mariahcarey
mariahcarey

News

‖ Mariah Carey

Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1970) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz americana. Reconhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas, estilo de canto melismático e uso do registro de apito. Carey alcançou a fama no início dos anos 90, depois de assinar com a Columbia Records e lançar seu álbum de estreia homônimo, que liderou a parada americana de álbuns por onze semanas consecutivas. Logo depois, Carey se tornou o único artista a ter seus cinco primeiros singles a alcançar o número um na parada Hot 100 da Billboard, de "Vision of Love" a "Emotions".

Após seu casamento com Tommy Mottola, chefe da Sony Music, Carey alcançou sucesso mundial com os álbuns subsequentes Music Box (1993), Merry Christmas (1994) e Daydream (1995). Esses álbuns produziram alguns dos singles de maior sucesso de sua carreira, incluindo "Hero", "Without You", "All I Want for Christmas Is You", "Fantasy" e "One Sweet Day". Após se separar de Mottola, Carey adotou uma nova imagem e incorporou mais elementos do hip hop em suas obras, o que ficou visível com o lançamento de Butterfly (1997). A Billboard a nomeou a artista de maior sucesso nos Estados Unidos nos anos 90, enquanto o Prêmio da Música Mundial a homenageou como a artista musical mais bem-sucedida da década de 1990.

Após onze anos consecutivos obtendo singles número um nos EUA, Carey se separou da Columbia em 2000 e assinou um contrato de gravação de 100 milhões de dólares com a Virgin Records. No entanto, após ter um colapso emocional altamente divulgado, bem como o fracasso crítico e comercial de seu filme Glitter (2001) e sua trilha sonora, seu contrato foi rescindido por 50 milhões pela Virgin e ela assinou com a Island no ano seguinte. Após um período relativamente mal sucedido, ela voltou ao topo das paradas musicais com The Emancipation of Mimi (2005), que se tornou o segundo álbum mais vendido do mundo em 2005. Além de extrair o single "We Belong Together", que fez dela o único artista a liderar duas vezes a contagem de final de ano da Billboard Hot 100. Com o lançamento de "Touch My Body" (2008), que tornou-se seu décimo oitavo single número um nos Estados Unidos, maior quantidade entre qualquer outro artista solo.

Ao longo de sua carreira, Carey vendeu mais de duzentas e cinquenta milhões de obras musicais, o que faz dela uma recordista em vendas a nível mundial. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a segunda artista feminina solo mais bem-sucedida em território americano, com mais de sessenta milhões de álbuns certificados. Além disso, ela é listada como a compositora e produtora musical com mais músicas número um na história das paradas nos EUA. Em 2012, ela ficou em segundo lugar na lista das 100 Maiores Mulheres da Música pelo VH1. Além de suas realizações comerciais, Carey ganhou cinco Grammys, vinte e um Prêmios da Música Mundial, dez Prêmios da Música Americana,[3] e trinta e três Prêmios Billboard de Música.[4] Sua personalidade pública bem como sua obra musical é consistentemente creditada por ter influenciado uma geração de cantores.