mcfly
mcfly

News

𝟎𝟎𝟏. 𝐁𝐈𝐎𝐆𝐑𝐀𝐅𝐈𝐀

A banda teve início quando Tom Fletcher, em meados de 2002, decidiu lutar por seu sonho e participar de uma audição para uma nova banda que seria formada pela revista britânica NME (New Musical Express). Tom ficou entre os dois finalistas para integrar a futura Busted, mas acabou não conseguindo a vaga. Entretanto, Tom se deu muito bem com o produtor que o chamou para compor algumas músicas para a banda Busted junto com um dos vocalistas; além disso, Tom também ajudava nas filmagens de algumas audições para outros grupos. E foi durante uma dessas filmagens, para uma boy band, que Tom conheceu Danny Jones.

Danny foi parar nessa audição por mero engano, ele acreditava estar indo participar de uma audição para uma banda de rock. Felizmente esse engano fez com que os dois se conhecessem e juntos começaram a compor suas próprias canções.

Tempos depois, Tom e Danny se reuniram com produtores da Universal Music para mostrar suas demos e finalmente conseguiram assinar com um dos selos da empresa, a Island Records, que, para facilitar o trabalho de composição das músicas, hospedou os garotos no Hotel InterContinental London (Tom morava em Londres, mas Danny morava em Bolton, cerca de 353.4 km de distância da capital inglesa), em Londres. Lá, Tom e Danny começaram a criar as primeiras canções da futura banda, inclusive uma das mais queridas pelos fãs e mais importantes da história do grupo, Room On The 3rd Floor, que também veio a ser o título do primeiro álbum.

Durante esse período, os garotos estavam em busca de mais dois membros para completar a formação da banda. Foram várias audições sem sucesso até que Dougie Poynter (de apenas 15 anos, sendo o integrante mais novo) preencheu a vaga de baixista e Harry Judd preencheu a vaga de baterista.

E assim, entre julho e agosto de 2003, o McFLY estava oficialmente formado como grupo. Os garotos passaram a morar juntos em uma casa em Londres. O nome foi escolhido por Tom, em homenagem ao personagem Marty McFly do filme “De Volta Para O Futuro“, que é até hoje um de seus filmes favoritos.

Neste mesmo ano, o McFLY começou a fazer suas primeiras aparições públicas, começando por abrir os shows do Busted junto com a boy band V. Sua primeira aparição na TV foi no programa CD:UK, em 6 de dezembro de 2003, onde apresentaram pela primeira vez 5 Colours In Her Hair, futuro lead single do primeiro álbum.

Em 29 de Março de 2004 foi o lançamento oficial do single, que atingiu o 1# no UK Singles Charts com a impressionante marca de 49 mil cópias vendidas apenas em sua primeira semana e se manteve nessa posição por duas semanas.

Obviously foi o segundo single, lançado em 21 de junho e vendeu mais de 42 mil cópias nos primeiros 7 dias de lançamento, também chegando em 1# no UK Singles Chart.

Um mês depois, em 5 de julho, o McFLY lançou seu primeiro álbum. Room On The 3rd Floor colocou a banda no Guinness Worlds Records como a banda mais jovem a ter o álbum de estreia em primeiro lugar e a ganhar dois discos de platina.

Após o lançamento do álbum, o grupo ainda usou mais duas músicas como singles, That Girl, lançada em 6 de setembro e Room On The 3rd Floor, no dia 15 de novembro; ambas atingiram a terceira e a quinta posição no UK Single Charts.

A primeiríssima entrevista do McFLY foi para o famoso programa britânico Popworld, durante a gravação do primeiro clipe, da música 5 Colours In Her Hair. O McFLY ficou popularmente conhecido por ser uma mistura de The Beatles com Blink-182.

A partir de 2005, com a popularidade da banda cada vez mais alta, o McFLY começou a fazer aparições na TV como convidados especiais, como na série britânica Casualty; e também começou a ter notoriedade fora do Reino Unido. Neste mesmo ano, os garotos foram convidados a participar do Live 8, grande série de shows com vários artistas bastante conhecidos pelo público, com o intuito de pressionar líderes mundiais a perdoar divididas das nações mais pobres do mundo. O evento foi transmitido para várias partes do globo.

Ainda neste ano, o McFLY lançou os singles All About You, que veio a ser um dos maiores hinos da banda entre os fãs, e You’ve Got A Friend, ambos com o propósito de doar todo dinheiro arrecadado com as vendas para a Comic Relief, organização de caridade britânica de caridade que faz uso do riso como arma contra a miséria. O single duplo se tornou o maior hit da banda até hoje.

Em 29 agosto de 2005, o grupo lançou seu segundo álbum de estúdio, Wonderland, que, seguindo o mesmo caminho do primeiro álbum, ficou em 1# entre os mais vendidos. O lead single foi I’ll Be Ok, que também atingiu o topo. O álbum ainda teve um single duplo com as faixas Ultraviolet/The Ballad Of Paul K, que se manteve entre as 10 mais vendidas. Wonderland ganhou certificado de Platina e uma turnê que resultou no DVD The Wonderland Tour (2005); a gravação ocorreu na famosa arena de Manchester, a MEN Arena, e o lançamento do material foi em 28 de novembro daquele ano.

No ano seguinte, em 2006, foi a vez do McFLY ser reconhecido em solo norte americano. A banda participou do filme Sorte No Amor (Just My Luck), comédia romântica protagonizada por Lindsay Lohan e Chris Pine. No longa, os garotos interpretam eles mesmos, mas sendo apenas uma banda iniciante em busca do sucesso, que tinha o personagem Jake Hardin (Pine) como empresário.  O filme estreou em 12 de maio nos Estados Unidos e abriu em 4º lugar na bilheteria dos EUA, arrecadando cerca de 5,5 milhões de dólares na primeira semana. A bilheteria mundial foi de 38 milhões de dólares.

A partir de então, McFLY passou a ser conhecido em todo continente americano e foi na América Sul, mais precisamente aqui no Brasil, que os meninos ganharam mais notoriedade.

Aproveitando o embalo do filme, o McFLY lançou, em 12 maio de 2006, uma coletânea de mesmo nome. Just My Luck reuniu músicas do primeiro e do segundo álbum, uma faixa exclusiva homônima inspirada no longa, e uma nova versão de 5 Colours In Her Hair.
Essa coletânea foi um marco na história da banda, já que foi o primeiro álbum deles a ser comercializado em vários países, inclusive no Brasil.

O primeiro single do McFLY naquele ano foi Please Please, que também continha o cover de Don’t Stop Me Now do Queen. O single foi responsável por trazer a banda de volta ao 1# na UK Single Charts.  Em seguida, veio o single do terceiro álbum ainda não lançado, Star Girl, juntamente com a faixa solo do Dougie, Silence Is A Scary Sound, que também ficou alcançou as primeiras posições.

Motion In The Ocean, lançado em 6 de novembro de 2006, foi o terceiro álbum de inéditas do McFLY e rendeu à banda um disco de Ouro. Ainda foram lançados mais dois singles para a promoção do álbum: Sorry’s Not Good Enough/Friday Night que ficou em 3# e o último foi o duplo a-side Baby’s Coming Back/Transylvania, que proporcionou aos meninos, pela sétima vez na carreira, o 1# no Reino Unido.

Friday Night fez parte da trilha sonora do filme Uma Noite no Museu, lançado no mesmo ano.

O McFLY iniciou o ano de 2007 lançando, em 14 de maio, o CD/DVD Motion In The Ocean Special Tour Edition e em 5 de novembro lançou sua segunda coletânea: All the Greatest Hits. A coletânea que continha os maiores sucessos do grupo, ainda contava com três faixas inéditas. Uma delas, The Heart Never Lies”, viria a se tornar o maior hino da banda entre os fãs e ser o momento mais especial e aguardado nos shows. A música já havia sido lançada como single antes do lançamento do álbum e alcançou o 3# no Top Lists.

McFLY All The Greatest Hits ficou em 4# entre os mais vendidos no Reino Unido e também foi o segundo álbum da banda vendido no Brasil.

Também em 2007 a banda participou de um episódio especial da série Doctor Who.

Chegamos no ano de 2008. Após desentendimentos com a Island Records e de uma longa (e produtiva) viagem para a Austrália, o grupo lançou o aclamado Radio: ACTIVE!. O quarto álbum de inéditas foi resultado de um projeto completamente diferente da banda que fundou a própria gravadora (Super Records) e distribuiu, gratuitamente, o álbum como um complemento do The Mail On Sunday em 20 de julho daquele ano.

Dois meses depois, em 22 de setembro de 2008, o grupo lançou a versão Deluxe do RA com quatro faixas adicionais, um DVD e um folheto de 32 páginas. No mês seguinte, em 27 de outubro, uma versão mais simples foi produzida para ser lançada no Brasil.

Radio: ACTIVE atingiu o 8# do UK Albums Chart e chegou na 34# da Billboard European Top 100 Albums.

O lead single dessa nova era do McFLY foi One For The Radio, lançado em 14 de julho de 2008 e foi 2# na UK Top 75 Singles Charts, também ficou na 12# do U.S. Billboard European Hot 100, além de ter recebido certificado de platina.

O segundo single, Lies, também teve ótimos posicionamentos nos charts, e teve o clipe mais caro da história da banda.

Logo depois foi lançado o single DoYa / Stay With Me, lançado especialmente para o Children In Need. O single foi o primeiro do grupo que não se destacou nas primeiras posições dos charts do Reino Unido, atingindo apenas a 18#.

Em terras brasileiras, o McFLY apostou de maneira certeira em Falling In Love como single promocional. O single estreou nas rádios do país em setembro de 2008 e, para muitos fãs, foi o primeiro contato deles com a banda. Em maio de 2009, a música ficou disponível para download digital para os brasileiros. Além disso, o grupo ainda teve músicas do álbum presentes em trilhas sonoras de algumas novelas nacionais, como Lies, que fez parte da trilha sonora de Caminho das Índias e Do Ya, que fez parte da trilha sonora da novela Três Irmãs.

O álbum resultou na turnê Radio: ACTIVE Tour, que, por sua vez, deu origem ao DVD Radio: ACTIVE Live at Wembley, que chegou à primeira posição dos mais vendidos no Reino Unido. O DVD também foi lançado no Brasil.

E foi nessa época, em outubro de 2008 que o McFLY pisou em solo brasileiro pela primeira vez, fazendo uma série de shows em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Inclusive, em São Paulo, mediante a quantidade de procura, foi necessário abrir um show extra.

Sete meses após a primeira turnê no Brasil, em maio de 2009, a banda anunciou novos shows no país. Desta vez foram oitos shows em setes cidades diferentes. Esta se tornou a maior turnê do grupo no país.

O ano de 2009 também foi marcante para a banda (em especial para Tom Fletcher) e para os fãs, pois foi neste ano, mais precisamente em 21 de outubro de 2009, que a NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) oficializou Star Girl como hino intergaláctico ao tocar a música durante uma conferência entre profissionais da NASA e astronautas que estavam a bordo de uma das naves em missão naquele momento. Tudo isso foi transmitido ao vivo na NASA TV.

Um McFLY diferente surgiu na nova década. No dia 1 de novembro de 2010 a banda ativou o Super City, site criado apenas para os fãs, com material exclusivo para assinantes. O quinto álbum de inéditas do grupo foi lançado primeiramente por esse site.

Above The Noise marcou não só a volta da banda para o selo Island Records, como também a mudança de estilo do McFLY, agora fortemente influenciado por cantores pop como Michael Jackson e Prince. A banda viajou para Atlanta, nos Estados Unidos, para compor em parceria com Dallas Austin, famoso por colaborar com artistas como Madonna, Britney Spears, Michael Jackson e P!nk. Dallas também produziu algumas músicas do álbum e contou com a participação do cantor Taio Cruz.

Embora o ATN tenha certificado de prata, nenhum dos singles atingiram as primeiras posições nos charts do Reino Unido. O lead single do álbum foi Party Girl, que, antes do seu lançamento oficial em 6 de setembro daquele ano, teve sua primeira performance ao vivo em 14 de julho e cujo clipe é como se fosse o trailer do futuro curta-metragem Nowhere Left To Run, lançado primeiramente no Super City e posteriormente em DVD. Party Girl também fez parte da trilha sonora da série norte americana Pretty Little Lies.

O segundo single foi Shine A Light, com participação e produção de Taio Cruz, lançado em 7 de novembro de 2010. A música ficou na 4# no UK Singles Chart. O terceiro single do novo álbum foi That’s The Truth, produzida por Dallas Austin, lançada para download em 6 de março de 2011 e físico no dia seguinte, em 7 de março. A música alcançou apenas a 35# no UK Singles Chart.

O McFLY começou o ano seguinte com a turnê para promover o Above The Noise. A Above The Noise Tour estava programada para iniciar no dia 12 de março de 2011 na Nottingham Arena, mas precisou ser adiada devido à internação do Dougie em uma clínica de reabilitação. A turnê iniciou, oficialmente, em 18 de março, na Sheffield Motorpoint Arena.

No Brasil, os garotos se apresentaram em 4 cidades (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), entre os dias 20 e 26 de maio.
Além das terras brasileiras, a banda se apresentou em outros países da América do Sul (Argentina e Chile), e a turnê também contou com apresentações no Japão e em alguns países da Europa, até seu encerramento em 29 de setembro.

Durante a turnê, o McFLY decidiu expor mais de sua intimidade para os fãs com o lançamento de uma minissérie documental que mostrou o dia a dia dos garotos, tanto em âmbito profissional quanto pessoal. McFLY On The Wall estreou na TV britânica no dia 11 de maio de 2011, pelo canal Channel 5. A série dividida em seis partes com episódios de 20 minutos cada, já começou de forma muito impactante para os fãs, uma vez que mostrou o grupo reagindo ao vazamento da internação do Dougie.

McFLY On The Wall teve seu último episódio exibido no dia 15 de junho de 2011.

Na segunda metade daquele ano, os meninos continuaram fazendo aparições na TV britânica, mas desta vez as aparições foram individuais. Harry Judd mostrou toda sua desenvoltura para dança ao participar do programa de competição Strictly Come Dancing; Dougie Poynter participou do “I’m a Celebrity… Get Me Out Of Here!”, um reality show que deixa pessoas famosas presas no meio da selva australiana; Tom Fletcher marcou presença no The Cube, programa de perguntas e respostas em que o ganhador pode doar todo o dinheiro arrecadado na competição para instituições de caridade. Os três saíram vencedores de seus programas.

Já Danny Jones decidiu focar em seu gosto para música eletrônica, começando a tocar em algumas casas noturnas na Inglaterra. No ano anterior, em 2010, Danny participou do programa Popstar to Operastar, mas foi eliminado na quarta semana.

Chegamos em 2012. Neste ano, o McFLY se dedicou à gravação do seu sexto álbum de estúdio e à nova turnê intitulada Keep Calm And Play Louder Tour (nome escolhido devido à moda do Tumblr na época). A KCAPLT, que teve início em 7 de março e encerramento em 21 de abril, apresentou um set-list diferenciado da banda, com músicas nunca tocadas ao vivo e algumas músicas inéditas que estariam no novo álbum como Red, Do Whatcha e Touch The Rain.

Em 4 de agosto daquele ano, o McFLY se apresentou para uma plateia de 50,000 mil pessoas no Hyde Park, para o Olympic BTLondonLive Celebration. Também, como parte da celebração das Olimpíadas de Londres, Harry Judd foi convidado para carregar a Tocha Olímpica.

Em setembro a banda voltou para solo americano. Nos Estados Unidos, o McFLY tocou em Las Vegas e Nova York e no Brasil, o grupo se apresentou no Z Festival, festival que aconteceu em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 daquele mês.

Durante os shows dos EUA, a banda performou pela primeira o futuro single Love Is Easy.

No mês seguinte foi anunciado o primeiro livro autobiográfico do grupo. “Unsaid Things… Our Story” foi lançado no dia 11 de outubro e, como se não bastasse, um mês depois, em 18 de novembro, a banda lançou oficialmente Love Is Easy (10# UK Single Charts) como lead single de sua nova coletânea, que chegou às lojas no dia 26 do mesmo mês. Memory Lane: The Best Of McFLY contou com todos os grandes hits da banda, algumas versões demos jamais ouvidas e faixas inéditas como a própria Love Is Easy, Do Watcha e Cherry Cola.

Para finalizar o ano, os meninos voltaram para TV britânica, mas dessa vez para um especial de natal. O The McFLY Show estreou em 8 de dezembro pelo canal ITV repleto de momentos fofos, nostálgicos e divertidos; além de, claro, muita música.

Em 2013 o McFLY programou uma turnê de 18 datas (acabou sendo 21 no total) para o álbum de coletâneas lançado no ano anterior. A The Best Of McFly Tour aconteceu de 19 de abril a 18 de maio. Antes e durante esse período, os meninos se encontraram com James Bourne e Matt Willis (ambos ex-Busted) em várias viagens para o processo de composição do sexto álbum.

Logo mais o grupo realizou uma série de 4 shows especiais para celebrar os 10 anos de banda. Os shows aconteceram entre os dias 19 e 22 de setembro no Royal Albert Hall, uma das melhores casas de show de Londres. Além do McFly The Musical, uma das surpresas que a banda fez para os fãs presentes foi sua junção com o Busted. Durante essas 4 noites as duas bandas se juntaram (exceto Charlie Simpson) e tocaram algumas músicas do Busted como Year 3000 e Air Hostess, e do McFLY tocaram Shine A Light.

Três meses depois o McFLY lançou o DVD 10th Anniversary Concert – Live at the Royal Albert Hall, com cenas de bastidores, galeria de fotos, CD duplo ao vivo e um livro de colecionador. O lançamento da versão física aconteceu em 26 de dezembro e o da versão digital no dia 28.

Após essa série de shows, em 11 de novembro de 2013 foi anunciado que McFLY e Busted se fundiriam novamente, desta vez, para uma pequena turnê de 11 shows no ano seguinte. Os ingressos se esgotaram em minutos e foi necessário abrir mais datas; ao todo, a turnê teve 34 shows, se tornando maior que todas as turnês já realizadas pelas duas bandas separadas.

O McBusted iniciou 2014 com a McBusted Tour, que foi de 17 de abril a 29 de junho. Depois, em 6 de julho, foi anunciado que o supergrupo seria headline no British Summer Time Hyde Park, juntamente com bandas como Backstreet Boys, Five, Scouting for Girls e outros.

Em 16 de julho o McBusted fez seu debute internacional ao abrir alguns shows fora do Reino Unido para a boy band One Direction. Os garotos substituíram a banda 5 Seconds Of Summer em shows na Dinamarca e tocaram juntos na França.

No dia 10 de setembro foi anunciado um filme dos shows da banda. Tourplay foi lançado no dia 28 de outubro com exclusividade nos cinemas da rede Vue Cinemas por um dia apenas.

No dia 1 de abril, Harry Judd anunciou que o McBusted faria um álbum e em 8 de outubro o lyric vídeo do lead single, Air Guitar, foi lançado. A música ficou em 14# no UK Singles Chart. Em 23 de outubro a banda anunciou seu primeiro álbum em conjunto. “McBusted” foi lançado no dia 1 de dezembro, debutou em 9# no UK Albums Chart e recebeu disco de ouro com mais de 100,000 cópias vendidas.

No ano seguinte o McBusted voltou com a nova turnê chamada McBusted’s Most Excellent Adventure Tour, que durou de 12 de março até 22 de abril, totalizando 21 shows. Além disso, a banda voltou a abrir shows para a One Direction na Europa e na Austrália. Em solo australiano, o grupo realizou dois shows próprios, um em Sydney e outro e em Melbourne.

Ainda em 2015 o McBusted lançou o clipe da música Get Over It e além disso, em 22 de junho de 2015 foi lançado o DVD McBusted’s Most Excellent Adventure Tour – Live at the O2 que ficou em 1# no Music Video Charts.

Ao final de 2015 Charlie Simpson voltou para o Busted e assim, essa aventura maluca chegou ao fim. Em 2016 o McFLY estaria de volta.

E finalmente, em 25 de abril de 2016, o McFLY anunciou uma pequena turnê de três shows em quatro cidades (Glasgow, Birmingham, Manchester e Londres). A Anthology Tour começou em 16 de junho e terminou no dia 30 do mesmo mês. A turnê trouxe um McFLY mais simples, sem a grandiosidade dos grandes shows em arenas e sem os espetáculos das turnês com o Busted. Na Anthology Tour, a banda tocou todas as músicas de todos os seus álbuns, tanto os maiores sucessos quanto músicas nunca performadas ao vivo antes.

A turnê ainda rendeu um CD e DVD. Em 2 de dezembro de 2016 foi lançado o Anthology Tour (The Hits Live) em sua versão mais simples com 14 sucessos selecionados da banda nos formatos de download digital, streaming e CD, e a segunda um CD de três discos com 67 faixas e um vídeo com bastidores no formato de download digital. Dias depois (12 de dezembro), foi lançado uma versão de luxo limitada em duas mil unidades contendo 5 CDs com as gravações ao vivo de cada álbum; CD bônus “Lads Lads Lads – literally on tour (Banter)”; livro de capa dura de 60 páginas com fotos dos bastidores e shows da turnê; documentário em DVD com imagens exclusivas dos bastidores filmadas durante a turnê, juntamente com uma entrevista com a banda e alguns itens personalizados.

Após a turnê, o grupo planejava voltar para o estúdio e finalmente lançar o tão prometido álbum seis, porém nada aconteceu.

Em janeiro de 2017 a banda viajou para mais um processo de composição de músicas para o sexto álbum e novamente, nenhum progresso foi feito para o lançamento do mesmo.

No ano seguinte, em 14 de março de 2018, a banda confirmou, por meio de sua conta oficial no Twitter, que eles estavam mais focados em seus projetos solos/pessoais naquele ano, mas esperavam fazer mais músicas futuramente.

Em julho de 2018 o grupo se reuniu novamente, mas apenas para tocar na festa de aniversário de casamento de Matt Wills.

Até que em 9 de setembro de 2019, a banda anunciou uma live em sua conta no Instagram (não utilizada desde 2017) para o dia seguinte, quando anunciaram sua tão sonhada, esperada e quase desacreditada volta. No dia 10 de setembro o McFLY anunciou não apenas sua volta oficial como também o lançamento de seu primeiro álbum de inéditas em quase 10 anos e um show de retorno na Arena O2.

The Lost Songs é o nome do sexto álbum de estúdio da banda e foi lançado no dia 16 de setembro via streaming com 11 faixas inéditas e duas já conhecidas pelos fãs (Red e Touch The Rain). Para este CD, a banda decidiu que cada faixa seria lançada semanalmente (todos os sábados à 0h) até o último final de semana antes do show de retorno, dia 20 de novembro. Além disso, em todos os domingos o grupo lançou em seu canal no YouTube pequenos vídeos documentais falando sobre o processo de criação dessas músicas.

O álbum é composto apenas por músicas selecionadas de suas várias viagens para composição do sexto álbum e que, até então, não haviam visto a luz; o McFLY presenteou os fãs com músicas que estavam “perdidas” desde 2012.

A venda de ingressos para o show começou dia 13 de setembro e deu sold out em apenas meia hora; isso fez com que, no dia 23 do mesmo mês, a banda anunciasse uma turnê no Reino Unido com 11 shows para o ano seguinte.

E no dia 20 de novembro de 2019 o McFLY se apresentou pela primeiríssima vez na Arena O2 (antes eles tinham se apresentado como McBusted). Um show inesquecível tanto para eles quanto para os fãs presentes. Todo o orçamento para o show foi dado pelos garotos e a setlist contou com os grandes hinos da história do grupo, além de algumas faixas do novo álbum e algumas músicas raramente tocadas ao vivo.

Para 2020, o McFLY está programado para voltar ao estúdio em janeiro, para o que pode vir a ser o sétimo álbum de inéditas da banda. Também tem três turnês confirmadas este ano: a Brazil Tour, marcando a volta do grupo em solo brasileiro desde 2012, de 19 a 29 de março (adiados para outubro devido o coronavírus), se apresentando em Uberlândia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A The 2020 Tour, no Reino Unido e a Summer Tour, que vai acontecer durante o verão inglês com shows em festivais e lugares abertos.

No Brasil, a notícia da turnê foi vazada no dia 21 de outubro, levando os fãs a uma verdadeira histeria coletiva; no entanto, apenas no dia 5 de novembro os shows foram confirmados pelos garotos, anunciando também que as vendas começariam três dias depois, em 8 de outubro.