lucassilveira
lucassilveira
News

Lucas e a Fresno

Nascido em Fortaleza, mas criado em Porto Alegre, é um dos líderes, guitarrista e vocalista da Fresno, banda há 20 anos na música brasileira. Em 1999, Lucas se juntou com um grupo de amigos, para formar a banda Fresno, onde assumiu os vocais, ainda quando estavam no ensino médio. Depois de algumas apresentações em festivais do colégio (Pastor Dohms) onde estudavam, a banda começou a usar a internet para divulgar seus primeiros trabalhos. Em 2001 gravaram a primeira demo: O Acaso do Erro. Em 2003 lançaram o primeiro álbum independente: Quarto dos Livros, que ficou famoso pelas canções Teu Semblante e Desde Já. Em 2004 veio o segundo álbum de estúdio da banda: O Rio, a Cidade, a Árvore, de onde saiu o single Duas Lágrimas. Em 2006, a banda lançou o terceiro álbum, por uma gravadora independente: Ciano, que ficou conhecido em toda a internet, e de onde vieram os singles Quebre as Correntes e Alguém que te Faz Sorrir. Em 2007 o grupo lançou o álbum MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock, junto com outras bandas como Forfun, Nx Zero, Hateen e Moptop, assinando com a Universal Music como distribuidora, sem se desvincular de sua gravadora independente.

Em 2008, o grupo lançou o primeiro álbum de grande exposição, sendo o quinto na carreira, chamado Redenção, mesclando pop e hardcore. Em 2009, a banda continuou em ascensão, conquistando importantes prêmios em nível nacional, como Artista do Ano no Prêmio Multishow,[2] Melhor Banda Pop e Artista do Ano no Video Music Brasil (VMB) da MTV. Além disso, houve também coroações individuais no Video Music Brasil para Lucas, como melhor vocalista e para Tavares, como melhor baixista. Em 2010, o grupo lançou o sexto álbum, intitulado Revanche, para a grande maioria dos fãs o melhor álbum da banda. No final de 2011, a banda lançou um EP Cemitério das Boas Intenções, com apenas quatro faixas. O EP marca o fim do relacionamento do grupo com o empresário Rick Bonadio e explicita o rompimento estético com a sonoridade proposta pelo mainstream vigente.

Meses após o lançamento do Cemitério, o baixista Rodrigo Tavares decide deixar a banda, fazendo recair novamente sobre Lucas a responsabilidade pelas composições, então divida entre os dois entre 2008 e 2012. 'Infinito' é lançado no final de 2012 e é o primeiro álbum da Fresno com a produção de Lucas. Os clipes para as faixas 'Infinito' e 'Maior Que as Muralhas' dão dimensão ao lançamento e levam a banda a vencer o EMA (Europe Music Awards) na categoria Latin American Act.

Em 2014, o EP 'Eu Sou a Maré Viva' recebe bastante atenção da mídia, principalmente por conta da faixa 'Manifesto', que conta com vocais de Emicida e Lenine. A turnê deste EP serviu como esqueleto para o setlist de XV Anos Ao Vivo, primeiro DVD de show da banda, lançado pela Sony Music do Brasil. Após extensa turnê, chega a vez de voltar ao estúdio para produzir 'A Sinfonia de Tudo Que Há', também produzido por Lucas. Com arranjos orquestrados em quase todas as músicas (compostos e regidos por Lucas Lima, assim como em 'Infinito' e 'Eu Sou a Maré Viva), o álbum se destacou principalmente pela faixa 'Hoje Sou Trovão', parceria com Caetano Veloso. O álbum teve boa repercussão, embora modesta se comparado a outros lançamentos da banda.

Em 2019, Lucas assina um contrato de composição com a editora BMG, que passa a representar o catálogo de Lucas mundialmente. Essa aproximação resulta na assinatura da própria Fresno com o recém inaugurado selo BMG, para o lançamento de "Sua Alegria Foi Cancelada', oitavo álbum de estúdio da Fresno, que vinha sendo produzido desde o ano anterior, em sessões esporádicas no estúdio de Lucas, Dark Matter Music.

Em 5 de julho de 2019, após forte campanha em mídias sociais e alarde na imprensa, é lançado 'Sua Alegria Foi Cancelada', marcando a volta da banda a uma gravadora major, mas com total liberdade criativa para Lucas.