lost
lost
Visitors

Today: 8
Week: 11
Total: 45.498

News

Mistérios

Os Números

Chamados popularmente de "bad numbers" (em português: números malditos), são números que aparecem misteriosamente em todo lugar durante a história de Lost. São eles: 4 8 15 16 23 42. São, por exemplo, os números que Hurley apostou na loteria, e depois disso os números o têm atormentado e dado azar. Também constituem o código para o computador da escotilha. Esses algarismos também aparecem soltos por toda a parte: a princípio eram 48 sobreviventes, o vôo 815 da Oceanic tem os números 8 e 15, o portão de embarque era o 23, a porta do quarto de hotel onde Sun tinha aulas de inglês era 1516, etc.

O jogo online da rede ABC, The Lost Experience, já revelou as primeiras surpresas aos seus participantes. Dentre elas, um vídeo - que mostra como um matemático foi contratado pela ONU em 1962 para calcular o tempo até a auto-extinção da humanidade, seja através de guerras, pragas ou superpopulação.

O resultado do trabalho foi a Equação de Valenzetti, que tem como fatores fundamentais alguns hieróglifos egípcios, aos quais foram atribuídos valores: 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Assim, a fundação Hanso criou a Iniciativa Dharma (Department of Heuristics And Research on Material Applications) para afastar o apocalipse calculado e tentar alterar a equação, prolongando a vida humana na Terra. Mas, como a segunda parte do vídeo explica, seu impaciente presidente, o Dr. Thomas Mittelwerk, pretende resolver o problema de forma imediata, eliminando 30 % da população mundial.

Esses números aparecem sempre na série, muitas vezes disfarçados e escondidos, sendo no número de viaturas policiais ou até nos anos em que algum fato ocorre durante o enredo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

4 8 15 16 23 42

A seqüência acima ficou famosíssima pela série televisiva Lost. Como os números sempre apareciam na história, vários fãs imaginavam o significado dos números. Os números são, na verdade, parte da Equação de Valenzetti (Valenzetti é um matemático fictício). Pela equação, cada número representa um fator que levaria a humanidade à extinção. Alvar Hanso já sabia disso. Ao saber que o casal DeGroot procurava fundos para a iniciativa DHARMA, Hanso viu nos projetos de pesquisa uma excelente oportunidade para diminuir os fatores da equação. Por isso o empresário financia a Iniciativa DHARMA. Mas ainda não revelou-se tudo. Por exemplo, ninguém sabe ainda quais são os fatores que cada número representa. E não se sabe como Valenzetti chegou a esses números.

Essa explicação foi dada em um vídeo feito pela personagem Alvar Hanso, e divulgado no site de Lost.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

As teorias já criadas

Os fãs já criaram muitas teorias para explicar os números. Algumas delas:
A soma dos números dá 108. Em muitas culturas antigas (e em algumas atuais), o 108 era um número especial, com poderes sobrenaturais. No hinduísmo, o deus Krishna tem 108 nomes. Para o taoísmo e a astrologia chinesa, há 108 estrelas sagradas. Para o budismo, o homem tem 108 imperfeições. E o intervalo de tempo com o qual os sobreviventes têm que teclar o código é 108 minutos. E sabe-se que alguns satélites de órbita baixa têm uma translação de 108 minutos. Ou seja, a cada vez que é teclado o código, talvez ocorra comunicação com algum satélite.
Os números seriam uma coordenada geográfica, que mostrariam a localização da ilha. Por exemplo, reagrupando os números, tem-se 48,15º S e 162,342º W, o que leva a um ponto no meio do oceano pacífico, entre a Austrália e os EUA.

Todas essas teorias, entretanto, já se mostraram equivocadas ou vagas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Escotilha

Durante uma expedição na floresta, John Locke (Terry O'Quinn) e Boone (Ian Somerhalder) encontram uma misteriosa escotilha enterrada no solo. Após tentar abri-la, eles a mantêm em segredo do resto dos sobreviventes. Aberta a escotilha e descoberto nela um refugiado — Desmond —, muitas perguntas em Lost são criadas, mas nenhuma delas é respondida. Os números (ver acima) também são encontrados aqui: na própria porta que protegia o abrigo (bunker) eles apareciam. Também deveriam ser digitados no computador da escotilha (ver abaixo). Ao final da segunda temporada ela é destruída, já que em função dos acontecimentos do final da segunda temporada, ela perde a sua utilidade.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O Computador da Escotilha

Dentro da escotilha (ver acima) um computador em que, a cada 108 minutos (108 = 4 + 8 + 15 + 16 + 23 + 42, os bad numbers), deve ser digitado um código (que, curiosamente, é composto pelos "Bad Numbers") e um botão deve ser apertado. Caso não se aperte o botão, ocorrerá uma grande concentração de eletromagnetismo naquela área e, provavelmente, isso desestabilizará o Geomagnetismo. Na segunda das duas únicas vezes em que o botão não foi apertado a tempo (Último episódio da segunda temporada), Desmond activou um dispositivo de emergência escondido na escotilha que, acredita-se, tenha feito com que a mesma fosse destruída.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Os Outros

Do inglês "The Others", são citados pela primeira vez pela mulher francesa, um grupo de pessoas que já habitavam a ilha muito antes da queda do avião da Oceanic. Eles capturam pessoas que julgam ser boas e integram-nas no seu meio. No final da segunda temporada da série muitas coisas foram reveladas sobre Os Outros, como o facto do seu verdadeiro líder ser um homem que esteve prisioneiro do grupo de Jack e dizia chamar-se Henry Gale. Logo no inicio da terceira temporada, "Os Outros" aparecem em uma pequena vila no meio da ilha, vestidos em roupa casual e agindo normalmente ao contrário da antiga visão que se tinha deles, a de selvagens.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Imagens da Fumaça preta

Um novo mistério da série, que ocorre no episódio dez da segunda temporada, quando Mr Eko enfrenta a fumaça preta, e a câmera passa por dentro da fumaça, e por causa de sua eletricidade aparecem flashes. Mas não é só isso. Pois em cada flash aparece uma imagem. no primeiro flash aparece uma pessoa usando óculos , no segundo flash aparece o que parece ser o Mr Eko abraçando seu irmão , e no terceiro flash aparece a Virgem Maria