lorde
lorde

News

  𝙿𝚞𝚛𝚎 𝙷𝚎𝚛𝚘𝚒𝚗𝚎

  𝑺𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒐 𝒂𝒍𝒃𝒖𝒎
 Pure Heroine é o álbum de estreia da cantora e compositora neozelandesa Lorde. O seu lançamento ocorreu em 27 de setembro de 2013, através da editora discográfica Universal Music. O processo de elaboração do projeto foi iniciado em meados de 2012, dois anos após a artista ter assinado um contrato de desenvolvimento com Scott Maclachlan, representante da A&R. Foi nessa época em que Lorde realizou as suas primeiras composições com o auxílio do seu produtor, Joel Little, o que resultou na gravação de um extended play intitulado The Love Club, que foi utilizado para introduzir a cantora no cenário musical em 2013. Disponibilizado, inicialmente, de forma gratuita na plataforma SoundCloud, o registro contou com o single de estreia de Lorde, "Royals", e foi responsável por atrair a atenção dos meios de comunicação à intérprete. Depois de conseguir a aclamação dos críticos com o EP, ela continuou a fonografar o material.

  𝑫𝒐𝒘𝒏𝒍𝒐𝒂𝒅
  𝐁𝐀𝐈𝐗𝐄: Hits e BeatsRock Download | Download do Pop | Linkedin
  𝐂𝐎𝐌𝐏𝐑𝐄: Cultura | Saraiva | Fnac | iTunes | Mercado Livre
  𝐂𝐀𝐍𝐓𝐄: Vagalume | Terra

  𝑭𝒂𝒊𝒙𝒂𝒔
 Todas as canções foram escritas e compostas por Ella Yelich O'Connor e Joel Little, com a exceção de "Swingin Party", que foi escrita por Paul Westerberg.

      𝟎𝟏. Tennis Court
      𝟎𝟐. 400 Lux
      𝟎𝟑. Royals
      𝟎𝟒. Ribs
      𝟎𝟓. Buzzcut Season
      𝟎𝟔. Team
      𝟎𝟕. Glory and Gore
      𝟎𝟖. Still Sane
      𝟎𝟗. White Teeth Teens
      𝟏𝟎. A World Alone
      𝟏𝟏. No Better
      𝟏𝟐. Bravado
      𝟏𝟑. Million Dollar Bills
      𝟏𝟒. The Love Club
      𝟏𝟓. Biting Down
      𝟏𝟔. Swingin Party

  𝑮𝒓𝒂𝒗𝒂𝒄𝒂𝒐
 Gravado no estúdio Golden Age Studios, na Nova Zelândia, sob a produção executiva e musical de Joel Little, o disco possui uma sonoridade inspirada pelos estilos dream pop e electropop, com fortes influência de música eletrônica e do pop independente, bem como do rock alternativo, e foi construído em torno de produção mínima, graves profundos e batidas programadas, enquanto a sua instrumentação é concretizada por sintetizadores, baixo e bateria. Liricamente, as faixas exploram temas comuns à juventude e fazem críticas à valorização do luxo e da beleza que as músicas contemporâneas exibem.

  𝑪𝒂𝒑𝒂
 Adicionalmente ao seu título e à lista de faixas, a cantora revelou a sua arte de capa. Com tema simplista, a obra exibe apenas o nome artístico de Ella Yelich-O'Connor e o título do disco sobre um fundo negro. Numa entrevista com o site SPEX Companies, Lorde explicou por que escolhera tal trabalho para Pure Heroine, dizendo: "Eu fiz aquilo por alguns motivos (...) Um deles é porque eu acho que a música pop é povoada por pessoas que têm a necessidade de ver como as suas pernas são, ou seios, ou o rosto. Eu só acho chato porque eu acho que música não deveria ser sobre isso. Eu gosto de como a capa do álbum [Pure Heroine] parece ser clássica e poderia ter cinquenta anos, ou algo dessa era. E o que eu gosto é que isso não tem nada a ver com música, então você tem que escutar ele. Completamente, você não pode julgá-lo pela capa, porque não tem uma capa para você julgar. Acho legal o fato de as pessoas terem que escutá-lo para julgá-lo".

  𝑪𝒓𝒊𝒕𝒊𝒄𝒂 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒄𝒊𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂
 Pure Heroine recebeu revisões predominantemente positivas da mídia especializada, a qual prezou a habilidade vocal da musicista e a mistura de diferentes estilos, bem como a sua produção, e consideraram-no um dos melhores lançamentos de 2013. Os resenhistas também elogiaram as composições feitas pela cantora, descrevendo-as como uma afronta à música produzida por artistas pops consagrados. Comercialmente, o disco também registrou uma recepção positiva, estreando na primeira posição das tabelas musicais da Nova Zelândia e da Austrália, onde se tornou um dos dez mais vendidos do ano, e qualificou-se entre os dez primeiros colocados na Argentina, na China, na Escócia, na Eslovênia, no Reino Unido, entre outras nações. Nos Estados Unidos, comercializou 129 mil cópias na sua primeira semana nas lojas e debutou no terceiro posto da Billboard 200; no Canadá, conseguiu alcançar a segunda colocação.

  𝑫𝒊𝒗𝒖𝒍𝒈𝒂𝒄𝒂𝒐
 Para promover o álbum, quatro singles oficiais foram produzidos: "Royals", o primeiro deles, foi lançado em 8 de março, como o primeiro compacto de The Love Club, mas logo foi incluído no CD. Tornou-se um sucesso internacional de número um, atingindo o topo na Nova Zelândia e na Billboard Hot 100, dos Estados Unidos, bem como em vários outros países. Tornou-se um dos mais vendidos do ano na América do Norte e na Oceania, e rendeu a Lorde os seus primeiros Grammy Awards, inclusive o de "Canção do Ano"; "Tennis Court" foi distribuído como o segundo single na Nova Zelândia, Austrália e em partes do continente europeu; tornou-se o segundo número um alcançado pela artista na primeira nação e obteve um desempenho moderado em outros países; "Team" foi lançado como a segunda canção de trabalho nos Estados Unidos e no Canadá, e como a terceira pelo mundo, alcançando as dez melhores colocações de várias tabelas musicais; por fim, "Glory and Gore" foi liberado como o seu último single oficial, não alcançando o mesmo sucesso de seus antecessores. Como forma de divulgação do material, Lorde apresentou-se em programas televisivos e premiações e embarcou em sua primeira turnê, constituída de concertos feitos na Europa Continental e nas Américas.

  𝑰𝒎𝒑𝒂𝒄𝒕𝒐
 “Uma jovem garota vem do nada, cuidando de si mesma contra todos os Dr. Lukes e Mileys e RiRis do mundo enquanto mantém seu controle e integridade no processo. É uma história que não ouvimos desde... Adele, em 2011, quando ela lançou seu próprio álbum comercializado fora de uma determinada marca de virtuosismo e juventude (o ubíquo 21).”
       — Nick Messitte, da Forbes, sobre o impacto causado de Pure Heroine no mercado musical pop.

  𝑽𝒆𝒏𝒅𝒂𝒔 𝒆 𝒄𝒆𝒓𝒕𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒄𝒐𝒆𝒔
 Pure Heroine estreou-se no primeiro lugar da Recording Industry Association of New Zealand (RIANZ), da Nova Zelândia, na edição publicada em 7 de outubro de 2013, com mais de quinze mil cópias vendidas, recebendo, então, o certificado de platina da empresa. Ele permaneceu na colocação durante as duas semanas seguintes e, posteriormente, oscilou dentre os dez mais bem-vendidos durante dezessete edições, vindo a retornar à primeira posição na sua décima oitava semana de vendas. O disco permaneceu no topo da tabela por oito semanas não-consecutivas entre 2013 e 2014 e, até a data, foi premiado com cinco discos de platina pela organização, tendo sido o segundo mais vendido de 2013 no país e o sexto de 2014. Sucesso semelhante experimentou em território australiano, onde também atingiu o primeiro lugar em sua semana de estreia — tornando-se o terceiro mais rapidamente vendido em sete dias — e foi condecorado com o galardão de ouro da Australian Recording Industry Association (ARIA) duas semanas após o seu lançamento. Nas semanas subsequentes, Pure Heroine desempenhou-se dentre os dez mais vendidos da Austrália e chegou ao fim de 2013 com mais de cem mil unidades faturadas, tornando-se o nono CD mais comprado do ano.

  Alemanha (Media Control Charts): #13 – Ouro (BVMI) – 100.000+
  Argentina (Argentine Monthly Albums): #10
  Austrália (ARIA Charts): #1 – 2× Platina (ARIA) – 140.000+
  Áustria (Ö3 Austria top 40): #13 – Platina (IFPI Áustria) – 15.000+
  Bélgica (Ultratop 50 de Flandres): #17
  Bélgica (Ultratop 40 da Valônia): #16
  Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Discos): #4 – Ouro (ABPD) – 20.000+
  Canadá (Canadian Albums Chart): #2 – 2× Platina (Music Canada) – 160.000+
  China (Sino Chart): #6
  Colômbia (APDIF Colômbia): #- – Ouro (APDIF Colômbia) – 5.000+
  Coreia do Sul (Gaon International Albums Chart): #11
  Croácia (Hrvatska Diskografska Udruga): #6
  Dinamarca (IFPI Dinamarca): #12
  Escócia (Scottish Singles and Albums Charts): #6
  Eslovênia (Recording Industry Association of Slovenia): #9
  Espanha (Productores de Música de España): #58
  Estados Unidos (Billboard 200): #4 – 3× Platina (RIAA) – 3.000.000+
  Estados Unidos (Alternative Albums): #1
  Estados Unidos (Rock Albums): #1
  Finlândia (IFPI Finlândia): #17
  França (Syndicat National de l'Édition Phonographique): #20 – Ouro (SNEP) – 100.000+
  Grécia (IFPI Grécia): #13
  Irlanda (IRMA Albums Chart): #1
  Itália (Federazione Industria Musicale Italiana): #26
  Japão (株式会社オリコン): #34
  México (AMPROFON): #32 – Ouro (AMPROFON) – 30.000+
  Noruega (VG-Lista): #2
  Nova Zelândia (The Official New Zealand Music Chart): #1 – 5× Platina (RIANZ) – 75.000+
  Países Baixos (MegaCharts): #14
  Polônia (ZPAV): #- – Platina (ZPAV) – 20.000+
  Portugal (Associação Fonográfica Portuguesa): #13
  Reino Unido (UK Albums Chart): #4 – Ouro (BPI) – 100.000+
  Reino Unido (UK Digital Albums): #3
  República Checa (IFPI Czech Republic): #29
  Suécia (Swedish Recording Industry Association): #6 – Ouro (IFPI Suécia) – 20.000+
  Suíça (Schweizer Hitparade): #8

  𝐓𝐎𝐓𝐀𝐋: (IFPI World Chart) – 4.000.000+