melanieadele
Photos
Visitors

Today: 0
Week: 2
Total: 22

News

𝐜𝐝, 𝖼𝗋𝗒 𝖻𝖺𝖻𝗒

-- ━━━━━━━ 𝐃𝐈𝐒𝐂𝐎𝐆𝐑𝐀𝐅𝐈𝐀, 𝐂𝐃 𝐂𝐑𝐘 𝐁𝐀𝐁𝐘:
        Lançamento: 14 de agosto de 2015
        Gravação: 2013–15
        Gênero(s): Indie pop, electro, pop, hip-hop e alternativo.
        Duração: 46:38
        Formato(s): CD, download digital, fita cassete, LP, streaming.
        Gravadora(s): Atlantic
        Produção: Kinetics & One Love, Christopher J. Baran, Kara DioGuardi, Kyle Shearer, Daniel Weber, SmarterChild, Michael Leary, Michael Keenan, Babydaddy, Michael Miller, Frequency, Aalias.
        📷 𝗙𝗢𝗧𝗢 𝗗𝗔 𝗖𝗔𝗣𝗔

Cry Baby é o álbum de estreia da artista musical estadunidense Melanie Martinez. O seu lançamento ocorreu em 14 de agosto de 2015, através da Atlantic Records. Entre setembro e dezembro de 2012, Martinez ganhou destaque participando da terceira temporada da edição estadunidense da competição de canto The Voice. Em sua primeira aparição, cantou "Toxic", da compatriota Britney Spears, tendo três dos quatro jurados a querendo em seus times e escolhendo Adam Levine para ser seu instrutor. Ela foi eliminada quando ainda tinham seis pessoas concorrendo no programa, e decidiu compor e gravar músicas para futuros projetos, com as composições e produção principalmente de Kinetics & One Love, o que resultou em seu primeiro extended play (EP) Dollhouse (2014). A cantora começou a trabalhar em seu primeiro disco, cujas canções incorporam gêneros predominantemente alternativos como indie pop e, de acordo com a intérprete, contam a vida da personagem fictícia Cry Baby.

Uma progressão de seu extended play antecessor, o álbum recebeu análises geralmente positivas da mídia especializada, com críticos enaltecendo o conteúdo estilístico do álbum. No campo comercial, o material obteve um desempenho moderado, registrando entrada nas tabelas musicais de países como Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Nos Estados Unidos, vendeu 32 mil unidades em sua semana de lançamento, debutando na sexta colocação da Billboard 200 e no topo da Top Alternative Albums. Até setembro de 2015, havia comercializado 54 mil cópias em território estadunidense. Além disso, conseguiu duas certificações, sendo uma de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), e outra de prata pela British Phonographic Industry (BPI).

Três singles oficiais foram lançados a partir do álbum. O primeiro, "Pity Party", foi lançado em junho de 2015 e atingiu a 22ª posição como melhor na tabela musical Alternative Digital Songs, feita pela Billboard. "Soap" foi lançada no mês seguinte como o segundo foco de promoção e alcançou a 12ª colocação do periódico supracitado, entrando também na Pop Digital Songs. Seguiu-se "Sippy Cup", que também registrou entrada na Alternative Digital Songs, onde conquistou o 18º posto como melhor. Para a divulgação de Cry Baby, Martinez lançou um livro em seu site oficial contendo imagens da personagem Cry Baby, fez uma apresentação para o portal do blogueiro Perez Hilton e iniciou a turnê Cry Baby Tour em agosto de 2015, que possuiu concertos agendados no Canadá, nos Estados Unidos e no Brasil.

-- ━━━━━━━ 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐍𝐕𝐎𝐋𝐕𝐈𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎:
Martinez começou a escrever canções para o álbum no começo e final de 2013. Martinez comentou que a sua composição, logo após a temporada que fez no The Voice, "mudou, com certeza. Eu costumava me inspirar escrevendo com um violão. Não consigo mais tocar violão acústico, só guitarra. Agora sou mais focada em conceitos". Ela compôs a obra toda com o grupo Kinetics & One Love, em Nova Iorque; eles escreveram músicas primeiramente no seu projeto Dollhouse, no qual a cantora descreveu como "bom para caramba, porque eles estavam abertos a experimentar sons de brinquedos por horas, e assistir filmes do Tim Burton nas nossas sessões, antes de escrevermos". No entanto, a cantora fez o disco com outros produtores e escritores, como Kara DioGuardi. Ela comentou que trabalhar com DioGuardi "foi realmente incrível", e também disse estar "ansiosa para trabalhar com ela no futuro". Sobre a seleção de músicas para seu álbum, a cantora afirmou que "havia músicas que eu definitivamente queria no álbum e lá estavam algumas músicas que eram muito semelhantes, por isso depende do conceito e se um conceito foi mais forte do que o outro".

-- ━━━━━━━ 𝐅𝐀𝐈𝐗𝐀𝐒:
𝟎𝟎𝟏. Cry baby (03:59)
𝟎𝟎𝟐. Dollhouse (03:51)
𝟎𝟎𝟑. Sippy Cup (03:15)
𝟎𝟎𝟒. Carousel (03:50)
𝟎𝟎𝟓. Alphabet boy (04:13)
𝟎𝟎𝟔. Soap (03:29)
𝟎𝟎𝟕. Training Wheels (03:25)
𝟎𝟎𝟖. Pity Party (03:24)
𝟎𝟎𝟗. Tag, You're It (03:09)
𝟎𝟏𝟎. Milk and cookies (03:26)
𝟎𝟏𝟏. Pacify Her (03:40)
𝟎𝟏𝟐. Mrs. Potato Head (03:37)
𝟎𝟏𝟑. Mad Hatter (03:21)

-- ━━━━━━━ 𝐃𝐄𝐋𝐔𝐗𝐄:
𝟎𝟏𝟒. Play date (02:59)
𝟎𝟏𝟓. Teddy Bear (04:05)
𝟎𝟏𝟔. Cake (03:19)

-- ━━━━━━━ 𝐂𝐎𝐌𝐏𝐎𝐒𝐈𝐂̧𝐀̃𝐎:
Cry Baby tem letras contando histórias em cada faixa e é conceitual, algo que não esteve em seu primeiro trabalho Dollhouse, com Martinez descrevendo o projeto como "uma maneira de superar minhas inseguranças em muitas áreas da minha vida". A cantora afirmou que o disco fala sobre a vida de Cry Baby, uma personagem a qual a mesma inventou e descreveu como "vulnerável, insegura e muito emocional no início da história e como ela experimenta coisas diferentes, ela começa a crescer como pessoa e aprender com suas experiências". A faixa de abertura auto-intitulada do álbum, "𝙲𝚛𝚢 𝚋𝚊𝚋𝚢", possui instrumentação fundida de choros e risadas de bebês reais. A canção é sobre pessoas, incluindo Melanie, que são extremamente sensíveis e tendem a ser desencadeadas facilmente, o que, consequentemente, termina em lágrimas. A segunda faixa do álbum, e primeiro single do extended play de mesmo nome, "𝙳𝚘𝚕𝚕𝚑𝚘𝚞𝚜𝚎" é sobre uma família que parece ser perfeita olhando para fora, ainda que esteja longe disso, bem como as letras dizem: "Ninguém nunca ouve / O papel de parede brilha / Não deixe que eles vejam o que acontece na cozinha"; A continuação do clipe da faixa é "𝚂𝚒𝚙𝚙𝚢 𝚌𝚞𝚙", terceira canção do álbum, o qual se descobre o que realmente acontece na cozinha. Quarta música do álbum e segundo single do extended play Dollhouse, "𝙲𝚊𝚛𝚘𝚞𝚜𝚎𝚕" é uma canção que fala sobre estar perseguindo alguém que nunca vai retribuir o seu amor. Em entrevista a Billboard, Martinez disse que a canção "é sobre eu estar apaixonada por alguém e estar vivendo tudo de novo".

A quinta faixa, "𝗔𝗟𝗣𝗛𝗔𝗕𝗘𝗧 𝗕𝗢𝗬", tem um tema adulto utilizando temas infantis como uma metáfora, como na parte "Sempre mirando aviões de papel em mim quando você está por perto". Neste caso, existem brinquedos associados com crianças pequenas, tais como aviões de papel. A bubblegum bass "𝗦𝗢𝗔𝗣", escolhida por Martinez como a qual "ninguém pode realmente se relacionar", fala sobre pessoas que se sentiram muito medo de dizer como se sentiam, assim, 'lavaram sua boca com sabão'. A balada "𝗧𝗥𝗔𝗜𝗡𝗜𝗡𝗚 𝗪𝗛𝗘𝗘𝗟𝗦", sétima faixa de Cry Baby, foi resenhada para o Portal It Pop! como "a entrega do relacionamento, e como nos privamos de coisas em favor a relação, o que inevitavelmente nos deixa vulneráveis". "𝗣𝗜𝗧𝗬 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗬", uma faixa descrita por Martinez como "mais pop" e composta por Christopher J. Baran e Kara DioGuardi, foi o primeiro single do álbum. Segundo Martinez, a inspiração para fazer a letra da faixa foi a concepção de "ninguém aparecer para minha festa de aniversário". "𝗧𝗔𝗚, 𝗬𝗢𝗨'𝗥𝗘 𝗜𝗧", outra faixa pop, fala sobre abuso e pedofilia. O mesmo site que resenhou "Training Wheels", disse que as letras da música são "pesadas" e também que "ela deixa tudo estranho quando canta de forma quase transtornada". A décima faixa do disco, "𝗠𝗜𝗟𝗞 𝗔𝗡𝗗 𝗖𝗢𝗢𝗞𝗜𝗘𝗦", é uma continuação da nona faixa. "𝗣𝗔𝗖𝗜𝗙𝗬 𝗛𝗘𝗥" conta como ela rouba o namorado de uma garota que ela odeia, afirmando nos versos "Garoto cansado anda pelo meu caminho / Segurando a mão de uma garota / Aquela vadia básica finalmente vai embora / Agora eu posso tomar o homem dela".

"𝗠𝗥𝗦. 𝗣𝗢𝗧𝗔𝗧𝗢 𝗛𝗘𝗔𝗗" tem como questão a cirurgia plástica, e como você pode se arrepender tentando se fazer em algo que não é. Martinez falou que a inspiração para a escrita foi bonecos, dizendo que "por um longo tempo, todo o visual que eu tinha em minha cabeça era o fato de que você pode puxar peças da face dos brinquedos, e que poderia representar a cirurgia plástica". Última faixa da edição padrão, "𝗠𝗔𝗗 𝗛𝗔𝗧𝗧𝗘𝗥" tem o assunto sendo sobre a personagem Cry Baby "abraçar sua loucura ao invés de questioná-la".

Primeira faixa da edição deluxe, "𝗣𝗟𝗔𝗬 𝗗𝗔𝗧𝗘" fala sobre a arquétipa Cry Baby se sentindo como nada mais do que um amigo para alguém que parece se importar muito pouco com ela, mesmo que eles se reúnam com bastante frequência. A canção tem uma metáfora sexual, como nos primeiros versos "Estamos apenas brincando de pique-esconde / Está ficando difícil de respirar embaixo dos lençóis com você". Melanie mencionou "𝗧𝗘𝗗𝗗𝗬 𝗕𝗘𝗔𝗥" em uma entrevista, sendo sobre um urso de pelúcia tentando a matar. Última faixa da deluxe, "𝗖𝗔𝗞𝗘" tem o assunto sendo uma relação entre alimentos doces e a relação sexual, respectivamente.


-- ━━━━━━━ 𝐋𝐀𝐍𝐂̧𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎:
Em 29 de maio de 2015, o vídeo musical do primeiro single do produto foi acidentalmente publicado no YouTube por Martinez. A artista, posteriormente, anunciou que iria fazer uma livestream, para divulgar oficialmente a canção, no Periscope. No começo de julho de 2015, afirmou que estava trabalhando com a produtora musical Kara DioGuardi e divulgou as primeiras datas da turnê Cry Baby Tour, que se concentrou na divulgação de Cry Baby, e que teve datas confirmadas entre 26 de agosto de 2015 e 29 de novembro de 2015, passando pelos Estados Unidos, Canadá e Brasil. A turnê está tendo uma segunda parte em 2016, com datas confirmadas de 20 de fevereiro até 1 de agosto do ano citado, também passando por alguns países da Europa. Em 16 de julho de 2015, a intérprete divulgou a capa do álbum, a qual a página Idolator julgou a melhor capa do ano de 2015 e a lista de faixas. Em 25 de julho de 2015, pouco antes do lançamento do álbum e para a experiência visual, Melanie colocou em seu site um livro, o qual contém imagens da personagem Cry Baby, que Martinez incorporou no álbum. Estas imagens indicam cada faixa do álbum, em ordem de número; as imagens também existem no encarte do álbum. Mesmo com Cry Baby não recebendo qualquer tipo de divulgação em televisões dos Estados Unidos, ela fez uma aparição no site do Perez Hilton, apresentando "Pity Party" com uma guitarra elétrica, no dia do lançamento do álbum. Em 12 de agosto de 2015, Martinez divulgou o álbum inteiro na edição padrão, em sua conta oficial do SoundCloud.

-- ━━━━━━━ 𝐒𝐈𝐍𝐆𝐋𝐄𝐒:
"Pity Party" foi lançado como primeiro single do álbum em 2 de junho de 2015. Foi enviada para rádios mainstream em 22 de março de 2016. A canção, composta por Christopher J. Baran e Kara DioGuardi e que contém amostras de "It's My Party", da cantora Leslie Gore, teve seu vídeo musical lançado do mesmo dia e dirigido pela artista e DJay Brawner. Atingiu a 22ª posição na tabela musical da Billboard, "Alternative Digital Songs". "Soap" foi lançado como o segundo single do álbum em 10 de julho de 2015. O mesmo esteve na parada musical "Alternative Digital Songs" na 12ª posição e também para a tabela da "Pop Music Songs". "Sippy Cup" foi lançado como o terceiro single do álbum em 31 de julho de 2015. Ele chegou até a tabela da "Alternative Digital Songs", na 18ª posição.

-- ━━━━━━━ 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀:
Allan Raible, da ABC News, deu ao álbum quatro estrelas e meia de cinco, descrevendo-o como "chocante, afeta o registro que vai ficar com você dias após a escuta. Não é para escuta passiva. É um disco pop raro que é ao mesmo tempo cativante, inacreditável e um triunfo artístico". Jason Scott, em Popdust.com, descreveu o álbum como "13 faixas de puro êxtase hipnótico "que" testa os limites absolutos do alt-pop, perfurando e sangrando fora das influências de Leslie Gore e Purity Ring", destacando "Sippy Cup", "Mrs. Potato Head", "Soap", "Cry Baby" e "Alphabet Boy". Thomas Kraus, da Outlet Magazine, comentou que "o tema deste outro lado para Melanie Martinez é muito bem feito. O álbum total é fiel aos seus pontos fortes e faz bem para a maior parte". O escritor do Starpulse, Brent M Faulkner, deu quatro estrelas de cinco, e disse que "é facilmente entre os álbuns mais ambiciosos de 2015. Martinez e companhia merecem crédito pela sua criatividade na concepção do projeto e a capacidade de unir tudo isso". Um revisor da Lithium Magazine, deu ao álbum a nota favorável, dizendo que "de alguma forma, Melanie efetivamente consegue levar a música pop e a dar o tipo de vibração estranha e assustadora geralmente associada com horror punk e metal, mas funciona e funciona bem". Jon Pareles, da The New York Times, comentou que "Martinez criou um pacote experto que não se coíbe do óbvio". Emma Guido, da Under the Gun Review, também deu sua revisão, dizendo que o álbum "assume uma nova forma de música indie pop que o mundo tem esperado ouvir". Além disso, Jose Valle, do The Daily Tar Heel, colocou o disco como o seu segundo favorito do ano.

Jason Lipshutz, da Billboard, foi mais crítico em relação ao álbum, dando-lhe apenas duas de cinco estrelas, afirmando que "Martinez está claramente "se" idealizando dos estilos pop pouco iluminados de Lorde e Lana Del Rey, mas embora sua entrega é delicada, atinge a mesma pose femme fatale, ela não tem a sutileza em suas influências". Ele também disse que o álbum "mostra que Martinez é admiravelmente ambiciosa, mas sua insistência a qual adere a idéia central do álbum deixa-la se contorcendo em posições desconfortáveis".

-- ━━━━━━━ 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐌𝐏𝐄𝐍𝐇𝐎:
O álbum teve um desempenho mediano, estreando na 21ª posição na parada oficial de álbuns da Nova Zelândia, a RIANZ, e na 32ª da parada britânica. Na IRMA, parada de álbuns da Irlanda, ficou na 41ª posição. Nos Estados Unidos, a obra vendeu 32 mil cópias na sua primeira semana, estreando na sexta posição da Billboard 200 e na primeira da Billboard Top Alternative Albums. Até setembro de 2015, o disco havia vendido 54 mil cópias no país. Em junho de 2016, foi certificado de ouro nos Estados Unidos, pelas vendas de 500 mil unidades nesta região, sendo quatro meses depois certificado de prata pela British Phonographic Industry (BPI), pelas vendas de 60 mil unidades no território.

🎶 Para ouvir as músicas do álbum "Cry Baby", assim como as versões deluxe, basta clicar no link nos nomes das músicas, em "composição", que você será redirecionado.
━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━
                                                         𝗐 𝗐 𝗐 . 𝗆 𝖾 𝖺 𝖽 𝖽 . 𝖼 𝗈 𝗆 / 𝗠 𝗘 𝗟 𝗔 𝗡 𝗜 𝗘 𝗔 𝗗 𝗘 𝗟 𝗘 Ⓒ