lol
News

✦ 𝐋𝐎𝐋 • 𝙼𝙴𝙲𝙰𝙽𝙸𝙲𝙰 𝙳𝙴 𝙹𝙾𝙶𝙾

━━━━━━━━━ • ═══════════⋮𝐌𝐄𝐂𝐀𝐍𝐈𝐂𝐀𝐒 ⋮═══════════ • ━━━━━━━━━

O objetivo principal do jogo é destruir o Nexus inimigo. Tal coisa pode parecer bem fácil, mas existem muitas coisas que impedem um time de alcançá-lo.

𝐑𝐨𝐭𝐚𝐬:

Rota superior ou Top: A rota superior é onde participa apenas um campeão de cada time; este pode ser um tanque, um lutador, ou, eventualmente, alguns atiradores como Vayne. Vale lembrar que o termo "AD Carry" não significa exatamente um atirador, mas sim um carregador de dano físico de alto potencial, como Fiora, Tryndamere ou Yasuo. Mas comumente, AD Carry é um termo designado apenas para atiradores. O tanque é altamente resistente, é responsável por liderar o time (independente se ele estiver na rota superior ou não, o que determinará isso, é se houverem mais de um tanque no time, portanto, cabe ao time a decisão de deixar o top-laner cuidar da liderança ou outro tanque como o suporte). É ele quem cuidará da linha de frente e será responsável por proteger seus aliados com suas enormes capacidades de absorver dano.

Rota inferior ou Bot: A rota inferior é a única rota que conta com duas importantes figuras: O atirador e o suporte. O suporte é responsável pela visão do mapa, pelo suporte ao time e pela proteção do atirador. Também é responsável pelo controle da rota inferior e suporte para sua equipe. Este pode ser um tanque com alto controle de grupo como Nautilus ou Rakan, alguém com sustentamento de vida como Nami, Sona ou Soraka, algum com poke (incomodar e atrapalhar o atirador inimigo a pegar ouro) como Karma ou Morgana, ofensivos como Blitzcrank, Thresh ou Pyke, ou defensivos como Braum, Janna, Taric, entre outros. O atirador, juntamente com o mago, concentra o maior dano do time. Devido ao fato de possuir pouca defesa e vida, esta é a razão de precisar de um suporte. Este atirador também possui várias características; ele pode ser um atirador ofensivo, defensivo ou de poke, como Draven, Vayne e Varus ou Ezreal, respectivamente.

Rota do meio ou Mid: É onde se concentram campeões com elevadas formas de causar dano em área e abater alvos desprevenidos (pick-off). Estes incluem os assassinos, personagens com dano suficiente para retirar um alvo frágil do mapa em poucos segundos, como LeBlanc, Katarina e Zed; ou os magos, personagens com grandes dano em área e alto controle de grupo, como Cassiopeia, Lux e Veigar.

Selva ou Jungle: É um lugar encontrado apenas em Summoner's Rift. O personagem deste lugar é o Caçador, popularmente conhecido como Jungler. Ele é responsável pelos monstros épicos (Dragão e Barão) e também tem a função de ajudar as outras três rotas. A Selva é dividida em duas partes para as duas equipes. Também possui o objetivo extra de atrapalhar a selva inimiga, o chamado Counter-Jungle, onde dependendo do seu personagem e habilidade, você poderá invadir a selva inimiga e roubar seus atributos essenciais, como o Rubrivira ou o Azuporã.

𝐌𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐬𝐞𝐥𝐯𝐚:

Rubrivira: O Rubrivira (ou Red) é um monstro grande essencial no início do jogo para o caçador. Ele concede o efeito de queimadura por 3 segundos ao atingir um inimigo, aumenta o dano de ataque e dá uma boa regeneração de vida a quem lhe abater.

Azuporã: O Azuporã (ou Blue) é um golem gigante que também é priorizado pelos caçadores no início no jogo. Ao ser abatido, concede poder de habilidade, super-regeneração de mana e redução do tempo de recarga a quem lhe abater. Seu efeito e o efeito do Rubrivira são os únicos que são transferíveis entre campeões; caso um campeão abata o campeão que estiver com o efeito, ele é transferido para o abatedor.

Acuâminas: As acuâminas são um grupo de pássaros. São os monstros neutros mais próximos da rota do meio. No início são complicados de abater devido ao alto dano causado por eles.

Krugues: Os krugues são dois monstros neutros que acabam dividindo em monstros menores ao serem abatidos. O krugue menor se divide apenas em duas partes, enquanto o krugue maior também se divide em duas partes que depois se dividem em mais duas.

Arongueijos: Os arongueijos são encontrados nas proximidades do covil do Barão e Dragão. São bastante resistentes, mas eles são os únicos monstros da selva que não revidam. Não atacam, apenas andam. Ao serem abatidos, fornecem visão do rio superior (se o arongueijo superior for abatido) e visão do rio inferior (se o arongueijo inferior for abatido).

Lobos Trevoguari: Três lobos que são uma boa fonte de ouro e os mais fáceis para derrotar no início de jogo.

Grompe: O grompe é um sapo gigante que causa dano mágico e é um pouco difícil de matar, devido a sua alta vida e resistência.

Arauto do Vale: O Arauto do Vale é um monstro épico. Ele nasce duas vezes por jogo, e sumirá permanentemente após os 19:45 de tempo de partida, ou 19:55 se estiver em combate. Para abatê-lo mais facilmente, é preciso atacar seu olho nas costas. Ao derrotá-lo, ele deixará uma relíquia ocular no chão que apenas um jogador do time que o derrotou pode pegar: essa relíquia fornece retorno acelerado à base e o poder de invocar o Arauto do Vale, que irá agora atacar as torres e ir em direção ao Nexus inimigo, até ser derrotado pela equipe inimiga.

Dragão: O Dragão é um monstro épico e uma fonte de efeitos permanentes. Existem 4 dragões elementais diferentes no jogo: o Dragão Infernal (Fogo) garante um aumento percentual do poder de habilidade e dano de ataque do time, a alma do Dragão Infernal garante também uma pequena explosão em área ao atacar a cada 3 segundos; o Dragão das Nuvens (Ar) garante uma redução no tempo de recarga em uma das habilidades do campeão, a alma do Dragão das Nuvens garante também uma redução do tempo de recarga das habilidades base do campeão; o Dragão do Oceano (Água) concede regeneração de vida percentual a cada segundo, a alma do Dragão do Oceano garante uma regeneração forte de vida e recursos por 3s ao causar qualquer tipo de dano, dano contra tropas terá uma regeneração menor; e o Dragão da Montanha (Terra) dá um aumento percentual de Armadura e resistência a poder de habilidade, a alma do Dragão da Montanha garante um escudo se ficar sem sofrer dano por 5s, o mesmo escudo irá durar até ser destruído e escala com Dano de Ataque, Poder de Habilidade e Vida adicionais. A partir dos 35 minutos de jogo, nascerá apenas o Dragão Ancião, que garante um dano de queima e ao atingir um campeão inimigo com vida baixa, o mesmo será consumido pela Imolação Anciã, e abate o campeão instantaneamente. O Dragão Ancião tem efeito temporário.

Barão: É o monstro épico mais forte de Summoner's Rift. Surge aos 20 minutos de jogo e, ao ser abatido, concede 300 de ouro a todo o time abatedor, aumento no dano, no alcance de ataque e resistência das tropas próximas, dano de ataque e poder de habilidade extra a todos os aliados e 25 de ouro adicional a quem der o golpe final. É um combo de efeitos extremamente notáveis e poderosos. Para abatê-lo são necessários dois ou mais campeões.