leomessi
leomessi

News

𝗣𝗘𝗥𝗙𝗜𝗟 𝗝𝗢𝗚𝗔𝗗𝗢𝗥 ⧽

Devido a sua baixa estatura, Messi tem um centro de gravidade mais baixo que os mais altos, o que lhe dá maior agilidade, permitindo que ele mude de direção mais rapidamente, o que levou a mídia espanhola a chamá-lo de La Pulga Atómica. Apesar de não ser fisicamente imponente, ele possui uma força significativa na parte superior do corpo, que, combinada com seu baixo centro de gravidade e equilíbrio resultante, ajuda-o a suportar os desafios físicos dos oponentes; Suas pernas curtas e fortes permitem que ele se sobressaia em curtos períodos de aceleração, enquanto seus pés rápidos permitem que ele mantenha o controle da bola ao driblar a velocidade. Seu ex-treinador do Barcelona, ​​Pep Guardiola, declarou certa vez: "Messi é o único jogador que corre mais rápido com a bola do que sem ela." Apesar de ter melhorado a sua capacidade com o pé mais fraco desde os seus 20 anos, Messi é predominantemente um jogador de pé esquerdo.

Um típico goleador, Messi é conhecido por sua finalização, posicionamento, reações rápidas e habilidade de fazer corridas de ataque para vencer a linha defensiva. O seu ritmo e capacidade técnica permitem-lhe realizar derrapagens individuais em direção ao gol, em especial durante os contra-ataques, normalmente a partir da linha média ou do lado direito do campo. Considerado o melhor driblador do mundo, e um dos maiores de todos os tempos. Com relação a essa habilidade, seu ex-empresário argentino Diego Maradona disse sobre ele: "A bola fica colada ao pé dele; já vi grandes jogadores na minha carreira, mas nunca vi ninguém com o controle da bola de Messi. " Além de suas qualidades individuais, ele também é um jogador de equipe bem-elaborado e trabalhador, conhecido por suas combinações criativas, em particular com os ex-meio-campistas do Barcelona Xavi e Andrés Iniesta, o ex-lateral direito do Barcelona Daniel Alves e o lateral esquerdo do Barcelona Jordi Alba.


Messi celebra frequentemente seus gols apontando um dedo de cada mão para o céu em dedicação à sua falecida avó. Foi ela quem encorajou um jovem Messi a jogar e também o levou aos jogos.
Messi também é conhecido por ser um grande construtor de jogadas. O argentino foi considerado de melhor criador de jogadas pela IFFHS por três anos seguidos (2015, 2016 e 2017). Para o ex-jogador Tostão, nem Pelé tinha um repertório de passes para gol tão precisos como o de Messi.

Taticamente, Messi joga como atacante livre; um jogador versátil, ele é capaz de atacar em qualquer área do campo ou através do centro do campo. Sua posição favorecida na infância foi o armador por trás de dois atacantes, conhecido como enganche no futebol argentino, mas começou sua carreira na Espanha como ponta-esquerda ou meia. Após sua estreia no time principal, ele foi para a ponta-direita pelo técnico Frank Rijkaard; a partir desta posição, ele poderia mais facilmente cortar a defesa no meio do campo e chutar de pé esquerdo, ao invés de cruzar bolas para os companheiros de equipe. Sob Guardiola e outros treinadores, ele mais frequentemente jogava como um falso 9; Posicionado como um centroavante, ele percorria o centro, muitas vezes se movendo no meio-campo e atraindo defensores com ele, a fim de criar e explorar espaços para passes, corridas de drible ou jogadas com Xavi e Iniesta. Sob a liderança de Luis Enrique, Messi inicialmente voltou a jogar na posição de ponta-direita que caracterizou grande parte de seu início de carreira na formação 4-3-3 . Sob o comando de Ernesto Valverde, Messi desempenhou vários papéis. Enquanto ele ocasionalmente continuava a ser empregado em um papel mais profundo, do qual ele podia correr de trás para a área, ou mesmo na ponta-direita ou como um falso nove, ele também era usado em um papel mais ofensivo e central no 4 –2–3–1, ou como segundo atacante em uma formação 4-4–2, onde ele foi mais uma vez ele devia cair profundamente, unir-se a meio campistas, orquestrar suas equipes, atacar e criar chances para seu parceiro de ataque Luis Suárez. Com a seleção argentina, Messi também jogou como atacante livre; sob vários treinadores, ele jogou na ponta-direita, como um falso nove, como um artilheiro, ao segundo-atacante, ou em um papel criativo mais livre como um clássico número 10.