marvelcomics
marvelcomics
News

Universo Cinematográfico Marvel (UCM)

O Marvel Cinematic Universe (MCU) é uma franquia de mídia americana e um universo compartilhado centrado em uma série de filmes de super-heróis, produzida independentemente pela Marvel Studios e baseada em personagens que aparecem nas revistas em quadrinhos americanas publicadas pela Marvel Comics. A franquia tem se expandido para incluir histórias em quadrinhos, curtas-metragens, séries de televisão e séries digitais. O universo compartilhado, assim como o Universo Marvel nos quadrinhos, foi estabelecido por cruzar elementos comuns do enredo, cenários, elenco e personagens. O Demolidor, interpretado por Charlie Cox, e Phil Coulson, interpretado por Clark Gregg, são alguns dos personagens que apareceram em mídias diferentes do UCM (séries e filmes).

O primeiro filme lançado no Universo Cinematográfico Marvel foi Iron Man (2008), que começou a primeira fase de filmes culminando no filme crossover, The Avengers (2012). A Fase Dois começou com Iron Man 3 (2013), e concluiu com Ant-Man (2015). A Fase 3 da franquia começou com Captain America: Civil War (2016) e foi finalizada em Spider-Man: Far From Home (2019), que também encerrou o primeiro grande ciclo começado em 2008, chamado de A "Saga do Infinito". A Fase Quatro, que inicia a ‘‘Saga do Multiverso’’, também possui séries criadas para o Disney+, começando com WandaVision (2021) e terminando com Black Panther: Wakanda Forever (2022). A Fase Cinco se iniciará com Ant-Man and the Wasp: Quantumania (2023) e terminará com Thunderbolts (2024). Já a Fase Seis irá se iniciar com Fantastic Four (2024) e irá se encerrar com os filmes Avengers: The Kang Dinasty (2025) e Avengers: Secret Wars (2025), encerrando a "Saga do Multiverso". A Marvel Television expandiu o universo ainda mais, primeiro para a rede de televisão com Agents of S.H.I.E.L.D. na ABC na temporada de televisão 2013-14, e com a série Agente Carter, também da ABC. Seguido por streaming com Daredevil na Netflix em 2015 e Runaways na Hulu em 2017, e depois para a televisão a cabo com Cloak & Dagger na Freeform em 2018. A Marvel Television também produziu a série digital Agents of S.H.I.E.L.D.: Slingshot, que é um complemento para Agents of S.H.I.E.L.D. Porém, com o lançamento das séries do Disney+, as séries da ABC e dos Streamings deixaram de fazer parte do universo compartilhado, com continuidades e universos próprios, enquanto as do Streaming da Disney farão parte efetivamente desse universo. Álbuns de trilha sonora foram lançados para todos os filmes, juntamente com muitas das séries de televisão, assim como o lançamento de álbuns de compilação contendo música existente ouvida nos filmes. O UCM também inclui quadrinhos tie-ins publicados pela Marvel Comics, enquanto a Marvel Studios também produziu uma série de curtas-metragens diretamente em vídeo e uma campanha de marketing viral para seus filmes e o universo com o programa fictício de notícias WHIH Newsfront.

A franquia tem sido comercialmente bem-sucedida como um universo de multimídia compartilhado. Ela tem inspirado outros estúdios de cinema e televisão com direitos de adaptação de personagens de quadrinhos para tentar criar universos compartilhados semelhantes. O UCM também tem sido o foco de outras mídias, fora do seu universo compartilhado, incluindo atrações na Disneyland e na Discovery Times Square Exposition, dois especiais de televisão, guias para cada filme e para cada temporada de Agent Carter e Agents of S.H.I.E.L.D., um jogo eletrônico da Lego e um comercial da Coca-Cola. [Leia+]