machadobus1
machadobus1
Visitors

Today: 0
Week: 12
Total: 109.680

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

27 de maio de 2022 às 19:01 3 views

Monte Sião (Minas Gerais)

Origem: 

Monte Sião

  Município do Brasil  

 

Monte Sião - Praça Prefeito Mário Zucato

Símbolos


Bandeira
Brasão de armas

Hino

Apelido(s)"Capital Nacional da Moda Tricô"

Gentílicomonte-sionense[1]

Localização

 

Localização de Monte Sião em Minas Gerais

Wikimedia | © OpenStreetMap

Mapa de Monte Sião

Coordenadas22° 25' 58" S 46° 34' 22" O

PaísBrasil

Unidade federativaMinas Gerais

Municípios limítrofesJacutingaOuro FinoBueno BrandãoSocorro (SP), Águas de Lindóia (SP) e Itapira (SP).

Distância até a capital470 km

História

Fundação29 de dezembro de 1936 (85 anos)

Aniversário29 de março

Administração

Prefeito(a)José Pocai Junior (PSL, 2021 – 2024)

Características geográficas

Área total [3]290,201 km²

População total (Censo IBGE/2010[4])21 203 hab.

Densidade73,1 hab./km²

Climatropical de altitude (Cwa)

Altitude857 m

Fuso horárioHora de Brasília (UTC−3)

CEP37580-000 a 37581-999[2]

Indicadores

IDH (PNUD/2010[5])0,724 — alto

PIB (IBGE/2008[6])R$ 187 572,641 mil

PIB per capita (IBGE/2008[6])R$ 9 392,72

Outras informações

Padroeiro(a)Nossa Senhora da Medalha Milagrosa[7]

Sítiowww.montesiao.mg.gov.br (Prefeitura)
www.montesiao.cam.mg.gov.br (Câmara)

Monte Sião é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Poços de Caldas.

Sua população estimada em 2010 era de 21.203 habitantes. A área é de 291,0 km² e a densidade demográfica, de 73,06 hab/km².

Os municípios limítrofes são, em Minas Gerais: Jacutinga a norte, Ouro Fino a nordeste e Bueno Brandão a leste e sudeste; e, no estado de São PauloSocorro e Águas de Lindóia a sul e Itapira a sudoeste.

Monte Sião é a cidade conhecida como a Capital Nacional do Tricô devido a industrialização na área têxtil especialmente da confecção de tricô. Hoje ela pode ser considerada uma referência em moda em tricô, produzindo e distribuindo seus produtos para diversos pontos do país. Durante o inverno, quando a cidade atrai milhares de turistas do país todo para compra de vestuários, há vários eventos: Festival de Inverno, Fenat, Encontro de Fuscas, Trilha das Malhas e entre outros. Por ficar situada no sul do estado de Minas Gerais, fica apenas 160 km da cidade de São Paulo, de onde recebe a maior parte dos turistas.

Também é conhecida pela Festa do Peão, considerado o melhor rodeio do Sul de Minas Gerais. A festa acontece todo mês de Março, durante 4 dias, no Parque do Pavilhão de Exposições.

Outros fatos que tornam a cidade de Monte Sião conhecida são a fabricação de porcelanas nas cores azul e branca - única no Brasil - e as propriedades medicinais de suas águas, em especial das fontes Virtuosa e Virtuosinha, principalmente para enfermidades ligadas à pele.

História

Registros datados de 1790 narram o fim do ciclo do ouro na região denominada Arraial de Ouro Fino, distrito de São Pedro, o que gerou o êxodo de garimpeiros em busca de terras para a instalação de nova atividade, no caso a pecuária e a agricultura. Essa corrida pela posse de boas terras iniciava a colonização da área localizada ao pé do Morro Pelado e às margens do Rio das Pedras, local coberto por densa mata. Por volta de 1819, os primeiros moradores instalaram-se na região, construindo suas moradias quem comunicavam-se entre si por trilhas abertas na mata.

Esse primeiro núcleo populacional, o embrião que iria gerar Monte Sião, recebia sua primeira denominação em 1823, Bairro do Eleotério.

Com a formação da capela de Nossa Senhora do Socorro e a demarcação de suas divisas, grande parte das terras onde se localizava o Bairro do Eleotério passavam a essa jurisdição eclesiástica, o que desagradaria em muito as autoridades da vizinha Freguesia de São Francisco de Paula de Ouro Fino.

Com o desenvolvimento do Bairro do Eleotério, surgiam as primeiras lideranças responsáveis pela manutenção da ordem, administração e do próprio crescimento daquele povoado. Major Antônio Bernardes de Souza, tenente Joaquim Vaz de Lima, Francisco Rodrigues da Costa e Francisco Nogueira Bastos foram os primeiros responsáveis pela manutenção da ordem pública e administrativa.

O fazendeiro Major Antônio Bernardes de Souza, de 35 anos, destacava-se como uma das principais lideranças da época.

O próprio Major encabeçou o movimento pela construção de uma capela no povoado, apresentando como justificativa as frequentes enchentes do Rio Mogi que impediam os fiéis de de se deslocarem a pé ou a cavalo, até a paróquia de Ouro Fino.

O começo de Monte Sião

No dia 29 de março de 1849 o Major Antônio atingia o seu objetivo. A comunidade recebia a autorização para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa. Nascia assim Monte Sião, que receberia esse nome por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Monte Sião em Jerusalém.

A imigração italiana

A imigração italiana teve seu inicio a partir de 1887 e vinha dar um novo impulso às atividades rurais, especialmente à cultura do café. Aquela gente simples e alegre, carregava a esperança de uma vida melhor. Com a imigração, Monte Sião conhecia uma nova era de desenvolvimento na sua agricultura. Em 1889 caia o Império e o país ingressava numa nova era.

Com o novo regime, Estado e Igreja assumiam decisões próprias, nesse período, Monte Sião passou a pertencer a recém instalada comarca de Ouro Fino.

Século XX

Às vésperas do novo século, com a República, eram criados os Conselhos Distritais, entidades cujos membros eram eleitos pelo voto direto da comunidade para um mandato de 4 anos e com atribuições de uma sub-prefeitura. Em um cenário de desenvolvimento econômico e limitações político-administrativas. Monte Sião entrava para o século XX elegendo Francisco Avelino Toledo de Lima seu primeiro representante no legislativo.

Monte Sião se torna município

Em 1932, um movimento liderado pelo jovem farmacêutico Mário Zucato, arrigimentou civis e religiosos a abraçaram a causa do grande sonho de transformar Monte Sião em um município. Depois de quatro anos de árduo trabalho, no dia 3 de novembro de 1936, Monte Sião torna-se um município por exigência de sua população.

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Está localizado no município o Santuário da Medalha Milagrosa.[8]

O tricô

A cidade de Monte Sião é famosa nacionalmente pela produção de confecções, especialmente de tricô. Até a década de 1980, mulheres monte-sionenses costumavam produzir peças de tricô artesanalmente para vendê-las, em função do grande movimento turístico nas cidades vizinhas, que fazem parte da região hoje conhecida como "circuito das águas". Com o aumento da demanda pelas belas peças de tricô produzidas em Monte Sião, organizaram-se pequenos negócios familiares em torno da comercialização do tricô. Com o aumento da demanda, passou-se a produzir malhas com a utilização de maquinário industrial. Ocorreu então um grande movimento de industrialização na cidade, acompanhado da especialização da atividade econômica no setor de confecções, o qual se espraiou para outras pequenas cidades das redondezas, compondo o "Circuito das Malhas". Monte Sião é hoje considerada a Capital Nacional do Trico destino de milhares de turistas e de lojistas provenientes de outros estados.

Retomada da expansão econômica

Apesar de ter passado por crescimento econômico substantivo, sobrevieram fluxos de migração à cidade, atraídos pelo "boom" dos anos 1990. Com a abertura de centenas de novas iniciativas, não necessariamente estruturadas financeiramente, e com o excesso de mão-de-obra não especializada, o mercado de tricô saturou-se; a oferta de peças de tricô tornou-se excessiva e, com a queda dos preços necessária para venda de estoques, reduziu-se a remuneração da mão-de-obra e o número de empresários.

No início dos anos 2000, contudo, a cidade passou por um segundo salto econômico, caracterizado não pela expansão, mas pela reestruturação produtiva. Iniciativas desestruturadas tenderam ao desaparecimento e pequenos negócios, ainda organizados em caráter familiar, aumentaram os investimentos em design e moda, ofertando produtos diferenciados a novos nichos de consumidores e passando a fornecer ocasionalmente peças a grandes marcas e de redes nacionais. Diversos negócios optaram por acompanhar diretamente tendências em Paris e Milão, estreitando contatos com o setor de moda nessas cidades européias. Nos últimos anos, a cidade inovou, ainda, ao produzir peças de material mais leve (viscolycra) para a estação verão-primavera. Com confecções de tricô em novos materiais e de viscolycra, a cidade tem mantido fluxos de turistas e de lojistas também durante períodos tradicionalmente menos movimentados, garantindo a manutenção da atividade econômica e crescimento sustentado.

MINHA GALERIA NO SITE ONIBUS BRASIL

https://onibusbrasil.com/rafaelnunes

MINHAS ENTREVISTAS NOS LINKS ABAIXO

https://meadd.com/destaques/71072123

https://meadd.com/perfil/71081198

https://meadd.com/bronzessilvers/71090828

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/user/rafaelsantacruz/videos

HOJE ESTAREI COLOCANDO LINKS DAS PESSOAS QUE EU SIGO CADA DIA SERÁ UMA 

E HOJE É  COM dragonballz

https://meadd.com/dragonballz

SITE DE MUSICA PARA MEADD 

http://addmusics.online ( temporariamente fora do ar )

PRA QUEM GOSTA DE RECEITAS DE COMIDA RECEITAS PARA CABELO NOVIDADES É COM ANDREA PONTES  QUEM QUISER VER ACESSE O LINK ABAIXO VALE APENA VER 

https://www.youtube.com/channel/UC6FUdb32nmjm29XSPSFRWNQ

CURTAM OS VIDEOS DA PRISCILA COPLE NO YOU TUBE 

https://www.youtube.com/channel/UClYec2mEKZ-haGLs2DWorh

COMO COLOCAR MÚSICA NO MEADD E EM SITES EM GERAIS PASSO A PASSO ENSINADO PELA FERNANDA ( https://meadd.com/feernanda ) É SÓ ACESSAR A PAGINA DELA NO YOUTUBE NO LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=9syio71pYgw&t=27s

CURTAM OS VIDEOS DO MEU COLEGA DE TRABALHO 

O LOKO SÃO PAULINO 

https://www.youtube.com/channel/UCHs96q3BoO09zjons_5C7cg

MUSICA

CAZUZA

Faz Parte do Meu Show

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd

sofiaesunangel

1. sofiaesunangel 27 de maio de 2022 às 19:02

heart

brendaaquino

2. brendaaquino 27 de maio de 2022 às 19:03

Booa noite '-'