mariasharapova
mariasharapova
News

1# Biografia

Com três anos de idade, Sharapova mudou-se com a família para a localidade de Sochi, começou a jogar tênis aos quatro anos. Aos seis anos num clube de tênis em Moscou, foi observada por Martina Navrátilová, que convenceu seus pais a levá-la para sérios treinos nos Estados Unidos da América.

Em 2004, Sharapova se tornou a segunda mais nova tenista a ganhar o título de Wimbledon na era aberta , atrás de Martina Hingis, ao derrotar a bicampeã Serena Williams por 2 sets a 0 (6-1,6-4), sendo também a primeira russa a ganhar esse torneio.

É considerada por muitos como dotada de uma grande beleza natural e fez alguns trabalhos como modelo em novembro de 2003 na IMG Models. No entanto, diz que seu foco é o tênis e não quer gastar muito tempo nessas atividades. Por sua beleza, é muito comparada com Anna Kournikova. Usa a raquete Prince O3 e conseqüentemente essa raquete ficou muito popular.

Desde junho de 2004, teve uma sequência de 22 vitórias seguidas na grama até cair na semifinal das quadras de Wimbledon em 2005, incluindo um Bicampeonato de Birmingham e a coroa de Wimbledon em 2004. O grande sucesso continuou após a vitória de Wimbledon com um campeonato no fim da temporada em Los Angeles e performances sólidas.

Em abril de 2005, foi listada pela People Magazine como uma das 50 mulheres mais lindas do mundo. Em junho de 2005, a revista Forbes magazine considerou-a a esportista mais bem paga da história com 18 milhões de dólares anuais, maior parte deles de patrocínios e como modelo.

Defender seu título de Wimbledon em 2005 parecia ser simples com Sharapova vencendo todos os sets facilmente até a semifinal, onde caiu contra uma renovada Venus Williams, perdendo a partida por 2 sets a 0 (6-7 e 1-6) num dos melhores jogos da história em que ambas jogadoras demonstraram muita pontaria e poder. Junto com essa derrota, fracassou na busca pelo primeiro lugar do ranking da WTA que ficou com Lindsay Davenport (finalista neste mesmo torneio).

No entanto, uma fratura persistente nas costas de Davenport na final de Wimbledon significou que ela não poderia defender seus pontos na temporada de quadras rápidas nos Estados Unidos. Sharapova também estava sofrendo lesões e não completou um torneio nesta temporada. No entanto ela tinha poucos pontos a defender e assim subiu para o número 1 em agosto de 2005. No entanto, seu reinado durou apenas uma semana, pois Davenport voltou à posição ao vencer o título de New Haven. Sharapova recuperou o posto de número 1 no dia 12 de setembro mesmo perdendo a semifinal do U.S. Open de tênis.

Sua derrota na semifinal do US Open 2005 contra Kim Clijsters marcou a quarta vez nessa temporada que ela foi derrotada nos torneios de Grand Slam para a futura campeã, antes foram Serena Williams nas semifinais do Aberto da Austrália, nas quartas de finais do Roland-Garros para Justine Henin-Hardenne e na semifinal de Wimbledon para Venus Williams.

A semifinal do US Open de 2005 contra Kim Clijsters foi um nervoso encontro que terminou 2-6 no primeiro set, 7-6 no segundo set para finalmente ser derrotada com um 6-3 em grande parte devido a saques inconsistentes levando a 7 duplas faltas.

Sharapova foi campeã do US Open 2006, derrotando Justine Henin-Hardenne por 2 sets a 0 (6-4, 6-4). Esse foi seu segundo título de Grand Slam na carreira, precedido por Wimbledon, em 2004.