê-lo para submissão e até riu sádicamente quando este se intensificou em seus ataques depois que ele insinuou o papel de Omega em selar Sombra no futuro.

Mephiles também parece ter o hábito de acenar com as mãos quando fala, como ele foi visto fazendo isso em quase todas as suas aparências. Ele varia de segurar as mãos para cima enquanto faz uma declaração, para segurá-los para os lados ligeiramente ou mesmo na frente de si mesmo enquanto se faz aparecer como um aliado de Silver e Blaze. Mephiles também mostrou interesse limitado nas pessoas, tendo especial interesse em Shadow, Silver, Omega e Sonic, este último apenas porque ele precisava matá-lo. Mephiles é mostrado para manter um ódio particular por Sombra desde que foi ele que o selou no Cetro das Trevas. Dito isto, Mephiles não reconheceu Rouge, Blaze ou Elise (os dois primeiros é provável porque eles tinham pouca utilidade em seus planos), indivíduos com quem ele tinha entrado em contato ou tinha conhecimento, enquanto o resto do elenco do jogo não sabia dele tanto quanto ele os fez.

Poderes e habilidades
Snapshot 19 (8-25-2012 8-05 PM)
Mephiles usando sua habilidade de viagem no tempo.

Mephiles é um ser que pode não ter uma forma material. [2] Ele tem uma grande quantidade de habilidades de mudança de forma que lhe permitem se transformar em diferentes formas de matéria, como líquido ou gás, ou mesmo tomar a aparência de outra pessoa absorvendo a sombra desse indivíduo. Diferenças sutis são aplicadas, no entanto, como um tom muito mais escuro de várias cores, uma pele pálida e olhos verdes bestiais. Ele também pode ficar mais forte absorvendo sombras, especialmente se vem do mesmo tipo de sombra que o ser cuja sombra ele absorveu anteriormente fora do tempo conta-o como um personagem muito poderoso na série. Isso é especialmente evidente com seu segundo encontro, onde ele conseguiu escapar sem esforço da prisão de outro Cetro das Trevas devido ao seu eu atual ter voltado no tempo absorvendo a sombra de Shadow enquanto este último estava selando o passado de Mephiles (embora na versão japonesa, ele apenas afirma que ele não poderia ser selado novamente devido a absorver o poder de Shadow através de sua sombra sem sequer mencionar a viagem no tempo). Quando ele sai da sombra de suas vítimas para confrontá-las, ele também se mostra muito mais rápido. [3]

Vlc 2016-08-28 16-27-24-469
A esfera energética dos mephiles.

Os mephiles podem manipular e mover-se através do tempo com uma habilidade semelhante ao Controle do Caos. Se isso foi ou não devido a tomar a forma de Shadow através de sua sombra ou foi uma de suas habilidades inatas é discutível; no entanto, sendo metade do tempo deus Solaris, este último parece mais provável. Além disso, ele tem controle suficiente sobre suas habilidades de manipulação do tempo para separar inimigos perseguindo, como evidenciado por como ele conseguiu escapar de Omega e Shadow após sua primeira luta no futuro. Sua técnica ofensiva primária é uma esfera maciça de energia negra que é gerada de suas mãos que abrigam seus alvos. Ele também pode usar as esferas de energia para mover a si mesmo e aos outros através do tempo. Desde que Mephiles absorveu a sombra de Shadow, ele também tem a capacidade de realmente ser sua sombra, como visto na primeira luta de chefe contra ele. Além disso, ele pode alterar sua forma física para afundar no chão e se fundir com a sombra de outro. Ele também pode manipular sombras para criar "clones" de si mesmo, embora sejam deformados e imperfeitos sem o poder das Esmeraldas do Caos. Ele também pode fundir os clones para fazer grandes monstros das sombras.

Wmplayer 2016-08-25 18-58-45-961
Mephiles disparando sua lança de energia para matar Sonic.

Como visto na cutscene "Showdown with Mephiles", Mephiles pode explodir os oponentes disparando ondas de energia para eles. O ataque final de Mephiles usado antes de fundir com Iblis para se tornar Solaris foi um feixe de energia que ele estende de sua mão direita para matar Sonic.

Mephiles parece ser imortal, sobrevivendo a cada luta em que participa, e sempre que ele é derrotado ele parece apenas mudar para sua forma base. Se ele é ou não capaz de sentir dor é desconhecido; embora ele reaja a tomar danos durante suas batalhas de chefe com Shadow, ele simplesmente se levantou e permitiu-se ser baleado várias vezes ao confrontar Omega em Wave Ocean. De fato, quando derrotado por Shadow pela segunda vez, ele também se declarou imortal e invencível.

Porque ele é a mente e a vontade de Solaris, Mephiles é muito inteligente. Isso é mostrado em sua habilidade como um manipulador habilidoso, sendo capaz de manipular facilmente Silver e Blaze para quase obter o resultado desejado. Ele também é mostrado ter conhecimento adepto sobre o uso da tecnologia moderna, como evidência, sabendo exatamente quais arquivos no computador do Dr. Eggman usar ao tentar persuadir Silver a assassinar Sonic. Isso é provavelmente devido à sua aparentemente interminável vida e poder de viagem no tempo permitindo-lhe estudar o mundo ao seu redor pelo tempo que ele precisar.

Mephiles é muito hábil no uso das capacidades de deformar a realidade das Esmeraldas do Caos. Ele pode liberar ondas de choque invisíveis deles,[4] tê-los incutir visões em outros,[5] oponentes cegos,[6] e deformar as outras seis Esmeraldas para sua localização instantaneamente usando apenas uma. Presumivelmente, no caso deste último, ele utilizou as propriedades magnéticas das Esmeraldas do Caos para conseguir isso.

A forma monstruosa dos mephiles
Artigo principal: A forma monstruosa de Mephiles
Mephileshuge
A forma monstruosa dos mephiles.

A forma monstruosa de Mephiles é um estado que Mephiles alcançou depois de empoderar sua escuridão com o poder das Esmeraldas do Caos e fundir-se com suas sombras. Criando um corpo gigante que ele controla. Neste estado, ele pode disparar grandes lasers, além do incremento nas capacidades físicas.

Fraqueza
Como um ser de escuridão, Mephiles é vulnerável a ataques à base de luz, como a Lança do Caos, que o torna imóvel. [3] Suas habilidades de consertar sombras também não são infalíveis, pois o poder intenso pode forçá-lo a sair das sombras dos outros. [7]

Batalha
Artigo principal: Mephiles the Dark (chefe)
S06ChaosBoost2
Sombra lutando contra Mephiles.

Mephiles é combatido duas vezes no Episódio das Sombras em Sonic the Hedgehog (2006),primeiro em Flame Core (Mephiles Phase 1) e depois em Dusty Desert (Mephiles Phase 2). Em cada batalha, ele usa seus lacaios para sobrecarregar o jogador com números e agressões, embora ele os use muito mais agressivamente na segunda batalha. O jogador tem que usar o Impulso do Caos para tornar Mephiles vulnerável ao ataque, durante o qual ele lutará usando bolas de energia e ilusões.

Relações
Sombra do Ouriço
The resurrection of Mephiles 014 0002
Sombra e Mephiles.

Shadow é o principal inimigo de Mephiles. Quando Shadow chegou à época do Projeto Solaris e selou-o, Mephiles segurou o medo de Shadow pela facilidade que o impediu, mas também prometeu que um dia ele o mataria como vingança. Quando Mephiles foi libertado do Cetro das Trevas e tomou a sombra de Shadow para ganhar uma nova forma, ele riu da ironia, mas ainda agradeceu Shadow por libertá-lo por engano, embora ele estivesse surpreso que ele não o conhecia naquele momento. [8] No momento de seu encontro em Flame Core, no entanto, Mephiles tinha mudado de ideia sobre matar Shadow e, em vez disso, ganhou uma fixação para entregá-lo ao seu lado. Ele tentou enganá-lo para se juntar a ele para exterminar a humanidade, mas Shadow recusou e isso veio a golpes entre eles.

Em todos os seus encontros, Mephiles mostrou grande respeito por Shadow devido às suas habilidades que só alimentaram sua determinação em convertê-lo. Mesmo na luta final, Mephiles tentou fazer Shadow se juntar a ele. No entanto, depois que Shadow ejetou vulgarmente o convite de Mephiles, Mephiles finalmente desistiu de sua cruzada e expressou sua decepção com ele antes de retomar sua antiga missão de matá-lo.

E-123 Ômega
Omega é outro adversário para Mephiles depois de Shadow. Eles nunca se encontraram até a batalha entre Mephiles e Shadow. Em sua primeira luta, Mephiles pensou que Omega não era páreo para ele e viu-o um "incômodo" apenas para ser brutalmente espancado. Quando os dois mais tarde lutaram um contra o outro em Wave Ocean,Mephiles zombou e insultou Omega com como ele foi o único que selou Shadow no futuro. Omega levou este insulto a sério, a ponto de intensificar seus ataques enquanto Mephiles desbotava rindo. Omega mais tarde se vingaria na batalha final contra Mephiles ao lado de Shadow e Rouge.

Prata, o Ouriço
Snapshot 1 (12-21-2012 9-17 PM)
Mephiles enganando Silver.

Mephiles tinha pouco interesse em Silver the Hedgehog como pessoa e, em vez disso, só o usava como uma ferramenta para promover seus fins. Usando o desejo do ouriço de salvar seu mundo, Mephiles enganou Silver para ir atrás e matar Sonic depois de dizer que ele poderia desfazer a ruína de seu tempo dessa maneira, sem saber que ele estava realmente ajudando Mephiles com seus planos para destruí-lo ou piorá-lo. Ao longo do caminho, Mephiles continuou a encorajar Silver a continuar a missão, até silver descobrir a verdade sobre seus planos e provavelmente considerá-lo um inimigo, forçando Mephiles a realizar seu plano de matar Sonic si mesmo.

Iblis
Snapshot 43 (8-25-2012 8-22 PM)
Mephiles se fundindo com Iblis

A missão principal de Mephiles era libertar sua outra metade de Iblis de dentro da Princesa Elise e destruir o próprio tempo. Para isso, ele esculpiu um caminho de destruição, engano e morte, onde ele manipula Silver,tentou convencer Shadow a se juntar a ele, e matou Sonic. Uma vez que ele conseguiu, Mephiles riu em triunfo antes de fundir com ele. A medida em que Mephiles se fundiu com Iblis e as múltiplas parcelas que ele gerou para esse objetivo singular indica que o único interesse de Mephiles durante sua existência era se reunir com Iblis.

Sonic, o Ouriço
Mephiles1
Mefilias matando Sonic.

Os dois tecnicamente nunca interagiram, mas Mephiles viu Sonic como a chave para libertar Iblis de Elise e manipulou Silver dizendo que Sonic foi a causa de Iblis destruir o futuro e enviou o ouriço branco para assassinar Sonic. Mas depois que Silver soube com Shadow que Mephiles o enganou, ele não confiava mais em Mephiles e até fez amizade com Sonic. Durante a última história do jogo, Mephiles faz o ato assassino ele mesmo, matando Sonic e transformando junto com Iblis em Solaris. Infelizmente, Sonic foi restaurado à vida e Solaris, os Mephiles e Iblis unificados, é desativado por Sonic, Shadow e Silver em suas super formas, e mais tarde apagado da existência por Elise soprando a chama de Solaris.

Aliados
Iblis
Inimigos
Dr. Eggman
Princesa Elise
Prata, o Ouriço
Sonic, o Ouriço
Equipe Escura
Sombra do Ouriço (arqui-inimigo)
Rouge, o Morcego
E-123 Ômega
Em outros meios de comunicação
Archie Comics
Artigo principal: Mephiles (Archie)
ArchieMephiles
Mephiles nos Quadrinhos Archie.

Na série de quadrinhos Sonic the Hedgehog e seus spin-offs publicados pela Archie Comics,Mephiles está presente no universo dos quadrinhos, mas ele ainda não apareceu. Nesta mídia, Mephiles nasceu durante um experimento que dividiu seu ser original, Solaris,em si mesmo e Iblis. Mais tarde ele foi preso por Shadow the Hedgehog, mas foi libertado e procurou voltar com Iblis e refazer Solaris. Ele eventualmente teve sucesso em seu plano, mas foi impedido e apagado da existência por Sonic, o Ouriço e Elise. Uma versão alternativa de Mephiles também apareceu como prisioneira na Cadeia da Zona.

Etimologia
O nome dos mephiles é derivado de Mefistófeles, o demônio da lenda de Fausto, e possivelmente depois de Mefete, a personificação dos gases venenosos emitidos do solo em pântanos e vapores vulcânicos.

Os mefiliados também podem ser inspirados pelo falso profeta no Livro das Revelações da Bíblia, enquanto ele trabalha nas sombras e manipula os personagens para fazer coisas que só aumentariam seus próprios objetivos. A música tema de Silver, "Dreams of an Absolution", também o chama de pregador que mente que também pode ser uma referência a isso.

Outra possível origem para o nome de Mephiles pode ser do árabe, semelhante a Iblis. Os mephiles poderiam se referir a "Muffles" (مللن), em Muffles árabe significa "quebrado", "uma pessoa sem nada". O termo se estende não apenas a objetos materiais, mas a tudo que não é material também, como boas ações, emoções, esperanças, sonhos. No contexto religioso, Mephiles/Muffles/مرللن é um nome para o diabo (semelhante a Iblis) e refere-se a ele como não ter boas ações, nenhuma esperança de redenção, e nenhuma chance de salvação. Se isso fosse mente, e a natureza de Mephiles no jogo, eles pareceriam semelhantes.

Citações
"AH HA HA HA HA! Oh, como o destino pode ser irônico. Eu nunca teria acreditado que seria ressuscitado através de sua sombra. Obrigado, Shadow the Hedgehog."
— Primeira linha de Mephiles na história de Shadow.
"O que você me deu, eu agora volto para você! Uma passagem só de ida para o esquecimento!"
— Mephiles transportando Shadow e Rouge para o futuro.
"Tanta tolice... muito bem, vamos ver se você pode me entreter."
— A batalha dos mephiles estreia na Fase 1.
"Vou me certificar que se arrependa disso, Shadow the Hedgehog."
— A batalha de Mephiles estreia na Fase 2.
"Afogue-se na escuridão!"
— Mephiles fase 2 lutando contra Shadow.
"Estou para sempre... Eu sou... Invencível..."
— O outro dos mephiles na Fase 2.
"Hahaha! Bem-vindo, Omega. Não será preciso muito para eu lidar com você."
— Mephiles zombando de E-123 Omega em Wave Ocean.
"Isso só prova que você foi criado para parar Shadow, a forma de vida definitiva. Não diga que não sabia. Você pode ter sido programado pela humanidade, mas o que você fez com Shadow no futuro, esse foi o seu..."
— Mephiles insultando e zombando de Omega, depois sendo atacados ainda mais, eventualmente desaparecendo rindo.
"Você deve perceber agora que não pode esperar me parar com seu... poder limitado."
— Mephiles depois de convocar clones para cercar o Time Escuro.
"Finalmente, o selo está quebrado! Finalmente, eu vou ser capaz de se juntar a você! Iblis!!! Agora, Esmeralda do Caos... É hora da última chamada de cortina!"
— Mephiles quando Iblis foi libertado.
Trivia
Mephiles é o único personagem da série Sonic the Hedgehog e em qualquer outra mídia relacionada ao Sonic que realmente matou Sonic com sucesso.
Em uma entrevista conduzida pelo Game Informer, Takashi Iizuka afirmou que eles não têm planos para mephiles aparecer em nenhum jogo futuro, e que ele só foi útil para a narrativa de Sonic the Hedgehog (2006). [9]
Quando em sua forma cristalina, a "crista" branca de Mephiles aparece um pouco na forma de um pássaro, o animal que compõe o emblema solaris.
De acordo com o roteiro vazado de Sonic the Hedgehog (2006), logo após Shadow ter usado o Controle do Caos para parar o tempo em torno de Mephiles em selar a cutscene mephiles, Mephiles deveria dizer: "Eu sou... o sol. Eu transcende... tempo em si. Uma ponte para. outros mundos!". No entanto, por razões desconhecidas, esta linha não está presente no jogo final.
Eggman mostrou interesse em capturar Mephiles. Ele tentou pegar o Cetro das Trevas, e mais tarde quando Shadow perguntou a Eggman quem era Mephiles, ele disse que lhe diria se Shadow trouxesse Mephiles até ele. Não se sabe por que Eggman queria capturar Mephiles, mas com base em suas ações no jogo, pode-se imaginar que ele esperava aproveitar os poderes de Mephiles para viajar no tempo se ele não o fizesse com Iblis, ou que ele precisava de Iblis e Mephiles para controlar completamente o tempo, sabendo que eles eram as duas metades de Solaris. Esta última possibilidade é a mais provável, já que o Solaris completo é um ser que existe ao longo de todo o tempo, e Iblis não parece ter nenhum poder de viagem no tempo.
Embora Mephiles pareça não ter uma boca visível, a área geral em seu "focinho" se move para dentro e para fora enquanto ele fala de uma maneira semelhante a um balão inflando.
Quando Mephiles está no futuro, ele tem uma Esmeralda do Caos roxo, mas depois ele não tem ou não a usa por alguma razão até a última história. No entanto, como ele pode viajar no tempo, suas ações ao longo do jogo podem estar em qualquer ordem não especificada.
Deve-se notar que Mephiles pode ter ouvido seu nome pela primeira vez enquanto Shadow segue atrás dele durante o nível da Base Aquática, como Shadow declara "Mephiles! Eu não vou deixar você escapar!". Como Mephiles não tinha tomado um nome na época, Shadow pode ter inadvertidamente dado a ele a ideia para isso, e o resto ele pode ter vindo com ele mesmo.
Muitos aspectos de Mephiles, mais notavelmente sua conexão odiosa com Shadow, sua capacidade de fazer clones de si mesmo, e seu desejo de destruir a existência em si mesmo, tem várias semelhanças com o vilão Matrix Agent Smith. Além disso, seu ódio implícito pela humanidade reflete o ódio do Agente Smith pela humanidade. A conversa final de Shadow and Mephiles em "Showdown with Mephiles" espelha uma conversa semelhante durante a luta final entre Neo e o Agente Smith em "Matrix Revolutions".
Mephiles nunca falou diretamente com nenhuma personagem feminina (Rouge e Blaze) que ele encontrou.
É possível que Mephiles tenha uma baixa tolerância ao agravamento, o que pode ser visto quando Shadow se recusou a se juntar a ele. O resultado disso foi mephiles mudando de forma e durante a luta seguinte chefe, bem como o seguimento um mais tarde, trechos de diálogo sugerem um lado mais agressivo, no qual ele vai rosnar e até mesmo fazer ameaças. No entanto, sendo que ambas as lutas são emparelhadas contra Shadow e apenas Shadow, também é provável que devido ao ódio de Mephiles por ele, que esta era apenas uma demonstração de hostilidade.
Em sua forma cristalina, é possível que suas penas e ouvidos, e nesse caso, o resto de si mesmo, é tão flexível quanto seria em sua forma de Sombra, como várias cutscenes mostram as penas curvando-se e sendo influenciadas pelo movimento, e em uma cena, seu ouvido se contrai ligeiramente.
É interessante notar que em Mario & Sonic nos Jogos Olímpicosde Inverno, Shadow terá uma grande semelhança com Mephiles depois de eliminar qualquer evento de esqui ou snowboard.
Não se sabe por que Mephiles tentou ir ao passado para encontrar Esmeraldas do Caos e enganar Silver para matar Sonic em vez de apenas usar sua Esmeralda do Caos roxo para se juntar a Iblis no futuro. Pode ser porque Iblis evoluiu tanto que não conseguiu se fundir com Mephiles, ou para garantir que a morte de Sonic ainda ocorreria para que Iblis continuasse a existir neste ponto no futuro (também é possível que ele não pudesse voltar ao exato momento em que ele e Iblis se tornaram duas entidades separadas porque ele já estava presente).
No breve cinema cinematográfico em que o núcleo de Solaris é destruído, um fraco "NOOOOOOOOOOOOOO!!!" pode ser ouvido no áudio de fundo. A fonte do grito da morte de Solaris é quase certamente Mephiles como ele está sendo desativado com a derrota de Solaris.
No meio do jogo, Mephiles viaja até o presente depois de ser derrotado por Shadow no futuro. Neste ponto, Mephiles já está em sua forma cristalina. Em Silver's Story, no entanto, Mephiles está na forma que ele tem depois de tomar diretamente a sombra de Shadow. Isso provavelmente significa que ele pode mudar sua forma à vontade.
Ian Flynn, atual escritor-chefe da Archie Comics, expressou a opinião de que Sega pretendia que o Devorador do Tempo fosse uma espécie de Mephiles renascido, alguma parte dele sobrevivendo à derrota de Solaris e ao paradoxo que impediu sua existência. No entanto, sabe-se que nenhuma declaração da Sega foi emitida em resposta.
No roteiro inicial de Forças Sônicas,seria revelado que Eggman fez Réplicas de Mephiles, o Escuro, e os teria usado na Fortaleza do Império Eggman pouco antes da batalha final do chefe