leongoretzka
leongoretzka

News

◈ ━━━━━━━ ◆ 🇨​🇦​🇷​🇷​🇪​🇮​🇷​🇦​

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━
VfL Bochum:
Em 1999, Goretzka iniciou sua carreira no Werner SV 06 Bochum. Ele permaneceu por dois anos com o WSV antes de mudar para o VfL Bochum em 2001.

Em 30 de julho de 2012, Goretzka recebeu a Medalha Fritz Walter de sub-17 de 2012 em ouro. Em 4 de agosto de 2012, ele fez sua estreia profissional pelo Bochum na 2. Bundesliga contra o Dínamo de Dresden no Rewir Power Stadion.

Goretzka teve uma temporada impressionante de 2012–13 em Bochum e foi seu melhor desempenho, já que Bochum evitou por pouco o rebaixamento da 2. Bundesliga. Durante a temporada, Goretzka esteve ligado a vários grandes clubes da Europa, incluindo Bayern de Munique, Manchester United, Arsenal e Real Madrid. Matthias Sammer, o então diretor esportivo do Bayern de Munique, teria se encontrado com Goretzka para tentar convencê-lo a ingressar no Bayern no verão de 2013.

Schalke 04:
Em 30 de junho de 2013, o Schalke 04 confirmou a transferência de Goretzka de Bochum. Ele assinou um contrato de cinco anos até 30 de junho de 2018. A taxa de transferência foi relatada em € 3.250 milhões.

Durante a temporada 2013-14, Goretzka teve uma primeira temporada promissora, marcando cinco gols em 32 partidas em todas as competições. Ele se tornou titular regular na segunda metade da temporada e ajudou o Schalke a terminar em terceiro lugar na Bundesliga, atrás dos campeões Bayern Munich e Borussia Dortmund. No final da temporada, Goretzka foi convocado para a seleção de 30 jogadores da seleção alemã para a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Ele fez sua estreia em um amistoso antes da Copa do Mundo contra a Polônia.

Durante a temporada 2014-15, Goretzka foi limitado a apenas 11 partidas em todas as competições devido a uma lesão na coxa. Ele voltou da lesão na 24ª rodada contra o TSG 1899 Hoffenheim. Goretzka disputou apenas 10 partidas da Bundesliga durante a temporada. O Schalke teve uma temporada decepcionante e terminou em sexto lugar na Bundesliga.

Durante a temporada 2015-16, Goretzka marcou dois gols em 34 partidas em todas as competições. Ele estava de volta à plena forma no início da temporada, mas teve várias lesões ao longo da temporada. Goretzka também foi diagnosticado com uma doença inflamatória intestinal durante a temporada e disse: "Fui diagnosticado com uma inflamação intestinal crônica, que teve um impacto negativo em minha capacidade de recuperação." Goretzka continuou: "Então mudei completamente o que como, cortando glúten, leite de vaca, porco e nozes. Como resultado, tenho menos problemas de saúde e posso me recuperar de um jogo muito mais rápido.

Durante a temporada 2016–17, Goretzka jogou em um recorde de carreira, 41 partidas em todas as competições, marcando oito gols. Esta foi considerada a melhor temporada de Goretzka até o momento, pois ele floresceu em um papel mais ofensivo. Em 20 de abril, Goretzka sofreu uma concussão e fratura dupla de sua mandíbula enquanto jogava contra o Ajax na Liga Europa . Ele continuou e jogou quase toda a partida até ser substituído aos 84 minutos. O Schalke terminou em um decepcionante 10º lugar na Bundesliga e não se classificou para vagas europeias.

Durante a temporada 2017-18, Goretzka disputou 29 partidas em todas as competições e marcou quatro gols. Esta foi sua primeira temporada sem futebol europeu desde sua chegada ao Schalke em 2013. Ele teve problemas com reação ao estresse nos ossos da perna e essa lesão o manteve fora de ação por mais de dois meses. Goretzka ajudou o Schalke a terminar em segundo atrás do campeão Bayern de Munique e assim se classificar para a Liga dos Campeões da UEFA pela primeira vez desde a temporada de 2014-15. Em 25 de novembro de 2017, ele jogou seu 100º jogo da Bundesliga contra o rival do Schalke, o Borussia Dortmund. Em 19 de janeiro de 2018, Goretzka anunciou que deixaria o Schalke no verão de 2018 e se juntaria ao rival Bayern de Munique. Sua decisão não caiu bem com a torcida e a diretoria do Schalke. O presidente do conselho supervisor do Schalke, Clemens Tönnies, expressou sua primeira reação em relação à decisão de Goretzka em um programa de entrevistas sobre futebol. Tönnies disse: "Minha primeira reação foi não usar mais a camisa do Schalke." Tönnies disse que Goretzka pode ser forçado a sentar-se na arquibancada caso sua decisão tenha um impacto negativo na equipe.

Bayern de Munique:
Em 1 de julho de 2018, Goretzka se juntou oficialmente ao Bayern assinando um contrato de quatro anos até junho de 2022. Em 12 de agosto de 2018, na DFL Super Cup, ele entrou no lugar de Thomas Müller aos 64 minutos. Esta foi a primeira aparição de Goretzka pelo Bayern. Em 1 de setembro, ele marcou seu primeiro gol pelo clube na vitória por 3 a 0 fora de casa sobre o VfB Stuttgart. No ano seguinte, em 19 de janeiro de 2019, ele marcou seu primeiro dois gols na Bundesliga, marcando duas vezes na vitória por 3-1 sobre o Hoffenheim. Em 15 de fevereiro de 2019, Goretzka marcou um gol contra em um jogo da Bundesliga após 13 segundos; nenhum jogador do Bayern ainda havia tocado na bola.

Em 18 de maio de 2019, Goretzka conquistou seu primeiro título da Bundesliga, com o Bayern terminando dois pontos acima de Dortmund com 78 pontos. Uma semana depois, ele venceu sua primeira DFB-Pokal na derrota do Bayern por 3 a 0 sobre o RB Leipzig na final da DFB-Pokal 2019. Ele não apareceu na partida porque estava lesionado.

Em 26 de novembro de 2019, Goretzka marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões durante uma vitória por 6-0 no Red Star Belgrado. Ele desempenhou um papel vital na tripla vitória do Bayern sobre Hans-Dieter Flick. Ele jogou a maioria dos jogos, incluindo toda a campanha da Champions League, fazendo uma dupla de meio-campo com Joshua Kimmich. Depois que Benjamin Pavard se lesionou e Kimmich foi convocado para jogar como lateral-direito, Goretzka atuou como meio-campista de box a box ao lado de Thiago, inclusive na final da Liga dos Campeões.

Em julho de 2021, renovou o contrato com o Bayern até o fim da temporada 2025/2026.

Seleção Alemã de Futebol:
Seleção de base:
Em 15 de outubro de 2010, Goretzka fez sua estreia pela seleção alemã de futebol sub-16 em um amistoso contra a Irlanda do Norte e marcou na vitória por 3-2. Em 24 de agosto de 2011, ele fez sua estreia na seleção alemã de futebol Sub-17 contra a Turquia em uma vitória por 4-0. Em maio de 2012, ele foi capitão da seleção alemã de futebol Sub-17 no Campeonato da Europa de Sub-17 da UEFA de 2012 na Eslovênia e liderou a seleção alemã Sub-17 até a final contra a Holanda. Na final, Goretzka marcou o primeiro gol da partida levando o placar para 1–0 e seu gol foi compensado nos acréscimos levando o placar para 1–1; a disputa de pênaltis subsequente foi vencida pela Holanda. Em 8 de agosto de 2013, ele estreou pela seleção alemã de futebol sub-21 sob o comando de Horst Hrubesch, em um empate por 0-0 contra a França, no qual teve uma partida magnífica.

Seleção principal:
Em 8 de maio de 2014, Goretzka foi incluído na seleção de 30 homens da seleção alemã para a Copa do Mundo FIFA 2014 pelo técnico da Alemanha, Joachim Löw. Em 13 de maio de 2014, ele fez sua estreia em um empate em 0-0 contra a Polônia. Após a partida da Alemanha contra a Polônia, na qual Goretzka sofreu uma lesão muscular, ele foi removido do campo de treinamento preparatório e da seleção final para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Em maio de 2017, Goretzka foi nomeado para a seleção alemã para a Copa das Confederações na Rússia. Na partida de abertura do país para o torneio em 20 de junho, ele marcou seu primeiro gol pela Alemanha na vitória por 3-2 do Grupo B sobre a Austrália. Goretzka marcou dois gols contra o México nas semifinais. Goretzka foi o artilheiro da competição junto com Timo Werner e Lars Stindl com três gols. A seleção alemã venceu a competição, derrotando o Chile na final em São Petersburgo.

Em 4 de junho de 2018, Goretzka foi incluído na seleção final de 23 jogadores da Alemanha para a Copa do Mundo FIFA 2018. Em 27 de junho, ele fez sua estreia na Copa do Mundo na última partida da fase de grupos em uma derrota por 2-0 para a Coreia do Sul, quando seu time foi eliminado da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1938.

Equipe olímpica:
Ao lado do companheiro de equipe do Schalke Max Meyer, Goretzka foi nomeado para o elenco dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele foi o capitão da Alemanha em sua primeira partida contra o México, mas contraiu uma lesão no ombro e voltou a Gelsenkirchen.

Estilo de jogo:
Em 2013, Goretzka foi considerado um dos maiores talentos do futebol alemão. Peter Neururer, treinador principal de Goretzka em Bochum, disse que "nunca tinha visto um jogador de futebol de dezoito anos com potencial como Goretzka", e o intitulou como o "talento do século". Goretzka tem um olho potente para marcar gols e é conhecido por possuir boa habilidade de controle de bola e também a habilidade de escolher passes para seus companheiros de equipe. Ele produz chutes poderosos de fora da área de grande penalidade. Ele também é conhecido por sua excelente habilidade de cabeceio, que o vê regularmente marcar gols com a cabeça. Com 1,89m, a habilidade de salto em altura de Goretzka o ajuda a vencer batalhas aéreas, mesmo contra os defensores mais fortes e altos. Sua posição principal é um meio-campista central, embora ele possa ser implantado como um meio-campista defensivo, um ala direito e na posição de craque. O jogo de Goretzka foi frequentemente comparado a dois grandes nomes do futebol alemão, Lothar Matthäus e Michael Ballack